Lua boa para cortar cabelo

Apesar de ser uma crença antiga, sem comprovação científica, há quem se baseie no calendário lunar para algumas atividades, como é o caso do corte de cabelo. Isso porque muitas pessoas acreditam que a força gravitacional que a lua incide sob a terra - o que é muito mais visível quando pensamos na formação das marés - também ajuda no tratamento das madeixas. Uma das razões é que o organismo humano é composto por mais de 70% de água, um dos principais condutores de energia. Entenda como funciona esse cronograma lunar e se programe para cada objetivo.

Como funciona o calendário lunar?

As fases da lua são divididas em quatro ciclos, totalizando 29,5 dias. Lua Nova; Lua Minguante; Lua Crescente e Lua Cheia.

VEJA MAIS

O que acontece com o corte de cabelo feito na ‘Lua Nova’?

Assim como o próprio nome, a Lua Nova tem uma energia importante para transformar o que se deseja. Nas madeixas é indicada para quem quer mudar de cor, cortar ou recuperar os danos nos fios. É ideal para recomeços.

O que acontece com o corte de cabelo feito na ‘Lua Crescente’?

A energia da Lua Crescente tem impacto no fortalecimento dos fios, além de ajudar a crescer mais rápido o cabelo. É indicada, ainda, ao público que precisa tirar implantes e química.

O que acontece com o corte de cabelo feito na ‘Lua Cheia’?

Quem possui os cabelos mais ralos e pouco volumosos, a lua cheia pode ajudar a preencher a densidade dos fios. As madeixas ficam mais fortes para aguentar químicas e prolongar o efeito da hidratação.

O que acontece com o corte de cabelo feito na ‘Lua Minguante’?

O principal finalidade desse ciclo da Lua Minguante é ajudar a controlar a queda de cabelo, além de reduzir os fios volumosos, deixando-o mais fino e leve.

Lua boa para cortar cabelo

Dizem que a lua influencia no visual dos cabelos: que atire a primeira pedra quem nunca ouviu que é melhor cortar os fios na lua crescente! Enquanto não há pesquisas que comprovem o poder lunar sobre as madeixas - e os tricologistas afirmarem que os fios mudam de acordo com a genética e com os hábitos -, astrólogos defendem que cada fase influencia, e muito, na aparência. 

"A importância dela é tão grande em nosso inconsciente, que somos totalmente afetados pelas mudanças de fase dela. Existem momentos de mais recolhimento, outros de mais expansão", contou a astróloga Catarina Borges. Para quem acredita na força dos astros, que tal descobrir o que cada fase lunar representa para as madeixas? 

Lua crescente é a melhor fase para renovar corte ou coloração 

Segundo a astróloga Catarina Borges, a lua crescente é mesmo a melhor fase para mudar o cabelo! "Como o próprio nome já diz, a lua está 'recebendo energias' para dar inicio a fase cheia. Logo, as mudanças são, sim, aconselhadas. No entanto, a lua não atua sozinha. Durante o mês, além das mudanças de fase, ela passa alguns dias em cada um dos signos do Zodíaco, o que também influenciará na nossa estabilidade emocional e desejos", contou Catarina Borges.

Por isso, é bom ficar atento ao signo onde a Lua está e os aspectos que ela faz. "Não adianta nada a lua do dia estar crescente, se ela estiver fazendo um aspecto negativo com a lua natal do seu mapa astral", explicou.

Dica da astróloga: "Aproveite para cortar as madeixas quando a Lua do dia estiver em trígono ou sextil com a Lua e/ou com Sol do seu mapa. Uma dica rápida é verificar se ela está no mesmo elemento que a sua lua ou sol (terra, fogo, ar ou água).

Lua cheia é ótima fase para dar volume ao cabelo

"Como dizem os ciganos, a Lua cheia incendeia! É o período mais forte, energeticamente falando, da Lua", explicou a astróloga. Na prática, os dias de lua cheia são ótimos para sair de casa, brilhar e fazer novos amigos e, claro, cuidar dos fios. "Aproveite a fase da lua cheia para colocar mais brilho e dar mais volume ao seu cabelo", indicou Catarina, que aconselha um corte novo também. 

Dica da astróloga: "Só não esqueça de observar o signo onde a Lua está. Bons períodos astrológicos para isso são lua em Touro, em Libra, em Sagitário e em Câncer. A Vênus também pode ser analisada. Boas Vênus são em Touro, Libra, Peixes e Leão. Touro e Libra são dois signos ligados a beleza, um mais prático e fã da beleza natural e o outro mais exigente, fã dos produtinhos. 

Lua nova é um bom período para amadurecer ideias de corte e coloração

Segundo a astrologia, a lua nova não é o melhor período para mudanças capilares, só que é um ótimo momento para amadurecer ideias. Um corte de cabelo diferente? Uma cor nova? "Por ser um período de amadurecimento de ideias, tudo nessa fase ainda está meio 'cru', ganhando forma. Provavelmente, é nessa fase que surge o desejo de mudança: o corte, a pintura, a hidratação dos fios", disse Catarina Borges.

Dica da astróloga: "Utilize essa fase para hidratar o cabelo, dar mais brilho e, quem sabe, começar a se preparar para mudar: pesquisando novos cortes e cores, abrindo a imaginação e deixando para por em prática durante a lua crescente ou cheia.

Lua minguante é uma fase de recolhimento que adia o crescimento do cabelo

Dizem que ao cortar o cabelo na lua minguante, os fios demoram a crescer. A explicação, segundo a astróloga, é que essa é uma fase de recolhimento da lua. "É um momento de baixa energética para a lua e, logicamente, para nós. Onde a força de atração gravitacional dela sobre a terra está bem menor ou limitada, sendo bem objetiva", explicou.

Na prática, isso quer dizer o seguinte: se você se renova num período de baixa de energia, a consequência para o cabelo pode ser de recolhimento também, como a demora no crescimento - o que pode ser positivo se você deseja manter o mesmo corte por um bom tempo, viu? 

Dica da astróloga: "É uma fase mais reflexiva, de instabilidade e recolhimento emocional. Por isso, todos dizem que não é o momento certo para iniciar nada. Desde um corte de cabelo à um banho de energização".

Matéria publicada em 25 de Março de 2021, por Webedia

Qual é a pior lua para cortar o cabelo?

Dizem que ao cortar o cabelo na lua minguante, os fios demoram a crescer. A explicação, segundo a astróloga, é que essa é uma fase de recolhimento da lua.

Qual é a melhor fase da lua para cortar cabelo?

Cortar o cabelo na lua crescente O padrão que predominar durante a lua crescente é o que progredirá durante todo o ciclo lunar. Nesta lua, o mais indicado é cortar as pontas do cabelo para ter um crescimento rápido e com bastante brilho.

É bom Cortar o cabelo na Lua Nova?

Fazer um corte de cabelo na Lua Nova é ideal para quem quer um visual novo ou busca fortalecer os fios, já que o período deixa a raiz mais forte. É perfeito para quem tem cabelos finos e ralos. “A Lua Nova traz fios novos e fortalece. É uma ótima fase para cortes de cabelos depois que houve queda”, afirma a astróloga.

Qual a melhor lua para cortar o cabelo em 2022?

Melhor Lua para cortar o cabelo em 2022: Lua Minguante.