Jogador do bahia testa positivo no antidoping

Sem maiores esclarecimentos do Bahia, Rodallega desfalcou o Esquadrão nas últimas duas rodadas da Série A, só retornando ao time na partida contra o Palmeiras, na terça, quando entrou no decorrer do segundo tempo. Com a volta já sacramentada à equipe, o clube baiano aproveitou para explicar o por que da ausência do atacante.

Em suas redes sociais, o Esquadrão esclareceu que o colombiano fez uso de uma medicação para tratar de um quadro de otite aguda, o que poderia resultar em exame positivo no antidoping. Por isso, optou por não relacionar o atleta nas partidas diante de Corinthians e Athletico-PR.

🗣️ O jogo de ontem marcou a volta do colombiano @hugol1120 após duas rodadas. Diante da situação resolvida, o clube informa que a ausência ocorreu porque o jogador fez uso de uma medicação para tratar um quadro de otite aguda, que poderia resultar em um exame antidoping positivo. pic.twitter.com/YzVEEW0i5d

— Esporte Clube Bahia (@ECBahia) October 13, 2021

No hall de artilheiros do Bahia na Série A deste ano, Hugo Rodallega tem cinco gols no Brasileiro, sendo o vice-artilheiro tricolor. Inclusive, o jogador era titular do time, desbancando o próprio Gilberto, até se ausentar.

Com o empate em 0 a 0 diante do Palmeiras, na Fonte Nova, o Esquadrão volta a campo para encarar o América-MG, no Independência, neste sábado, às 21h. Na tabela, a equipe segue no Z4, em 17º lugar, com 27 pontos.

Jogador do bahia testa positivo no antidoping

Foto: Divulgação / Top Rank

O mexicano Oscar Valdez foi flagrado no doping (lembre aqui e aqui), mas a luta contra o baiano Robson Conceição, que coloca em disputa o cinturão dos superpenas do Conselho Mundial de Boxe (WBC), vai acontecer. A decisão foi da Comissão Atlética Pascua Yaqui do Arizona, segundo a Istoé. O evento está marcado para o dia 10 de setembro, em Tucson, nos EUA. 

A substância encontrada no organismo de Valdez foi a fentermina, proibida em qualquer circunstância pela Agência Voluntária Antidopagem, responsável pelo teste, coordenado pelo Conselho Mundial no âmbito do Programa de Boxe Limpo. 

Porém, a Agência Mundial Antidoping (WADA) permite o uso deste composto quando o atleta não está em competição - até 23 horas e 59 minutos antes da luta.

A fentermina é um estimulante do sistema nervoso, que também ajuda a emagrecer. As amostras A e B, realizadas em 13 de agosto, deram positivo para Valdez. 

Em seu instagram, Robson se pronunciou sobre o caso, ao ser perguntado por um fã porque a luta não foi cancelada. "Porque ele é o queridinho daqui. O queridinho da WBC, da WADA (...) É complicado saber que vai lutar contra um atleta dopado. Mas seguimos firme e forte, com muita determinação", afirmou.

Postado em: 17 Julho 2021

Olimpíada: Fernando Reis testa positivo em exame antidoping

Fernando Reis, do levantamento de pesos, testou positivo em exame antidoping realizado no último domingo (11), fora do período de competições, e está suspenso, de forma imediata, das competições, informou a Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBPL) nesta sexta-feira (16). A previsão era de que o atleta viajasse na próxima semana para o Japão, onde participaria da Olimpíada.

Jogador do bahia testa positivo no antidoping
Jogador do bahia testa positivo no antidoping

“A Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem [ABCD] comunicou, em despacho, nesta sexta-feira, a suspensão provisória do pesista Fernando Reis, de forma imediata […]. Fernando foi suspenso em razão de resultado analítico adverso em testagem realizada no dia 11 de junho de 2021, fora do período de competições. O comunicado diz que foi encontrada a substância Hormônio do Crescimento, enquadrada no grupo S2, de Hormônios peptídicos, fatores de crescimento, substâncias relacionadas e miméticos, nas amostras coletadas”, diz a nota da CBLP.

Segundo a CBPL, o atleta pode solicitar a abertura da contraprova. Além disso, a questão ainda será julgada posteriormente pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Porém, ainda não há data definida para o julgamento da questão.

Também nesta sexta, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) afirmou, através de nota, que “foi informado pela Agência Brasileira de Controle de Dopagem [ABCD] da suspensão provisória do atleta de levantamento de pesos Fernando Reis”.

Com isso, o COB informou que “o atleta está excluído da delegação que disputará os Jogos Olímpicos de Tóquio”.

Em mensagem enviada à Agência Brasil, o advogado especialista em direito esportivo e doping Marcelo Franklin, que representa Fernando Reis, afirmou: “Estamos falando aqui de um dos atletas mais testados para doping no mundo. Só nos últimos meses, ele fez mais de dez exames, todos sem problema nenhum. Será esclarecido que ele não utilizou nenhuma substância proibida. Não nos manifestaremos mais sobre esse caso até o fim do julgamento de modo a preservar a imagem do atleta”.

Ag. Brasil 

Foto: Pedro Ramos