Grávida de 5 semanas e teste negativo

Você sabe a partir de quando um teste de gravidez pode dar positivo? A gravidez é iniciada, de fato, a partir do contato do embrião, o produto da fecundação do óvulo e espermatozoide, com o tecido do útero chamado de endométrio. A esta fase dá-se o nome de nidação ou implantação embrionária.

A nidação começa em torno do sexto dia após a fecundação. Assim que o embrião adere ao útero materno, ele começa a produzir substâncias para se manter ali até o final da gestação: o hCG, sigla para gonadotrofina coriônica humana. É assim que começa a gravidez!

Você sabe como é possível detectar o hCG no organismo materno? Se o resultado for positivo, sabe o que pode indicar? Então, continue acompanhando nosso post. Vamos falar sobre tudo isso a seguir!

Quais são as formas de medir o hCG?

Atualmente, o diagnóstico de gravidez é cada vez mais preciso, já que novos métodos de confirmação estão sendo lançados e têm resultados com índices altos de eficácia, como o ultrassom e a dosagem de hormônios.

A dosagem do hCG é atualmente o método inicial solicitado pelos médicos quando há suspeita de uma gravidez. Ou seja, quando a mulher nota um atraso menstrual e outras alterações em seu corpo, como a sensação dolorosa nas mamas, geralmente ela procura um médico ou recorre à farmácia em busca de um teste de gravidez.

Esse teste consiste em detectar a presença ou não do hCG na urina e informa apenas se o resultado é positivo ou negativo. Muitas vezes, o teste acusa resultados incorretos quando feitos precocemente, pois, no início da gestação, a quantidade de hCG pode ser insuficiente para positivar o exame.

Dessa forma, existe uma maneira mais eficiente de se dosar o hCG, que é detectar o Beta hCG no sangue materno. O Beta hCG é uma porção específica da gonadotrofina coriônica humana que está presente apenas nesse hormônio e, quando positivo (forma qualitativa) e acima dos valores de referência (forma quantitativa, expressa em números) no exame de sangue, confirma que houve a nidação.

Como interpretar o exame de Beta hCG?

O Beta hCG pode ser detectado no sangue de uma mulher grávida entre o 8º e o 11º dia após a concepção. Seus níveis aumentam rapidamente ao passar dos dias, atingindo um pico entre 9 a 12 semanas (em torno de 90 dias).

Os valores variam da seguinte forma:

  • mulheres não grávidas ou com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml;
  • gravidez presente, em torno de 3 semanas: entre 5 e 50 mIU/ml;
  • 4 semanas: entre 5 e 426 mIU/ml;
  • 5 semanas: entre 18 e 7.340 mIU/ml;
  • 6 semanas: entre 1.080 e 56.500 mIU/ml;
  • 7 a 8 semanas: entre 7.650 e 229.000 mIU/ml;
  • 9 a 12 semanas (pico do Beta hCG): entre 25.700 e 288.000 mIU/ml;
  • 13 a 16 semanas: entre 13.300 e 254.000 mIU/ml;
  • 17 a 24 semanas: entre 4.060 e 165.400 mIU/ml;
  • 25 a 40 semanas: entre 3.640 e 117.000 mIU/ml.

O que o resultado positivo pode indicar?

Em uma gestação de boa evolução, e com o saco gestacional dentro do útero, o esperado é que os valores do Beta hCG dobrem a cada dois dias. Assim, podemos acompanhar a evolução da gravidez com ótima sensibilidade, quando necessário.

Além da gestação, um resultado positivo do exame de Beta hCG pode ser o primeiro sinal de gravidez ectópica, aquela que acontece fora da cavidade uterina, mais comumente nas tubas uterinas, onde ocorre a fecundação.

Nessa condição, o teste de gravidez também será positivo, mas ao ultrassom não haverá saco embrionário aderido ao endométrio. Outra condição que a dosagem de Beta hCG pode ser utilizada é após um abortamento. Nesse caso, espera-se que seus níveis reduzam após a perda do feto.

Para interpretar os resultados de seu exame, a forma mais segura e adequada é fala com o seu médico ginecologista.

Gostou deste texto? Então não deixe de ler nosso artigo sobre indutores da ovulação e como eles podem ajudar a engravidar!

Compartilhe:

Home > Blog > O exame de gravidez deu negativo: posso estar grávida, mesmo assim?

A partir do momento em que o exame de gravidez deu negativo, as mulheres tomam o resultado como definitivo. Contudo, tanto os testes de farmácia quanto o exame de sangue para detectar gravidez podem resultar em um falso negativo, caso o período em que tenham sido realizados não tenha sido o mais correto.

Por que meu exame de gravidez deu negativo?

Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.

Em se tratando de um exame de sangue, realizado em laboratório, caso ele tenha sido feito antes dessa fase, o resultado poderá ser um falso negativo. Isso porque ainda não há uma quantidade de hormônio hCG circulante que seja suficiente para ser detectada pelo exame.

Já os testes de gravidez de farmácia, feitos com urina, demoram mais tempo ainda para acusar positivo, uma vez que a concentração do hormônio hCG na urina é bem menor que no sangue.

Qual o melhor momento para fazer o exame de gravidez?

É sempre recomendado que a mulher espere que a menstruação atrase, ao menos, um dia para procurar saber se está grávida. É possível, também, esperar o tempo adequado ao seu ciclo para começar a testar. Ou seja, é preciso saber a data certa que o seu ciclo dura. Daí é possível determinar uma data em que deveria fazer o teste de gravidez, seja caseiro ou de sangue.

Um teste de farmácia pode começar a dar positivo de 13 a 15 dias após a ovulação. Mesmo assim, bem discretamente. Em ciclos desregulados, saber quando fazer o teste de gravidez é mais complicado. É necessário entender como detectar o período de ovulação para fazer as contas e saber quando a menstruação deve descer e quando realizar o teste.

Para detectar a ovulação, observe a temperatura corporal que aumenta no período fértil. Além disso, o muco e o colo do útero sofrem diferenças nessa fase do ciclo. O muco que sai da vagina tem aspecto viscoso e transparente, e o colo do útero fica mais sensível e “macio”. Há mulheres que sentem dor ou desconforto abdominal quando estão ovulando. Esta é outra forma de detectar o período fértil e poder fazer as contas de quando fazer um teste de gravidez.

Fique atenta aos sintomas de gravidez

Além do atraso menstrual, existem outros sintomas que indicam gravidez. Eles geralmente se manifestam a partir da 5ª e 6ª semana de gestação. Mas isso varia de organismo para organismo.

Os sintomas iniciais incluem:

  • náusea e vômitos;
  • aumento da sensibilidade nas mamas;
  • fadiga;
  • aumento da frequência urinária.

Após a 5ª ou 6ª semana de gestação, o resultado do teste de gravidez é bem confiável. Por isso, caso a mulher apresente esses sintomas e o teste de gravidez tenha dado negativo, é recomendado procurar uma unidade de saúde para realizar uma consulta de avaliação clínica e até uma possível solicitação de ultrassonografia, caso seja necessário.

É possível dar negativo com 5 semanas de gestação?

É possível estar grávida e obter um resultado de teste de gravidez negativo? Sim, é possível. Um resultado negativo não significa que você não está grávida. Ele pode significar que os níveis de hCG não são altos o suficiente para que o teste detecte o hormônio na urina.

Porque o teste de gravidez dar negativo mesmo estando grávida?

Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.

Estou com 2 meses de atraso e teste negativo?

O atraso menstrual pode ter várias causas, inclusive a mais comum que é a gravidez, mas como seu exame de BHCG é negativo sugiro que além de repetir o exames, nesses casos é sempre interessante mais de um exame, procure um ginecologista para ampliar a pesquisa do seu atraso menstrual.

Estou 1 mês atrasada e teste negativo?

Caso ainda desconfie, faça o exame de sangue – sendo negativo com mais de uma semana de atraso da menstruação, então certamente você não está esperando bebê. Porém, é importante saber o seu período de ovulação, pois, nos casos de ovulação tardia, exames podem não identificar tão logo a gravidez.