Grand Prix patinação no gelo 2022

Guia básico para assistir patinação artística no gelo

Este guia visa juntar as principais informações necessárias para entender as competições de patinação no gelo de forma simples.

O que são os programas curto e longo?

 A competição é dividida em duas partes: programa curto (aproximadamente 3 minutos, variando alguns segundos conforme a categoria) e programa longo (aproximadamente 4 minutos, variando conforme a categoria). O curto conta mais ou menos 1/3 da nota final. Mais informações aqui.

 

Quais são as categorias?

Masculino, feminino, pares e dança. Os pares tem elementos mais parecidos com as categorias feminina e masculina, com saltos e spins. Além disso, os lifts (quando o homem levanta a mulher) são feitos acima da cabeça. Na dança temos elementos diferentes dos outros, como twizzles. Os lifts são feitos abaixo da cabeça. Outra diferença diz respeito à música. No programa curto da dança, as duplas devem se apresentar em estilos musicais previamente escolhidos para todos naquela temporada. 

 Maiores detalhes podem ser vistos nesse post.

 

Como funciona a pontuação?

A pontuação se divide em nota técnica e nota de componentes. A nota técnica é dada a cada elemento separadamente (spin, salto ou sequência coreográfica, entre outros). Há uma nota base para o elemento, que é somada ao GOE (nota de execução). É possível que um salto com determinado número de rotações acabe sendo rebaixado para um número menor caso o patinador não consiga fazer mais que 3/4 da volta. Por exemplo, um triplo toe pode ser diminuído para um duplo toe, que tem uma nota base menor. A nota técnica costuma aparecer no canto superior esquerdo da tela durante as apresentações, logo após a execução de cada elemento.

A nota de componentes é mais subjetiva. Ela mede 5 quesitos: habilidades de patinação (skating skills), transições (transitions), performance/execução (performance/execution), coreografia (choreography) e interpretação (interpratation). Cada juiz avalia o quesito entre 0,25 e 10.

Há alguns fatores que fazem o patinador perder pontos na nota final. O mais comum são as quedas, que descontam 1 ponto da pontuação. Mas é importante lembrar que o prejuízo na nota do patinador em caso de queda não é apenas desse ponto, mas também do GOE negativo naquele elemento, sem contar com um possível rebaixamento no número de rotações pelos juízes.

Como reconhecer saltos?

Os saltos geralmente usados em competições são o Axel (A), toeloop (T), loop (Lo), Lutz (Lz), flip (F) e Salchow (S). Entre parenteses estão as abreviações usadas para eles, que são precedidas do número de giros. Um triplo Axel ficaria 3A e um quádruplo Lutz ficaria 4Lz, por exemplo. Geralmente essas informações podem ser vistas no canto superior esquerdo do vídeo.

Um esquema rápido (e um pouco falho) para reconhecer os saltos pode ser visto na imagem abaixo

Grand Prix patinação no gelo 2022

As notas base dos saltos são as seguintes:

 

Flip
Triplo) 5,3
Quad) 12,3

Lutz
Triplo)  6,0
Quad) 13,6

Salchow
Triplo) 4,4
Quad) 10,3

Loop
Triplo) 5,1
Quad) 12,0

Axel
Duplo) 3,3
Triplo) 8,5

Toe Loop
Triplo) 4,3
Quad) 10,3

E os spins (piruetas)?

Os spins são classificados em 4 tipos básicos: upright spin (reto), layback spin (inclinado para trás), sit spin (abaixado) e camel (fica com o corpo em forma de T). Algumas circunstâncias podem aumentar a pontuação do atleta: um flying spin, no qual o patinador entra pulando no spin e quando há mudança de pé. Também é possível fazer combinações entre várias posições de spins, o que gera pontuações maiores.

Todos os spins e suas combinações são classificados entre os níveis 1 e 4, com esse último sendo o melhor. Essa informação costuma aparecer após a abreviação do elemento no canto esquerdo superior da tela. Por exemplo, um Ch combo spin 4 significa que a combinação de spins foi considerada no nível 4.

Maria Joaquina, atleta incentivada pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, conquistou o 1° lugar no Campeonato Brasileiro de Patinação no Gelo e também o 1° lugar no Open América Latina promovido pela Confederação Brasileira de Desportos no Gelo e realizado no último fim de semana na Arena Ice Brasil, em São Paulo. A competição internacional aconteceu em paralelo ao Campeonato Brasileiro de Patinação Artística no Gelo 2022.

Com os resultados, Maria foi convocada para participar do Grand Prix Mundial Junior de Patinação no Gelo promovido pela União Internacional de Patinação (ISU), entidade máxima do esporte mundial. Maria será a primeira brasileira a participar de um Grand Prix mundial - em setembro, na Letônia, e em outubro, na Itália.

A atleta, de 14 anos, tem idade para competir na categoria Novice Advanced, contudo seu nível técnico permite que ela dispute com meninas de até 18 anos na categoria Junior.

“É um grande orgulho para nosso esporte ver curitibanos ganhando de outros atletas que treinam diariamente no gelo. É reafirmar que temos boa qualidade técnica e artística, afirmou o técnico da equipe de Curitiba, Gustavo Uchoa.

No campeonato, Maria obteve mais de 80 pontos, sendo a maior nota dos dois eventos, dentre todas as categorias.

“Estamos torcendo para que Maria nos de ainda mais orgulho no GrandPrix e também nas Olimpíadas de Inverno de 2026, por que não? O trabalho realizado pela equipe de patinação em Curitiba é fantástico e nós estamos sempre prontos para apoiar como for possível”, afirmou o secretário Municipal de Esporte Lazer e Juventude Carlos Pijak Jr.

  • Atleta curitibana de 13 anos ganha medalha de prata no Mundial de Patinação
  • Fim de semana foi de títulos internacionais para o tênis curitibano

Patinação em Curitiba

Maria Joaquina treina no Centro Cultural e Esportivo Footwork Patinação e Dança, entidade que também é beneficiária do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. 

O centro cultural e esportivo conta com uma das maiores estruturas do país, instalado em uma área de 1.550 metros quadrados no Campo Comprido, toda equipada para o desenvolvimento das atletas de forma eficiente e segura, seguindo a metodologia da International Skating Union – ISU.

Quem ganhou a patinação no gelo 2022?

Após anos de espera e uma decepção há quatro anos, o tricampeão mundial Nathan Chen, dos EUA, é enfim campeão Olímpico. Chen, 22, ao som de "Rocketman", de Elton John, conquistou o título do individual masculino da patinação artística em Beijing 2022, nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, com nota total de 332.60.

Onde assistir patinação no gelo 2022?

Em território brasileiro, é possível acompanhar a patinação artística e todas as emoções de Beijing 2022 ao vivo pelos canais Globo/Sportv e pelo Olympics.com.

Tem brasileiro na patinação no gelo 2022?

Arena Ice Brasil vai receber o brasileiro de patinação artística pela primeira vez no próximo fim de semana. Em contagem regressiva para Beijing 2022, torneio deixa o público brasileiro familiarizado para o torneio Olímpico dos Jogos do próximo mês de fevereiro, em Pequim.

Que dia vai ser a patinação no gelo?

A patinação artística começa em Beijing 2022 nesta sexta-feira dia 4 de fevereiro às 9:55 locais (22:55 do dia 3 pela hora de Brasília e 1:55 em Lisboa), com o programa curto da patinação masculina individual do evento por equipes.