Ferro e metal é a mesma coisa

Você chega na loja de construção para comprar os materiais para sua obra e então, solicita ao vendedor colunas de ferro, certo? Ou seriam de aço? Colunas de ferro e aço? 

Se você chegou até aqui é porque está ou já ficou com essa dúvida em algum momento, e saiba que ela é bastante comum. Isso porque ferro e aço são dois tipos de materiais usados em construções, geralmente em estruturas de suporte, que possuem bastante semelhanças.

No entanto, tecnicamente, os dois materiais não são a mesma coisa e por isso é importante saber diferenciá-los quando precisar de uma solução metálica.

Mas afinal, o que é ferro e aço?

Apesar de tanta confusão e dos termos ferro e aço serem usados indistintamente, a diferença entre esses materiais é bem simples.

Veja, enquanto o ferro é um elemento químico puro, assim como o cobre, a prata e o ouro, o aço, por outro lado, é uma liga de ferro com quantidades variáveis de carbono em sua composição. 

O aço, sendo uma liga e não um elemento puro, não é tecnicamente um metal, mas sim um derivado do metal. Dessa forma, o aço é parcialmente composto por um metal, o ferro, mas como também possui outros elementos em sua composição.

Referir-se ao aço como sendo a mesma coisa que ferro, em uma comparação grosseira, é como dizer que milho é a mesma coisa que pamonha.

Então quando eu compro ferro, não é ferro de verdade?

Quando você compra alguma estrutura ou produto de ferro, é preciso ter em mente que não se trata do ferro (elemento) puro. Na verdade, é um produto desenvolvido à base de minério de ferro, extraído da natureza, que é utilizado na produção de ferro comercial.

Esse minério é composto por ferro e hematita, e é misturado a outros componentes como a cal e o carvão, e submetidos a altíssimas temperaturas.

Tipos de aço e suas aplicações

O tipos de aço e suas aplicações são muito diversos, de acordo com a quantidade de carbono presente em sua composição, além de outros compostos.

Nesse sentido, é possível encontrar no mercado vários tipos de aço, como: 

  • aço carbono;
  • aço galvanizado;
  • aço inoxidável;
  • aço manganês;
  • aço liga.

No setor construtivo, o tipo de aço utilizado é o aço carbono ou com pequenas quantidades de elementos de liga, como por exemplo o aço CA-50, que é ideal para armações de colunas, radier, dentre outros.

Como você viu, há muita coisa para falar sobre ferro e aço, afinal, esses metais são muito versáteis. Se você conhece alguém que precisa entender essas diferenças, compartilhe esse post nas suas redes sociais!

Construction

Diferenças entre aço e ferro

O ferro, elemento químico abundante, é extraído da natureza a partir do minério de ferro. Ele é retirado do minério por meio de alguns processos e torna-se matéria-prima para o aço e também outros materiais. Portanto, ele é a base do inox. É extremamente importante para a humanidade (quem não se lembra de ter estudado a “Idade do Ferro” na escola?), sendo o metal mais utilizado. É válido lembrar que o ferro está também presente no seu corpo, em diversos tipos de proteínas no organismo.

O aço inoxidável, por sua vez, não é um elemento químico, mas uma liga metálica formada basicamente por ferro e cromo, além de outros elementos como níquel e molibdênio. É a soma desses outros elementos, em maior ou menor grau, que confere ao inox todas as suas características e diferentes aplicações.

Hoje  o aço inoxidável é cada vez mais popular devido às suas grandes vantagens em relação a outros metais.

O que diferencia um minério de um mineral? Todo metal é minério? O minério é uma rocha? Por vezes, podem surgir algumas dúvidas quanto à mineração, principalmente pelo caráter complexo do negócio. Afinal, o minério é vendido diretamente para outras empresas e chega ao consumidor já no produto final, como celulares, computadores e carros. Nesta matéria, explicamos a diferença entre quatro termos relacionados à mineração que podem ser facilmente confundidos.

Minerais

Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos. Cada mineral é classificado e denominado não apenas com base na sua composição química, mas também na estrutura cristalina dos materiais que o compõem. Para descobrir a composição de um mineral, é feita uma análise química e física, que determina as proporções relativas dos diferentes elementos químicos daquele mineral e a sua estrutura cristalina (por exemplo quartzo, pirita, hematita etc).

Rocha

As rochas são agregados de um ou mais minerais. Desta forma, pode-se afirmar que todas as rochas são constituídas de minerais. É possível descobrir do que elas são feitas por meio da análise de sua composição química ou da composição mineralógica. Essa última expressa as diferentes proporções dos minerais que constituem a rocha.

Minério

É um agregado de minerais rico em um determinado mineral ou elemento químico que é economicamente e tecnologicamente viável para extração (mineração). O cobre, por exemplo, acontece naturalmente em alguns tipos de rochas, mas só é possível tornar-se um minério quando se concentra em quantidades elevadas e é possível de ser extraído da natureza.

Metais

São elementos extraídos de alguns minérios encontrados em solos e rochas – o ferro e o cobre são recolhidos dos minérios já na forma adequada para serem utilizados; o aço e o bronze, por outro lado, precisam ser associados a outras substâncias. Os metais podem ser separados em dois grupos: os ferrosos (compostos por ferro), como ferro e aço, e os não-ferrosos, como alumínio, cobre e metais pesados (chumbo, níquel, zinco e mercúrio).

Mas com quais minérios a Vale trabalha?

Minério de Ferro

Ferro e metal é a mesma coisa

O minério de ferro pode ser obtido na natureza na forma de rochas, misturado a outros elementos. No dia a dia, é possível encontrá-lo na construção de casas, na fabricação de carros e de eletrodomésticos.

Níquel

Ferro e metal é a mesma coisa

Material duro e maleável, que mantém suas propriedades físicas e mecânicas, mesmo quando exposto a temperaturas extremas. Pode ser encontrado em diversos itens: desde moedas até no brilho do acabamento das torneiras de metal.

Carvão

Ferro e metal é a mesma coisa

O material é essencial para a transformação do minério de ferro em aço e pode ser utilizado para a geração de energia. Pode ser de dois tipos: metalúrgicos ou térmicos.

Cobre

Ferro e metal é a mesma coisa

Material de cor laranja-avermelhada, com prioridades de condução de calor e de energia, que superam as de qualquer outro metal explorado comercialmente. O cobre é usado na transmissão de energia, em fiações e em quase todos os equipamentos eletrônicos.

Manganês e Ferroligas

Ferro e metal é a mesma coisa

O manganês está presente na composição de pilhas e na produção de tintas, e é essencial na fabricação de aço, assim como as ferroligas - combinações de ferro, com um ou mais elementos químicos, inclusive, o próprio manganês.

Tem diferença entre metal e ferro?

O ferro é um metal e um dos elementos mais abundantes no Universo. O núcleo da Terra, por exemplo, é formado quase que inteiramente por ferro e níquel. Há evidências do uso de ferro há 4 mil anos, presentes em ornamentos produzidos no Antigo Egito. Mas foi por volta de 1200 a.

Qual a diferença entre metal ferro e aço?

A principal diferença vem do fato de que o ferro é um elemento químico puro, presente na natureza. Já o aço é uma liga metálica que é criada através da junção do ferro e do carbono.

Porque o ferro é um metal?

O elemento de transição ferro é um metal, com coloração branca prateada em estado quimicamente puro, porém apresenta uma coloração acinzentada, em virtude da presença de sulfeto, siliceto, e carbureto de ferro, apresenta propriedades magnéticas acentuadas.

Qual é o metal do ferro?

Ferro (Fe): o que é, propriedades, usos e obtenção do metal. O ferro é um metal de transição localizado no grupo 8 da Tabela Periódica. Esse elemento químico apresenta símbolo Fe, número atômico 26 e massa atômica 55,847 u.