Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf

Esta área de conhecimento da psicologia estuda o desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social – desde o nascimento até a idade adulta.

O desenvolvimento humano

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.

A importância do estudo do desenvolvimento humano

Esse estudo é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária.

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano

Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou não desenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se de acordo com as condições do meio em que se encontra.
Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico.
Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão de comportamento.
Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

Aspectos do desenvolvimento humano

Aspecto físico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. Ex.: A criança que leva a chupeta à boca.
Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Ex.: A criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel.
Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: A vergonha que sentimos em algumas situações.
Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Ex.: Quando em um grupo há uma criança que permanece sozinha.
Não é possível encontrar um exemplo “puro”, porque todos estes aspectos relacionam-se permanentemente.

A teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget

Este autor divide os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento.
Neste período, o que de mais importante acontece é o aparecimento da linguagem. Como decorrência do aparecimento da linguagem, o desenvolvimento do pensamento se acelera. A interação e a comunicação entre os indivíduos são as consequências mais evidentes da linguagem. Um dos mais relevantes é o respeito que a criança nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela. Neste período, a maturação neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como a coordenação motora fina – pegar pequenos objetos com as pontas dos dedos, segurar o lápis corretamente e conseguir fazer os delicados movimentos exigidos pela escrita.

Período das operações concretas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

(a infância propriamente dita – 7 a 11 ou 12 anos)
Nessa idade a criança está pronta para iniciar um processo de aprendizagem sistemática. A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais. A grupalização com o sexo oposto diminui. A criança, que no início do período ainda considerava bastante as opiniões e as ideias dos adultos, no final passa a enfrentá-los.

Período das operações formais

(a adolescência – 11 ou 12 anos em diante)
É capaz de lidar com conceitos como liberdade, justiça, etc. É capaz de tirar conclusões de puras hipóteses. O alvo de sua reflexão é a sociedade, sempre analisada como possível de ser reformada e transformada. No aspecto afetivo, o adolescente vive conflitos.

Juventude: projeto de vida

A personalidade começa a se formar no final da infância, entre 8 a 12 anos. Na idade adulta não surge nenhuma nova estrutura mental, e o indivíduo caminha então para um aumento gradual do desenvolvimento cognitivo.

Referência
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Transi. Psicologias, Uma Introdução ao Estudo de Psicologia, 13º edição, Ed. Saraiva, 2001.

Saiba tudo sobre o que é Psicologia do Desenvolvimento:

A Psicologia do Desenvolvimento é o campo de conhecimento que estuda as constâncias e as variações pelas quais os indivíduos passam no decorrer da vida, abordando o desenvolvimento das diversas funções psíquicas que integram a mente, as emoções, as relações interpessoais, entre outros. (PAPALIA; OLDS; FELDMAN, 2006).

Para Biaggio (2009), a especificidade da psicologia do desenvolvimento humano está em investigar os fatores externos e internos que contribuem para as mudanças no comportamento em períodos de transição rápida. Bock, Furtado e Teixeira (2008) afirmam que o estudo do desenvolvimento humano é uma condição para tentar responder condutas e comportamentos das diversas fases do desenvolvimento.

Assim, podemos definir o desenvolvimento como um processo contínuo e ininterrupto em que os aspectos biológicos, físicos, sociais e culturais se ligam, se influenciam e produzem indivíduos com modos de pensar, sentir e agir diferentes uns dos outros. Dessa forma, a Psicologia do Desenvolvimento pode ser definida como a área que estuda o desenvolvimento humano em todos os seus aspectos: físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social, compreendendo desde o nascimento até o fim da vida (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008).

ASPECTOS CULTURAIS DO DESENVOLVIMENTO

Conforme Bock, Furtado e Teixeira (2008), o desenvolvimento humano compreende o desenvolvimento mental e o crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é considerado uma construção contínua, caracterizado pelo surgimento de estruturas mentais gradativamente, as quais organizam a atividade mental e se aperfeiçoam e se solidificam até desenvolverem-se completamente gerando um estado de equilíbrio referente aos aspectos da inteligência, afetividade e socialização.

O estudo do desenvolvimento humano compreende conhecer as características comuns nas diferentes faixas etárias da vida humana. A compreensão destes aspectos para a educação se torna importante na medida em que o planejamento do ensino implica em conhecer quem é e como se desenvolve nosso aluno. Nesse sentido, a Psicologia do Desenvolvimento utiliza-se de métodos de observação e experimentação, dentre os quais dois métodos se destacam: o longitudinal e o transversal (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008), conforme Quadro 4.

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf

Estudar este campo de conhecimento nos leva à compreensão do indivíduo por meio da interação de diversos fatores que influenciam o desenvolvimento humano. Conforme Bock, Furtado e Teixeira (2008), esses fatores podem ser descritos da seguinte maneira:

  1. a) Hereditariedade: definida como a carga genética do indivíduo;
  2. b) Crescimento orgânico: é o processo do aumento do tamanho corporal;
  3. c) Maturação neurofisiológica: é o que determinada certos padrões comportamentais;
  4. d) Meio: consiste no conjunto de influências e estimulações ambientais que podem modificar certos padrões comportamentais do indivíduo.

O estudo do desenvolvimento humano compreende o sujeito em sua globalidade, em seus aspectos: físico-motor, afetivo-emocional, intelectual e social. (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008).

  1. a) Aspecto físico-motor: constitui-se no crescimento orgânico, na maturação neurofisiológica, na capacidade de manipulação de objetos e no exercício do próprio corpo;
  2. b) Aspecto afetivo-emocional: é a forma como cada um integra as suas experiências, é o sentir;
  3. c) Aspecto intelectual: consiste na capacidade de pensamento, de raciocínio.
  4. d) Aspecto social: é o modo com que o indivíduo reage frente a situações que envolvem outras pessoas.

Saiba mais: para ampliar seus conhecimentos sobre esse assunto, leia: COLL, C; MARCHESI, A; PALACIOS, J; et al. Desenvolvimento Psicológico e Educação – Psicologia da educação escolar. v. 2. Tradução Fátima Murad. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Diversos estudos apontam que o desenvolvimento humano parte do pressuposto de que esses quatro aspectos são indissociáveis, embora possam evidenciar diferentes características (BOCK; FURTADO; TEIXEIRA, 2008). Papalia, Olds e Feldman (2006) descrevem o desenvolvimento humano como a área de estudo que se dedica a entender os modos como as pessoas se modificam e também como ficam iguais ao longo do tempo, desde a concepção até a morte. Essas mudanças estão presentes durante toda a vida, sendo mais visíveis durante a infância.

Conforme os autores, as mudanças do desenvolvimento se distinguem em mudanças quantitativas e mudanças qualitativas. As mudanças quantitativas correspondem a alterações no número ou quantidade, como exemplo, o aumento de peso, da altura e do vocabulário. Já a qualitativa trata de mudanças de tipo, estrutura ou organização, por exemplo, um bebê não-verbal para uma criança que fala e compreende uma língua.

ATENÇÃO: crescimento x desenvolvimento […]crescimento pode ser definido como o processo responsável pelas mudanças em tamanho e sujeito às modificações que dependem da maturação. Já o desenvolvimento é caracterizado como as mudanças em complexidade ou o plano geral das mudanças do organismo por meio das influências do processo maturacional, ambiental e da aprendizagem (PINHEIRO, 1997, s.p).

As mudanças que ocorrem ao longo da vida estão relacionadas à idade média de cada faixa etária para a ocorrência de certos fenômenos. Geralmente as pessoas passam pelas mesmas sequências de desenvolvimento, embora exista uma ampla gama de diferenças individuais. Dessa forma, Papalia, Olds e Feldman (2006) classificam oito períodos de ciclo vital, conforme a Tabela 1 abaixo:

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf

A mudança e a estabilidade do desenvolvimento humano ocorrem por meio de diversos aspectos da pessoa, ou seja, por meio do desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial. Esses aspetos estão interligados, cada um influenciando o outro no decorrer da vida. Para auxiliar a compreensão e fixação veja a Tabela 2.

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf

Título : Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem

Autoras : Josieli Piovesan,  Juliana Cerutti Ottonelli , Jussania  Basso Bordin e Laís Piovesan

Fonte: Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem [recurso eletrônico] / Josieli Piovesan … [et al.]. – 1. ed. – Santa Maria, RS : UFSM, NTE, 2018.

Assista aos Vídeos Abaixo:

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf
   
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf
   
Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf

Licença:  

Fatores que influenciam o desenvolvimento humano pdf

Fases do Desenvolvimento Humano

Quais são os principais fatores que influenciam o desenvolvimento humano?

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio.

Quais são os fatores que influenciam o desenvolvimento humano segundo Piaget?

Quatro fatores e suas interações são necessários para o desenvolvimento: maturação, experiência ativa, interação social e equilibração. Maturação: Piaget afirmou que a hereditariedade impõe limites amplos para o desenvolvimento.

Quais são as principais características do desenvolvimento humano?

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a seu potencial, que poderá ou não se desenvolver.

O que são fatores internos e externos do desenvolvimento humano?

O desenvolvimento e crescimento humano podem ser afetados por diversos fatores e/ou condições. Este comprometimento pode ocorrer tanto no período pré quanto pós-natal e são oriundos de fatores internos e externos. Entre os fatores internos estão as influências genéticas e as condições maternais do ambiente pré- natal.