Explique de forma resumida o que foi a Revolução Constitucionalista de São Paulo

7.7.2022

Entenda quais foram os principais motivos por trás da revolta dos paulistas e a importância do dia 9 de julho em São Paulo.

Explique de forma resumida o que foi a Revolução Constitucionalista de São Paulo

Considerado o último levante armado do Brasil, a Revolução Constitucionalista de 1932 é um evento histórico celebrado no dia 09 de julho na capital paulista, palco central do conflito entre a insatisfação da elite paulista e as pressões do governo de Getúlio Vargas. 

A data foi sancionada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso na Lei nº 9.093, de 12 de setembro de 1995, que determina a data magna do Estado como um feriado civil para o município do Estado de São Paulo.

Porém, para entendermos o motivo, precisamos saber quais foram as consequências que a Revolução de 1930 deixou para construir um cenário propício e permitir que essa revolta popular acontecesse. De forma resumida, as autoridades de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraíba uniram as forças armadas contra o então governo de Washington Luís, representante dos interesses das autoridades de São Paulo, a nível nacional. 

Durante anos, esse desconforto gerou uma troca de sucessões, fraudes e armadilhas políticas até chegar na Era Vargas (1930 - 1945), a qual está diretamente ligada à ascensão política de Getúlio Vargas e seu cargo de presidente do Brasil, após Washington Luís impedir a posse de Júlio Prestes. 

A posse de Vargas foi executada como um Governo Provisório, anulando a Constituição de 1891 e iniciando diversas transformações no país, com a intenção de fazer parte de um novo projeto político, com foco na centralização do poder.

Seu projeto defendia as oligarquias (autoridades) que apoiavam a sua ascensão de reestruturação da democracia e a limitação de poder da União, dando assim maior autonomia aos estados. Porém, na prática, aconteceu de forma diferente.

As medidas que Vargas havia imaginado para acalmar os demais opositores — neste caso, as autoridades de São Paulo — teve um choque de ações do governo que nomeou 5 militares diferentes no período de 2 anos para a mediação paulistana ao invés de uma figura civil e paulista.

Muitas pautas de grande relevância foram implementadas na Era Vargas, o que desagradou os paulistas, vale destacar:

  • Trocas constantes de governador do Estado de São Paulo, ocupados por militares;
  • Formação de Assembleia Constituinte para uma nova elaboração constitucional nos moldes do governo;
  • Criação do Conselho Nacional do Café, o que retirou o protagonismo do estado de maior produtor de café.

Aqui no Colab adoramos inovar na gestão pública!

Por isso, disponibilizamos alguns conteúdos mais completos que falam sobre gestão pública. Deixe o seu melhor e-mail para recebê-los!

Thank you! Your submission has been received!

Oops! Something went wrong while submitting the form.

Os paulistas, por sua vez, reivindicaram suas pautas e se tornaram o maior foco da insatisfação política do governo Vargas saindo às ruas no dia 09 de julho para manifestar seus desejos, como: nomear o próprio interventor, reivindicar a constitucionalização do país e a realização de eleição presidencial.

Foram 3 meses de guerra civil, de julho a outubro, com cidadãos se voluntariando para integrar as forças armadas que lutariam por São Paulo, contando com aproximadamente 70 mil soldados. A ajuda dos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul nunca chegou e a resistência de Vargas venceu a batalha. 

Apesar da derrota, o movimento ganhou visibilidade política e concessões aos paulistas, como a reafirmação da constituição do país com a convocação para a formação da Assembleia Constituinte em 1933, a nomeação de um civil paulista (Armando Sales de Oliveira) como interventor do Estado de São Paulo e a dívida de guerra assumida pelo Banco do Brasil. 

MMDC

Essas quatro siglas foram as iniciais de 4 estudantes mortos nos confrontos que iniciaram em maio de 1932, que este ano completa 90 anos de suas mortes: Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo foram vítimas desse confronto e são consideradas como heróis do movimento. 

MMDC é o símbolo da luta armada dos paulistas à frente do governo Vargas, que se tornou o levante armado da população na revolta armada na Revolução Constitucional de 1932. 

Atualmente, os restos mortais dos estudantes estão localizados no Monumento Mausoléu no Obelisco do Parque do Ibirapuera. Além da homenagem, os nomes também viraram nomes de ruas no bairro do Butantã, pela Lei 13.840/2009 e sua memória é celebrada anualmente em São Paulo no dia 09 de julho.

Como foi a Revolução Constitucionalista?

A Revolução Constitucionalista foi um movimento armado iniciado em 9 de julho de 1932, liderado pelo estado de São Paulo, que defendia uma nova Constituição para o Brasil e atacava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas.

Qual foi o principal motivo da Revolução Constitucionalista de 1932?

Uma das principais causas do conflito foi a ruptura da política do café-com-leite - alternância de poder entre as elites de Minas Gerais e São Paulo, que caracterizou a República Velha (1889-1930). Sem poder, a classe dominante de São Paulo passou a exigir do governo federal maior participação.

O que foi o movimento Constitucionalista de 1932 que ocorreu em SP?

A chamada Revolução Constitucionalista de 1932 foi um confronto armado entre forças majoritariamente paulistas contra o governo de Getúlio Vargas, que havia ascendido por meio da Revolução de 1930, marco fundador do Brasil moderno.

O que foi a Revolução Constitucionalista de Brainly?

Resposta verificada por especialistas. Olá! A Revolução Constitucionalista surgiu após o golpe de Estado dado por Getúlio Vargas. Vargas gerou uma grande revolta no estado de São Paulo, pois as elites paulistas ansiavam por uma eleição que fosse proporcionar maiores benefícios para a região.