Explique as duas grandes fases do diálogo critico de sócrates com seus interlocutores

ruancastro15 Verified answer

As duas grandes fases do dialogo critico de sócrates são a ironia e a maiêutica , a ironia fazia basicamente com que a pessoa se contradiga em um determinado ponto , enquanto a maiêutica faz com que busquemos uma verdade interior , de maneira a ele apenas instigar com que essa verdade venha a tona .

Sócrates foi um importante filósofo e as suas teorias ainda influenciam grandemente a forma com a qual enxergamos a realidade em que vivemos .

222 votes Thanks 378

Quais são as duas grandes fases do diálogo crítico de Sócrates com seus interlocutores?

Método Socrático: Ironia e Maiêutica.
Ironia. A primeira parte do método socrático conhecida como ironia, vem da expressão grega que significa "perguntar, fingindo não saber". ... .
Maiêutica. A segunda etapa do método socrático é conhecida como maiêutica, que significa "parto"..

Quais são as duas fases do diálogo crítico de Sócrates com seus interlocutores a ironia é democracia B maiêutica e democracia C ironia e maiêutica D só sei que nada sei?

O diálogo desenvolvido enquato método pelo filósofo Sócrates era dividido em duas partes sucessivas: 1 – a primeira chamada de ironia; e, 2 – a segunda chamada de maiêutica.

Como funcionava o diálogo crítico de Sócrates?

Formulava aos interlocutores perguntas e procurava evidenciar suas contradições. Seu objetivo era fazê-los tomar consciência profunda de suas próprias respostas, das consequências que poderiam ser tiradas de suas reflexões, muitas vezes repletas de conceitos vagos e imprecisos; 4 .

Como se construía o diálogo crítico socrático?

Essa primeira parte do método de Sócrates, destinada a levar o indivíduo à convicção do erro, é a ironia. Depois, continuando o diálogo, e retomando as respostas equivocadas do interlocutor, constrói, com o ele, o conhecimento daquilo que se discute.