Estratégias para melhorar o comportamento dos alunos

Estratégias para melhorar o comportamento dos alunos

Em toda sala de aula podemos encontrar os mais diversos tipos de alunos, com diferentes formas de pensar. Em uma mesma turma, conhecemos os quietinhos, os agitados, os bagunceiros, os estudiosos, introvertidos, extrovertidos, artistas, de exatas, humanas, biológicas… E é saudável incentivar a convivência entre todos os grupos, para que os alunos aprendam a lidar e respeitar pessoas com gostos e jeitos diferentes dos deles, sem ter que mudar sua própria essência. Entretanto, independente da personalidade do estudante, existem certos comportamentos que são esperados de todos e que precisam ser reforçados para que o ambiente de aprendizagem continue saudável e produtivo. O papel do educador é auxiliar seus alunos a aprenderem a importância de melhorar suas posturas em sala de aula. 

O professor influencia no comportamento do estudante pois atua como um modelo, uma pessoa em quem ele se espelhará nos mais diversos comportamentos. Algumas práticas vivenciadas nas rotina, como a importância da entrega das atividades com dedicação e nos prazos combinados, saber questionar nas situações de dúvida, organizar uma rotina de estudo, a expectativa que se têm sobre a participação nas aulas e nos trabalhos em grupo, entre tantas outras, são posturas que parecem básicas, mas extremamente relevantes para o desenvolvimento do aluno em sua vida acadêmica. Entretanto, não são todos os que possuem facilidade para colocá-las em ação. 

Quando o professor compartilha formas pessoais de trabalho, retoma posturas de quando era aluno em seu percurso individual e demonstra estratégias que ele próprio utilizava como estudante, o docente inspira que seus educandos encontrem estratégias de adequarem as posturas esperadas à sua própria personalidade. É importante que a criança consiga compreender porque determinados comportamentos são necessários e como colocá-los em prática de sua própria maneira. O mais importante no processo é que o aluno entenda qual o sentido do aprendizado e que esse sentido pode ser adaptado para ficar confortável aos seus gostos e maneiras de pensar e agir. 

“Acredito que é fundamental que exista admiração e troca contínua nessa relação.”, comenta a Professora Daniela Venturi de Abreu, uma das responsáveis pelo Ensino Fundamental 1 da Santi.  “O educador deve ensinar ferramentas e estratégias que auxiliem os alunos nos procedimentos que fazem parte de uma postura de estudante, da forma de ser aluno, esperada nas diversas faixas etárias da escolaridade”.

Na Santi, conversamos com os alunos diariamente sobre quais procedimentos são esperados na postura deles, para aquela determinada série/faixa etária e os motivos de tais posturas. É fundamental que os alunos saibam os motivos de estarem aprendendo esses procedimentos, para que de fato façam sentido. Ao longo desse processo, buscamos reconhecer as individualidades de cada estudante, buscando encontrar a melhor forma de transmitir esses valores. Essa postura também é trabalhada nas próprias ações diárias dos docentes, para não só dar o exemplo para os mais novos, mas também aperfeiçoar a relação entre estudante e professor.

A qualidade do ensino oferecido pela sua escola interfere diretamente no desempenho dos alunos. Isso significa que, para ser referência e ganhar destaque na região na qual sua instituição está inserida — e, até mesmo, em território nacional — é preciso contar com alunos comprometidos e que gerem resultados significativos nas formas tradicionais de avaliação.

Cumprir esse objetivo só é possível quando você investe em estratégias eficientes de ensino para melhorar o desempenho dos alunos. A partir disso, descubra agora 7 formas de investir no processo de ensino e aprendizagem da sua instituição e contar com alunos de qualidade na escola!

  • LEITURA RECOMENDADA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS E PROFESSORES

1. Mensure o desempenho dos estudantes periodicamente

Para criar estratégias que melhorem o desempenho dos alunos é importante entender qual a realidade dos discentes hoje e acompanhar os resultados ao longo do tempo. Portanto, crie estratégias eficientes para medir o desempenho dos alunos, tanto antes quanto depois de implementar as mudanças.

Você pode aplicar testes, provas ou solicitar trabalhos, por exemplo. Invista também em formas de monitorar o desempenho que fogem do tradicional, como games online e concursos.

Além disso, você pode combinar metodologias de autoavaliação com ferramentas tradicionais para auxiliar os estudantes a desenvolverem metacognição. Estudos indicam que esse senso crítico sobre o próprio desempenho pode potencializar os resultados em sala de aula.

2. Faça pesquisas com os alunos e defina metas

Antes de implementar novas estratégias para melhorar o desempenho dos alunos, converse com os estudantes sobre aperfeiçoamentos que podem ser feitos dentro e fora da sala de aula. Afinal, existem diversas variáveis que se relacionam com os resultados dos alunos, e uma delas é a motivação das crianças e adolescentes para aprender.

Portanto, é essencial que eles percebam as transformações da escola como algo positivo e que se sintam parte do processo, o que aumenta o engajamento em sala de aula.

Exponha as ideias da escola para os alunos e estimule o feedback dos estudantes. Colete sugestões e incentive a participação dos discentes no processo. Você pode se surpreender com os resultados que essa ação gera no ambiente escolar.

Dessa forma, sabendo qual a realidade atual da escola, é possível criar uma meta de desempenho dos alunos para nortear as práticas educacionais. Essa estratégia faz com que toda a sua equipe ganhe clareza sobre os objetivos que devem ser atingidos e, com isso, se engaje em práticas mais eficientes para melhorar os resultados dos estudantes.

  • LEITURA RECOMENDADA: PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM PAIS E ALUNOS: SAIBA COMO FAZER!

3. Invista em práticas de ensino inovadoras

Carteiras organizadas em fila, uma atrás da outra, e professores ministrando aulas expositivas na frente da sala de aula — às vezes até em cima de um tablado. Essa é a realidade da sua instituição? Então saiba que já passou da hora de mudar!

A sala de aula tradicional não se adequa às necessidades e desejos das gerações que estão nascendo nos últimos anos. Dessa forma, é essencial investir em práticas de ensino inovadoras para melhorar o desempenho dos alunos.

Mude o ambiente físico da sala de aula. Além disso, coloque o aluno como protagonista do processo de aprendizagem e invista na cooperação entre os colegas para potencializar os resultados dos estudantes. Permita também que eles coloquem a mão na massa e dê atividades que coloquem em prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula.

  • LEITURA RECOMENDADA: TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO AS ESCOLAS DEVEM LIDAR

4. Capacite a sua equipe docente

Os professores são os principais responsáveis pelo processo de ensino e aprendizagem na sua escola e, com isso, interferem o desempenho dos alunos. Portanto, para ter estudantes que geram resultados significativos, é essencial contar com uma equipe docente de ponta e capacitada para potencializar a aprendizagem das crianças e adolescentes.

Invista na capacitação dos professores da sua escola. É importante lembrar que o processo de qualificação da equipe não se resume a aprofundar o conhecimento teórico dos docentes no conteúdo que eles ministram em sala de aula. O treinamento deve desenvolver também habilidades e técnicas de didática e para promoção do engajamento e motivação dos estudantes.

5. Melhore a comunicação entre pais, responsáveis, alunos e escola

Os pais e responsáveis também têm um papel fundamental nos resultados da crianças e adolescentes da sua instituição. Portanto, abra os canais de comunicação com essas pessoas e leve-os para dentro da escola, criando uma relação de parceria.

Promova eventos que incluam pais, professores e equipe administrativa da escola. Também realize reuniões periódicas para atualizar os responsáveis sobre as práticas e metodologias da sala de aula da sua escola e desempenho das crianças e adolescentes.

Quanto mais envolvidos, maior é a probabilidade de eles atuarem como parceiros da escola na promoção da aprendizagem, melhorando o desempenho dos alunos da instituição.

Crie grêmios, torneios esportivos, competições científicas e outras atividades que ajudem os alunos a se envolverem mais com a escola, dentro e fora da sala de aula. Com isso, você aumenta a motivação e engajamento dos estudantes, potencializando os seus resultados e melhorando o desempenho.

  • LEITURA RECOMENDADA: 9 FATORES QUE OS PAIS LEVAM EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DA ESCOLA

6. Utilize a tecnologia a seu favor

Não se esqueça de utilizar a tecnologia como uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem. Na era digital, os estudantes estão cada vez mais conectados, sendo que as ferramentas tecnológicas fazem parte da rotina dos alunos desde muito cedo.

Portanto, levar a tecnologia para a sala de aula faz com que o processo de aprendizagem fique mais próximo da realidade dos alunos. Isso potencializa o ensino da sua instituição e melhora o desempenho dos alunos.

7. Ensine os alunos a estudar

Muitos alunos gostariam de melhorar o seu desempenho em sala de aula. Porém, cada um tem uma forma diferente de aprender e é difícil identificar isso sozinho.

Portanto, uma boa estratégia para potencializar os resultados dos estudantes é criar atividades que ensinem os alunos a entender qual a melhor forma de aprender para cada um deles e aplicar metodologias de estudo eficientes para o desenvolvimento e aprendizagem. Dessa forma, eles podem atuar como protagonistas da própria educação e melhoram o desempenho como um todo.

Com essas estratégias simples, você é capaz de melhorar o desempenho dos alunos da sua instituição em sala de aula. Dessa forma, você potencializa o desenvolvimento das crianças e adolescentes e aumenta o reconhecimento da marca da sua escola perante a sociedade, se destacando no mercado. Essa estratégia ajuda a atrair e fidelizar os alunos e potencializa os resultados da sua instituição como um todo.

Se você gostou deste artigo, aproveite para compartilhar esse texto nas suas redes sociais e auxilie mais instituições a desenvolverem as novas gerações do nosso país!

Estratégias para melhorar o comportamento dos alunos

Assine a newsletter do Proesc

Se essas informações foram úteis para você, assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos, dicas e novidades do mundo educacional!

LEITURAS RECOMENDADAS:

Entenda as características de uma gestão escolar de qualidade

Como motivar professores desmotivados?

Qual o papel do coordenador pedagógico na escola? Entenda agora!

Aproveite e curta também o nosso Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram e acompanhe nosso canal no Youtube!

Para curtir o Proesc no Facebook, é só clicar no botão Like Page a seguir.

O que fazer para melhorar o comportamento do aluno?

Estabeleça regras em sala de aula. ... .
Construa um ambiente democrático para o aprendizado. ... .
Esteja sempre atento ao comportamento dos alunos. ... .
Saiba lidar com o mau comportamento em sala de aula. ... .
Assuma uma postura adequada para transmitir confiança aos alunos. ... .
Estabeleça uma boa comunicação com pais e responsáveis..

Quais as estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a aprendizagem?

Quais estratégias adotar para melhorar o processo de aprendizagem?.
Melhore a interação entre alunos, pais e professores. ... .
Pergunte aos alunos o que melhorar. ... .
Aposte na inovação. ... .
Capacite a sua equipe. ... .
Mude o método de ensino..

Como lidar com alunos com problemas de comportamento na sala de aulas?

Como lidar com alunos que exibem transtornos de comportamento.
Estabeleça as regras de comportamento em sala de aula já no início do ano. ... .
Demonstre interesse por todos os alunos, especialmente pelos mais malcomportados. ... .
Auxilie os alunos que encontram dificuldades em progredir nos estudos..

O que fazer quando os alunos não obedecem?

5 Dicas Para Lidar Com Crianças Indisciplinadas.
Reconheça as qualidades dos alunos difíceis. Expresse positividade diariamente para cada um de seus alunos. ... .
Use frases encorajadoras durante a aula. ... .
Enxergue o “pior aluno” como o melhor. ... .
Envie relatórios de progresso para os pais. ... .
[EXTRA] Use jogos!.