Está suspenso o rodízio de carros em São Paulo?

Está suspenso o rodízio de carros em São Paulo?

Os carros com placas finais 5 e 6 podem circular pelo centro expandido a qualquer horário (Crédito: Arquivo / Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio municipal de veículos. A decisão ocorreu por conta da greve de motoristas e cobradores de ônibus da capital paulista. Essa é a segunda vez que a categoria paralisa os serviços em menos de um mês.

+ Greve de motoristas e cobradores paralisa mais de 6 mil ônibus em SP

Os carros com placas finais 5 e 6 podem circular pelo centro expandido a qualquer horário. No entanto, continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF). A Zona Azul também funciona normalmente.

De acordo com comunicado da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), as faixas exclusivas e corredores de ônibus ficam liberados para circulação de carros de passeio enquanto durar a greve. A paralisação tem previsão para durar até 24 horas e já afetava, nesta manhã, 675 linhas diurnas e mais de 6 mil ônibus, segundo a SPTrans. De acordo com a pasta, durante a madrugada, 88 linhas, de 150, ficaram inoperantes.



Veja também

  • + Bruna Lombardi posta foto seminua e reflete sobre intimidade
  • + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
  • + Filha de Ana Maria Braga exibe vida simples no interior de SP
  • + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informou que, em razão da greve de motoristas e cobradores de ônibus, o rodízio municipal de veículos está suspenso na cidade nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15).

Assim como ocorre em demais feriados, o rodízio em SP no feriado de Corpus Christi 2022 também estará suspenso. Como a data comemorativa cai em uma quinta-feira (16), a suspensão também será estendida a sexta-feira (17).

Continuam valendo normalmente o rodízio de placas para veículos pesados (caminhões) e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

As faixas exclusivas e corredores de ônibus estão liberados, durante toda esta terça-feira (14/06), para circulação de carros de passeio.

Está suspenso o rodízio de carros em São Paulo?
Foto: Arquivo Agência Brasil

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo informa que o rodízio municipal de veículos está suspenso nesta quarta-feira (2) e segue até sexta-feira (4). Além dos automóveis, a medida inclui o Rodízio de Caminhões, bem como as Zonas Máximas de Restrição de Caminhões e Fretados.

Desde a última terça-feira (1º), o rodízio estava suspenso devido a interdição na pista local da Marginal Tietê, sentido rodovia Ayrton Senna. Isso ocorreu após uma obra do Metrô desabar e abrir cratera na Marginal Tietê.

+ IPVA SP: vencimento do desconto de 5% começa esse mês; veja quando
+ Carro isento de IPVA: Gol está entre os modelos mais ofertados em site
+ Nova CNH em 2022: a troca será obrigatória? Veja como ficou
+ CNH: grupo de motoristas deve renovar documento em fevereiro; veja
+ Licenciamento 2022: Detran-SP divulga calendário e preço; veja

No entanto, a Zona Azul e a proibição de circulação de veículos pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus seguem mantidas.

O Rodízio Municipal, o Rodízio de Caminhões, bem como as Zonas Máximas de Restrição de Caminhões e Fretados permanecem suspensos até sexta-feira, 4 de fevereiro.

A Zona Azul e a proibição de circulação de veículos pelos corredores e faixas exclusivas de ônibus estão mantidas. pic.twitter.com/WxQRZ4eYh3

— cetsp_ (@CETSP_) February 2, 2022

Como funciona o rodízio?

Vale lembrar que o rodízio restringe a circulação de automóveis no minianel viário da cidade, nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.

Durante a medida, os veículos ficam impedidos de circular pelas marginais Tietê e Pinheiros, avenidas dos Bandeirantes e Afonso D´Escragnole Taunay, Complexo Viário Maria Maluf, avenidas Tancredo Neves e Juntas Provisórias, Viaduto Grande São Paulo e avenidas Professor Luís Inácio de Anhaia Melo e Salim Farah Maluf.

A tabela funciona da seguinte forma: durante as segundas não podem circular veículos com finais de placa 1 e 2. Já nas terças, 3 e 4. Nas quartas, são 5 e 6; nas quintas, 7 e 8; e nas sextas, 9 e 0.

MAIS NA MOTOR SHOW:

+ Ram lança linha 2022 das picapes 2500 e 1500; veja os preços
+ Avaliação: Chevrolet Spin é opção “barata” de sete lugares; vale a pena?
+ Qual é a melhor versão do Jeep Compass 2022?
+ Avaliação: como anda a nova Fiat Strada com câmbio CVT
+ Quem está isento de pagar o IPVA 2022 em SP? Veja a lista
+ IPVA 2022 de São Paulo tem desconto triplicado; veja a tabela
+ Avaliação: Jeep Renegade Moab é diesel com preço de flex. Vale a pena?
+ IPVA 2022 mais caro em SP é de Porsche 918 Spyder (2015); veja o valor
+ Rodízio de SP está suspenso desde segunda (20); veja quando volta
+ Calculadora gratuita de IPVA: saiba quanto vai custar o seu imposto
+ IPVA 2022: saiba como parcelar o imposto em até 12 vezes

Está suspenso o rodízio hoje?

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), esclarece que, em razão da greve de motoristas e cobradores de ônibus, o rodízio municipal de veículos está suspenso nesta quarta-feira, 29.

Tem rodízio hoje em São Paulo 2022?

O Rodízio SP hoje mantém as características definidas pelo Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores de 1997, no Município de São Paulo. Este foi implementado pela Lei Municipal Nº 12.490, publicada no Diário Oficial em 2 de outubro de 1997, na gestão do Prefeito Celso Pitta.

Até quando fica suspenso o rodízio em São Paulo?

A partir desta segunda-feira (20), o rodízio municipal de carros da cidade de São Paulo está suspenso. A suspensão vale até o dia 14 de janeiro.

Quando retorna o rodízio em SP 2022?

O Rodízio Municipal de Veículos volta a vigorar normalmente para carros na segunda-feira, dia 20 de junho de 2022. O rodízio restringe a circulação de veículos no Anel Viário da cidade nos períodos da manhã, das 7h às 10h, e da tarde, das 17h às 20h.