Está localizada entre o trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio e a região mais quente da Terra?

Ao observarmos um mapa-múndi, notamos a existência de algumas “linhas imaginárias” traçadas no sentido horizontal. Duas delas são conhecidas como trópico de câncer e trópico de capricórnio, respectivamente. Mas o que são essas linhas?

Os trópicos da Terra são paralelos, ou seja, linhas traçadas cartograficamente no sentido leste-oeste, paralelas à Linha do Equador. Sendo assim, eles possuem latitudes específicas. No caso do Trópico de Câncer, a latitude é de 23º27' N (23 graus e 27 minutos norte), enquanto no Trópico de Capricórnio as latitudes são de 23º27' S (23 graus e 27 minutos sul).

O fato de ambos os trópicos possuírem a mesma latitude, porém em hemisférios diferentes, significa que ambos estão a uma mesma distância da Linha do Equador, que demarca a metade da Terra, isto é, a área que possui uma igual distância entre o extremo norte e o extremo sul do nosso planeta.

Dessa forma, tudo o que se encontra entre os trópicos é chamado de intertropical, ao passo que as localidades posicionadas ao norte ou ao sul deles são chamadas de subtropicais.

Mas para que servem os trópicos de Câncer e Capricórnio?

Graças aos solstícios e equinócios, o sol incide sua radiação de formas diferentes ao longo do ano. Em alguns períodos, ele está mais inclinado para o norte, em outros, para o sul, havendo também as épocas em que os dois hemisférios são igualmente iluminados.

Os trópicos servem para demarcar o limite dessa diferença, ou seja, o Trópico de Câncer é a zona mais ao norte possível em que o sol incide perpendicularmente. Da mesma forma, o Trópico de Capricórnio é a faixo no hemisfério sul onde a iluminação perpendicular atinge o seu ponto máximo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quando essa zona de iluminação alcança um dos trópicos, nele se observa o posicionamento do sol sobre o zênite, que é o ponto mais acima no céu em uma observação vertical.

Portanto, essa é a função dos trópicos, marcar as zonas da Terra que recebem a máxima radiação solar durante o ano. Dessa forma, é possível dizer que as faixas intertropicais são mais iluminadas pelo sol do que as subtropicais, o que as torna, em geral, mais quentes.

Está localizada entre o trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio e a região mais quente da Terra?

Monumento dedicado ao Trópico de Câncer em Taiwan

Além dessa função, os trópicos também auxiliam na demarcação das estações do ano. Quando o eixo vertical do sol atinge um trópico, as estações mudam. Quando ocorre no Trópico de Câncer, há o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul, acontecendo o inverso quando o sol alcança o Trópico de Capricórnio.

Está localizada entre o trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio e a região mais quente da Terra?

Placa indicando que ali passa o Trópico de Capricórnio, na Austrália

O trópico de Câncer “corta” no sentido imaginário os seguintes países: Arábia Saudita, Argélia, Bahamas, Bangladesh, Chade, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos, Índia, Líbia, Mali, Mauritânia, México, Myanmar, Níger, Omã e Taiwan.

Já o trópico de Capricórnio passa por África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Botswana, Chile, Moçambique, Madagascar, Namíbia e Paraguai.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Qual e a zona localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio?

A zona tropical ou intertropical recebe esse nome por se localizar entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. Trata-se da região com as maiores temperaturas do planeta, onde os raios solares atingem a superfície perpendicularmente.

O que determina a localização dos trópicos de Câncer e Capricórnio?

O Trópico de Câncer é uma linha de latitude imaginária acima do equador que atravessa o globo a cerca de 23 graus norte. Este é o local exato onde o sol está no alto em 21 de junho. O oposto é o Trópico de Capricórnio, cuja linha de latitude circunda o globo a cerca de 23 graus ao sul (abaixo do equador).

Quais climas da Terra predominam entre os trópicos de Câncer e Capricórnio?

A maior parte do território brasileiro encontra-se na Zona Tropical, que se localiza entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio. Por isso, predomina os climas tropicais no país.

Qual a região está predominantemente ao sul da linha do Trópico de Capricórnio?

No Brasil, o Trópico de Capricórnio atravessa os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.