Ervas para curar feridas na perna

Autores

  • Cláudia Katarine Andrade de Carvalho de Souza
  • Danielly Silva de Santana
  • Lívia Maria do Amorim Costa Gaspar
  • Millena Vila Nova Garção
  • Roberta de Carvalho Costa
  • Thyago Góis Costa Melo

Palavras-chave:

Imunologia, plantas medicinais, mastruz, cicatrização

Resumo

Introdução: As plantas medicinais sempre tiveram importância fundamental no que diz respeito às inúmeras práticas da cultura popular ao longo dos séculos, sendo estas de grande valia por suas potencialidades terapêuticas. Com o desenvolvimento da biotecnologia e ciência, a fitoterapia vem sendo cada vez mais recomendada por profissionais da saúde visando promover um tratamento seguro, eficaz e de qualidade ao paciente. Dentre as diversas plantas com teor terapêutico, pode-se destacar o mastruz (Coronopus didymus) como um potente agente cicatrizante em feridas cutâneas; a planta apresenta distribuição ampla e é considerada uma das mais utilizadas no tratamento empírico cutâneo. Todavia, ainda que existam estudos que comprovem a eficácia da terapêutica, a falta de ensaios mais aprofundados implica em sua disseminação. Objetivo: Realizar um levantamento bibliográfico acerca da importância de novos estudos sobre a utilização do mastruz como prática fitoterápica na cicatrização de feridas. Material e métodos: Para o desenvolvimento deste resumo foram realizadas pesquisas bibliográficas utilizando as palavras-chave “plantas medicinais”, “cicatrização” e “mastruz como cicatrizante” nas bases de dados Scielo e Medline, compreendendo artigos publicados entre 2017 e 2020. Resultados: Dos três trabalhos científicos analisados, destaca-se uma pesquisa de Nitz e colaboradores (2006) feita com ratos, utilizando o extrato aquoso do mastruz (Coronopus didymus) em cortes superficiais; esta, trouxe resultados positivos que ratificaram a eficiência da planta no processo cicatricial, uma vez que a utilização do mesmo promove um aumento estatístico significante no número de células regenerativas, como fibroblastos e fibras colágenas nas feridas curadas. Conclusão: Diante de sua eficácia, a utilização de plantas e ervas como agentes terapêuticos vem sendo uma prática cada vez mais comum nos dias hodiernos. Com base na literatura cientifica existente, conclui-se que o mecanismo de ação da planta Coronopus didymus (Mastruz) é altamente eficaz no processo de cicatrização de feridas na pele, visto que a sua utilização acelera a produção de células cutâneas. Além disso, é importante ressaltar a facilidade na produção do extrato aquoso do mastruz para o tratamento e posterior cura de lesões, fato que reitera a necessidade de uma maior análise da planta.

Ervas para curar feridas na perna

Como Citar

Souza, C. K. A. de C. de, Santana, D. S. de, Gaspar, L. M. do A. C., Garção, M. V. N., Costa, R. de C., & Melo, T. G. C. (2020). O USO DO MASTRUZ COMO AGENTE CICATRIZANTE EM FERIDAS CUTÂNEAS. Revista Multidisciplinar De Educação E Meio Ambiente, 1(2), 78. Recuperado de https://editoraime.com.br/revistas/index.php/rema/article/view/497

Edição

Seção

Anais de Eventos

Licença

Ervas para curar feridas na perna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Direitos Autorais

A submissão de originais para a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional de Educação e Meio Ambiente como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.

Graças às propriedades medicinais destas plantas, conseguiremos curar e cicatrizar as feridas em um tempo recorde. Opte sempre por suas versões naturais para obter melhores resultados.

Ervas para curar feridas na perna

A natureza, sempre sábia e fascinante, coloca à nossa disposição maravilhosas plantas que podem nos ajudar a curar e cicatrizar feridas que todos já tiveram um dia.

Falamos, sem dúvidas, de lesões que não têm gravidade excessiva. Uma queimadura, um arranhão, um corte ou inclusive as clássicas feridas nos joelhos que as crianças ganham quando caem ou esbarram em algo, que podem ter uma solução rápida com determinados remédios caseiros.

Portanto, nunca é demais ter em casa nossa própria farmácia de “plantas medicinais”. Agora, considere também que precisamos saber escolhê-las e aplicá-las da forma correta.

Nem todas valem, e também é necessário aplicar uma dosagem adequada.

A seguir, ofereceremos 3 sugestões que serão muito úteis para curar e cicatrizar feridas.

1. Babosa para curar e cicatrizar feridas

O gel da babosa aplicado por via tópica é simplesmente excepcional. É usado como tratamento para as feridas, queimaduras, irritações e inflamações da pele.

Essa polpa ou massa gelatinosa de dentro da babosa não é composta apenas por água. Além disso, ela contém mucilagem ácida, sais orgânicos, enzimas, saponinas, taninos, aminoácidos, vitaminas e diversos minerais.

  • A aplicação tópica do gel de babosa estimula a produção de colágeno. Graças a este processo, a cicatrização é favorecida e a angiogênese também, ou seja, a formação de novos tecidos para cobrir as feridas.
  • Ainda, graças a diversos estudos, sabe-se que esta planta tem efeitos terapêuticos capazes de diminuir tanto a dor quanto a inflamação.
  • Também é fascinante saber que dispõe de aloe-emodina, um composto orgânico que combate tanto vírus quanto bactérias. Assim, consegue curar e cicatrizar feridas de forma rápida e sem perigo de surgirem infecções.

Aplicação da babosa

Uma forma excelente, útil e simples de aproveitar os benefícios da babosa é congelando-a. Anote tudo sobre o procedimento.

  • Pegue uma folha da planta de babosa e, com a ajuda de uma colher, abra-a pela metade.
  • Retire todo o gel translúcido de dentro dela e coloque-o colher por colher em uma forma para fazer gelo.
  • Depois de encher a forma, coloque-a no congelador.
  • O gel conservará todas as propriedades enquanto estiver no congelador. Sempre que precisar dele, basta tirar um dos cubinhos e usar.

A aplicação à frio de babosa também pode ser muito terapêutica para aliviar contusões ou inclusive varizes inflamadas.

2. A centella asiática

A centella asiática é uma erva medicinal muito usada para tratar problemas de pele como eczemas, psoríase, chagas, simples queimaduras ou inclusive feridas abertas.

Esta planta tão comum em todo o continente asiático contém um elemento que compartilha com a babosa: as saponinas. Graças a elas, a cicatrização é favorecida e inclusive há uma melhora da circulação sanguínea para estimular a produção de colágeno.

É comum que as indústrias farmacêuticas façam uso dela para incluir em tratamentos tópicos. Uma de suas virtudes é estimular a cura das feridas após cirurgias.

Aplicação da centella asiática

É possível conseguir múltiplos tratamentos naturais já preparados em lojas de remédios naturais. São uma boa opção que sempre nos oferecerá mais segurança.

  • Também existe a alternativa de preparar simples “cataplasmas” à base de folhas de centella asiática.
  • Neste caso, você só terá que recorrer a algumas folhas frescas, socá-las com um pilão, e aplicá-las sobre a ferida ou a queimadura.
  • Deixe atuar por 20 minutos e depois retire.
  • Se repetirmos essa mesma ação dois ou três dias seguidos, veremos bons resultados.

3. A camomila

A Agência Europeia de Medicamentos aprovou seu uso há alguns anos. A camomila usada de forma tópica é muito eficaz para curar e cicatrizar feridas, eczemas e todo tipo de inflamações.

  • Cabe dizer que não será muito útil ingerir uma deliciosa xícara de sua infusão. Ela até poderá nos acalmar e ajudar a descansar, mas no que se refere ao tratamento de feridas e infecções, devemos aplicá-la externamente.

Além disso, dentre suas vantagens, destaca-se o fato de que é antialérgica. Explicaremos a seguir como você pode se beneficiar dela.

Aplicação da camomila

É muito simples. O mais recomendável é comprar camomila seca em uma loja de produtos naturais.

Também seria possível fazer uso dos clássicos saquinhos de infusão mas, visto que não sabemos se tudo que há dentro deles é camomila, sempre é melhor recorrer a um centro especializado.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de camomila seca (10).
  • 1/2 copo de água (100 ml).

Preparo

  • Aqueça meio copo de água e, quando ferver, adicione a colher de camomila seca.
  • Depois de infusionar, retire a camomila com a ajuda de um coador e fique só com a água.
  • Quando estiver morna, e com a ajuda de um algodão, aplique sobre a ferida a água medicinal incrivelmente curativa. Você pode repetir o tratamento várias vezes por dia. Costuma dar um resultado maravilhoso.

Portanto, não deixe de incluir estas três plantas em sua farmácia caseira. Certamente elas serão de grande ajuda.

Pode interessar a você...

Qual o remédio caseiro para curar ferida na perna?

9 cicatrizantes naturais (e como preparar).
Ligadura com mel. ... .
Cataplasma de chá calêndula. ... .
Compressas de camomila. ... .
Gel de babosa. ... .
Cataplasma de aveia. ... .
Compressa de amor-perfeito. ... .
Emplastro de milefólio. ... .
Compressa de confrei..

Qual a melhor erva para cicatrizar feridas?

Quais São as Principais Plantas para Cicatrizar Feridas?.
Aloe vera. Aloe Vera, popularmente conhecida como Babosa é uma planta famosa e presente na composição de diversos shampoos e cremes, produzidos a partir da sua polpa branca e folhas. ... .
Camomila. ... .
Calêndula. ... .
Centella asiática. ... .
Guaco..

O que é bom para curar ferida na perna?

5 passos para curar uma ferida mais rápido.
Lavar a ferida e fazer um curativo. ... .
Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ... .
Manter a ferida elevada. ... .
Comer ômega 3 e vitaminas A, C e E. ... .
Passar uma pomada cicatrizante..

Qual o remédio natural para secar ferida?

Abra a folha de babosa e retire o gel transparente do seu interior. Coloque sobre a ferida e cubra com a gaze ou compressa. No dia seguinte, lave a ferida e repita o processo diariamente, até a ferida estar completamente cicatrizada.