Epidemias no Brasil no século 20

Graduado em Ciências Biológicas (UNIFESO, 2014)

Ouça este artigo:

A OMS considera epidemia se a cada 100 mil habitantes 300 tiverem a mesma doença no mesmo local. O histórico de epidemias do Brasil surge com a vinda dos portugueses, tendo como a primeira epidemia relatada a varíola em 1563, afetando principalmente os indígenas por nunca terem tido contato com a doença e usarem pertences pessoais e roupas dos europeus contaminados. Os europeus viram essa epidemia e o desconhecimento dos indígenas como uma oportunidade de se apossar de suas terras. Então, os europeus deixavam roupas contaminadas em trilhas para que os indígenas as encontrassem e usassem. Durante séculos não se tinha informações suficientes da doença, o meio de se a controlar a epidemia era isolar os enfermos e descartar seus objetos pessoais. Sendo uma doença viral, a varíola traz consigo os sintomas de uma gripe comum, evoluindo para protuberâncias inflamadas na pele, levando ao óbito. A doença foi erradicada, segundo a OMS, em 1980.

O primeiro relato de tuberculose no Brasil se dá em 1549, trazida pelo padre enfermo Manuel da Nóbrega. Em 1555 a doença se alastrou, infectando por volta de 1 em cada 150 habitantes. No século XX, 10% dos óbitos na cidade de São Paulo eram resultantes da tuberculose. Medidas como saneamento básico e melhores métodos de higiene pessoal reduziram essa taxa ao longo das décadas.

Com o crescimento do Brasil, portos foram instalados nos litorais brasileiros, principalmente para exportação de café e tráfico de escravos. Com isto novas epidemias surgiram com mais frequência.

A febre amarela foi introduzida no Brasil com a vinda dos navios negreiros, causando um surto da doença na cidade de Olinda e se alastrando para o interior do estado de Pernambuco, chegando a Salvador em 1685. Mais tarde, em 1849, houve uma epidemia originária de um navio vindo de New Orleans e Havana, contagiando moradores da cidade do Rio de Janeiro e se alastrando por todo o litoral Brasileiro.

A peste negra ou peste bubônica surgiu no porto de Santos no estado de São Paulo e em apenas 3 meses chegou ao Rio de Janeiro (Capital Federal na época).

Os primeiros relatos de epidemias de dengue no Brasil se dão em 1986, nas regiões Nordeste e Sudeste, se agravando em 1990 com a introdução do segundo sorotipo (DEN-2) e, mais tardar, em 2001 com a introdução do terceiro sorotipo (DEN-3). Atualmente a dengue é uma grande epidemia enfrentada pela população brasileira, em 2015 chegando a 1.649.008 de casos da doença, com um novo caso de dengue a cada 12 segundos. Além da dengue, o Brasil enfrenta epidemia de Zika vírus, que foi introduzida na Copa do Mundo de 2014.

Bibliografia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Febre_amarela#Hist.C3.B3ria
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/01/pais-teve-16-milhao-de-casos-de-dengue-em-2015.html
http://especiais.g1.globo.com/ciencia-e-saude/epidemia-de-dengue/2015/
http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?pid=S1679-49742007000200006&script=sci_arttext
https://pt.wikipedia.org/wiki/Var%C3%ADola#Sintomas
http://files.bvs.br/upload/S/1679-1010/2012/v10n3/a2886.pdf
http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh4/trabalhos/Vagner%20Souza.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/saude/principais-epidemias-ocorridas-no-brasil/

Arquivado em: Doenças, Saúde

Epidemias do século XX: gripe espanhola e aids / Epidemics of the 20th century: Spanish flu and AIDS

In. Teixeira, Luiz Antonio; Pimenta, Tânia Salgado; Hochman, Gilberto. História da saúde no Brasil. São Paulo, Hucitec, 2018. p.284-327. (Saúde em Debate, 269).

Monografia em Português | HISA - História da Saúde | ID: his-40754

Localização: BR1273.1; 362.10981, T266h

  • RESUMO

RESUMO

Este capítulo focaliza duas manifestações epidêmicas que marcaram a história brasileira e mundial do século XX a pandemia de influenza ocorrida nos últimos meses de 1918 e de aids, surgida no início da década de 1980. As duas doenças foram objeto de numerosas reflexões entre os pesquisadores brasileiros, o que tem contribuído na elaboração de uma história sobre como a sociedade brasileira vivenciou essas experiências. A primeira parte do texto é dedicada ao exame dos contextos médico-científicos que marcaram a instalação dessas duas epidemias. em um segundo momento, é apresentado alguns aspectos relacionados à abordagem das doenças epidêmicas no âmbito das ciências humanas, em especial nos estudos históricos. Em seguida, é focalizada cada uma dessas experiências, imergindo no seu universo biopatológico. Aborda-se também como essas experiências influíram na vida de seus contemporâneos. Por fim, apresenta-se algumas considerações na expectativa de comparar o que as une e o que as diferencia.

Assuntos

Buscar no Google

Coleções: Bases de dados temática Base de dados: HISA - História da Saúde Assunto principal: Brasil / Surtos de Doenças / Síndrome de Imunodeficiência Adquirida / História do Século XX / Influenza Humana Tipo de estudo: Estudo de rastreamento País/Região como assunto: América do Sul / Brasil Idioma: Português Revista: Saúde em Debate Ano de publicação: 2018 Tipo de documento: Monografia

Qual foi a epidemia do século 20?

Início do Século XX: o Butantan e o combate à epidemia de peste bubônica - Instituto Butantan.

Quais foram as principais epidemias no Brasil?

Desde o século 16, epidemias de leishmaniose, esquistossomose, conjuntivite e outras enfermidades trazidas pelos colonizadores afetaram a população brasileira, como explica André Mota, historiador e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), em vídeo para o canal da instituição no YouTube.

Qual foi a pandemia do século 19?

La gripe española La pandemia de 1918-1919.

Qual foi a epidemia que do século XIV?

A peste negra foi um surto de peste bubônica que atingiu a Europa ao longo do século XIV, resultando na morte de, pelo menos, 1/3 da população.