Enumere os passos (1 a 9) da técnica de fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica.

Como fazer a fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica?

Aplique uma quantidade suficiente de preparação alcoólica em uma mão em forma de concha para cobrir todas as superfícies das mãos. Friccione as palmas das mãos entre si. Friccione a palma direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.

Qual a sequência recomendada da fricção antisséptica das mãos?

Friccione o polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa. Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, fazendo movimento circular e vice-versa. Agora, suas mãos estão seguras.

O que é fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica?

Tem como finalidade reduzir a carga microbiana das mãos e pode substituir a higienização com água e sabonete líquido quando as mãos não estiverem visivelmente sujas. A fricção antisséptica das mãos com preparação alcoólica não realiza remoção de sujidades” (MS/ANVISA/FIOCRUZ, 2013).

Quais são as formas de antissepsia das mãos?

Nessa higienização é recomendado o uso de sabão liquido comum, por um período mínimo de 60 segundos de esfregação de toda a superfície das mãos, seguida de um rigoroso enxague e secagem com papel-toalha.