Em que medida a domesticação de animais facilitou a vida dos seres humanos?

O período Neolítico ocorreu do ano 7000 a.C. até 2500 a.C., sendo conhecido também como período da Pedra Polida. Foi um momento marcante da Pré-História, pois a vida do humano primitivo passou por diversas transformações nele. Os grupos humanos sedentarizam-se, isto é, fixaram-se em um único lugar e intensificaram a prática da agricultura.

Com o aumento populacional, os grupos cresceram e tornaram-se sociedades complexas que começaram a organizar-se politicamente. As transformações do Neolítico foram marcantes para a formação das primeiras civilizações da Antiguidade oriental.

Leia também: Ferramentas na Pré-História – diferentes materiais e funções

Características do período Neolítico

O período anterior ao Neolítico é o Paleolítico — momento em que os primeiros grupos humanos surgiram e tentaram adaptar-se ao ambiente em que viviam. Andavam em bandos, eram nômades, isto é, estavam em constante deslocamento, não tendo moradia fixa. Alimentavam-se da caça, da pesca e de frutos disponíveis em árvores e plantas no caminho por onde passavam. Com o passar do tempo, os grupos humanos conseguiram sobreviver às intemperes do ambiente e usufruir do que a natureza oferecia muito além da simples satisfação das necessidades básicas.

Em que medida a domesticação de animais facilitou a vida dos seres humanos?
Objetos utilizados pelos grupos humanos do Neolítico.[1]

A transição do Paleolítico para o Neolítico esteve na descoberta e no controle do fogo. Dessa forma, os grupos humanos puderam proteger-se do frio, espantar animais selvagens das suas cavernas e iluminar os seus interiores durante a noite. O fogo também foi útil durante as expedições noturnas dos grupos, pois eles puderam guiar-se melhor pelos caminhos por onde passavam e atacar suas presas por meio de emboscadas. Os alimentos puderam ser cozidos, melhorando o seu sabor.

O período Neolítico surgiu a partir dessas atitudes dos primeiros grupos humanos. Com a descoberta e controle do foto, esses grupos puderam fixar-se em um único lugar, não precisando mais procurar outro ambiente para viverem em razão do frio.

Em que medida a domesticação de animais facilitou a vida dos seres humanos?
Resquícios de uma construção do período Neolítico.[2]

A sedentarização também influenciou nessa fixação dos grupos em um único lugar. A prática da agricultura possibilitou o plantio e a colheita de sementes. Isso influenciou na produção de peças feitas de argila para armazenar essa produção. Os animais selvagens eram mortos para afastar-se o perigo contra os grupos, ou para a retirada de seus ossos e dentes para a fabricação de armas, ou ainda para a alimentação; e os animais menores eram domesticados e introduzidos no cotidiano dos humanos, como cachorros e algumas aves.

Durante o Neolítico, os hominídeos utilizavam a pedra polida para fabricar instrumentos mais eficazes, pois por meio dela havia maior precisão nos cortes. Esses instrumentos poderiam ser utilizados para caçar ou pescar e também para atacar grupos inimigos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Principais mudanças e conquistas do período Neolítico

A revolução agrícola foi uma das marcas do período Neolítico. Com a sedentarização dos grupos humanos, pôde-se observar e reconhecer os fenômenos naturais e explorar a natureza em benefício do grupo. Além disso, o primitivo pôde utilizar a terra, plantando e colhendo seus frutos. Com essa mudança, aumentou-se o número populacional e os grupos humanos transformaram-se em sociedades mais complexas, abrindo espaço para a formação de um Estado que as administrasse. Surgia assim a figura do chefe do grupo, uma pessoa a quem os demais respeitavam e acatavam suas ordens.

Em que medida a domesticação de animais facilitou a vida dos seres humanos?
A sedentarização dos grupos humanos permitiu a construção de casas feitas com materiais disponíveis próximos do local da moradia.[3]

Outra mudança ocorrida no período Neolítico diz respeito à moradia. A caverna não era mais o lugar ideal para habitar-se. Foi muito útil nos tempos do Paleolítico, mas, no Neolítico, a sedentarização exigiu a construção de casas feitas de madeira, barro ou adobe. Para alguns estudiosos do período, a construção de moradias fez surgir os primeiros traços da arquitetura.     

Economia do período Neolítico

A principal produção econômica nesse período foi a agricultura. Ao explorar a terra, os grupos neolíticos puderam plantar e colher sementes bem como armazená-las para tempos futuros ou para trocas de excedentes com outros grupos.

Arte no período Neolítico

Em que medida a domesticação de animais facilitou a vida dos seres humanos?
Stonehenge, na Inglaterra, é um exemplo de como os grupos neolíticos consideravam as pedras significativas, tanto no cotidiano quanto na religião.

A arte durante o período Neolítico esteve registrada nos acabamentos dos utensílios utilizados no cotidiano dos grupos. Eram desenhos abstratos e que representavam a vivência dos humanos desse período. Os traços humanos, que apontam movimentos e agilidade, eram marcantes nesses desenhos. Eles eram feitos nas cerâmicas e tornaram-se principais fontes históricas para o estudo do Neolítico.

O uso da pedra polida fez-se também presente na arte. Com o polimento das pedras, o ser humano primitivo pôde valer-se das figuras geométricas. Essas pedras serviam também para as cerimônias religiosas. Após o sedentarismo e a prática da atividade agrícola, a terra tornou-se importante e ganhou muito significado para a vida dos neolíticos. Por isso, os rituais eram feitos como uma forma de pedido aos deuses ou de invocação de forças sobrenaturais para que a colheita tivesse êxito. A morte também se inseria nas práticas religiosas. Cerimônias eram feitas junto às pedras, como no cenário da imagem anterior, quando algum integrante do grupo morria.

Acesse também: Arte da Pré-História – as diferentes produções artísticas desse período

Resumo

  • Período do Neolítico ou da Pedra Polida foi o de maior transformação na vida do ser humano da Pré-História.
  • A sedentarização favoreceu a prática da agricultura.
  • Presença de ritos religiosos.

Exercícios resolvidos

Questão 1 - Sobre a sedentarização dos grupos neolíticos, é correto afirmar que:

a) Intensificou as movimentações dos neolíticos em busca de caça e pesca.

b) Não teve nenhum efeito para a vida do ser humano primitivo.

c) Propiciou o surgimento da agricultura e do cuidado com a terra.

d) Não obteve êxito, e os humanos primitivos voltaram para as cavernas.

Resolução

 Alternativa C. Quando os grupos neolíticos tornaram-se sedentários, ou seja, passaram a residir em um único lugar, houve como consequência o cuidado com a terra onde estavam. A prática da agricultura tornou-se atividade econômica principal do período Neolítico a partir do momento que esses grupos fixaram-se na terra, procurando conhecê-la, para que o plantio e o cultivo pudessem ser proveitosos para todos do grupo.

Questão 2 - Ao fixarem-se em um único lugar, os grupos humanos atravessaram um período de intensas mudanças, como a:

a) descoberta do fogo

b) revolução agrícola

c) divisão igualitária dos bens do grupo

d) caça e pesca

Resolução

Alternativa B. A revolução agrícola, entre as mudanças promovidas no período Neolítico, foi a mais importante e está relacionada com a sedentarização dos grupos desse período. A prática da agricultura permitiu que tais grupos observassem os fenômenos da natureza, realizassem cerimônias religiosas, construíssem objetos de barro para guardar a colheita e se relacionassem com outros povos ao promoverem trocas de excedentes.

Créditos das imagens

[1] Muséum de Toulouse / Commons

[2] Sedat Demir / Shutterstock

[3] ArtMediaFactory / Shutterstock

Em que medida a domesticação dos animais facilitou a vida dos seres humanos?

Em seu estado natural, a tendência é que os animais se defendam dos seres humanos ou os cacem como predadores. Porém, com a domesticação, os animais começam a ter um comportamento dócil e submisso aos humanos. Ocorre um processo evolutivo em que as espécies interagem e vivem com os seres humanos.

Quais foram os benefícios para o ser humano com a domesticação de animais?

Com a convivência com os seres humanos – que inicialmente usavam os animais como alimentação, ajuda no trabalho, vestimenta e transporte – algumas espécies tornam-se dóceis e submissas, num fenômeno conhecido como domesticação.

Quais são os objetivos de se domesticar um animal?

A arte de domesticar animais começou a fazer parte da cultura da humanidade quando estes começaram a se fixar em determinadas regiões do planeta. Isto permitiu a criação de animais, principalmente para a alimentação, transporte de pessoas ou cargas e para executar trabalhos como a aragem de terrenos para agricultura.

Por que a agricultura se tornou tão importante para a vida do ser humano?

A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.