Em que grupo encontramos seres eucariontes pluricelulares e heterótrofos?

Com estes exercícios sobre os seres vivos, você avaliará seus conhecimentos sobre as características dos organismos e sua classificação.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Exercícios de Biologia

Questão 1

Classificar os seres vivos sempre foi um grande desafio. A variedade de características físicas e de hábitos de vida, por exemplo, é um dos problemas enfrentados. Para facilitar a classificação, Lineu propôs um sistema de categorias taxonômicas. De acordo com esse sistema, qual é o táxon mais abrangente?

a) Reino.

b) Filo.

c) Classe.

d) Ordem.

e) Espécie.

ver resposta


Questão 2

A classificação dos seres vivos em cinco reinos, proposta por Whittaker, apesar de apresentar falhas, ainda é a mais usada. De acordo com esse sistema, em que grupo encontramos seres eucarióticos, multicelulares e heterotróficos?

a) Reino Monera.

b) Reino Protoctista.

c) Reino Fungi.

d) Reino Plantae.

e) Reino Animalia.

ver resposta


Questão 3

Para falar a respeito de um ser vivo normalmente utilizamos o nome popular de determinada espécie. O nome popular, no entanto, apresenta variações de uma região para outra, o que pode gerar confusão. Diante disso, os pesquisadores utilizam o nome científico das espécies, que obedece a uma série de regras.

Observe as alternativas abaixo e marque aquela que não representa uma regra para a escrita de nomes científicos.

a) Todo nome científico deve ser composto por dois nomes. O primeiro representa o gênero, e o segundo é o epíteto específico.

b) O nome do gênero sempre deve ser escrito com letra minúscula.

c) Subespécies deverão obedecer a uma nomenclatura trinomial.

d) Os nomes científicos devem ser apresentados em destaque no texto.

e) Ao citar o nome do autor, este deve vir logo após o nome da espécie.

ver resposta


Questão 4

Um organismo que pertence ao mesmo filo que outro necessariamente pertence ao(a) mesmo(a):

a) reino.

b) família.

c) classe.

d) ordem.

e) espécie.

ver resposta


Questão 5

É muito comum dizer que um organismo vivo possui célula, a unidade funcional e estrutural dos seres vivos. De acordo com essa definição, que organismos não podem ser considerados seres vivos?

a) Cianobactérias.

b) Algas.

c) Protozoários.

d) Fungos.

e) Vírus.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “a”. O reino é o táxon mais abrangente e é formado por um conjunto de filos. As principais categorias taxonômicas do táxon mais abrangente para o de menor abrangência são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa “e”. O reino Animalia é formado por organismos que possuem células com membrana nuclear (eucarióticos), mais de uma célula (multicelulares) e não são capazes de produzir seu alimento (heterotróficos).

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa “b”. Ao escrever o nome científico, o gênero deve ser escrito com letra maiúscula, e o epíteto específico deve apresentar letra minúscula.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa “a”. Um ser vivo que pertence ao mesmo filo que outro também pertence ao mesmo reino.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa “e”. Os vírus, por não possuírem células e não apresentarem metabolismo próprio, não são considerados, por alguns autores, como seres vivos. Outros autores, no entanto, classificam os vírus como sendo vivos em virtude da capacidade de se autoduplicar e porque eles possuem variabilidade e ácidos nucleicos.

voltar a questão


Em que grupo encontramos seres eucariontes pluricelulares e heterótrofos?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

É comum encontrarmos em livros didáticos a classificação dos organismos vivos em cinco reinos: Reino Monera, Reino Protista, Reino Fungi, Reino Plantae e Reino Animalia. Atualmente, sabe-se que essa classificação apresenta algumas sérias falhas e que alguns reinos já não são mais considerados.

Uma classificação bastante aceita nos dias atuais é aquela que compreende uma categoria acima de reino: os domínios. Essa classificação foi proposta por Carl Woese,em 1977, e baseia-se em dados de filogenia molecular. De acordo com Woese, existem três domínios: Domínio Archaea, Domínio Bacteria e o Domínio Eukarya.

→ Domínio Archaea

Nesse domínio, encontramos organismos procariontes, ou seja, seres vivos que não apresentam núcleo celular verdadeiro, nos quais o material genético fica disperso no citoplasma. Além disso, esses organismos são unicelulares e podem apresentar nutrição autotrófica ou heterotrófica. Apesar de serem unicelulares e procariontes, eles foram separados das bactérias, pois, evolutivamente, estão mais próximos dos eucariontes.

Esse grupo destaca-se ainda por apresentar representantes extremófilos, que são aqueles que conseguem sobreviver em ambientes onde outros organismos não conseguiriam. Entre esses ambientes em que encontramos os representantes do domínio Archaea, podemos citar os ricos em metano ou enxofre, ou com temperatura extremamente elevada.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Domínio Bacteria

Nesse domínio, há organismos também procariontes, unicelulares e com nutrição autotrófica ou heterotrófica. Nesse grupo, estão as bactérias já bastante conhecidas pelo homem: as causadoras de doenças, aquelas que vivem no solo e na água e as cianobactérias.

→ Domínio Eukarya

No domínio Eukarya, estão presentes todos os organismos eucariontes, isto é, aqueles que possuem material genético delimitado por uma membrana chamada de envoltório nuclear ou carioteca. Assim sendo, nesse grupo, existem protozoários, algas, fungos, plantas e animais, portanto, são organismos unicelulares ou pluricelulares e com nutrição autotrófica ou heterotrófica.

→ Diante dos domínios, o que muda na tradicional classificação em cinco reinos?

Atualmente, são reconhecidos somente Reino Fungi, Plantae e Animalia. O reino Monera deixou de existir, uma vez que os organismos procariontes agora estão divididos em dois domínios. O reino Protoctista também não é mais aceito, pois possui muitos representantes com mais relação com outros grupos do que com organismos desse reino.

¿Qué reino tiene células eucariotas son pluricelulares y heterótrofos?

Reino animal El reino Animalia es el más evolucionado y se divide en dos grandes grupos: vertebrados e invertebrados. Los animales son seres pluricelulares y eucariotas de alimentación heterótrofa, respiración aeróbica, reproducción sexual y capacidad de desplazamiento.

¿Qué reino agrupa solo a seres eucariotas pluricelulares y autótrofos?

Reino vegetal El segundo de los reinos de la naturaleza, el reino vegetal (también denominado reino plantae), está formado por organismos que presentan las siguientes características: pluricelulares, autótrofos, eucariotas, inmóviles, anaeróbicos y que se pueden reproducir de dos formas; sexualmente o asexualmente.

¿Qué reino agrupa a los organismos eucariotas unicelulares o pluricelulares heterótrofos con digestión externa?

En la clasificación científica de los seres vivos, los animales (Animalia) o metazoos (Metazoa) constituyen un reino que reúne un amplio grupo de organismos que son eucariotas, heterótrofos, pluricelulares y tisulares (excepto los poríferos).

¿Qué organismos son eucariotas pluricelulares autótrofos?

Está constituido por plantas, unos organismos unicelulares que tienen células eucariotas y nutrición autótrofa. Está constituido por plantas, unos organismos pluricelulares que tienen células eucariotas y nutrición autótrofa.