Disturbio de condução pelo ramo direito

Recursos do assunto

O bloqueio de ramo é um bloqueio do sistema de condução elétrica que envolve a interrupção total ou parcial da condução dos impulsos elétricos pelos ramos direito ou esquerdo do feixe de His.

A corrente elétrica que controla a contração do músculo cardíaco começa no nó sinoatrial, flui através das câmaras superiores do coração (átrios) e, depois, passa para as câmaras inferiores do coração (ventrículos) através de um tipo de caixa de distribuição elétrica chamada de nó atrioventricular (nó AV). O nó AV está localizado na parte inferior da parede que separa os átrios, próximo aos ventrículos, e fornece a única conexão elétrica entre os átrios e os ventrículos. O feixe de His é um grupo de fibras que conduz os impulsos elétricos a partir do nó atrioventricular até as câmaras inferiores do coração (os ventrículos). O feixe de His divide-se em outros dois ramos: O ramo esquerdo conduz os impulsos ao ventrículo esquerdo, e o ramo direito conduz os impulsos ao ventrículo direito. A condução pode ser bloqueada no ramo esquerdo ou no direito.

O ramo esquerdo se divide ainda em dois ramos, chamados fascículos anterior e posterior. Se a condução através de um desses fascículos for bloqueada, o bloqueio é chamado hemibloqueio ou bloqueio fascicular.

A trajetória elétrica do coração

O nódulo sinoatrial (sinusal) (1) origina um impulso elétrico de contração transmitido pelos átrios direito e esquerdo (2), fazendo com que se contraiam. Quando o impulso elétrico alcança o nódulo atrioventricular (3), ele sofre um pequeno retardo. O impulso então percorre o feixe de His (4), onde se divide entre o ramo direito para o ventrículo direito (5) e o ramo esquerdo para o ventrículo esquerdo (5). O impulso propaga-se então pelos ventrículos, provocando a contração.

De forma geral, não é necessário tratamento.

O seguinte é um recurso em inglês que pode ser útil. Vale ressaltar que O MANUAL não é responsável pelo conteúdo deste recurso.

  • Associação Americana do Coração: Arritmia: Informações para ajudar as pessoas a entenderem seu risco de arritmia bem como informações sobre diagnóstico e tratamento

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

Disturbio de condução pelo ramo direito

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Disturbio de condução pelo ramo direito

Geralmente distúrbios no ramo direito do coração isoladamente não representam gravidade, podem inclusive aparecer em pessoas assintomáticas e aparentemente saudáveis, contudo esse tipo de distúrbio também podem ser sinal de alguma doença cardíaca preexistente que exige maior atenção e cuidado.

O distúrbio da condução do ramo direito se refere a interrupção parcial do impulso elétrico que percorre o ramo direito do feixe de His, que é um conjunto de fibras que transmitem os impulsos elétricos do nó atrioventricular até os ventrículos. Quando ocorre interrupção total da transmissão desse impulso elétrico tem-se o bloqueio completo do ramo direito.

Algumas doenças que podem estar relacionadas ao bloqueio de ramo direito são:

  • Cardiopatia hipertensiva
  • Infarto agudo do miocárdio
  • Doença de Chagas
  • Cardiomiopatia dilatada idiopática

Consulte o seu médico de família, clínico geral ou cardiologista, para que ele possa fazer uma melhor análise dos sintomas, sinais e resultados de exames e assim fazer o diagnóstico mais adequado.

Pode também lhe interessar:

O que é Doença de Chagas

Quais são os sintomas da Insuficiência Cardíaca?

Qualquer obstrução ou retardo do fluxo de eletricidade ao longo das vias normais de condução elétrica é chamado bloqueio de condução. Há três tipos de bloqueio de condução, definidos pela localização anatômica: bloqueio do nó sinoatrial, bloqueio atrioventricular e bloqueio de ramo direito e esquerdo.

Um bloqueio de condução pode ocorrer em qualquer parte do sistema de condução do coração. Sendo assim, continue a leitura para compreender as principais informações sobre o que é bloqueio de ramo direito e como identificar essa condição no eletrocardiograma.

Tipos de bloqueio de condução

Disturbio de condução pelo ramo direito
Figura 1: Tipos de bloqueio de condução

O coração possui um sistema especial para gerar impulsos elétricos responsáveis por contrações rítmicas do miocárdio e conduzir esses impulsos rapidamente por todo o coração. O caminho fisiológico de ativação ventricular ocorre da seguinte maneira:

  • a onda de despolarização segue do nó atrioventricular e do feixe de His pelos ramos ventriculares;
  • os ramos direito e esquerdo fornecem a corrente aos ventrículos direito e esquerdo, respectivamente.

Assim, quando a despolarização ventricular normal ocorre, o complexo QRS é estreito, e o eixo elétrico se posiciona entre 0º e 90º. Tudo isso se altera no bloqueio dos ramos. A sequência de ativação ventricular muda na presença do bloqueio de ramo direito.  

Como resultado da obstrução na via de condução do ramo direito, a despolarização ventricular direita é retardada de maneira que não começa até que o ventrículo esquerdo estar quase completamente despolarizado.

Quais são as principais causas de bloqueio de ramo direito?

Mesmo sendo muito comum em corações normais, o bloqueio de ramo direito pode estar relacionado a patologias como: doença de Chagas, cardiomiopatia hipertrófica, infarto agudo do miocárdio, fibrose, cor pulmonar e embolia pulmonar.

Disturbio de condução pelo ramo direito
Figura 2: Local do BRD

A leitura do bloqueio de ramo no ECG é diagnosticada olhando a largura e a configuração dos complexos QRS. Em condições normais, é estreito e tem duração de até 120 ms (três quadradinhos). 

Como o sistema de condução estará comprometido, é obrigatório que o complexo QRS esteja alargado, ou seja, terá duração maior que 120 ms. Além disso, é possível encontrar outros achados eletrocardiográficos no BRD:

Disturbio de condução pelo ramo direito
Figura 3: Sinal da orelha de coelho em V1

Disturbio de condução pelo ramo direito
Figura 4: BRD típico

  • onda R secundária (R´) larga: padrão pode ser rsr´, rsR´ou rSR´, em derivações V1 e V2 (orelhas de coelho); 
  • onda S profunda, ampla e empastada nas derivações precordiais esquerdas – V5 e V6: padrão de qRS;
  • deflexão intrinsecóide retardada: o início do complexo QRS até o pico da onda R’ tem duração > 50 ms nas derivações precordiais direitas – V1 e V2.

Como a ativação ventricular esquerda é normal, anormalidades do ventrículo esquerdo ainda podem ser reconhecidas, como isquemia ou infarto agudo e crônico do miocárdio, hipertrofia ventricular esquerda e pericardite. 

A sequência de ativação ventricular direita é anormal, logo, anormalidades do ventrículo direito não podem ser reconhecidas, como a hipertrofia ventricular direita. Casos de bloqueio alternante de ramos direito e esquerdo podem indicar doença difusa e avançada do sistema de condução, com chance de evolução para bloqueio atrioventricular total.

O bloqueio de ramo direito também pode ser causado por doenças do sistema de condução, como o bloqueio de ramo esquerdo. Porém, diferentemente do bloqueio de ramo esquerdo, é um fenômeno bastante comum em corações normais. Sendo assim, é de extrema importância saber diferenciá-los no eletrocardiograma.

A importância do ECG na identificação de irregularidades

Para detectar alterações cardíacas e verificar se o coração apresenta alguma falha na condução elétrica, o eletrocardiograma é um procedimento simples, usado para confirmação de uma série de diagnósticos e algumas suspeitas. Além disso, é um dos exames mais utilizados nas diversas práticas e funções da Medicina de Emergência.

As mudanças mais comuns identificadas no funcionamento do coração por meio do ECG são: bloqueio de ramo direito e esquerdo, arritmias cardíacas, hipertrofia ventricular esquerda (HVE) e outras condições. É possível obter todo o aprendizado das técnicas de leitura do exame por meio de cursos.

O curso de eletrocardiograma é recomendado para quem também tem o sonho de ingressar em programas de residência médica. Além de proporcionar um aprendizado completo, é útil para a bagagem profissional dos residentes de qualquer especialidade. Conheça algumas opções para aprender tudo sobre ECG.

Curso de eletrocardiograma

Para proporcionar um ensino prático e eficaz, um curso de eletrocardiograma deve conter uma metodologia prática e abordar os principais assuntos que envolvem o exame. Por isso, nosso curso gratuito oferece um total de 23 aulas com diversos conteúdos para auxiliar na interpretação do ECG, além de todo o aprendizado prático necessário.

Dessa forma, é disponibilizado um passo a passo para você compreender e  identificar os principais padrões de um eletrocardiograma. Após o curso, é emitido um certificado. Assim, você estará pronto para fazer a leitura dos exames com total segurança e propriedade no assunto.

Aprenda mais sobre outras condições cardíacas

Agora que você aprendeu tudo a respeito do bloqueio de ramo direito e como fazer a leitura dessa alteração no eletrocardiograma, aproveite para se aprofundar em outras condições, como a sobrecarga atrial esquerda. Assim, seu aprendizado ficará em dia, e você estará pronto para brilhar nos plantões de emergência!

O que é distúrbio de condução do ramo direito?

Bloqueio de ramo direito ou BRD é uma anomalia que provoca atraso na condução do impulso elétrico no ventrículo direito – uma das 4 câmaras do coração. O músculo cardíaco é dividido em 4 porções (as câmaras), por onde os impulsos elétricos passam para formar cada batimento desse órgão.

O que é um distúrbio de condução?

O termo distúrbio de condução [intraventricular] refere-se a todo alentecimento da condução do impulso elétrico pelo sistema His-Purkinje. Você pode conferir mais sobre o tema clicando aqui. No entanto, quando a duração desse alentecimento é maior que 0,12s ( ou 120ms), dizemos que há um bloqueio de ramo.

Quem tem distúrbio de condução do ramo direito pode fazer cirurgia?

Estou fazendo alguns exames pré-operatórios e no meu ECG deu "distúrbio da condução do ramo direito", isso impedirá que minha cirurgia seja realizada ? A princípio não impede nenhuma cirurgia. E um achado de exame (não patológico). Marque consulta com seu Cardiologista para avaliação pré operatória adequada.

Qual tratamento para bloqueio de ramo direito?

O bloqueio do ramo direito tem tratamento? Não existe tratamento com medicamento que possa reverter um bloqueio do ramo direito instalado. A grande maioria das pessoas portadoras desse problema cardíaco não precisarão se submeter a nenhum tratamento ao longo da vida.