Diferencie bactérias aeróbias anaeróbias e anaeróbias facultativas

As bactérias são organismos microscópicos unicelulares. Há milhares de tipos diferentes, e elas vivem em todos os ambientes concebíveis em todo o mundo. Elas vivem no solo, na água do mar e nas profundezas da crosta da Terra. Há relato de que algumas bactérias vivem em dejetos radioativos.

Muitas bactérias vivem no corpo das pessoas e dos animais, sobre a pele, nas vias respiratórias, na boca e nos tratos digestivo, reprodutivo e urinário, sem causar nenhum dano. Essas bactérias inofensivas são denominadas comensais, flora habitual Flora habitual Pessoas saudáveis vivem em harmonia com a maioria dos micro-organismos que se estabelecem, ou seja, colonizam a superfície ou o interior de partes não estéreis do corpo, tais como a pele, nariz... leia mais ou microbioma. Muitas floras habituais são efetivamente úteis para as pessoas. Por exemplo, elas ajudam as pessoas a digerir alimentos ou prevenir o crescimento de outras bactérias mais perigosas.

Apenas alguns tipos de bactérias sempre causam doenças quando presentes. Elas são chamadas de patógenos. Às vezes, as bactérias que normalmente residem inofensivamente no corpo causam doença quando, por exemplo, saem de sua localização normal no corpo. As bactérias podem causar doença ao produzirem substâncias nocivas (toxinas), ao invadirem tecidos ou ambos.

Bactérias anaeróbias compõem uma grande parte da flora habitual normal nas membranas mucosas, especialmente na boca, no trato gastrointestinal inferior e na vagina. Esses anaeróbios podem causar doença quando as membranas mucosas são rompidas. Anaeróbios de fora do corpo às vezes causam doença quando penetram em cortes na pele ou são consumidos.

As infecções causadas por bactérias anaeróbias incluem

Muitas vezes, várias espécies de bactérias anaeróbias estão presentes em tecidos infectados. Bactérias aeróbicas também estão presentes com frequência. As infecções com mais de uma espécie de bactéria anaeróbia ou com bactérias anaeróbias e aeróbias são chamadas infecções anaeróbias mistas.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: Clique aqui para a versão para profissionais

Clique aqui para a versão para profissionais

Diferencie bactérias aeróbias anaeróbias e anaeróbias facultativas

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Diferencie bactérias aeróbias anaeróbias e anaeróbias facultativas

Qual a diferença entre bactérias Aeróbias anaeróbias e facultativas?

Aeróbias: aquelas que precisam de oxigênio. Anaeróbias: aquelas que têm dificuldade de viver ou crescer na presença de oxigênio. Bactérias facultativas: aquelas que podem viver e crescer com ou sem oxigênio.

Qual a diferença entre bactérias anaeróbicas facultativas e Aerotolerantes quanto ao uso do oxigênio?

Bactérias aerotolerantes não usam oxigênio para viver, mas podem existir em sua presença. Os anaeróbios facultativos usam a fermentação para crescer em locais sem oxigênio, mas usam respiração aeróbica em locais com oxigênio.

O que e aeróbios e anaeróbios?

Organismos aeróbios dependem do oxigênio para obter energia, e os anaeróbios não necessitam do oxigênio que, em certas concentrações, pode ser fatal para alguns organismos. Os organismos necessitam de energia para a manutenção de seu metabolismo.

Quais são as bactérias anaeróbicas?

Clostridium..
Actinomyces..
Propionibacterium..
Fusobacterium..
Bacteroides..
Porphyromonas..
Prevotella..
Treponema..