Desfile 7 de setembro 2022 sp

Avenida Minas Gerais será o palco do momento cívico; a expectativa da Secretaria é que o desfile reúna neste ano, cerca de 10 mil pessoas.

Desfile de sete de setembro em Governador Valadares — Foto: Prefeitura Municipal de Governador Valadares/Divulgação

Depois dois anos de paralisação em razão da pandemia da Covid-19, Governador Valadares volta a ter o desfile de Sete de Setembro neste ano.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) convida escolas, forças armadas, entidades de classe, associações, grupos e demais instituições para participar do momento cívico.

O tema do desfile na cidade é: “200 anos de Brasil: passado, presente e futuro”. A Avenida Minas Gerais será o palco do momento cívico; a expectativa da Secretaria é que o desfile reúna neste ano, cerca de 10 mil pessoas.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 30 de julho.

  • Formulário de Inscrição "Desfile Cívico Cultural de 07 de setembro 2022"

Ao preencher o formulário a instituição deverá informar, dentre outros pontos, o tema a qual deseja aderir, além de informar um breve histórico da instituição – para que ela seja apresentada ao público durante o desfile.

Os temas foram divididos em quatros alas: Força, História, Orgulho e Esperança, com um ponto de concentração específico para cada uma.

Veja mais detalhes na reportagem:

Desfile 7 de setembro 2022 sp

Instituições podem se inscrever para desfile do 7 de Setembro em Valadares

A partir do cadastro e definição das instituições participantes é que a Secretaria conseguirá definir a organização e toda a logística necessária para o evento, cujas definições serão comunicadas aos participantes.

Informações oficiais sobre o desfile também serão comunicadas por meio do site e redes sociais oficiais da Prefeitura.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Leste e Nordeste de MG

  • Governador Valadares

Newsletter G1Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

O governo Jair Bolsonaro (PL) convidou para as festividades do 7 de Setembro em Brasília os chefes de Estado de Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Interlocutores disseram à Folha que o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, já comunicou que pretende comparecer.

O feriado de 7 de Setembro deste ano marca os 200 anos da Independência do Brasil. Em declarações públicas recentes, o presidente indicou que planeja transformar as festividades em atos bolsonaristas.

As comemorações na capital federal devem ter a participação de 4.500 militares num desfile na Esplanada dos Ministérios, número similar ao de anos anteriores.

Neste sábado (30), durante a convenção que lançou o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) candidato ao Governo de São Paulo, Bolsonaro anunciou uma inovação para celebrar a data: um desfile militar oficial em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Na data, Bolsonaro estará pela manhã em Brasília, como é tradição, e depois irá ao Rio de Janeiro.

"Sei que vocês [paulistas] queriam [que o ato fosse] aqui [em SP]. Queremos inovar no Rio. Pela primeira vez, as nossa Forças Armadas e a as forças auxiliares estarão desfilando na praia de Copacabana", disse.

Em outras ocasiões, Bolsonaro afirmou que as comemorações do Bicentenário da Independência iriam mostrar que ele é o único candidato à Presidência que tem grande apoio popular.

"Eles querem aproveitar a data de 7 de Setembro para ter uma grande concentração, por exemplo, em São Paulo e nas capitais, aqui em Brasília. Vai ser um 7 de Setembro e também um apoio a um possível candidato que esteja disputando", disse ao SBT News, em junho.

A informação de que Bolsonaro convidou os dignatários de países lusófonos foi confirmada pelo Itamaraty. "Até o momento, foram convidados para as festividades do Bicentenário da Independência do Brasil apenas os chefes de Estado dos países de língua portuguesa", disse a pasta.

Fontes consultadas disseram que o convite é referente às festividades em Brasília, incluindo o desfile.

O presidente português esteve no centro de uma recente polêmica com Bolsonaro. No início de julho, o líder brasileiro desmarcou uma reunião que teria com Marcelo Rebelo em Brasília.

Bolsonaro se irritou com o fato de Rebelo ter agendado uma reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), principal adversário do presidente nas eleições deste ano.

Com a possível presença de altas autoridades estrangeiras, a expectativa de interlocutores ouvidos é que o desfile do 7 de Setembro em Brasília seja protocolar e que eventuais sinalizações golpistas de Bolsonaro para sua base mais radical fiquem reservadas para o evento no Rio de Janeiro.

Normalmente são convidadas para o desfile em Brasília autoridades dos outros Poderes, entre eles os presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), da Câmara e do Senado.

Ao organizar um desfile militar na tarde do feriado em Copacabana, Bolsonaro repete em parte o que fez no ano passado. Na ocasião, ele realizou atos políticos em Brasília e, à tarde, em São Paulo —o tradicional desfile oficial na capital federal não ocorreu em 2020 e em 2021 por conta da pandemia.

Nos atos do ano passado, Bolsonaro fez ameaças golpistas ao STF e atacou ministros da corte. Em discurso na avenida Paulista, em São Paulo, o presidente exortou desobediência a decisões da Justiça e disse que só sairá morto da Presidência da República

"Nós devemos sim, porque eu falo em nome de vocês, determinar que todos os presos políticos sejam postos em liberdade. Dizer a vocês que qualquer decisão do senhor ​Alexandre de Moraes esse presidente não mais cumprirá. A paciência do nosso povo já se esgotou", afirmou no ano passado.

Generais do Alto Comando das Forças Armadas afirmam, sob condição de anonimato, que a expectativa é que o desfile deste ano na Esplanada dos Ministérios atraia um número maior de público do que em edições anteriores.

Há três motivos para a previsão: a comemoração do Bicentenário da Independência, a volta do desfile após dois anos sem evento oficial e as convocações feitas por Bolsonaro.

No STF e no TSE, ministros acompanham com apreensão as declarações golpistas de Bolsonaro. O temor é justamente que o presidente use o desfile militar para insuflar apoiadores contra o Judiciário e o sistema eleitoral brasileiro.

Apesar disso, a avaliação até o momento é que o atual clima entre o Planalto e o Judiciário não está tão hostil como no ano passado. A própria mobilização de bolsonaristas para o 7 de Setembro parece ter menos força neste ano.

Convocadas há alguns meses para serem atos preparatórios ao Dia da Independência, manifestações pró-governo neste domingo (31) tiveram baixa adesão.

Na avenida Paulista, em São Paulo, a mobilização reuniu algumas dezenas de bolsonaristas diante de um trio elétrico. As críticas às urnas eletrônicas predominaram entre os discursos, que pediam o voto impresso e diziam que Bolsonaro havia baixado o preço do combustível.

Os manifestantes que se aglomeravam ali levavam bandeiras do Brasil junto ao corpo e vestiam verde e amarelo. Apoiadores do ex-presidente Lula que passavam pelo local faziam o gesto de L com a mão e gritavam "Fora, Bolsonaro", no que ouviam: "vai pra lá, petista".

Próximo à saída do metrô, duas mulheres levavam cartazes pedindo a intervenção das Forças Armadas e destituição dos ministros do STF e TSE. O ministro Alexandre de Moraes, que assume o comando da corte eleitoral no próximo dia 16, foi o principal alvo dos bolsonaristas.

Colaboraram Géssica Brandino e Danilo Verpa