Desenhe o projeto de implantação da gestão da qualidade em uma organização.

  • Página inicial
  • Artigo
  • Passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade

Planejamento | GESTÃO ESTRATÉGICA DE EMPRESAS

Passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade

Aprenda soluções para alinhar sua gestão, mantendo a qualidade dos produtos e serviços.

Desenhe o projeto de implantação da gestão da qualidade em uma organização.

Maikon Richardson

· 10/10/2017 · Atualizado em 14/09/2021

Desenhe o projeto de implantação da gestão da qualidade em uma organização.

Planejamento

Desenhe o projeto de implantação da gestão da qualidade em uma organização.

Permanecer no mercado com sucesso é uma missão difícil para qualquer empresa, e requer alguns cuidados, o mais importante deles é cuidar da gestão de sua empresa.

Nesse ponto manter o foco na qualidade do gerenciamento e controle de uma empresa é a chave do sucesso.

Portanto, saiba como envolver seus colaboradores, definir produtos e processos, definir quais indicadores apontarão para o controle de qualidade de seus serviços e produtos e assim implementar soluções na gestão de qualidade.

Para isso montamos um passo a passo de como implantar a solução de gestão de qualidade

Envolva todas as pessoas da sua empresa no processo

A chave do sucesso para toda gestão de qualidade é que todos os colaboradores de sua empresa, devem ter um elo direto ou indireto com a qualidade, seja impactando na qualidade dos produtos ou dos processos de apoio para a produção/distribuição.

Portanto, ao iniciar a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, comunicação clara e treinamento constante são essenciais.

É importante para o sucesso do projeto evidenciar a participação de todos e instigar a colaboração de seus funcionários para alcançar a melhoria contínua e a qualidade total na sua empresa.

Para isso, uma etapa de sensibilização ao início da implantação costuma ser eficiente, além disso, algumas empresas costumam beneficiar funcionários que trazem novas ideias e melhorias aos processos que são incorporadas e contribuem para o sucesso da empresa.

Defina os produtos e processos que têm mais impacto no seu negócio

Para empresas que possuem um mix de produtos muito extenso, implantar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) em todos simultaneamente é uma tarefa extremamente complexa, portanto, na maioria dos casos, é necessário selecionar os produtos ou família de produtos que vão ter maior impacto no sucesso da empresa, normalmente são os que representam o maior volume comercializado ou aqueles que geram mais faturamento para sua empresa, uma ferramenta muito utilizada para esse fim é a Curva ABC.

*Curva ABC - A curva ABC é um método de classificação de informações, para que separem os itens de maior importância ou impacto. Para administração é utilizado na gestão de estoques e resultados que poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC.

Indicadores, a tradução da qualidade dos seus produtos e processos

Agora, chegou o momento de definir quais os indicadores mais importantes a ser medidos nos seus produtos e processos, por exemplo:

Produtos: Grau brix, defeitos, calibre, maturação, podridão, etc.

Processos: Temperatura da câmera fria, peso médio das caixas, preços de compra e venda, entre outros.

Uma das prioridades aqui é não pecar pelo exagero, não adianta ter indicadores demais e não conseguir controlá-los posteriormente, portanto, tenha cuidado para não exagerar no número de indicadores e em sua complexidade e, principalmente, os indicadores devem atender às exigências do seu cliente!

Defina o método de coleta da informação

  • De quanto em quanto tempo serão coletados os indicadores?

  • Coletas mais frequentes, traduzem resultados mais confiáveis, porém, consequentemente, custam mais caro.

  • A coleta será feita de forma manual ou automatizada?

  • Para a coleta manual, serão necessários mais funcionários, mais horas de trabalho e as informações estarão armazenadas de maneira menos segura.

  • Já a coleta automatizada facilita o fluxo de informação, dando maior agilidade ao processo e garante maior segurança para as informações de sua empresa.

E para essa decisão os principais argumentos estão no seu próprio negócio:

  • Qual o tamanho da sua produção?

  • Qual o nível de detalhe da informação desejado?

  • Quantos funcionários estão treinados para realizar o controle de qualidade?

  • Essa análise possibilitará tomar a decisão mais adequada a realidade de sua empresa.

Controle o desempenho dos seus indicadores

Agora que temos a informação disponível, é necessário definir:

  • Quem será o responsável pelo acompanhamento dos indicadores?

  • Qual periodicidade devem ser acompanhados?

  • Quais ações são tomadas quando os indicadores estiverem fora do controle?

Para um acompanhamento mais eficiente, um sistema que atualize e notifique as ocorrências, facilita a dinâmica de acompanhamento e permite ao gestor da qualidade acompanhar apenas os casos que necessitem de sua atenção.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não

Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

×

Aproveite mais a casa digital do Sebrae!

Entre com os dados da sua conta e confira tudo que preparamos para sua jornada empreendedora.

Desenhe o projeto de implantação da gestão da qualidade em uma organização.

X Cadastre sua empresa

Este conteúdo é exclusivo para empresas. Cadastre um CNPJ com o qual você tem vínculo para continuar.

CNPJ (apenas números) Adicionar

Por que pedimos este dado?

×

Aproveite mais a casa digital do Sebrae!

Entre com os dados da sua conta e confira tudo que preparamos para sua jornada empreendedora.

Desenhe o projeto de implantação da gestão da qualidade em uma organização.

Conteúdo relacionado

Artigos / Planejamento

Neste artigo produzido pelo Sebrae no Amapá, trazemos dicas super importantes para otimizar o seu tempo no trabalho. São com algumas  informações de grandes importâncias com pequenas mudanças no seu dia a dia  que farão toda a diferença no seu negócio. Veja as nossas 4 dicas e prepare-se para dias bem mais produtivos na empresa. 1 - Planeje-se Esse quesito serve tanto para a criação de um novo negócio ou para andamento de um que já esteja em execução, assim como o planejamento estratégico se faz fundamental em  uma rotina de uma empresa. Planeje bem o seu dia; Determinar quais atividades podem ser prioridades; E quais podem ser adiadas, se for necessário. Criando uma  boa lista de tarefas, você poderá ajudar bastante na percepção e na organização do trabalho. 2 - Estabeleça metas As metas se dão por tempo, ao definir as metas para sua empresa, estará colocando um tempo determinado para a realização de determinadas tarefas. Exemplo: aumentar a lucratividade da empresa em 18% nos próximos seis meses. Este fator temporal ajudará bastante nesse momento, ele serve como um norte na organização das suas ações da empresa. Desse jeito fica bem mais fácil de alcançar o objetivo quando se determina tempo para cada meta. 3 - Organização das suas atividades Para organizar seu tempo no trabalho, um bom começo é: Organizar as suas atividades; Planejar seu dia de acordo com as prioridades que a empresa necessita. Não faça muitas coisas de uma só vez: Concentre sua atenção e energia em uma tarefa só; Quando concluir, passe logo para a próxima atividade. Com a sensação de meta cumprido, isso vai ser um ótimo combustível para o seu cotidiano. 4 - Aprenda a delegar Para tornar mais eficiente e otimizar o tempo do seu negócio é fundamental você saber delegar e, para isso é preciso: Trabalhar com uma equipe eficiente e capacitada; Não ter medo de passar algumas tarefas para os colaboradores; Confiar e saber aproveitar o melhor da equipe. Desta forma, você conseguirá maior tempo para a realização das atividades fundamentais da empresa e sua equipe ficará cada vez mais confiante e produtiva. Agora é só colocar todas essas mudanças em prática e ter uma rotina cada vez mais profissional e muito mais eficiente no trabalho. Saiba mais Gostou deste conteúdo? Você acha que ele foi útil para você? Se gostou, busque mais assuntos do seu interesse no Portal Sebrae Amapá.

Veja mais

Artigos / Planejamento

Trata-se de um empreendimento, como outro qualquer, onde os principais gestores são pessoas da mesma família. O negócio familiar é um empreendimento pensado com o objetivo de se passar de geração em geração, e por isso é importante planejar com clareza os objetivos da empresa a longo prazo. Para manter o sucesso dos negócios familiares, os gestores devem seguir princípios básicos que vão do planejamento estratégico e sucessório até a profissionalização da empresa familiar. Veja a seguir dicas para o sucesso de negócios familiares

Veja mais

Artigos / Planejamento

Já pensou em montar sua própria oficina mecânica? Se a resposta for sim, continue conosco - este conteúdo foi elaborado exatamente para você! Contamos com a colaboração do Especialista em Gestão de Pequenos Negócios, Maikon Richardson, que forneceu ótimas dicas de como abrir uma oficina mecânica. Boa leitura! Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos. Pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão ou sistemas de injeção.  Você sabe por onde começar? O mercado automotivo pode ser uma boa oportunidade de negócio. Mas, é claro, como qualquer outro mercado, ele vai exigir conhecimento específico e uma boa dose de inovação, capacidade e disposição para o trabalho. Essa é a fórmula que pode tirar o seu sonho do papel. Por muitos motivos, que vão da necessidade de economia até o fim dos incentivos por parte do governo para aquisição de um carro novo, muita gente está optando por permanecer com o mesmo carro na garagem por um período maior. E nós sabemos que, depois de um tempo, as visitas à oficina mecânica são mais constantes. É aí que você começa a atuar. Mas, antes de ligar os motores, é bom saber como montar a sua oficina. 7 dicas úteis para montar uma oficina mecânica1. Ofereça um serviço especializado de qualidade As oficinas mecânicas atuais oferecem serviços bastante especializados e seus profissionais também precisam acompanhar o ritmo intenso do aprimoramento tecnológico que existe nos modelos automobilísticos de hoje. Acompanhe essa tendência e agregue valor ao seu negócio. 2. Conte com o auxílio de uma linha de financiamento Muitas vezes, o empreendedor precisa de auxílio financeiro para começar o próprio negócio. Por isso, procure bancos de desenvolvimento estaduais, regionais ou nacionais para encontrar a melhor linha de financiamento para iniciar a aquisição do equipamento e maquinário necessários para a construção da sua oficina. Eles oferecem taxas mais competitivas do que muitos bancos comerciais tradicionais e ainda podem dar conselhos sobre a implantação do negócio. 3. Foque em um ramo de atuação Para embarcar no negócio das oficinas mecânicas, busque referências em serviços de apoio a empreendedores e concentre a oferta do serviço que ela oferecerá. Há diversas ramificações para atuar na manutenção de veículos: pode ser em mecânica geral, alinhamento e balanceamento, troca de óleo e filtros, suspensão, sistemas de injeção, enfim, diversas possibilidades. Escolha bem para prestar um bom serviço. 4. Defina um plano de ação Coloque no papel as ferramentas, o maquinário, os equipamentos e todos os custos que você terá para abrir a sua oficina. Especialize-se nos serviços que você pretende oferecer - por meio de cursos específicos de mecânica, por exemplo - para que seu trabalho dê resultado e seja reconhecido por seus clientes. Pense em uma estratégia de divulgação dos seus serviços e seja criterioso na execução das suas ideias para progredir. 5. Aposte nas oportunidades Um mecânico encontra diversas formas para atuar no reparo e manutenção veicular. Boa parte da frota do país ainda possui sistemas de injeção eletrônica menos evoluídos mas, aos poucos, carros com sistemas mais aprimorados têm compartilhado as ruas com os velhinhos e exigindo mais qualificação da mão de obra que lidará com a manutenção desses veículos. 6. Tenha uma equipe capacitada Você e toda a sua equipe de mecânicos precisam estar atualizados para trabalhar com uma oficina mecânica. Diferente dos outros tempos, quando o profissional mecânico atuava quase que por instinto, atualmente, os consumidores têm ficado cada vez mais exigentes. Tanto pessoas que conhecem de mecânica, quanto as que entendem pouco ou nada, querem um serviço de qualidade. Invista em treinamento contínuo dos seus funcionários. 7. Invista em tecnologia automotiva Considere ainda o fato de sua oficina mecânica também precisar de investimento em tecnologia. A eletrônica embarcada nos automóveis exige cada vez mais especialização. Utilize equipamentos adequados, como scanners automotivos, para rastrear e diagnosticar esses elementos dos automóveis, como o módulo de injeção eletrônica, por exemplo. Este conteúdo com dicas para montar a sua oficina mecânica foi útil para você? Não esqueça de ficar atento ao mercado e considerar essas estratégias para começar o seu próprio negócio. Confira, ainda, informações sobre a viabilidade comercial de uma oficina mecânica por meio da elaboração de um plano de negócios: você pode consultar este Projeto de Serviço automotivo de Macapá e Santana. Ou, se preferir, fale com um especialista.

Veja mais

Artigos / Planejamento

O planejamento estratégico é uma ferramenta que traz acima de tudo uma ampliação da visão da pequena empresa quanto ao seu ambiente de negócios e aprimora sua capacidade de se inserir e explorar as oportunidades existentes no mercado, preservando os avanços alcançados sem nenhuma técnica estruturada. A capacidade de se adaptar ao ambiente externo e as constantes mudanças ocorridas na estrutura externa de funcionamento das empresas força o pequeno empresário a se transformar quase que diariamente no sentido de conseguir de “defender” das ameaças ainda assim, ampliar sua visão o suficiente para conseguir alcançar as oportunidades de negócios e de mercados que se apresentam, seja no seu segmento atual ou em um potencial mercado a ser explorado. O planejamento estratégico se faz importante por que permite aos pequenos negócios, conhecer seu cliente e suas especificidades, avaliar e especificar as necessidades de seus negócios, analisar concorrentes de forma técnica e estruturada, pesquisar e entender seu mercado, definir as oportunidades e mapear as ameaças atuais e futuras de seu empreendimento, mas acima de tudo, conseguir definir de forma clara quais as suas forças e suas fraquezas a fim de garantir um plano de ação para potencializar seus pontos fortes e passar e ver seus pontos fracos como oportunidades de melhoria e com isso, suprimir seus efeitos maléficos ao negócio. Perceber a necessidade estruturar estrategicamente um planejamento, se traduz na capacidade de transferir para o papel e evidenciar aos clientes, a razão de existir da empresa (missão), quais os planos para o futuro e onde a empresa deseja estar num futuro entre o curto, médio e longo prazo.

Veja mais

Artigos / Planejamento

Não é novidade que muitos dos pequenos negócios, principalmente os que atuam na prestação de serviços e fornecem bens no mercado, têm como seus principais clientes os órgãos e entidades públicas, relação essa formalizada por meio de contratos administrativos. Esse contrato administrativo, além de observar às normas públicas, deve contemplar a paridade entre a prestação do serviço (encargos) da parte contratada e a contraprestação pecuniária (remuneração) paga pela Administração Pública Essa equação é chamada de equilíbrio econômico-financeiro do contrato, e deve-se reger durante toda a vigência da execução contratual. Inclusive, esse direito é assegurado pela Constituição Federal, na forma estabelecida no artigo 37, XXI, quando texto constitucional expressamente menciona que os contratos administrativos deverão possuir cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamentos, mantidas as condições efetivas das propostas.

Veja mais

Artigos / Planejamento

Um dos elementos fundamentais no processo de comercialização internacional é o despachante aduaneiro, profissional que prepara e assina os documentos que servem de base ao despacho aduaneiro, na importação e exportação. Ele verifica o enquadramento tarifário da mercadoria respectiva e providenciará o pagamento dos impostos de importação e sobre produtos industrializados, bem como o do Imposto sobre Circulação de Mercadorias, do frete marítimo, rodoviário e ferroviário, da demurrage (tarifa de atraso na retirada da mercadoria). Atuam perante vários órgãos públicos vinculados a inúmeros Ministérios do Governo, finalizando a obtenção de documentos ou informação via Siscomex necessários ao procedimento fiscal aqui referido. Os aduaneiros firmam termos de responsabilidades e outros compromissos objetivando a regular tramitação dos despachos, assim como expressam ciência em intimações, notificações e autos de infração, para cumprimento de exigências dos mais variados tipos em relação ao procedimento fiscal de despacho aduaneiro. Formalizam e assinam petições e buscam os interesses dos importadores e exportadores e oferecem impugnações, contestações e recursos perante setores de julgamento os órgãos fiscais de competência e sob os mais diversos fundamentos (reclassificação tarifária, aplicação de benefícios, exigências de multas etc.). Exporta Fácil O Exporta Fácil dos Correios, realiza todas as atividades alfandegárias da exportação, dispensando o pequeno exportador da obrigatoriedade legal da contratação do despachante aduaneiro.   O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Amapá - Sebrae, apoia aos pequenos negócios. Então, confira em nosso Portal outros assuntos que vão ajudar seu negócio a crescer ainda mais.

Veja mais

Artigos / Planejamento

O International Commercial Terms (Incoterms) surgiram como uma forma de harmonizar as normas aplicáveis aos vários tipos de contratos e contextos possíveis de transação comercial de venda e compra internacional de mercadorias. O termo foi criado em 1936, pela Câmara de Comércio Internacional (CCI), sediado em Paris, e já passou por várias atualizações. Os Incoterms têm papel fundamental nas negociações internacionais. Caracterizam-se por serem modalidades utilizadas no comércio exterior, que definem quem será o responsável pelo frete internacional, pelo seguro, pela liberação alfandegária, pelo pagamento de impostos e armazenamento da carga. Negociar mal o Incoterms a ser adotado pode gerar dores de cabeça: a simples escolha indevida pode reduzir e muito a lucratividade do seu negócio. Incoterms no Brasil A última versão dessa ferramenta de negociação foi reduzida a 11 Incoterms. As formas mais usadas pelos exportadores brasileiros são: Free on Board (FOB) – Livre a Bordo do Navio: o exportador coloca a mercadoria a bordo do navio indicado pelo importador, no porto pré-definido. A entrega ocorre no instante em que as mercadorias estiverem a bordo do navio no porto de embarque. O exportador, portanto, somente paga pela logística interna e pelos custos aduaneiros. Cost, Insurance and Freight (CIF) – Custo, Seguro e Frete: este termo compreende que é responsabilidade e custo do exportador colocar a mercadoria a bordo do navio, contratar o frete e o seguro até o porto de destino. A transferência de custo e risco de danos à mercadoria acontece quando o navio atraca em seu destino. Este Incoterm, assim como o FOB, é utilizado exclusivamente nos transportes marítimos, fluviais e lacustres. Qual modalidade escolher Para o exportador brasileiro, a forma mais interessante é a modalidade FOB, já que não tem que pagar o frete e nem o seguro. Para o importador é o contrário: a modalidade CIF é a mais atrativa dentre a mais usadas no comércio internacional, já que o vendedor estrangeiro arca com o frete e o seguro até a entrega no porto de destino. É importante lembrar que as duas formas impactam diretamente no preço negociado da mercadoria. Gostou do artigo? Ele foi útil para você? Então, veja no Portal Sebrae no Amapá outros artigos que falam sobre esse assunto.

Veja mais

Artigos / Planejamento

A produção e o consumo são grandes impulsionadores da economia verde, inclusiva e responsável. As empresas têm a responsabilidade de criar, inovar e produzir com práticas sustentáveis. Além disso, elas também são consumidoras de matérias primas e insumos. Descubra na cartilha Produção e consumo responsável, práticas e propostas para produzir e consumir com mais consciência, olhando seu processo produtivo sob uma nova ótica de sustentabilidade. A cartilha de “Produção e consumo responsável” foi produzida pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade afim de mostrar e ensinar como sua empresa poderá ser mais lucrativa e sustentável usando da didática contida na cartilha. Saiba quais conteúdos você vai encontrar na cartilha Produção e consumo responsáveis; Papel das empresas; Os “erres” do consumo responsável; Produção responsável; Práticas de sustentabilidade nas empresas; Ecoeficiência; Benefícios de ser uma empresa Ecoeficiente; Educação para transformar; Ser um empreendedor sustentável. Já pensou em implantar uma nova metodologia em seu negócio? Então, não perca tempo, leia a cartilha “Produção e consumo responsável” no final deste artigo. Saiba mais O Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com a cartilha “Produção e consumo responsável”. Boa leitura!

Veja mais

Artigos / Planejamento

A cartilha de “sustentabilidade econômica” foi produzida pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade com o intuito de mostrar para sua empresa como ser mais lucrativa e sustentável e se destacar no mercado. Só se pode falar em empresa sustentável se a mesma apresenta resultados financeiros bons e positivos. Assim, sua empresa além de se preocupar e cuidar do planeta realizando ações de redução de consumo de água e energia, assim poluindo menos o meio ambiente. A cartilha também garante em seu conteúdo como obter ter resultados e como tornar seus termos financeiros positivos. Ou seja, a empresa precisa lucrar para poder permanecer no mercado. Esta cartilha mostra alguns indicadores e elementos fundamentais para o planejamento financeiro voltado à sustentabilidade, veja quais conteúdos você vai encontrar na cartilha “sustentabilidade econômica”. A sustentabilidade econômica; Investimento e custos em empresas sustentáveis; Conheça mais sobre alguns indicadores de sustentabilidade empresarial; Planejamento financeiro para a sustentabilidade; Elementos fundamentais para o planejamento financeiro voltado à sustentabilidade; Monitoramento e controle: a importância da rotina; Ecoeficiência e a redução de desperdícios; Relação com fornecedores: negociações e mercado justo; Formação e capacitação: o impacto das pessoas nas finanças da empresa; Melhorias sociais e do entorno; Mercado; Gestão de riscos o custo ambiental; Inovação para se manter sustentável; Financiamentos e incentivos.  Já pensou em implantar uma nova metodologia em seu negócio? Então, não perca tempo, leia a cartilha “sustentabilidade econômica” no final deste artigo. Saiba mais O Sebrae no Amapá, convida você para fazer a diferença e inovar nesse mercado competitivo, lendo e praticando com a cartilha “sustentabilidade econômica”. Boa leitura!

Veja mais

Artigos / Planejamento

Compartilhamos os mesmos espaços e problemas, mas também as soluções. É fundamental ter atitudes responsáveis, suprindo nossas necessidades sem comprometer as gerações futuras. Isso é possível? Sim! Diminuindo o consumo de recursos naturais, a geração de resíduos e a emissão de poluentes. Isso é ter atitudes que evitem desperdícios, produzindo mais e utilizando menos recursos. 

Veja mais

Artigos / Planejamento

Sustentabilidade é mais do que adotar o marketing verde para atrair clientes. A empresa que investe no meio ambiente e na sociedade evita multas, cultiva uma imagem positiva no mercado, diminui custos e cria um público de consumidores mais satisfeitos. Diminuir o impacto causado na natureza e retribuir à comunidade é mais do que uma responsabilidade social ou uma obrigação legal – é um bom negócio! Atraia turistas com o ecoturismo e o agroturismo Se você possui um hotel fazenda, priorize que a construção do hotel seja feita de forma integrada ao bioma local, sem causar incômodo a vida nativa. Procure saber se há um projeto, uma associação ou Organização Não-Governamental (ONG) local que atuem na proteção e preservação das espécies locais ou que estejam ameaçadas de extinção para apoiar e instruir seus hóspedes com ações educativas.

Veja mais

Artigos / Planejamento

Qual o perfil do seu cliente? Vai abrir um negócio? Tenha em mente tudo que é importante para o cliente que você identificou como público-alvo, até mesmo o porto comercial. Conhecendo seu cliente e seu perfil de compra, analise a proximidade dos clientes que compram seus produtos e o fluxo de pessoas na região.  Pense o que é mais cômodo, loja de bairro ou shopping? Nem sempre é próximo do endereço da residência, por exemplo: se o seu negócio é um restaurante, e seus potenciais clientes passam o dia no trabalho, o endereço residencial dele não é o mais importante, seu restaurante terá mais sucesso próximo ao endereço do trabalho, ou das suas rotinas de intervalo de almoço. A dica principal aqui, é estar atendo as regiões de circulação do seu cliente e não de qualquer pessoa. Observe o poder aquisitivo, hábito de consumo e quem decide na hora da compra homem, mulher, as crianças.

Veja mais

Desenhe o projeto de implantação da gestão da qualidade em uma organização.

Desenhe o projeto de implantação da gestão da qualidade em uma organização.

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Como fazer a implantação de um sistema de qualidade nas organizações?

Envolva todas as pessoas da sua empresa no processo. ... .
Defina os produtos e processos que têm mais impacto no seu negócio. ... .
Indicadores, a tradução da qualidade dos seus produtos e processos. ... .
Defina o método de coleta da informação. ... .
Controle o desempenho dos seus indicadores..

Qual a ordem correta do processo de implantação de um sistema de gestão da qualidade?

O processo de implementação proposto aqui divide-se em quatro etapas: • etapa I: Levantamento de Necessidades; • etapa II: Projeto do Sistema; • etapa III: Implantação; • etapa IV: Auditoria de Certificação; Essas etapas são detalhadas a seguir.

Como fazer um plano de gestão de qualidade?

Como criar um plano de gerenciamento de qualidade?.
Visão Geral ou introdução (com um histórico ou escopo do plano).
A estrutura organizacional (equipe, departamentos e áreas).
Mecanismos de pesquisa e feedback (interno e externo).
Responsabilidades de tarefas e processos..
Padrões e documentação de desempenho..

Como implantar a gestão por processos em uma organização?

8 passos de como implantar uma gestão por processos em uma organização.
Análise da situação atual. ... .
Criação da nova estrutura do fluxo de processos. ... .
Integração de áreas. ... .
Escolha de indicadores de desempenho. ... .
Implantação do novo fluxo de processos. ... .
Monitoramento das operações. ... .
Gestão dos processos e foco na melhoria contínua..