Dalben, Adilson inovação educacional Editora educacional londrina 2022

Você leu que “As metodologias ativas trazem problemas reais para os momentos de escolarização para que, durante a busca da solução, os conhecimentos sejam construídos e reconstruídos. Ou seja, a solução do problema e a construção do conhecimento são processos desenvolvidos ao mesmo tempo, constantemente diante do desenvolvimento das tarefas que têm como propósito resolver os problemas. Por isso, a crença válida quando as metodologias são aplicadas é que a escola é o espaço para a vida estar presente, de maneira que o significado é inerente às práticas escolares, e assim, desperte e mantenha o interesse dos alunos.”. (DALBEN, Adilson. Inovação educacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020, p. 11 – Unidade 2.)

Pensando nesse contexto, leia algumas questões sobre as Metodologias Ativas no artigo “Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica”, publicado na revista Thema, que está disponível neste endereço: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4650060/mod_resource/content/1/404-1658-1-PB%20%281%29.pdf, acesso em: 25 mar. 2022, volte ao livro da disciplina (Unidade 2 – Seção 1), analise e responda em um parágrafo de 05 (cinco) a 07 (sete) linhas: Nessa perspectiva de ensino, permeada pelas Metodologias Ativas, como fica o papel do aluno?

Veja o que outros estudantes também perguntam »

Palavras-chave: Avaliação Institucional Participativa. Qualidade Educacional. Qualidade Negociada. Gestão Democrática.

Resumo

Este trabalho sintetiza a Dissertação de Mestrado que buscou identificar os aspectos que influenciaram a implantação da Avaliação Institucional Participativa em uma Escola Estadual do Ensino Fundamental, situada na periferia da cidade de Campinas, SP. O modelo de avaliação institucional proposto se apoiou no conceito de qualidade negociada e contou com a constituição de uma Comissão Própria de Avaliação, composta por representantes da comunidade escolar, para dinamizar todo o processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos no período entre outubro de 2005 e dezembro de 2006, quando o pesquisador se inseriu no ambiente escolar com a função de também apoiar a escola no desenvolvimento do processo de avaliação. Da análise dos dados resultaram quatro categorias analíticas que propiciaram reflexões acerca do Projeto Político-Pedagógico, da cultura educacional vinculada ao gestor escolar, dos meandros da participação e das potencialidades da Avaliação Institucional Participativa. Verificou-se também a potencialidade da Avaliação Institucional Participativa, enquanto recurso da gestão democrática e para a formação técnica e política da comunidade escolar com vistas à superação dos problemas enfrentados pela escola.

Biografia do Autor

Adilson Dalben, UNESCO

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas e Consultor do Instituto Internacional de Planejamento de Educação da UNESCO (IIPE/UNESCO – Buenos Aires).

  • PDF

Como Citar

DALBEN, A. Avaliação Institucional na Escola de Educação Básica: uma aproximação orientada pelos princípios da participação. Educação: Teoria e Prática, v. 20, n. 35, p. 133, 11.

Os Autores que publicam nessa revista concordam com os seguintes termos:

a)Os autores cedem os direitos autorais à revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação nesta revista.

b) A política adotada pela Comissão Editorial é a de ceder os direitos autorais somente após um período de 30 meses da data de publicação do artigo. Transcorrido esse tempo, os autores interessados em publicar o mesmo texto em outra obra devem encaminhar uma carta à Comissão Editorial solicitando a liberação de cessão dos direitos autorais e aguardar resposta.

c) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party

Dalben, Adilson inovação educacional Editora educacional londrina 2022
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons