Cruzando se roseiras brancas Aa com amarelas Aa os descendentes serão

21 de março de 2018

Questão sobre cruzamento teste

(UFSCar) Suponha uma espécie de planta cujas flores possam ser brancas ou vermelhas. A determinação genética da coloração é dada por um gene, cujo alelo que determina a cor vermelha é dominante sobre o alelo que determina a cor branca. Um geneticista quer saber se um representante dessa espécie de planta, que produz flores vermelhas, é homozigótico ou heterozigótico para esse caráter. Para resolver a questão, decide promover a polinização dessa planta com outra que produza flores brancas porque,
A) se a planta for homozigótica, 100% da descendência será de plantas que produzem flores vermelhas.
B) se a planta for heterozigótica, 75% da descendência será de plantas que produzem flores vermelhas e 25% de descendentes com flores brancas.
C) se a planta for homozigótica, 50% da descendência será de plantas com flores brancas e 50% de descendentes com flores vermelhas.
D) se a planta for heterozigótica, 100% da descendência será de plantas que produzem flores brancas.
E) se a planta for homozigótica, 75% da descendência será de plantas com flores vermelhas e 25% de descendentes com flores brancas.

RESOLUÇÃO:
O cruzamento teste é usado quando se deseja saber o genótipo de um indivíduo com fenótipo dominante (ele pode ser AA ou Aa). Para isso, cruza-se com um indivíduo com fenótipo recessivo (aa). Se na descendência surgir pelo menos um indivíduo com fenótipo recessivo (aa), o indivíduo problema é heterozigoto; caso toda a descendência tenha o fenótipo dominante, o indivíduo problema (com muita certeza) é homozigoto (AA).
RESP.: A

Veja também:
– Questão sobre eritroblastose fetal, do Pism.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:

  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.

Cruzando se roseiras brancas Aa com amarelas Aa os descendentes serão
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX

(UFPI) Plantas puras vermelhas e brancas foram cruzadas, e todas as plantas na geração F1 apresentaram fenótipo cor-de-rosa. As plantas F1 foram autopolinizadas e produziram descendência F2 branca, cor-de-rosa e vermelha.
Na discussão do experimento relatado, é correto afirmar que:
A) as plantas da geração F1 são resultantes de um cruzamento diíbrido e que os fenótipos recombinantes da geração F2 estão na razão 9:3:3:1.
B) as plantas da geração F2 são todas heterozigotas e que ambos os alelos são expressos em codominância, onde dois alelos em um locus produzem dois fenótipos e ambos aparecem em indivíduos heterozigotos.
C) as plantas da geração F1, quando autopolinizadas, dão origem em F2 a plantas fenotipicamente distribuídas na razão 1:2:1, pois o alelo para flores vermelhas apresenta dominância incompleta sobre o alelo para flores brancas.
D) as características fenotípicas das plantas da geração F1 e as da geração F2 são determinadas por um gene com alelos diferentes e que existe uma dominância hierárquica nas combinações dos genes.
E) as plantas da geração parental são heterozigotas, as da geração F1 são todas homozigotas e as da geração F2 são todas heterozigotas e cor-de-rosa.

RESOLUÇÃO:
A questão traz um exemplo clássico de herança intermediária, situação em que não há dominância entre os alelos de determinado gene. No caso dessa questão, o gene envolvido com a manifestação da cor da flor possui dois alelos: um responsável pela coloração vermelha (FV) e outro responsável pela coloração branca (FB).
Plantas com flores brancas são homozigotas (FBFB), assim como as plantas de flores vermelhas (FVFV).
Do cruzamento entre plantas de flores vermelhas com plantas de flores brancas, surgem os descendentes com flores de cor rósea (genótipo: (FVFB), que são heterozigotas.
Cruzando duas plantas com flores cor de rosa, tem-se a proporção de  1 vermelha: 2 róseas : 1 branca, conforme quadro abaixo.

Cruzando se roseiras brancas Aa com amarelas Aa os descendentes serão

Resp.: C

VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre trabalhos de Mendel, da Fama 2016-2

Qual é o genótipo do indivíduo de flores brancas?

Plantas com flores brancas são homozigotas (FBFB), assim como as plantas de flores vermelhas (FVFV). Do cruzamento entre plantas de flores vermelhas com plantas de flores brancas, surgem os descendentes com flores de cor rósea (genótipo: (FVFB), que são heterozigotas.

Quando cruzamos a Flor Maravilha branca pura com uma flor Maravilha vermelha pura nascerá flores rosas esse fenótipo intermediário é conhecido como?

e) Codominância. Alternativa “b”. Trata-se de um caso de dominância completa, pois um alelo impede a manifestação do outro quando estão em heterozigose. A maravilha (Mirabilis jalapa) é uma planta que apresenta flores vermelhas, brancas e rosas.

Qual é o fenótipo dos parentes no cruzamento ao lado?

Resposta: Sementes lisas.

Qual o genótipo para cor rosea das flores?

a) Os possíveis genótipos de uma planta com flores róseas são: AAbb e Aabb.