Costela na pressão com batata

Costela na pressão com batata

Guia da Cozinha - Receita de costela com batata na pressão

Foto: Guia da Cozinha

À procura de uma carne bem deliciosa e que agrade a família toda? Aproveite então a receita de costela com batata na pressão. É irresistível e rende bastante. Confira o passo a passo e sirva o prato para toda a sua família!

Tempo: 1h20

Rendimento: 6 porções

Dificuldade: fácil

Ingredientes da costela com batata na pressão

  • 1,5kg de costela bovina em pedaços
  • 4 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • 4 colheres (sopa) de óleo
  • 2 cebolas em tiras
  • 1 cubo de caldo de carne
  • 1 folha de louro
  • 2 colheres (sopa) de shoyu
  • 4 batatas em cubos
  • 1 lata de milho escorrido
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

Modo de preparo

Tempere a costela com o alho, sal e pimenta e reserve. Aqueça uma panela de pressão grande com o óleo, em fogo alto, e frite a carne até dourar. Junte a cebola e refogue por 3 minutos. Adicione o caldo de carne, o louro, o shoyu e cubra com água até cobrir metade da carne. Tampe a panela e cozinhe por 40 minutos depois de iniciada a pressão, em fogo médio. Desligue e deixe sair a pressão. Abra a panela, volte ao fogo, acrescente a batata, o milho e o cheiro-verde. Coloque mais água, se necessário, e cozinhe com a panela aberta até a batata e a carne amaciarem. Acerte o sal, transfira para uma travessa e sirva em seguida.

    Costela na pressão com batata

    Modo de preparo

    1 - Em uma panela de pressão, coloque o óleo e deixe esquentar;

    2 - Coloque o alho picado e deixe fritar até dourar;

    3 - Desligue o fogo e forre o fundo da panela com a cebola cortada em rodelas;

    4 - Coloque a costela picada em pedaços, o tempero, a pimenta calabresa a gosto, os tabletes de carne e esprema os dois limões;

    5 - Tampe a panela e quando pegar a pressão abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos;

    6 - Enquanto a carne cozinha, pique as batatas e deixe-as em um recipiente com água e sal;

    7 - Quando a carne estiver cozida, abra a panela e coloque as batatas sem a água e deixe por mais 10 minutos.

    No Brasil temos a costela com batata para compor os almoços em família de fim de semana com frequência.

    A costela com batata tem diversos preparos ao redor do mundo, cada um variando de acordo com a cultura do local. Por sermos um país que mescla vários povos, passamos a ter diferentes formas de preparo e acompanhamentos para esse prato. Confira:

    1. Costela assada com batata

    Esta receita varia os preparos entre panela de pressão e forno. O preparo na panela de pressão serve para que os temperos penetrem melhor e para que se tenha uma costela mais macia. Depois disso, a costela é levada ao forno com as batatas para assar e deixar a carne mais sequinha e saborosa.

    2. Costela com batata na panela de pressão

    O preparo desta receita é rápido e consiste em forrar a panela de pressão com cebola picada, dispor a carne e espalhar sal grosso por cima. Após cozinhar as costelas, acrescente as batatas e leve ao fogo por mais 5 minutos. Essa costela com batatas de apenas 4 ingredientes vai tornar seu almoço em família inesquecível.

    3. Costela com batata e cebola

    Esta receita cozinha a costela na panela de pressão apenas com cebola e temperos. Na panela disponha as camadas de cebola e carne e após 20 minutos acrescente as batatas e leve à pressão por 30 minutos. O preparo é simples, rápido e o resultado é uma prato delicioso que agrada a todos.

    4. Costela com batata e cenoura

    Com o preparo tradicional da costela na panela de pressão, essa receita utiliza o sabor delicado das cenouras para dar um toque agridoce ao prato. As cenouras são leves e harmonizam bem com a carne fazendo toda a diferença no resultado final.

    5. Costela com batata, cenoura e shoyu

    Nesta receita, a costela é levada à panela de pressão com diversos condimentos como shoyu, alho, páprica e pimenta-do-reino para abrilhantar o sabor da carne. Essa receita é preparada em aproximadamente 40 minutos e é ideal para aquelas refeições rápidas e saborosas.

    6. Costela com batata e chuchu

    Esta costela é assada no forno sem retirar os ossos que dão um sabor especial à carne. A costela é temperada somente com sal grosso e ao assar são acrescentadas tiras de cebolas e dentes de alho para compor o sabor juntamente com a batata e o chuchu. A carne fica macia e desmancha na boca, perfeita para saborear com toda a família.

    7. Costela com batata e outros legumes

    Esta receita utiliza o preparo usual da costela na panela de pressão e é temperada com limão, cebolas, pimenta-do-reino, orégano, alecrim, louro e shoyu. Como o cozimento da carne é maior, os legumes devem ser acrescentados à panela após 30 minutos, para que todos os ingredientes sejam cozidos igualmente.

    8. Costela com batata e linguiça

    Diferente das demais, esta receita sai da rotina ao utilizar linguiça para incrementar o prato. Após cozer apenas a costela com temperos por 20 minutos, acrescente a linguiça e as batatas e retorne para a pressão. É uma refeição com diferentes sabores e texturas para agradar a todos.

    9. Costela com batata na cerveja

    A função da cerveja nesta receita, além de dar um sabor especial, é contribuir para que a carne fique mais macia. O primeiro preparo é feito na panela de pressão ao cozinhar a carne com cebola e os demais temperos e, por fim, a carne é levada ao forno em uma cama de batatas cozidas para assar e mesclar o tempero da carne nas batatas.

    10. Costela com batata na cachaça

    Esta receita de costela gaúcha utiliza uma marinada com pimenta, azeite e sal para garantir que o tempero penetre bem na carne. A costela é selada na manteiga e é rapidamente dourada, tornando-a mais apetitosa. Após assar a carne e os legumes completamente, acrescente salsinha para a apresentação do prato e aproveite.

    Com todas essas receitas de dar água na boca será impossível não garantir a costela com batatas no próximo almoço em família. Confira também essas receitas de costela recheada para continuar explorando esse corte.

    O que passar na costela para ficar macia?

    9. Costela na churrasqueira com papel alumínio: o principal objetivo de embrulhar a carne no papel alumínio é deixar a costela mais macia e suculenta. Depois de temperar com sal grosso, embrulhe a carne em duas camadas de papel celofane e duas de papel alumínio.

    Como fazer uma costela que solta do osso?

    Tempere a costela com sal de parrilla e pimenta do reino. Doure todos os lados na churrasqueira. Em seguida, embrulhe a costela em 4 folhas de papel alumínio, bem fechadinho, e deixe assar em fogo baixo por 4 horas. Retire-a do papel alumínio e sirva em seguida.

    Como saber se a costela e macia?

    odor: a carne deve apresentar um cheiro fresco e agradável; ​elasticidade: com as mãos limpas, pressione a carne com o dedo indicador – ela deve se mostrar macia ao toque e retornar à sua posição inicial rapidamente.

    Como assar costela osso para cima ou para baixo?

    Tire o excesso de sal da carne, cubra a peça com papel alumínio e coloque-a em uma assadeira, com o osso para baixo. Leve ao forno a 180°C por 3h30. Tire o papel alumínio e volte ao forno por 10 minutos. Sirva imediatamente.