Contracep quando começa a fazer efeito

Sim, já faz efeito. A partir do primeiro dia do uso da injeção, caso ela seja aplicada no inicio do período menstrual, já se inicia o efeito contraceptivo. Contudo, o efeito máximo se atinge por volta de sete dias após a injeção, por isso é recomendado que seja utilizado um método complementar como a camisinha, durante a primeira semana.

O contracep é um antinconcepcional injetável formulado com o acetato de medroxiprogesterona, hormônio que impede a gravidez durante três meses. É um anticoncepcional que se usado corretamente é muito seguro, ocorre menos de 1 gravidez a cada cem mulheres durante o primeiro ano. Para tanto, precisa ser aplicado regularmente a cada 90 dias e evitar atrasos na aplicação da injeção.

Converse com o seu médico de família ou ginecologista caso apresente mais dúvidas sobre o anticoncepcional injetável.

Pode também lhe interessar:

Anticoncepcional injetável em efeitos colaterais?

Dúvidas sobre anticoncepcional injetável.

Quanto tempo demora para o Contracep fazer efeito?

O Acetato de Medroxiprogesterona é um método contraceptivo de longa duração. O ideal, após iniciar esse método, é usar outro método (por exemplo preservativo) ou abstinência sexual por 7 dias apenas. Trinta dias após a injeção, o medicamento já está fazendo efeito.

Quanto tempo depois de tomar Contracep Pode ter relação?

3. Quando posso ter relação sexual? Após iniciar o tratamento contraceptivo com injeção é fundamental aguardar 30 dias para que os hormônios façam o efeito desejado. Sendo assim, qualquer relação sexual realizada sem proteção antes desse período estará sujeita à gestação.

Quanto tempo depois de tomar a injeção trimestral posso ter relação?

Se você iniciou a injeção sem relação com a menstruação, você deverá aguardar 7 a 10 dias para ter relações sexuais. Desta forma, você está protegida contra a gravidez. Não existe método 100% eficaz. O risco de falha da injeção é de 3 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,3%).

Quantos dias demora para injeção trimestral fazer efeito?

A maioria das soluções de anticoncepcional injetável disponíveis no mercado começam a ter eficácia completa cerca de 7 dias após a aplicação.