Complete a frase abaixo marcando em seguida a opção que contém as palavras corretas

871 palavras 4 páginas

Lista de exercícios Carboidratos
Questão 1 -Marque a alternativa que contém apenas monossacarídeos.
a) Maltose e glicose. b) Sacarose e frutose. c) Glicose e galactose.
d) Lactose e glicose. e) Frutose e lactose.

Questão 2- Complete a frase abaixo marcando em seguida a opção que contém as palavras corretas.
Os carboidratos, também chamados de _________________ ou hidratos de carbono, são moléculas orgânicas que constituem a principal fonte de energia para os seres vivos. Os carboidratos podem ser classificados quanto ao tamanho em __________, ___________e ________________. Os ___________ apresentam as moléculas mais simples de carboidrato e seus principais representantes são a glicose, frutose e ___________.
a) Energéticos, carne, galactose, frutose, polissacarídeos, dissacarídeos, lactose. b) Açúcares, monossacarídeos, oligossacarídeos ,polissacarídeos, monossacarídeos, galactose. c) Hidratos, monossacarídeos, oligossacarídeos, polissacarídeos, ácidos nucleicos. d) Substâncias estruturais, polissacarídeos, monossacarídeos, galactose, polissacarídeos, monossacarídeos e) Gorduras, ovos, polissacarídeos, monossacarídeos, açúcares, lactose, galactose
Questão 3- Quanto aos carboidratos, assinale a alternativa incorreta.
a) Os glicídios são classificados de acordo com o tamanho e a organização de sua molécula em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.
b) Os polissacarídeos compõem um grupo de glicídios cujas moléculas não apresentam sabor adocicado, embora sejam formadas pela união de centenas ou mesmo milhares de monossacarídeos.
c) Os dissacarídeos são constituídos pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a celulose, a quitina e o glicogênio.
d) Os glicídios, além de terem função energética, ainda participam da estrutura dos ácidos nucleicos, tanto RNA quanto DNA.
e) A função do glicogênio para os animais é equivalente à do


Relacionados

  • Carboidratos e Exercicio

    659 palavras | 3 páginas

    Por que suplementar carboidrato durante o exercício físico aeróbico prolongado? O consumo de carboidratos durante a atividade física varia segundo o tipo de exercício. Em geral, a suplementação de carboidratos para indivíduos que praticam atividade física por mais de 1 hora é interessante para evitar situações de hipoglicemia, fadiga muscular e redução da intensidade do exercício. Os estudos sugerem a ingestão de 30 a 60 g/hora de carboidratos durante o exercício físico aeróbico prolongado. Quanto….

  • Exercícios carboidratos

    564 palavras | 3 páginas

    ESTUDO DIRIGIDO CARBOIDRATOS 1) Por que os carboidratos são denominados dessa forma ou ainda como hidratos de carbono? São formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, alguns com nitrogênio, fósforo ou enxofre; 2) Quais são as principais funções dos carboidratos? Fonte de energia; Reserva de energia; Estrutural, proteção e lubrificante de articulações; Matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas; 3) Como os carboidratos são classificados? Monossacarídeos: 1 monossacarídeo….

  • exercício de carboidratos

    431 palavras | 2 páginas

    Exercícios Proteínas Curso de Licenciatura em Educação Física - 2º período Disciplina: Biologia com ênfase em Bioquímica Professor(a): Érica Molfetti 1) Caracterize a unidade estrutural das proteínas. 2) Como um aminoácido se une ao outro para formar uma proteína? 3) O que determina a função de uma proteína? 4) Explique os níveis de organização estrutural de uma proteína, citando os tipos de ligações químicas envolvidas. 5) Proteínas que atravessam membranas geralmente contêm….

  • EXERCICIO DE CARBOIDRATOS

    505 palavras | 3 páginas

    CARBOIDRATOS 1) O que são carboidratos? Exemplifique. Os carboidratos que também são chamados de glicídios, encontra-se em: frutos, cereais, mel, leite, raízes, entre outros. Os carboidratos são classificados em três grupos, os monossacarídeo, dissacarídeos e os polissacarídeos. 2) Cite algumas funções dos carboidratos. 1- Armazenamento energético – o amido e o glicogênio são os carboidratos responsáveis pelo armazenamento de energia dos animais e vegetais. 2- Produção de energia – os carboidratos….

  • Consumo de Carboidratos e exercício

    407 palavras | 2 páginas

    Os carboidratos quando consumidos com um certo intervalo que permita a digestão e absorção podem promover maior acúmulo de glicogênio muscular. O conteúdo de glicogênio muscular está fortemente relacionado ao tempo de tolerância ao esforço e ao aumento das reservas de glicogênio. Antes da atividade recomenda-se ingerir carboidratos com baixo/médio índice glicêmico a fim de evitar o quadro de hipoglicemia durante a atividade, uma vez que a glicose oriunda dos carboidratos com baixo/ médio índice glicêmico….

  • Exercício Carboidrato e Proteína

    2897 palavras | 12 páginas

    Exercícios sobre Carboidratos e Proteínas 01-Defina e classifique os CARBOIDRATOS. Resposta: CARBOIDRATOS são alimentos que fornecem energia ao organismo. Dentro deste grupo energético estão os cereais (Arroz, Milho, Aveia, Trigo, etc.) e os açúcares (Mel, Frutose, etc.). São divididos em três grupos principais, sendo eles os MONOSSACARÍDEOS, DISSACARÍDEOS e POLISSACARÍDEOS. Os dois primeiros são conhecidos como carboidratos simples, já os polissacarídeos são denominados carboidratos complexos….

  • Exercícios de Lipídios e Carboidratos - Bioquímica

    1570 palavras | 7 páginas

    hialurônico, quitina, frutose e ribose. 2. Estão representadas abaixo duas estruturas de carboidratos. Essas duas moléculas são isômeros de que tipo? a) Estereoisômero b) Epímero c) Diasteroisômeros d) D e L e) Não são isômeros 3. São considerados monosacarídeos: a) maltose e glicose b) sacarose e maltose c) amido e glicogênio d) glicose e frutose e) amido e sacarose 4. Quanto aos carboidratos, assinale a alternativa incorreta. a) Os glicídios são classificados de acordo com o tamanho….

  • Metabolismo de carboidratos - exercícios resolvidos

    1004 palavras | 5 páginas

    Transformações Bioquímicas – Metabolismo de Carboidratos 1. Defina fosforilação em nível de substrato e dê exemplo. Fosforilação em nível de substrato é definido pela transferência de um grupo fosfato de um combustível orgânico para o ADP Exemplo: Fosfoenolpiruvato  piruvato ADP ATP 2. A maioria das vias metabólicas é relativamente longa e aparenta ser muito complexa. Por exemplo, há dez reações químicas individuais na glicólise, convertendo glicose em piruvato. Sugira….

  • A importancia dos carboidratos para quem pratica exercicios fisicos

    1841 palavras | 8 páginas

    proporcionando uma recuperação mais rápida dos gastos energéticos, são vários os nutrientes envolvidos para que haja o fornecimento de energia, o glicogênio muscular e a glicose sanguínea são provenientes dos carboidratos que ingerimos na nossa dieta diária, Segundo Ferreira (2000) os carboidratos são as substancias organicas mais abundantes da terra devido as suas multiplas funçoes em todos os seres vivos é formado pelo carbono, hidrogenio e oxigenio. São fontes de energia imediatas e também são armazenados….

  • Metabolismo De Carboidratos - Exercícios Resolvidos

    481 palavras | 2 páginas

    glicogênio fosforizasse? R= não 2. Porque é vantajoso que a degradação de glicogênio origine glicose-6-fosfato em vez de glicose? R= 3. Você está planejando fazer uma caminhada extenuante e é aconselhado a aumentar a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, como pães e massas, com alguns dias de antecedência. Sugira um motivo para esse conselho. R= 4. A concentração de lactato no sangue aumenta rapidamente durante uma corrida e declina lentamente durante aproximadamente uma hora depois. O que….

Outros Trabalhos Populares

O que é correto afirmar sobre os carboidratos?

Os carboidratos são macronutrientes existentes nos alimentos e que são aproveitados pelo organismo para fornecer energia para o corpo desempenhar suas atividades. O amido é um tipo de carboidrato utilizado como reserva energética em vegetais. Já a quitina e celulose são carboidratos que exercem função estrutural.

Por que os açúcares também são chamados de carboidratos ou hidratos de carbono?

Os carboidratos são formados principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, apresentando a seguinte fórmula geral: (CH2O)n. Graças a essa fórmula, também são denominados de hidratos de carbono.

Quanto aos carboidratos assinale a alternativa incorreta?

Questão 6. Quanto aos carboidratos, assinale a alternativa incorreta. a) Os glicídios são classificados de acordo com o tamanho e a organização de sua molécula em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

Quais são as principais características dos carboidratos?

Os carboidratos possuem função energética, função estrutural e participam da formação dos ácidos nucleicos. Os carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos ou polissacarídeos, sendo os monossacarídeos os carboidratos mais simples. A glicose é o monossacarídeo mais conhecido.