Como somar e diminuir na mesma fórmula no excel

Como Somar e Subtrair no Excel

Através de nosso exemplo vamos referenciar três células distintas, e através delas, em primeiro momento vamos Somar A1+B1 e após isso, subtrair o valor através de uma terceira célula C1. Com isso, teremos um resultado de soma com subtração na mesma célula.

Consulte Mais informação

Como usar a fórmula de subtração no Excel?

Para fazer subtração simples, use o operador aritmético - (sinal de menos). Por exemplo, se você inserir a fórmula =10-5 em uma célula, a célula exibirá 5 como resultado.

Como fazer uma planilha que diminuir valores?

Como fazer subtração no Excel

Novamente, se os valores que você deseja subtrair ou somar estiverem armazenados em uma tabela, basta digitar o comando, inserir o sinal de menos e clicar sobre a célula desejada.

Como somar e diminuir na mesma célula no Excel?

Você também pode subtrair um determinado valor de um intervalo em específico, como por exemplo, diminuir 1.500 no exemplo acima. Assim, a fórmula ficaria =SOMA(A1:A5) – 1500. O mesmo vale para células adicionais, =SOMA(A1:A5) – C3.

Qual é a fórmula de soma no Excel?

A função SUM adiciona valores. É possível adicionar valores individuais, referências de célula ou intervalos, ou uma mistura dos três. Por exemplo: =SOMA(A2:A10) Adiciona os valores nas células A2:10.

Correspondentemente, como aplicar a fórmula de soma no excel?

Escolha uma célula ao lado dos números que você quer somar, clique em AutoSoma na guia Página Inicial, pressione Enter e pronto! Quando você clica em AutoSoma, o Excel insere automaticamente uma fórmula (que usa a função SOMA) para somar os números.

Por conseguinte, como se subtrai?

O sinal indicativo da subtração é o "sinal de menos" (–). Os números antes do sinal de igual são chamados minuendo e subtraendo. O valor após o sinal de igualdade é chamado diferença ou resto. O número 4 é o minuendo, o 1 é o subtraendo e o 3 a diferença ou resto.

Você também pode perguntar como fazer uma planilha ficar mais leve?

Normalmente os problemas de planilhas pesadas, arquivos grandes ou lentidão ao usar o Excel está ligado a uma dessas dicas:

  1. Utilize versões recentes do Excel com o formato XLSX.
  2. Cuidado ao utilizar fórmulas e funções.
  3. Desabilite o Cálculo Automático.
  4. Elimine dados desnecessários.
  5. Compacte imagens.

Como diminuir a quantidade de linhas de uma planilha de Excel?

Selecione as linhas a serem alteradas. Na guia Página Inicial, no grupo Células, clique em Formatar. Em Tamanho da Célula, clique em Altura da Linha. Na caixa Altura da linha, digite o valor que você deseja e, em seguida, clique em OK.

Também se pode perguntar como limitar o tamanho de uma planilha?

Sim, tem como limitar, e é muito fácil. Se você quiser que a sua planilha não exiba as linha abaixo da linha 20, basta clicar sobre a linha 21, teclar CTRL+Shift+SetaParaBaixo (para se deslocar, selecionando, até a linha 65536 no 2003 ou 1048576 no 2007 ou superior) --> ir ao menu Formatar -> Linha -> Ocultar.

Para fazermos um controle de estoque em um supermercado, por exemplo, devemos descontar itens que saem dele e dar baixa no estoque. Há uma maneira simples e rápida de fazermos subtração no Excel, que seria retirando valores das tabelas existentes nele. Isso também pode ser feito para calcular o lucro que ganhamos ao fazer algum serviço.

Em outro exemplo, imagine que você é um cientista de dados e tem que subtrair milhares de dados simultaneamente. Você, ao utilizar a calculadora, perderá o dia para isso e poderá se perder ao realizar as contas. Porém, utilizando o Excel para fazer os cálculos, você terá resultados mais concisos e economia de tempo. Pronto para aprender mais sobre a subtração no Excel? Vamos lá!

  • Para que serve e quando usar a subtração no Excel?
  • Para que serve e quando usar a subtração no Excel? Como subtrair no Excel? Principais fórmulas!

Para que serve e quando usar a subtração no Excel?

A subtração no Excel serve para tirar uma diferença entre dois números ou em um intervalo de linhas, ou colunas. Ela pode ser utilizada, conforme dito na introdução, para: 

  • Calcular o lucro que tivemos ao fazer determinado serviço;
  • Calcular indicadores de sucesso ou falha para determinado produto;
  • Calcular a diferença entre os preços de produtos de supermercados diferentes;
  • Dentre outros;

No caso, a subtração no Excel não tem uma função nativa para isso, como a função SOMA(), na adição. Mas, isso não será problema para você aprender como fazer subtração entre intervalos diferentes no Excel.

Como subtrair no Excel? Principais fórmulas!

Apresentamos a seguir algumas maneiras de como fazer subtração em planilhas do Excel. 

 -(subtrair): subtraindo valores em uma célula!

Vamos imaginar que você queira tirar a diferença entre duas notas, no Excel: 

Para isso, devemos utilizar o posicionamento de onde os números estão, nesse caso. O número 10 está na posição B1, enquanto que o número 6 está na posição B2, correto? 

Depois disso, devemos adicionar, conforme a foto acima, as respectivas células com o sinal de menos (-). Ao dar Enter, teremos o resultado da subtração entre esses dois números, que será igual a 4:

Observe que a operação feita na célula é exibida no cabeçalho do campo.

=SOMA(): subtraindo valores em duas ou mais células!

Sim! Você não leu errado. Podemos utilizar a função SOMA(), para subtração de valores. Para isso, devemos utilizar valores negativos em nosso intervalo de valores que desejamos subtrair. 

Vamos verificar a tabela a seguir, de uma fábrica fictícia de desenvolvimento de software. Ao decorrer do semestre, ela teve prejuízos em seu fechamento:

Para fazermos a subtração das colunas, ao final dos resultados do semestre, utilizamos a função SOMA(), passando o intervalo que desejamos consultar: 

A operação será a seguinte:
400 + (-300) + 200 + 500 + (-400) + 600.

Como resultado, apertando a tecla Enter, o resultado será igual a 1000 reais de lucros no semestre.

A subtração é feita dessa forma no Excel, passando valores negativos, devido ao fato de não existir uma função como SUBTRAIR() nele, por exemplo. 

Como somar e subtrair/subtrair e somar no Excel? 

Neste tópico, mostraremos como somar e subtrair no Excel de maneira que as operações sejam feitas com a função SOMA(), de forma consecutiva. 

Para isso, utilizaremos uma tabela de venda de ovos de uma granja produtora, dos três primeiros meses do ano: 

  • Somar e subtrair

Para esse exemplo, devemos somar os dois primeiros meses do ano e subtrair o último mês. Na função SOMA(), nesse caso, devemos passar os dois primeiros meses do ano, normalmente:

Contudo, depois dos parênteses, devemos adicionar uma subtração para o último mês do ano, que seria a coluna C2: 

A operação seria: (1242+2055)-4011. O resultado será igual a -714, como a foto a seguir:

  • Subtrair e somar

Para fazermos a operação inversa, que seria subtrair e somar, basta trocar o sinal da operação entre parênteses para subtração e o sinal fora dos parênteses para adição, conforme foto a seguir: 

A operação seria: (1242-2055)+4011. O resultado será igual a 3198, conforme foto a seguir:

Como somar e diminuir na mesma fórmula no excel

Muito interessante como é feita a subtração no Excel, não é? Apesar de não existir nenhuma função no software para que a subtração seja feita de forma similar com a soma, ela pode ser feita sem o menor problema no Excel, utilizando o sinal de (-).

Além disso, a própria função SOMA() pode ser usada para realização dos cálculos de subtração, podendo dar resultados negativos. Mas, para isso ocorrer, deverá ser passado valores negativos como parâmetros a ela. Os valores podem ser um desconto de um produto, um prejuízo que a empresa teve em um mês do ano, etc. 

Para que o seu aprendizado em Excel seja contínuo, confira esse artigo que aborda a concatenação (junção) de itens no Excel. 

Como somar e diminuir na mesma célula Excel?

Ao utilizar referências de células numa fórmula em vez do valor da célula, pode alterar o valor sem ter de alterar a fórmula..
Escreva um número, como 5, na célula C1. ... .
Na célula E1, escreva um sinal de igual (=) para iniciar a fórmula..
Após o sinal de igual, escreva C1+D1..
Prima a tecla Enter..

Como usar mais de uma função na mesma fórmula?

Usar funções aninhadas em uma fórmula.
Clique na célula na qual deseja inserir a fórmula..
Para iniciar a fórmula com a função, clique em Inserir função na barra de fórmulas . ... .
Na caixa Ou selecione uma categoria, selecione Todas. ... .
Para inserir outra função como argumento, digite-a na caixa do argumento desejado..

Como subtrair e dividir na mesma fórmula no Excel?

Para isso, selecione a célula onde quer ver o resultado e escreva a fórmula = Célula1/Célula2. Assim como na soma e na subtração, substitua onde se lê "Célula1" e "Célula2" pelas células que deseja dividir. Por exemplo =A1/A2.

Como usar fórmula diminuir no Excel?

Subtrair números em uma célula Para fazer subtração simples, use o operador aritmético - (sinal de menos). Por exemplo, se você inserir a fórmula =10-5 em uma célula, a célula exibirá 5 como resultado.