Como se comporta a pressão arterial durante a execução de um exercício físico aeróbico?

Segundo o cardiologista do HCor, durante o exercício ocorre a produção de calor que é eliminado do organismo através da vasodilatação e perda de líquido (suor) levando a uma consequente redução da pressão arterial pós exercício

Conhecida como inimigo silencioso, a hipertensão não apresenta sintomas. Somente quando existe um aumento súbito da pressão arterial (crise hipertensiva), que podem surgir sintomas que vão desde tonturas e cefaleia, e pode chegar aos mais graves e acometer o sistema cardiocirculatório como o infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, entre outros.

Dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) revelam que a pressão arterial elevada já atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade.

Apesar de ainda não ter cura, a pressão alta pode ser controlada e evitada mantendo-se um estilo de vida saudável e, em muitos casos, a associação de medicamentos específicos que reduzem a pressão arterial. De acordo com o cardiologista e especialista em hipertensão do HCor (Hospital do Coração), Dr. Celso Amodeo, a dieta com baixo teor de sal e exercícios físicos são fortes aliados para controlar a pressão.

“Fazer exercícios físicos diminui o percentual de gordura corpórea, auxilia nos níveis de colesterol e glicemia, fortalece a estrutura óssea e muscular e melhora a condição cardiovascular do indivíduo. Recomenda-se que todo paciente hipertenso que vai iniciar um programa de atividade física passe por uma avaliação médica antes”, explica Dr. Amodeo.

A pressão arterial é a força com que o sangue é impulsionado contra as paredes das artérias. Ela pode aumentar ou baixar dependendo da sua idade, condições do coração, emoção, atividade e medicamentos que você toma. Pressão alta no consultório, não quer dizer que você seja hipertenso.

“É necessário analisar o comportamento da pressão arterial fora do consultório através da medida residencial da pressão ou por meio do exame chamado MAPA (Medida Ambulatorial da Pressão Arterial) no qual podemos ter informação da pressão arterial durante o sono e ao despertar. Naqueles em que a pressão não cai durante o sono existe um risco cardiovascular aumentado. O mesmo vale para os indivíduos que apresentam elevação exagerada da pressão arterial ao despertar”, afirma o Dr. Amodeo.

Quando a pressão arterial ultrapassa de forma consistente os 140/90 mmHg, considera-se pressão arterial alta. Neste caso, um dos aliados, além do controle com medicamentos e ter uma alimentação saudável, é se exercitar para o auxílio no controle da pressão arterial.

Exercícios físicos – aliados à saúde

Existem diversas maneiras de controlar a pressão arterial e uma delas é adotar um estilo de vida saudável e ativo. Manter uma alimentação balanceada, sem a ingestão de gordura saturada e sal, praticar exercícios físicos e evitar consumir bebidas alcoólicas são modificações do estilo de vida essenciais.

“A prática regular de atividades físicas pode ajudar no tratamento para hipertensão a base de remédio ou até mesmo suspendê-lo. Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração”, ressalta o fisiologista do esporte do HCor, Diego Leite de Barros.

Para o fisiologista do esporte do HCor, a caminhada, corrida, natação, exercícios aeróbicos, alongamentos, bicicleta, yoga e hidroginástica são indicados para contribuir na redução da pressão sanguínea exercida sobre os vasos sanguíneos.

É importante evitar se exercitar sob o sol muito forte ou em locais muito abafados e quentes. “Use uma roupa confortável e tênis com solados altos no calcanhar para diminuir o impacto com o chão. Não deixe de tomar água antes, durante e após o exercício, principalmente se o dia estiver quente. Não faça exercício se estiver indisposto ou com dor de cabeça e cansaço intenso. Sempre que possível, verifique sua pressão antes de se exercitar e não faça atividade física se a pressão estiver acima de 16 por 10 (160/100mm Hg)”, aconselha Diego Leite de Barros.

Exercícios aeróbicos no controle da hipertensão

Para prevenção das doenças cardiovasculares, sem dúvida o exercício aeróbio como correr, nadar e pedalar supera o anaeróbio, produzindo elevação do colesterol bom (o HDL colesterol), melhorando os níveis de glicose em pessoas normais e principalmente nos diabéticos. Dessa forma, facilitam o controle da hipertensão arterial, diminuem a obesidade, ajudam a abandonar o tabagismo e melhoram o aspecto psicológico com redução do estresse.

“Lembramos porém que sempre se deve associar ao fortalecimento muscular, numa combinação dos dois tipos de exercícios que vai preparar seu corpo a ter uma melhor performance, postura firme com menor risco de quedas e melhor aproveitamento geral do oxigênio respirado”, finaliza o fisiologista do HCor.

Qual o comportamento da pressão arterial durante exercícios aeróbios?

No exercício resistido ocorre um aumento tanto da PAS quanto da PAD, devido à constrição capilar pelos músculos ativos e ao aumento do débito cardíaco (FRANKLIN et al., 1991), causando uma elevação também na pressão arterial média (MACDOUGALL et al., 1985).

Como se comporta a pressão arterial durante o exercício?

A frequência cardíaca e a pressão arterial sistólica, durante a realização do exercício físico dinâmico, aumentam de forma linear de acordo com a intensidade do esforço, e a pressão arterial diastólica pode permanecer inalterada, aumentar ou até mesmo cair ligeiramente.

Qual o comportamento da pressão arterial durante exercícios aeróbios legendas pressão arterial sistólica PAS ); pressão arterial diastólica PAD ); pressão arterial média Pam?

Embora exista vasodilatação periférica que se estabelece durante a atividade física, ocorre elevação da pressão arterial sistólica (PAS) devido fundamentalmente ao incremento do DC.

Porque a pressão arterial aumenta durante a atividade física?

Isso porque, durante a prática do exercício físico há um consumo maior de oxigênio, o que faz a musculatura do coração trabalhar mais rápido para bombear o sangue.