Como se chama a técnica de cultivo de vegetais como as leguminosas para tratamento do solo Qual é a importância desse cultivo para o solo?

   

 

Adubação verde e rotação de culturas são praticas agrícolas que consiste na incorporação ao solo, de qualquer massa verde, seja ela gramínea ou leguminosa, e que venha trazer benefícios para o solo e para as plantas em rotação e/ou associadas. As leguminosas são plantas mais utilizadas para esse fim, por serem mais eficientes quando comparadas com as gramíneas.

Além de mais eficientes, as leguminosas apresentam uma vantagem diferenciada quando comparada a qualquer outro grupo de plantas. Somente elas, são capazes de realizar a fixação biológica do nitrogênio atmosférico, através de uma associação específica de microrganismos que colonizam a raiz da planta. Esta vantagem, possibilita a substituição parcial e/ou total da adubação nitrogenada através de adubos químicos. Para a fixação biológica do nitrogênio ocorra é necessário realizar a  inoculação das sementes com microrganismo específico que irá promover a colonização das plantas, ocorrendo desta forma uma fixação com eficiência.

Outras vantagens da adubação verde e rotação de culturas são:

  • Melhora as propriedades físicas e orgânicas do solo, uma vez que a matéria orgânica das plantas depositada ao solo enriquece e auxilia a estrutura do solo;
  • Traz para a superfície do solo, os nutrientes minerais do subsolo, pois suas raízes profundas conseguem extrair os nutrientes que se encontram abaixo da camada normalmente utilizada pelas plantas;
  • Promove a retenção de umidade do solo, devido a cobertura morta das plantas depositadas no solo, impedirem que a água evapore pela ação das altas temperaturas;
  • Diminui a infestação de plantas invasoras, uma vez que as plantas utilizadas nesta pratica agrícola e portanto benéficas colonizam a área e impedem a ação de plantas concorrentes que irão prejudicar a cultura de interesse agrícola ;
  • Usado no controle da erosão, pois são espécies que germinam e crescem rapidamente, recobrindo e  protegendo o solo;
  • Auxilia no controle de nematóides, porque algumas destas leguminosas possuem substancias nematicidas naturais em sua composição;
  • Aumenta a produção em quase todas as culturas;

Na prática de adubação verde, a planta benéfica que neste caso é chamada de adubo verde, é plantada simultaneamente com a cultura de interesse. Exemplos são a utilização de leguminosas, na entrelinha de pomares de laranja, na entrelinha de Mamão, banana, abacaxi, managa, pêssego e tantas outras culturas perenes.

Já na rotação de culturas, a leguminosa utilizada em rotação, é plantada solteira em área total, e quando atinge seu ápice de produção e qualidade, que normalmente ocorre no início do florescimento, a planta é incorporada ao solo. A rotação ocorre na entre safra de plantas anuais, tais como soja, milho, feijão e algodão e na entre safra de plantas ‘semiperenes’ como a cana-de-açúcar.

Mucuna preta, Mucuna cinza, Mucuna anã, Crotalaria juncea, Crotalaria spectabilis, Lab lab, Feijão de Porco e Feijão guandú são as principais leguminosas utilizadas em adubação verde e rotação de culturas, e cada uma apresenta uma característica que suprirá a necessidade desejada.

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.

Sementes e Mudas - Artigos já Publicados

Wolf Seeds
O que as pessoas sabem sobre agroneg�cio?
17/11/2011

Wolf Seeds
Manejo de pastagem: recuperar ou reformar
04/10/2011

Pioneer
Pr�ticas agron�micas que interferem na produ��o de silagem de milho
01/09/2011

Wolf Seeds do Brasil S/A
Perspectivas para a safra 2010/2011
11/08/2011

Wolf Seeds
Stylosanthes spp cv Campo Grande
19/07/2011

Wolf Seeds do Brasil
�poca de compra de sementes forrageiras
14/06/2011

Wolf Seeds
Integra��o Lavoura Pecu�ria (ILP)
31/05/2011

Pioneer Sementes
A evolu��o da produtividade do milho no Brasil
26/05/2011

Wolf Seeds
Utiliza��o dos adubos verdes
14/04/2011

Wolf Seeds
Nova praga das pastagens e cultivos
15/03/2011

Wolf Seeds
Alimenta��o e suplementa��o de bovinos
07/02/2011

Pioneer
Avan�os tecnol�gicos da cultura do milho no Brasil
26/01/2011

Wolf Seeds
A utiliza��o de Brachiaria brizantha cv. Marandu como palhada
10/01/2011

Wolf Seeds
F�sforo � essencial para o capim
09/12/2010

Pioneer
Mudan�a de conjuntura torna mercado do milho atrativo
03/12/2010

Wolf Seeds
A braqui�ria de VC 36% e a lei
09/11/2010

Pioneer
Silagem de milho: combinando volume com qualidade
19/10/2010

Wolf Seeds
Como melhorar a qualidade nutricional das forrageiras tropicais
11/10/2010

Wolf Seeds
A thithonia e o �xito com apoio da extens�o
03/09/2010

Pioneer
Manejo da Soja com o gene Roundup Ready� no Brasil
09/08/2010

Pioneer
Sistema de solu��o completa Pioneer
26/07/2010

Wolf Seeds
Brachiaria Ruziziensis: uso e aplica��es
07/07/2010

Wolf Seeds
A Hora da Pastagem
11/06/2010

Wolf Seeds
�poca de compra de sementes forrageiras...
12/05/2010

Pioneer Sementes
Planejamento da soja precoce e milho safrinha no Brasil Central
29/03/2010

Pionner
Qualidade do Tratamento Industrial de Sementes Pioneer
03/03/2010

Wolf Seeds
Semente pirata pode sair caro...
11/02/2010

Pioneer Sementes
Pioneer disponibiliza Sistema de Solu��o Completa, para uma safrinha cheia de oportunidades
03/02/2010

Pioneer Sementes
Safrinha 2010, o que nos espera?
21/12/2009

Wolf Seeds
Utiliza��o de forrageiras na Integra��o Lavoura-Pecu�ria
07/12/2009

Wolf Seeds
Plantio de sementes forrageiras
11/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Sementes e Mudas
Palavras-chave

     

Como se chama a técnica de cultivo de vegetais como leguminosas para tratamento do solo Qual é a importância desse cultivo para o solo?

Adubação verde, sideração ou plantio verde é a prática de se adicionar plantas leguminosas na superfície do solo com intenção de enriquecê-lo nutricionalmente com nitrogênio. O aumento da presença de nitrogênio no solo favorece o aumento da produção de biomassa vegetal.

Como se chama a técnica de cultivo de vegetais?

A rotação de culturas é uma técnica agrícola que consiste na alternância planejada e previamente ordenada do cultivo de diferentes tipos de vegetais em um determinado período sobre um dado local. Esse procedimento é considerado uma forma prática e eficiente de amenizar o desgaste do solo provocado pela agricultura.

Como se chama a técnica de cultivo?

Existem diversas formas de cultivo na prática da agricultura: plantio direto, rotação de culturas, curvas de nível e afolhamento. Essa diversidade de técnicas existe em razão dos diferentes fins, ora os agricultores priorizam a produtividade, ora priorizam a conservação dos solos.

Como se chama o processo de utilizar o solo para plantação de vegetais?

O processo de utilizar o solo para plantio de vegetais é chamado de sistema de plantio direto. Nesse sistema, o impacto da agricultura e das máquinas é diminuído, e consiste em realizar o cultivo de maneira direta ao solo.

Toplist

Última postagem

Tag