Como são chamados os seres vivos que não são capazes de produzir seu próprio alimento?

A maioria dos seres vivos, assim como nós, precisa de comida para sobreviver, não é mesmo? Todos os dias precisamos fazer algumas refeições a fim de obter energia para realizar nossas atividades diárias. Quando isso não acontece, ficamos fracos, sem disposição e algumas vezes até desmaiamos. Alguns seres, no entanto, não precisam se alimentar de outros seres vivos, pois eles conseguem produzir seu próprio alimento em seu corpo.

Plantas, algas e algumas bactérias são exemplos de organismos que possuem a incrível capacidade de produzir substâncias orgânicas em seu próprio corpo, não precisando de ingeri-las. Seres vivos que apresentam essa capacidade são chamados de organismos autotróficos.

Alguns organismos autotróficos produzem substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas em um processo chamado de fotossíntese. Esse processo, de uma maneira bastante resumida, pode ser definido como o fenômeno no qual alguns seres vivos utilizam água e gás carbônico para produzir oxigênio e glicose na presença de luz. (Para saber mais sobre esse processo, clique aqui!)

Como são chamados os seres vivos que não são capazes de produzir seu próprio alimento?

As plantas realizam fotossíntese, logo são organismos autotróficos

Os organismos autotróficos constituem a base de uma cadeia alimentar e servem de alimento para uma infinidade de outros seres vivos que são incapazes de produzir seu alimento. Todos os organismos que devem ingerir moléculas orgânicas provenientes de outro ser vivo são chamados de heterotróficos.

Todos os animais, protozoários, fungos e algumas bactérias são seres heterotróficos. Esses organismos não são capazes de realizar fotossíntese e, por isso, devem alimentar-se de outros seres. Apesar de os fungos se assemelharem às plantas, eles não realizam fotossíntese e retiram seu alimento da matéria orgânica presente no meio em que vivem.

Em uma cadeia alimentar, os organismos autotróficos geralmente são chamados de produtores. Já os organismos heterotróficos podem desempenhar papel de consumidores ou de decompositores.

Resumindo:

Autotrófico: Organismo capaz de produzir seu próprio alimento. Exemplo: plantas, algas e algumas bactérias.

Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas sobre o assunto:

Como chama os seres vivos que não produzem o próprio alimento?

O que são seres heterótrofos? Diferentemente dos seres autótrofos, os organismos heterótrofos não são capazes de produzir seu próprio alimento, sendo necessário consumir outros seres vivos para se manterem. Eles aproveitam as fontes de carbono que constituem outros seres, como plantas e animais.

Como são chamados os seres vivos que são capazes de produzir seu próprio alimento?

Os autótrofos produzem seu próprio alimento ou nutrientes por meio da fotossíntese ou então da quimiossíntese. Como exemplo de organismos autótrofos podemos citar as algas, plantas, cianobactérias e alguns protistas (Euglena).

Quem são os seres Autotróficos?

Alguns organismos, chamados de autotróficos (do grego autós = “de si mesmo” e trophos = “alimentador”) conseguem produzir seu alimento a partir de substâncias inorgânicas, não necessitando, portanto, de ingerir nenhum ser vivo.

Como são chamados os seres vivos que se alimentam de outros seres vivos?

*SERES CONSUMIDORES: Os animais não produzem seu próprio alimento. Para conseguir a energia necessária para viver, eles precisam se alimentar de outros seres vivos ou de parte deles; por isso são chamados consumidores.