Como podemos compreender a relação da educação física e do meio ambiente

Show

EDUCAÇÃO FÍSICA E MEIO AMBIENTE: UMA RELAÇÃO INEVITÁVEL


Resumo

O propósito desse trabalho foi estudar a relação entre a Educação Física e o meio ambiente. É nosso entendimento que a Educação Física terá também que contribuir para a compreensão deste importante tema, abrindo-se a novos discursos e práticas, perspectivando novas vias para uma profissão que tem que se renovar a cada instante, respondendo a cada momento aos desafios que o tempo traz. A questão ambiental tornou-se universal e tem conseguido sintetizar grandes desafios da atualidade, na medida em que passou a incorporar e a solicitar auxílio e ações das diversas áreas de conhecimento. É consensual o reconhecimento da necessidade de superar os paradigmas monodisciplinares. É de extrema importância que o profissional de Educação Física reconheça seu compromisso em auxiliar o entendimento desse fato, bem como o entendimento do processo evolutivo da humanidade, dentro da sua competência profissional.


Palavras-chave

Educação Física; meio ambiente


Texto completo: PDF

Facebook Twitter LinkedIn

Como podemos compreender a relação da educação física e do meio ambiente

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

FIEP BULLETIN.

ISSN-0256-6419 – Impresso

ISSN 2412-2688 - Eletrônico

Fédération Internationale d’Education Physique - FIEP
fiepbulletin.net © 2007 - 2015.

Educação Física, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Guia de Navegação

Direciona para o início do arquivo.

Direciona para página anterior.

Direciona para próxima página.

Direciona para o sumário.

Busca por páginas ou palavras.

Ferramentas

Aciona os recursos de acessibilidade.

Direciona para ajuda com a navegação.

Direciona para a avaliação do material didático.

Ícones

Identifica videos.

Identifica atividades.

Identifica textos que ampliam o conceito destacado.

Identifica a biografia do autor.

Identifica imagens.

Identifica aúdios.

Identifica um livro sugerido para leitura.

Identifica datas.

LINKS :Sempre que uma parte do texto aparecer na cor azul, há um link que leva você para página relacionada com o assunto.

Palavra do Professor-autor

O propósito deste material sobre o ensino da Educação Física, Meio Ambiente e Sustentabilidade na escola é fornecer ao acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação Física algumas orientações e sugestões das possibilidades da interação entre a Educação Física e a Educação Ambiental na escola.

A Educação Física por meio de seus conteúdos (jogo, esporte, luta, ginástica, dança) possui potencialidades e conhecimentos suficientes para abordar, relacionar, discutir e debater a questão ambiental, podendo até formular novos conhecimentos, por exemplo, a partir dos esportes da natureza, especialmente da Corrida de Orientação. Desse modo, é perfeitamente possível um trabalho transversal da Educação Física na Educação Básica e a questão ambiental.

As atividades na natureza são ótimos caminhos para o desenvolvimento dos conceitos referentes ao meio ambiente, promovendo uma oportunidade para a mudança de hábitos e comportamentos. Os temas voltados à relevância social e a participação dos estudantes como sujeitos da aprendizagem promovem neles próprios maior interesse pela natureza, empenho em resguardá-la e a busca por uma vivência mais harmoniosa entre homem e natureza.

Nossa expectativa é que este material pedagógico possa contribuir na formação dos futuros professores de Educação Física e na consolidação da Educação Ambiental nos currículos das escolas de educação básica.

Os autores!

Como podemos compreender a relação da educação física e do meio ambiente

Sheila Moreira Alves, mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduada em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Professora Tutora do Laboratório de Estudos e Práxis em Educação Física (LEPEF) da UVA, locada no Núcleo de Estudos em Atividade Física e Saúde

Ex-Bolsista de Iniciação Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico-FUNCAP.

Como podemos compreender a relação da educação física e do meio ambiente

Adalberto Pereira da Silva possui graduação em Licenciatura em Educação Física e Técnico Desportivo pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília (1979). Especialização em Metodologia do Ensino Superior - UFC/UVA-1990. Aluno do MINTER UCB/UFPI/UVA 2009-2015. Atualmente, é professor Adjunto K, aposentado, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral-CE. Tem experiência na área de Educação Física, Educação Física Escolar, com ênfase em Gestão Ambiental e os Esportes da Natureza, atuando principalmente no seguinte tema: Práticas Corporais de Aventura.

Como podemos compreender a relação da educação física e do meio ambiente

Stela Lopes Soares é especialista em Fisiologia do Exercício e Biomecânica do Movimento e ainda em Saúde da Família pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Possui Especialização com acesso ao Mestrado em Geriatria e Gerontologia pelo INTA. Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Como podemos compreender a relação da educação física e do meio ambiente

Viviany Caetano Freire Aguiar, graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), participou como monitora do Programa de Educação pelo Trabalho (PET-Saúde) durante dois anos, monitora voluntária do Projeto de Extensão Idade Ativa pela UVA durante o período de graduação, Pós-graduanda em Saúde Pública e Saúde da Família pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) e Orientadora Educacional na Coordenação do Curso de Educação Física – EAD pelo INTA.

Ambientação

Seja bem-vindo, caro estudante!

A Educação Física pode ser definida como uma disciplina que agrega o estudante na cultura corporal, desenvolvendo o cidadão que irá determiná-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, procurando desenvolver a reflexão crítica da cidadania e de uma qualidade de vida mais adequada.

É considerada ainda como um meio educativo privilegiado, pois engloba o indivíduo na sua totalidade, tendo como objetivo o equilíbrio, a saúde corporal, a aptidão física voltada para a ação e o desenvolvimento dos valores morais. Não se pode dar enfoque a um corpo fragmentado, entretanto deve-se reportar a uma totalidade capaz de agregar pensamentos e movimentos através de ligações de sensibilidade.

A educação física permite que o estudante exerça todas as suas potencialidades, desenvolva suas funções mentais, coordenação motora, criatividade, livre expressão e sociabilidade. Além disso, também auxilia no desenvolvimento global do indivíduo, isto é, no seu aspecto cognitivo, psicomotor e afetivo.

Devido ao vasto campo de alcance da Educação Física, é perfeitamente possível inserir em suas aulas questões relacionadas ao Meio Ambiente e à Sustentabilidade, haja vista muitas práticas e atividades físicas poderem ser desenvolvidas em contato com a natureza, estimulando maior responsabilidade sobre o espaço utilizado.

Bom estudo!

Trocando ideias com os autores

Agora é o momento em que você vai trocar ideias com os autores das obras indicadas.

Propomos a leitura de algumas obras.

Educação ambiental e Sustentabilidade

Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação.

Guia de Estudo

Após a leitura das obras, escolha a que você achou mais relevante, faça uma resenha crítica e disponibilize na sala virtual.

Como podemos compreender a relação da educação física e do meio ambiente

Sugerimos que você leia a obra Educação ambiental e Sustentabilidade. Os autores abordam a educação ambiental como educação política de formação para a cidadania ativa visando a uma ação transformadora da realidade socioambiental. Esta obra está estruturada em seis partes que abordam temas que vão desde questões conceituais e de fundamentação em Meio Ambiente e Educação Ambiental, passando pelas estratégias para aplicação da educação ambiental por diferentes instrumentos, pelos fundamentos metodológicos e pelos estudos aplicados à educação ambiental.

PHILIPPI JR., Arlindo; PELICIONI, Maria Cecília Focesi. Educação ambiental e sustentabilidade. 2. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

Como podemos compreender a relação da educação física e do meio ambiente

Indicamos também a obra Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. As autoras apresentam um importante item no processo de construção da Educação Ambiental no Brasil e, ao mesmo tempo, a finalização de uma primeira etapa de esforços conjuntos das autoras, da Coordenação de Educação Ambiental do Ministério da Educação e muito especialmente dos inúmeros multiplicadores de Educação Ambiental e o início de novos momentos para a prática da Educação Ambiental e para a implementação dos temas transversais nos currículos escolares do ensino básico, em coerência com os princípios objetivos e atividades estabelecidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais e as novas Diretrizes Curriculares do Ensino Médio Brasileiro.

MEDINA, Nana Minini; SANTOS, Elizabeth da Conceição. Educação ambiental: uma metodologia participativa de formação. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

Problematizando

A escola deve inserir em seus conteúdos temas transversais como Meio Ambiente e Sustentabilidade. Partindo desse pressuposto, imagine que você é professor de Educação Física de uma Escola de Ensino Médio de determinado munícipio e observa que há muita sujeira, cadeiras quebradas e, ainda, um desmatamento grande no campo descoberto da área da prática esportiva. Quais ações você, enquanto professor, poderia realizar junto com sua turma, para melhorar a atual situação encontrada?

Guia de Estudo

Baseado na situação acima faça uma reflexão, responda o questionamento apresentado e disponibilize na sala virtual.

Educação Ambiental, Meio Ambiente e Sustentabilidade

1

Conhecimentos

  • Conhecer a realidade da educação ambiental, do meio ambiente e da sustentabilidade do nosso planeta.
  • Habilidades

  • Identificar os acontecimentos sofridos pelo meio ambiente.
  • Atitudes

  • Ser capaz de melhorar os hábitos em defesa do meio ambiente.
  • Unidade 1

    Educação Ambiental

    Analisar o pensamento e o movimento ambientalista como um bloco monolítico, coeso e orgânico é cometer o equívoco da generalização. No ambientalismo, como nos demais campos do saber, existem várias ideias, correntes e manifestações, das quais algumas se suplementam, outras se contrapõem.

    Assim, nos dias atuais, não é viável compreender a Educação Ambiental através de uma visão individual, como padrão de educação que complementa uma educação convencional, que não é ambiental.

    É importante destacar que, se inicialmente era necessário voltar os esforços para inserir a dimensão ambiental na educação (Guimarães, 2010), porque essa abandonava a visão do entorno biofísico, atualmente, já agregada a dimensão ambiental na educação, não é mais viável referir-se genericamente a uma mera Educação Ambiental, sem qualificá-la com a exatidão que o período demanda (LOUREIRO; LAYRARGUES, 2001).

    Ligada a essa realidade, novas designações para conceituar a Educação Ambiental foram executadas a partir do final dos anos 80 e começo da década de 90, como: a alfabetização ecológica (ORR, 1992), a educação para o desenvolvimento sustentável (NEAL, 1995), a educação para a sustentabilidade (O’RIORDAN, 1989; IUCN, 1993), a ecopedagogia (GADOTTI, 1997), ou ainda, a educação no processo de gestão ambiental (QUINTAS; GUALDA, 1995).

    Esses conceitos marcaram o início de uma nova fase, a da indispensabilidade, de diferenciação interna, com demarcação de procedimentos mais eficientes para alcançar os resultados, os quais nem sempre são concretos, como por exemplo, o processo educativo. Esse serviço no país foi incialmente alavancado por Sorrentino (1995), que detectou a existência de quatro vertentes: a conservacionista; a educação ao ar livre; a gestão ambiental e a economia ecológica. A variedade de classificações sobre Educação Ambiental é tão ampla quanto a diversidade que inspira as inúmeras variações do ambientalismo.

    A pesquisadora Lucy Sauvé (1997) relata determinadas classificações, que podem ser suplementares entre si, ao contrário das variações existentes do ambientalismo:

  • Educação sobre o meio ambiente: reporta-se à obtenção de conhecimentos e habilidades relativos à interação com o ambiente, que está fundamentado na transmissão de fatos, conteúdos e conceitos, onde o meio ambiente se torna um objeto de aprendizado;
  • Educação no meio ambiente: também denominada como educação ao ar livre, trata-se de uma estratégia pedagógica onde se procura aprender através da relação com a natureza ou com o contexto biofísico e sociocultural do entorno da escola ou comunidade. O meio ambiente promove o aprendizado experimental, tornando-se um meio de aquisição de conhecimento;
  • Unidade 1

  • Educação para o meio ambiente: processo através do qual se almeja a adesão ativa do educando que aprende a resolver e prevenir os problemas ambientais. O meio ambiente se torna uma finalidade da aprendizagem;
  • O Órgão Gestor inclui uma quarta variação:a educação a partir do meio ambiente, que reconhece, além das demais incluídas, as sabedorias tradicionais e originárias que se iniciam do meio ambiente, as interdependências das diversas sociedades presentes na humanidade, da economia e do meio ambiente; o sincronismo dos impactos nos domínios local e global; uma análise de valores, da ética, atitudes e responsabilidades individuais e coletivas; a participação e a cooperação; o pensamento altruísta que leva em consideração a variedade dos seres vivos, as regiões com sua competência de apoio, a melhoria da qualidade de vida ambiental das atuais e posteriores gerações; os princípios da incerteza e da prudência.
  • Outra classificação efetuada e discutida por Sauvé (1997) reporta-se às perspectivas que acendem as práticas pedagógicas, que podem fornecer um peso maior à educação ou ao meio ambiente, mesmo que também possam ser suplementadas entre si. Partindo da proposição de que a Educação Ambiental se encontra na correlação ser humano e ambiente, têm-se três vertentes:

  • Perspectiva ambiental: está centrada no ambiente biofísico. Tem como ponto de vista, que a qualidade do meio ambiente está se deteriorando, ameaçando a qualidade de vida dos seres humanos. A preocupação dessa linha está na ideia do engajamento para prevenir e resolver os problemas ambientais. A expressão estabelecida dessa postura é: “Que planeta deixaremos para nossas crianças? ”;
  • Perspectiva educativa: está voltada para o indivíduo ou grupo social. Parte da verificação de que o homem elaborou uma conexão de alienação a respeito de seu entorno. A ideia fulcral dessa tendência é a educação integral do indivíduo, com a promoção da autonomia, do senso crítico e de valores éticos. A expressão definidora dessa postura é: “Que crianças deixaremos ao nosso planeta?”;
  • Perspectiva pedagógica: está direcionada para o processo educativo, variavelmente divergente das abordagens que as antecederam. Por levar em consideração os métodos pedagógicos tradicionais demasiadamente dogmáticos e impositivos, essa perspectiva direciona-se para o desenvolvimento de uma pedagogia específica para a Educação Ambiental, por meio da concepção global e sistêmica da realidade, do recurso do método da solução de problemas ambientais locais concretos. A expressão que melhor define essa postura é: “Qual tipo de educação construiremos para as crianças nesse planeta?”.
  • Unidade 1

    Entretanto, foi o entendimento da Educação Ambiental a partir de sua função social, que possibilitou o surgimento de tipologias dualísticas, com esferas intrinsecamente binárias. Carvalho (1991), inicialmente, argumentou uma Educação Ambiental alternativa contra a Educação Ambiental oficial. Diversos autores, como Quintas (2000), Guimarães (2010) e Lima (1999) apontaram uma educação no processo de gestão ambiental crítica e uma Educação Ambiental emancipatória em oposição à Educação Ambiental convencional; Carvalho (2001) contempla uma Educação Ambiental popular contraposta a uma Educação Ambiental comportamental.

    Estes ensaios procuraram delimitar, por meio de subsídios da Sociologia da educação, uma Educação Ambiental que se articula às forças progressistas, em combate com outra que se articula com as forças conservadoras da sociedade, objetivando respectivamente a modificação ou a manutenção das interações sociais. O que conecta esses novos pontos de vista da Educação Ambiental que diariamente fogem do modelo convencional é o pressuposto de que só será possível salvaguardar a natureza se, ao mesmo tempo, se converter a sociedade, pois apenas reformulá-la não seria suficiente (LAYRARGUES, 2002).

    Os acontecimentos a seguir devem ser levados em consideração ao analisarmos que tipos de Educação Ambiental se quer exercitar:

  • A crescente crítica em oposição à ingenuidade do modelo convencional de Educação Ambiental;
  • A carência de resultados palpáveis conferidos à ação da Educação Ambiental;
  • A alteração do contexto do ambientalismo que abandonou, em segundo plano, as atividades preservacionistas e conservacionistas para agir, em primeiro plano, na edificação de espaços públicos participativos de negociação da gestão ambiental;
  • A necessidade de se trazer um enfrentamento político dos conflitos socioambientais.
  • São acontecimentos que depõem a favor de certo padrão de Educação Ambiental, que deveria deixar de se empregar na apreensão da estrutura e funcionamento dos sistemas ecológicos, para imprimir emergente na estrutura e funcionamento dos sistemas sociais; que assinale soluções no âmbito coletivo e de ordem política; que deixe de se confundir com uma educação conservacionista, para se assemelhar mais à educação popular; que ao invés de conjeturar toda a humanidade como objeto da Educação Ambiental, anseie prioritariamente os sujeitos expostos aos riscos ambientais e as vítimas da iniquidade ambiental; e, sobretudo, que ponha para agrupar em primeiro plano, conceitos e conteúdos advindos da Sociologia. Já que, “a Educação Ambiental não é neutra, mas ideológica. É um ato político”, fundamentado em valores para a transformação social, como afirma o Princípio nº 4 do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.

    Unidade 1

    Eis o desafio da Educação Ambiental, modificar-se paulatinamente em uma Educação Política até desvanecer-se a necessidade de se adjetivar a Educação de ‘Ambiental’.

    Meio Ambiente

    Os seres vivos, o solo, a água, o ar, os objetos físicos produzidos pelo homem e os elementos figurados (tradições) compõem o meio ambiente. Sua preservação torna-se indispensável para o desenvolvimento sustentável das gerações atuais e das vindouras.

    O meio ambiente engloba fatores físicos (o clima e a geologia), biológicos (a população humana, a flora, a fauna, a água) e socioeconômicos (a atividade laboral, a urbanização, os conflitos sociais).

    Denomina-se ecossistema o conjunto formado por todos os fatores bióticos de uma área e pelos fatores abióticos do meio ambiente. Os fatores bióticos (bio = vida) são todos os organismos vivos presentes no ecossistema e suas relações, tais como: animais (inclusive o homem), vegetais, fungos, protozoários e bactérias. Os fatores abióticos (a = não; bio = vida) são todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivados de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente, tais como a luz, a temperatura, o vento, água, gases atmosféricos, sais minerais e outros.

    Nesse sentido, o ecossistema diz respeito a uma comunidade de seres vivos com os correspondentes processos vitais inter-relacionados. Dessa forma, o meio ambiente é espaço facilitador de todas as interações dentro do universo. Esta sensibilização é bem importante porque denotam que pequenos atos, como por exemplo, a reciclagem é capaz de provocar amplas modificações.

    Sustentabilidade

    Sustentabilidade é um termo que surgiu nos últimos anos e vem ganhando espaço. Há tempos, o homem vem explorando o mundo em que vive, extraindo dele tudo o que precisa e o que não necessita para sua sobrevivência. Fato que é representado com mais veemência nos últimos séculos.

    Além da extração exacerbada, o homem devolve à natureza dejetos e resquícios perigosos advindos da matéria-prima antes explorada.

    A pesquisadora Gro Harlem Brundtland, criadora desse termo, afirma que a sustentabilidade se trata de uma forma que se busca para responder às necessidades do planeta sem comprometer a capacidade das gerações futuras de prover às próprias necessidades. Falar em sustentabilidade compreende ações em vários setores: sociais, políticos, econômicos, na conservação e gerenciamento dos recursos naturais.

    Unidade 1

    Além disso, a expressão Sustentabilidade é um termo empreendido para deliberar atuações e atividades humanas que apontem para suprir as necessidades contemporâneas dos seres humanos, sem afetar o futuro das gerações seguintes. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente atrelada à ampliação econômica e material sem acometer o meio ambiente, utilizando os recursos naturais de maneira sensata, garantindo assim o desenvolvimento sustentável.

    No que diz respeito à escola, esta tem a incumbência de conscientizar, sensibilizar e desenvolver ações individuais ou coletivas que possam trazer ações que estejam dirigidas à percepção dos seus estudantes e, consequentemente, da sociedade.

    A Educação Ambiental nas instituições de ensino

    A partir de 2004, o Ministério da Educação vem realizando estudos com o objetivo de averiguar a presença da Educação Ambiental nas instituições de ensino fundamental, médio e superior. A seguir, serão apresentados os dados fundamentais e as principais informações levantadas nessas pesquisas.

    A situação da Educação Ambiental nas instituições de ensino fundamental

    O Brasil vem realizando diligências através de diretrizes e políticas públicas no sentido de gerar e incentivar a Educação Ambiental nas escolas do ensino fundamental, especialmente, desde a segunda metade dos anos 90. Com o intuito de verificar estes avanços no que diz respeito à ampliação da Educação Ambiental, o Ministério da Educação deu início ao projeto de pesquisa: O que executam as Instituições que afirmam realizar Educação Ambiental?

    Inicialmente, essa pesquisa teve como objetivo mapear a inclusão da Educação Ambiental nas escolas, assim como os padrões e tendências utilizados, por meio de um diagnóstico do Censo Escolar entre 2001 e 2004, desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e MEC. No entanto, essa pesquisa quantitativa, apesar de significativa, levantava muitas outras questões. A fase seguinte da pesquisa possuía uma abordagem mais descritiva de como a Educação Ambiental é realizada nas escolas brasileiras.

    Unidade 1

    Você pode se perguntar, quais são efetivamente os incentivos, prioridades, as pessoas envolvidas, modalidades e resultados observados em detrimento da implementação da Educação Ambiental?

    A próxima etapa buscava realizar pesquisas etnográficas e estudos de caso a fim de arraigar ainda mais esta análise. A análise evidenciou que, embora existam diferenças regionais, é possível formar um rápido cenário nacional através da observação e julgamento de apontadores elaborados com base nos dados dos Censos Escolares entre 2001 e 2004.

    O processo de ampliação da Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental foi bastante rápido: entre 2001 e 2004, a quantidade de matrículas nas escolas que proporcionavam Educação Ambiental passou de 25,3 milhões para 32,3 milhões, o que diz respeito a uma taxa de crescimento de 28%. Em 2001, o número de escolas que apresentavam Educação Ambiental era de aproximadamente 115 mil, 61,2% do universo escolar, à proporção que, em 2004, este dado conseguiu 152 mil escolas, ou seja, uma média de 94% do conjugado.

    O fenômeno de ampliação da Educação Ambiental foi de tamanha amplitude que provocou, de modo geral, a redução de variados desequilíbrios regionais. Para ilustrar, é relevante dizer que, em 2001, a região Norte apresentava 54,84% das instituições afirmando realizar a Educação Ambiental; em 2004, o percentual aumentou para 92,94%. Na região Nordeste, em 2001, a taxa era de 64,10%, chegando a 92,49% em 2004. No Centro-Oeste, cresceu de 71,60% para 95,80%; no Sudeste, de 80,17% para 96,93%; e no Sul, de 81,58% para 96,93%.

    Segundo a categorização do Censo Escolar, a Educação Ambiental no Brasil é justaposta através de três modalidades principais: Projetos, Disciplinas Especiais e Inserção da Temática Ambiental nas Disciplinas. Averígua-se que a performance das variadas modalidades de Educação Ambiental não esteve constante no período de 2001 a 2004.

    As taxas de crescimento para este período obtiveram aproximadamente 90% para as categorias Projetos e Disciplinas Especiais, à medida que o número de desenvolvimento para a Introdução da Temática Ambiental nas Disciplinas foi de somente 17%. Em números integrais, essas taxas correspondem a: presença da Introdução da Temática Ambiental nas Disciplinas está na média de 94 mil escolas, 33,6 mil instituições proporcionando Projetos e somente 2,9 mil escolas realizando disciplinas especiais em 2001.

    Um segundo conjunto de resultados, mostrou duas tendências preocupantes.Em primeiro lugar, as tabulações que dizem respeito ao destino do lixo nas escolas apontaram que, em 2004, no Brasil, 49,3% das escolas que efetuaram a Educação Ambiental empregavam o recolhimento periódico como destino final do lixo; em segundo lugar, estão as escolas que queimam o lixo, com 41,3%; e, por último, as que jogam o lixo em outras áreas, com 11,9%. Já as que reciclam o lixo não ultrapassam 5%. Apesar de todas as limitações de infraestrutura pública, no que concerne à coleta de lixo, o quadro apresentado abaixo revela um vestígio sobre uma prática contraditória com os postulados fundamentais sobre os quais se constrói lógica pedagógica da Educação Ambiental.

    Unidade 1

    Embora seja complexo avaliar a relação escola-comunidade com métodos quantitativos, o Censo Escolar de 2004 apresenta informações sobre a participação da escola em diversas atividades comunitárias. 8,8% das escolas que ofertam Educação Ambiental colaboraram na manutenção de hortas e jardins; isto significa aproximadamente 13,4 mil escolas das 152 mil escolas que apresentam Educação Ambiental.

    No país, a atividade que mais se destaca nas Escolas que oferecem Educação Ambiental correlaciona-se ao batalhão que realiza a limpeza da instituição, 17,9% ou 27,2 mil escolas aproximadamente. Finalmente, 10,5% das escolas que proporcionam a Educação Ambiental – aproximadamente 15,9 mil escolas – realizam a manutenção da estrutura física da escola. Ainda existe um enorme caminho para progredir na relação escola-comunidade.

    Em outra pesquisa, delineada para investigar mais intimamente a natureza, estrutura e características da Educação Ambiental, trabalhou-se com um número de 418 escolas das cinco regiões do Brasil. Examinou-se que mais de 30% das instituições pesquisadas deram início às suas atividades nos três últimos anos. No entanto, existe uma porcentagem expressiva de escolas (22,7%) que realizam Educação Ambiental há mais de 10 anos, possivelmente motivadas pelo aumento da discussão ambiental no Brasil no final dos anos de 1980 e pela efetivação do Rio 92, acontecimento que instituiu uma circunstância muito adequada à ampliação da Educação Ambiental naquele período.

    Dentre as escolas que começaram a proporcionar a Educação Ambiental nos últimos três anos estão, em primeiro lugar, as escolas da região Norte (34 escolas das 80 entrevistadas). É relevante ressaltar que esses dados são inteiramente compatíveis com o fato de que o expressivo desenvolvimento da Educação Ambiental foi precisamente nas regiões Norte e Nordeste no período 2001-2004. Deve-se observar que a maioria das instituições que colocavam em prática a Educação Ambiental há mais de 10 anos (35 e 29 escolas, respectivamente) concentra-se nas regiões Sudeste e Sul.

    Outros dois temas de grande relevância para se ponderar na Educação Ambiental referem-se às motivações iniciais e ao desígnio central para a efetivação desta no interior da escola. Por um lado, no caso das motivações, das 418 escolas entrevistadas, 59% afirmaram que a motivação inicial está relacionada à iniciativa de docentes; em segundo lugar, aparece com 35% o estímulo propiciado pela efetivação do programa Parâmetros em Ação, iniciado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008. A segunda motivação é coincidente com a ampliação da Educação Ambiental examinada a partir de 2001 e os efeitos da ação do governo federal no Norte e Nordeste.

    O objetivo primordial das atividades em Educação Ambiental para 162 escolas (39%) seria “conscientizar para a cidadania”, ao passo que “sensibilizar para o convívio com a natureza” ocupa o segundo lugar em 55 escolas (13%). Por fim, a “compreensão crítica e complexa da realidade socioambiental” ocupa o terceiro lugar com 49 escolas (12%).

    Unidade 1

    No tocante às modalidades da Educação Ambiental, constatou-se que, em primeiro lugar, 66% das escolas afirmaram desenvolver ações por Projetos; em segundo lugar, 38% utilizam a modalidade Inserção no Projeto Político-Pedagógico e, em terceiro lugar, a Transversalidade nas Disciplinas é praticada por 34%.

    É admissível supor que, mesmo diante dos problemas estruturais da escola quanto à condescendência da organização curricular disciplinar, está se averiguando caminhos integradores que implantem a Educação Ambiental em distintas disciplinas ou atividades.

    A apreciação da gestão da Educação Ambiental mostra uma realidade inquietante e contraditória com os princípios gerais e participativos da Educação Ambiental, anunciados e acordados nos documentos nacionais e internacionais disponíveis e publicados nos últimos trinta anos.

    Com efeito, seja na promoção de uma iniciativa e no envolvimento dos participantes do procedimento, seja na percepção da importância da contribuição dos múltiplos atores e saberes na apreensão do ambiente, as escolas explanaram estar distantes da comunidade.

    A Educação Física Escolar e sua Interface com o Meio Ambiente

    2

    Conhecimentos

  • Entender como o Meio Ambiente se relaciona com as práticas da Educação Física Escolar.
  • Habilidades

  • Identificar atividades físicas que possam ser inseridas nas aulas de Educação Física que consideram à Educação Ambiental.
  • Atitudes

  • Posicionar-se criticamente diante dos problemas ambientais nos diversos locais, como no ambiente escolar e não escolar.
  • Unidade 2

    A Educação Física na escola

    As compreensões sobre a relevância da Educação Física escolar passaram por diversas modificações desde a sua integração como disciplina curricular obrigatória no âmbito escolar.

    Inicialmente, a Educação Física tinha a missão de se preocupar com o corpo e adquirir hábitos que melhorassem a qualidade de vida, concepção nomeada como higienismo. Nos países europeus, a inserção de exercícios físicos no currículo das escolas deu margem para o início das primeiras formas de ginástica dos exercícios dentro do âmbito escolar. As ginásticas foram os primeiros conteúdos a serem aplicados na Educação Física, alcançando destaque perante outras disciplinas. Depois do higienismo, surge o militarismo, que responsabilizava a Educação Física pelo incremento das aptidões físicas dos jovens da época.

    Hoje, é quase um consenso que os professores de Educação Física devam abordar os conteúdos, correlacionando a matéria e as interfaces sobre o Meio Ambiente. Tal feito deve ser realizado, pois a disciplina tem se revelado uma temática relevante na atualidade, entendendo-a como um espaço em que os fatores sociais, pessoais e naturais devam estar interligados e envolvidos. A compreensão do vínculo existente, assim como da interdependência entre esses fatores é essencial para seu entendimento.

    O procedimento de apropriação do espaço, desde o passado até os dias atuais, será o reflexo do futuro e parte inseparável das condições de vida. Este ambiente é fruto de deliberações de acordo com critérios sociais e econômicos. Por intermédio disso, a coletividade vivencia a emergência de uma série de problemas que envolvem o modo de relação dos homens com a natureza no processo de produção. O modo de apropriação e dominação dos recursos naturais pelas sociedades industriais é evidenciado a partir dos conflitos e problemas relacionais entre os seres humanos, das sociedades entre si e das sociedades com a natureza.

    A conexão do homem à natureza, desde sua origem histórica, proporciona uma relação divergente de exploração dos recursos disponíveis, pois este passa progressivamente a criar, recriar e satisfazer suas necessidades, conforme o seguimento histórico em que vive, reconhecendo-se enquanto ser social.

    Nesse sentido, é essencial inventar classes socioeconômicas, culturais e institucionais que despertem não apenas um acelerado aumento tecnológico, agregador dos recursos naturais, mas também uma alteração no sentido dos padrões de consumo que não culmine no crescimento contínuo e ilimitado do uso de recursos naturais. Nesse aspecto, o modelo sustentável prevê a educação ambiental como uma ferramenta de melhoria da qualidade de vida.

    Unidade 2

    Dessa forma, a educação ambiental se norteia por princípios simples, entender o meio ambiente como o espaço aonde se vive e convive. Prontamente, a escola deve ser o primeiro lugar de interface entre a Educação Física Escolar e Meio Ambiente. Citamos algumas questões para lhes chamar atenção sobre isso: Durante o intervalo, as crianças têm contato com árvores? O bloco que existe dentro da escola, permite a passagem de luz natural? O lixo dessa escola é reciclado? Os estudantes são capazes de empreender os conhecimentos absorvidos em sala de aula de Educação Física quando têm a oportunidade de tomar banho de rio ou de realizarem uma trilha no fim de semana ou nas férias? Ou melhor: a Educação Física Escolar ofertada dá subsídios para que os mesmos estabeleçam interações e relações com sua prática e o Meio Ambiente? E as interações existentes, estimulam os estudantes a entenderem como as condições ambientais do local onde moram, do bairro que residem ou ainda da cidade que moram, alteram na sua acessibilidade e práticas corporais?

    Dos assuntos mais abordados nas Políticas Nacionais de Educação Ambiental, destaca-se o caráter interdisciplinar e permanente, necessitando ser inserida em todas as disciplinas da matriz curricular, desde o ensino infantil até a universidade.

    Assim, a educação ambiental crítica-reflexiva e transformadora, segundo Guimarães (2010), questiona e problematiza os padrões científicos com base na atual civilização, necessitando ser participativa, criativa e comunitária, potencializando uma ação, da realidade vivenciada e formadora da cidadania.

    A relação entre Educação Física Escolar e as interfaces com o meio ambiente é um assunto abrangente, carecendo da participação de diversas áreas de conhecimento e várias instâncias, como sociais, econômicas e políticas. A sensibilização do indivíduo, da sociedade e também do Estado sobre os problemas ambientais deve ser o primeiro e principal avanço para o começo das modificações nesta área.

    Os métodos de ensino tecnicista e fragmentado, ainda existentes nas escolas, talvez não atendam a demanda do desenvolvimento integral dos discentes. Ao ofertar temas de relevância social aos estudantes, fazendo-os atuarem na ação popularizada do ensino, crianças e adolescentes se sentirão parte do processo de ensino e aprendizagem. Assim, as atividades na natureza se exibem como bons caminhos para o desenvolvimento dos conceitos referentes ao meio ambiente, proporcionando uma oportunidade para a mudança de comportamentos e hábitos.

    Os conteúdos da Educação Física (jogo, ginástica, esporte, luta, dança) permitem conhecimentos e condições necessárias para identificar, expor, discutir, relacionar e ainda debater a questão ambiental, podendo até formular novos conhecimentos. Para tanto, a Educação Física Escolar deve ser entendida como importante componente curricular, que oferta conhecimentos da cultura corporal, cujas práticas seriam selecionadas conforme o contexto sociocultural, não se esquecendo do contexto histórico da mesma, mas também, pelas possibilidades educativas que abriga, numa visão amplificada de formação escolar. Isso significa entender que a escola tem como uma das melhores missões, formar sujeitos com autonomia que sustentarão decisões ambientalmente sustentáveis no seu tempo ocioso.

    Unidade 2

    O importante é entender que o Meio Ambiente possa ser vivenciado nas práticas de Educação Física Escolar, como oportunidade de vivência diferenciada e conveniência de conhecimento. Trata-¬se de habituar essa relação ao cotidiano do sujeito em comunidade, na sua relação consigo e com os outros.

    É certo que a temática do meio ambiente transcorre e interage com todas essas interfaces com intuito de favorecer a qualificação de todos os envolvidos no processo. Dessa forma, a educação ambiental atende papel estratégico na educação de crianças e adolescentes como atores principais no processo de passagem para uma sociedade sustentável, trazendo aulas mais motivadoras, contextualizadas e dinâmicas, valorizando cada vez mais a prática escolar.

    Pensar na realidade ambiental dentro do âmbito escolar é fazer diariamente algumas perguntas, tais como: Qual modelo de homem trabalho? Qual minha atitude pessoal e profissional perante a realidade encontrada? Quais são meus objetivos e minhas intenções na hora de propor um jogo?

    Dessa forma, os jogos que compactuam entre a Educação Ambiental e Educação Física escolar acompanham alguns dados:

    • Regras: Igualdade, jogos com regulamentação que responda a igualdade de oportunidades, consistência, respeito à integridade, conscientização, desempenho, culpabilidade, compromisso, solidariedade e liberdade com cautela;

    • Princípios: Ética social mediada pela criticidade, reflexão, diálogo, sensibilidade, justiça, autonomia, criatividade, intelectualidade e argumentação desde a lógica social;
    • Organização: Responsabilidade, acordo, convivência social pluralista e participativa.

    No entanto, vale lembrar que este jogo, pensado e supracitado para abranger a interface almejada, não atua sozinho na construção dos valores ambientais, faz-se necessário que exista um comprometimento de todos os professores envolvidos, permeando todo o processo de ensino, pois a Educação Ambiental é, antes de qualquer coisa, interdisciplinar e que tem o intuito de chamar a atenção para os problemas ambientais rumo a uma melhoria da qualidade de vida de todos.

    Assim, para a inserção de uma Educação Física Escolar nos moldes da Educação Ambiental, é interessante que os conteúdos apontados pela primeira estejam conforme os princípios norteadores da segunda. Por conseguinte, essa proposta objetiva fomentar a igualdade de direitos, a cooperação, a autonomia, a participação e a democracia. Desse modo, o docente deverá trabalhar os conteúdos imbuídos de uma consciência ambiental.

    Com base nesse padrão, é possível implantar a Educação Ambiental no contexto da escola através da Educação Física, tanto para trazer melhores probabilidades de se tornar sustentável no tempo quanto para o aumento de sua eficácia.

    Unidade 2

    A Educação Física sozinha na escola não poderá ser a única responsável pela mudança social que se pretende. Este padrão educacional só será possível a partir de uma integração interdisciplinar que se identifique com a proposta da Educação Ambiental, agindo em cooperação na busca de soluções para a problemática do meio ambiente.

    Estilos de vida que contribuem para nosso planeta

    Com o avanço tecnológico, os meios de comunicação têm tentado alertar para as possíveis mudanças que nosso planeta poderá sofrer devido às intervenções descontroladas e inconsequentes que o ser humano vem fazendo com o meio ambiente. São exemplos disso: o acúmulo de gás carbono na atmosfera, os tsunamis, a falta de água potável, as inundações, os desertos, entre outros. Assim, com o desaparecimento dos recursos naturais, a demanda pelos mesmos está aumentando.

    Dessa forma, a sustentabilidade é um termo implementado pelos cientistas para medir o tamanho dos recursos naturais que precisamos. Tendo como função calcular quanto dos ecossistemas é necessário para produzir os recursos que utilizamos e absorver o lixo que criamos, assim, a sustentabilidade de um país, de uma cidade ou de uma pessoa dependerá da geração de produtos, bens e serviços que sustentam seus estilos de vida, sem comprometer a capacidade das próximas gerações de suprir às próprias necessidades.

    A seguir, são apresentados alguns estilos de vida mais equilibrados e amigáveis que podem contribuir para nosso planeta.

    TRANSPORTE: Com o crescente aumento do quantitativo de automóveis, provocando vários engarrafamentos nas ruas e grandes avenidas, o aumento dos gases depositados em nossa atmosfera está cada vez maior, contribuindo muito para o aquecimento global.

    ALIMENTAÇÃO: Diminuição do consumo diário de proteína (carne vermelha), de produtos processados e de fastfoods impedem a produção de embalagens que logo iriam se transformar em entulho, contribuindo também para uma alimentação saudável.

    MORADIA: A edificação desordenada, por vezes, construídas em encostas montanhosas e/ou ribeirinhas, em que por esse fato, comumente acontece deslizamento de terras e enchentes.

    CONSUMO: O consumismo exacerbado é um dos fatores que mais favorece para a falência das reservas energéticas. Exemplo: consumo excessivo de energia elétrica.

    HÁBITOS: Alimentação, moradia, consumo e locomoção. São costumes que se relacionam diretamente com os recursos naturais, assim como as opções de lazer.

    Unidade 2

    Os hábitos supracitados merecem ser pontuados, pois, a prática da atividade física é de extrema importância para a promoção da saúde e modificação para os riscos de quedas, pré-disposição de doenças crônicas e outras complicações.

    As hipóteses que fortalecem a Educação Física no âmbito escolar na interface ambiental seriam: a identificação dos estudantes com o meio natural em relação ao ambiente em que vivem, conceituação sobre as ações pertinentes sobre o meio e ainda a prática de atividades ao ar livre, estimulando o debate sobre a importância do meio e sua preservação.

    Você poderia se perguntar: quais atividades que podem ser realizadas e conscientizadas para uma boa preparação de educação ambiental?

    As excursões, trilhas, cuidados e preservação do ambiente onde se realizam as práticas esportivas, exposições divulgando as atividades relacionadas com a temática, debates e seminários em grupo sobre Meio Ambiente e ainda acampamentos recreativos são atividades que possibilitam uma forma de conscientizar os estudantes a preservar o meio ambiente.

    É certo que a atividade física proporciona bem-estar, saúde mental e física, previnem doenças, melhora o convívio social e a qualidade de vida, além de dar um grande suporte à sustentabilidade. A caminhada, o arborismo, o rapel, a escalada, o ciclismo e a corrida de orientação são apenas alguns exemplos de esportes que têm contato direto com a natureza, conscientizando e promovendo seus praticantes e agregados da importância de fazermos algo em prol do nosso planeta e do legado que deixaremos para as gerações futuras.

    No âmbito escolar, em qualquer disciplina é possível sensibilizar os estudantes para promoção de um planeta saudável, seja na Educação Física, Português, História, Geografia ou Biologia. Ampliar as aulas de Educação Física numa abordagem emancipatória crítica tem como intuito formar sujeitos autônomos e críticos ante a realidade em que os mesmos estão inseridos, por meio de uma educação de caráter reflexivo e crítico.

    Ações preparatórias de brinquedos, como: boliche de garrafas pets, cone-bol, jogo de xadrez de papelão, jogo de damas reciclado, circuito de pneus, tiro ao alvo, arremesso ao cesto e outros são apenas algumas das atividades que também podem ser realizadas nesta interação da Educação Física escolar e o Meio Ambiente, pois, por meio dessa construção, as crianças despertam ainda mais valores da coletividade, refletindo sobre a importância da convivência na sociedade.

    A Educação Ambiental é a consequência de um processo político sensibilizado aos problemas ambientais, estando presente em ambientes diversificados como no ambiente escolar e não escolar, com informações e diretrizes locais, internacionais, nacionais ou regionais.

    Em todos os níveis, Brasil e mundialmente, as diretrizes da Educação Ambiental organizam o processo pedagógico para formar pessoas com atitudes conscientes em relação ao seu meio ambiente, através da aquisição de conhecimentos, valores, experiências, habilidades e determinação, buscando atitudes e resoluções de problemas ambientais.

    Unidade 2

    Por esse fato, vincular Educação Física escolar à sustentabilidade promove impactos positivos na vida em sociedade, como: florestas preservadas, rios limpos, consumo de alimentos de melhor qualidade, respeito às pessoas sem qualquer distinção.

    Assim, a metodologia educacional necessita de diferentes conhecimentos para trabalhar essa temática na sua compreensão total e, com isso, inter-relacionar vários conhecimentos visando o cidadão em sua completude.

    Vale ressaltar que a escola não se isenta de oferecer todas essas oportunidades ao seu colegiado. No entanto, deverá se conscientizar de que sozinha não atende à total formação de seus estudantes, pois o processo de desenvolvimento dos indivíduos está associado a inúmeras outras vivências e oferece condições legais para promoção e/ou melhora de vida.

    Para tanto, a função do professor de Educação Física é acrescentar valores, pois o mesmo é um agente da construção do conhecimento de seus estudantes. O contato do professor de Educação Física com seus estudantes é diferenciado e de grande responsabilidade, pois precisa proporcionar um equilíbrio mental, físico e social dos discentes.

    Este contato possui diversificados sentidos pedagógicos a partir de seus diferentes momentos históricos, pois é uma prática pedagógica que tem como temática expressiva as práticas corporais.

    Assim, os conteúdos das interfaces do Meio Ambiente devem ser ministrados pela Educação Física com o objetivo de identificar os problemas da realidade vivenciada pelos estudantes, buscando solução para os mesmos. Exemplo disso é desenvolver práticas de lazer em áreas verdes, que oferece aos estudantes a possibilidade de realizar trilhas, ecoturismo, caminhadas recreativas, natação em rios, lagos, mar e outros.

    Reflexões e Aplicações Pedagógicas entre Educação Física Escolar e Meio Ambiente

    3

    Conhecimentos

  • Compreender o ensino de Educação Física relacionado ao ensino ambiental, sua importância e os métodos pedagógicos responsáveis pelo desenvolvimento dos sujeitos e cidadãos conscientes.
  • Habilidades

  • Identificar as formas e possibilidades de se trabalhar o meio ambiente nas aulas de Educação Física.
  • Atitudes

  • Desenvolver nos estudantes possibilidades de práticas de Educação Física relacionada ao meio ambiente e a consciência da preservação do meio.
  • Unidade 3

    Educação Física no âmbito escolar e no meio ambiente

    Assuntos ambientais estão cada vez mais contraindo ampla importância na sociedade. A escassez de recursos hídricos, o aquecimento global, a desertificação do solo, o crescimento geométrico de lixo e outros problemas ambientais são grandes tragédias da atualidade em que o ser humano tem sua parcela de culpa. Estudos conexos a esses problemas aparecem a partir de novos modelos que visam a uma direção mais sistemática e complexa da sociedade.

    A partir da publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997; 1998), foram abordados temas que envolvem aspectos e diferentes dimensões da vida social, como: Meio Ambiente, Ética, Saúde, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural, Sexualidade, Trabalho e Consumo. Dentre esses, o tema Meio Ambiente vem conseguindo lugar de destaque em questões relacionadas à elaboração e à implementação de propostas educacionais atuais, embora não seja constante na Educação Física.

    É preciso ter consciência da importância do meio ambiente como fonte de equilíbrio necessário à sustentação de todas as formas de vida. Partindo dessa perspectiva, os fatos nos orientam à necessidade de um juízo mais aprofundado e, ao mesmo tempo, expandido de vários conceitos, entre os quais, o Meio Ambiente. Entendimento que se dá a partir das relações, das interconexões, da edificação de uma rede de significações que impõem uma nova resolução, dando um sentido diferençado à Escola, à Sociedade, ao Universo.

    Nesse contexto, a escola vem elevar suas discussões sobre o ensino ambiental, com um procedimento de reconhecimento de importâncias, em que os novos métodos pedagógicos devem ser responsáveis no desenvolvimento dos sujeitos de atuação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo.

    Discutindo sobre Educação Ambiental

    A Política Nacional de Educação Ambiental - Lei nº 9795/1999, Art. 1º, cita que a educação ambiental pode ser entendida de processos por meio dos quais o indivíduo e a sociedade constroem valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências direcionadas para a defesa do meio ambiente, de uso comum do povo, visando à saudável qualidade de vida sustentável.

    Os primeiros movimentos que contribuíram no processo educativo voltado à questão ambiental aconteceram na década de 60. As informações básicas para a estruturação da educação ambiental como área do conhecimento aplicado estão nos documentos lançados pela UNESCO, principalmente na Carta de Belgrado, de 1976, e no documento lançado em Tbilisi, em 1983 e 1985.

    A educação ambiental possui como metas propor o desenvolvimento da consciência em relação à interdependência dos domínios econômicos, sociais, políticos e ecológicos em áreas urbanas e suburbanas e como formar os indivíduos de conhecimentos, motivações, atitudes, engajamento e ferramentas para a resposta e prevenção de problemas. As finalidades da educação ambiental são colocadas à obtenção de conhecimentos, atitudes e importâncias sociais que induzam à participação ativa na melhora do meio ambiente.

    Unidade 3

    É de fundamental importância que as pessoas tenham consciência em relação ao planeta em que habitamos, buscando ter cada vez mais qualidade de vida sem afrontar o meio ambiente, a fim de promover um novo modelo de comportamento que busca um equilíbrio entre o homem e o ambiente.

    Os avanços tecnológicos permitem formatos de produção de bens como consequências indesejáveis que se agravam em grande velocidade. Partindo desta perspectiva, pessoas, empresas, governos, países passam a tomar medidas com o objetivo de sensibilizar a população mundial dos agravos e consequentemente tomar medidas para a redução e/ou prevenção do mesmo. Desde então, tratados e conferências mundiais vêm se tornando frequentes nos países em prol da preservação ambiental e consequentemente o não comprometimento das futuras gerações.

    O debate em torno do tema desenvolvimento sustentável, exposto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em 1991, evidencia a melhoria da condição de vida humana dentro dos alcances da capacidade de base dos ecossistemas introduziu o termo sustentabilidade, onde em Thessaloniki - Grécia, em dezembro de 1997, o tema sustentabilidade adquiriu a centralidade das discussões.

    Perspectivas da Educação Física e Meio Ambiente

    As preocupações com fatores ambientais, impactos, degradação e outros estão crescendo cada vez mais e necessitam de um olhar crítico e reflexivo. Cada professor, independentemente de sua área, deve moldar o tratamento dos conteúdos para amparar o tema meio ambiente, assim como qualquer temática.

    Dada à abrangência e à profundidade das temáticas, olhar o meio ambiente e sua complexidade a partir das aulas de Educação Física não é uma tarefa fácil.

    A formação do estudante enquanto cidadão é um estado comum que pode ser abordado tanto pela Educação Física quanto pelo meio ambiente, de forma que os estudantes adquiram opiniões próprias e condições para discutir e mediar ações diante da realidade que o cercam.

    Há diferentes formas de informar assuntos ambientais nas aulas de Educação Física. Uma boa explanação poderá possibilitar que o professor alcance um nível de consciência ambiental e corporal bastante interessante aos estudantes. Diante disso, o trabalho da Educação Física voltado para os valores ambientais deve traçar um paralelo entre teoria e prática para obtenção de um ensino mais eficaz.

    Unidade 3

    Possibilidades de trabalho em aulas de Educação Física

    Meio ambiente, temperatura e aulas de Educação Física

    É um tema que pode ser trabalhado como forma de analisar a ocorrência dos fatores climáticos nas quadras externas e a organização de soluções para essas interferências negativas. Partindo dessa concepção, poderá ser discutido com os estudantes atitudes e questões a respeito de como diminuir os impactos negativos nas aulas de Educação Física.

    Quais atitudes ajudariam a diminuir os impactos negativos ocasionados pelos fatores climáticos nas aulas de Educação Física?

    Diante da problematização de um fato relacionado à aula de educação física, estaríamos impulsionando uma série de conhecimentos (conceitos, procedimentos e atitudes), que poderiam ser úteis ao cotidiano dos estudantes, estimulando assim sua vivência social e cidadã.

    Educação Física, lazer e meio ambiente

    Outro grande assunto exposto pelo tema transversal Meio Ambiente refere-se a averiguar as inúmeras maneiras de relacionamento entre a sociedade e o meio ambiente. Uma interconexão favorável dentro dessa temática articula reflexões sobre a destruição ou privatização dos espaços públicos reservados para atividades recreativas e de lazer.

    Nas aulas de Educação Física, torna-se relevante compreender os motivos históricos responsáveis pela apropriação dos espaços públicos de lazer e procurar opções para assegurar condições mínimas de segurança e adequação, como também táticas para a expansão da oferta dos espaços por parte do poder público.

    O aperfeiçoamento da cidadania através da Educação Física acontece pelas discussões envolvendo o lazer e a disponibilidade de espaços públicos para as práticas das atividades corporais de movimento. Essas necessidades são determinantes para o homem contemporâneo e, por isso, são considerados direitos do todo cidadão.

    Unidade 3

    Os estudantes precisam compreender que as atividades corporais (esporte, dança, jogo, dentre outras) não devem ser apenas privilégio de atletas profissionais ou somente de indivíduos com condições de investir financeiramente em academias ou clubes. Valorizar essas ações e reivindicar acesso a centros esportivos e de lazer e programas de práticas corporais direcionados à população, pode ser impulsionado a partir das informações adquiridas nas aulas de Educação Física.

    Espaços disponíveis para as aulas de Educação Física

    Diversos problemas voltados ao espaço físico para a realização de práticas de atividades físicas corporais são encontrados em escolas, principalmente na rede pública. Uma simples construção de uma quadra ou equipamento recreativo e esportivo qualquer não resolveria os problemas estruturais da sociedade. É necessário um possível envolvimento da população local, tendo em vista que poucos espaços públicos voltados ao lazer e para o esporte são colocados como uma realidade com incrementos sociais que merecem ser investigados.

    Portanto, os envolvidos com a escola precisam procurar soluções para a diminuição ou resolução dessa problemática. Ponderar sobre essas questões, bem como buscar atitudes de preservação e conservação, caracterizam-se como mais um cenário que pode ser trabalhado nas aulas de Educação Física.

    Meio Ambiente e Saúde

    A correlação entre meio ambiente e saúde apresenta importantes perspectivas pedagógicas nas aulas de Educação Física, podendo aproximar-se como uma temática social. É interessante salientar que essa temática deve estar junto a uma política pública, atendendo a demanda de toda a população do meio e considerando os fatores econômicos, sociais, culturais, educacionais etc.

    Conceituar saúde envolve uma pluralidade de relações entre o meio ambiente e o indivíduo, levando em conta, as desigualdades sociais, consequência da má distribuição de renda. Palma (2001) afirma que a pobreza, a saúde e a educação formam uma rede de interações, onde os baixos salários, a má educação, a dieta pobre, a habitação e as condições de higiene insalubres e o vestuário inadequado se influenciam mutuamente.

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (1998) de Educação Física colocam que os estudantes devem agir criticamente sobre os programas de saúde pública e também em qualquer experiência integrada à cultura corporal de movimento.

    Unidade 3

    Meio Ambiente e os esportes de aventura

    Diferente do ponto de vista do esporte-espetáculo, onde prevalecem as práticas mecanizadas, a eficácia do rendimento do corpo e a produção de bens e serviços, os esportes de aventura procuram, de acordo com Costa (2000), resgatar valores como a autorrealização, a liberdade, a cooperação e a solidariedade. Torna-se imprescindível, então, um olhar mais atento no que diz respeito à inclusão dos esportes de aventura e as suas extensões no panorama da cultura corporal de movimento.

    A corrente esporte institucional admite uma posição de evidência do ponto de vista social e desempenha expressiva influência nas atividades escolares. Como elemento que compõem a cultura corporal de movimento, os esportes apresentam-se como objeto de estudo, haja vista as suas interconexões com a dinâmica ambientalista.

    Ao averiguar a Declaração do Rio de Janeiro como a consequência final da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, Costa (1997) aponta o princípio, da redução e banimento de padrões de produção e consumo não sustentáveis, no qual o esporte é apresentado como um padrão, em virtude da sua ascendente ampliação, por vezes de forma não saudável à sociedade e em desarmonia com a natureza.

    Variadas discussões têm sido suscitadas nesta área, envolvendo as federações nacionais, regionais e até, o Comitê Olímpico Internacional, procurando orientações para a adequação à nova ordem, a gestão de um desporto sustentável. Bento (1991 apud DA COSTA, 1997) afirma que o cenário desportivo, impulsionado por uma tendência inicial de levar o esporte realizado nas áreas externas para as áreas internas, isto é, para o espaço fechado e coberto, é atualmente delimitado por uma segunda tendência, que busca levar o esporte para os espaços abertos, para o ar livre, para a natureza.

    Tal convergência pode ser comprovada pela ascendente busca dos esportes de aventura, o que pode provocar valores que retratam uma nova dimensão da interação homem-natureza. A interação entre os esportes de aventura e os esportes tradicionais pode conter um enorme potencial educacional. Piageassou (1997) confere o sistema de pensamento tradicional com o princípio de pensamento ambientalista, conforme o quadro abaixo:

    Quadro 1: Comparação entre o desporto sob a influência do Pensamento

    Pensamento TradicionalPensamento Ambientalista
    ParadigmaProduzir ordem Ordem emerge da desordem
    ObjetivoMáximo Melhor
    PretensõesPerformance e eficiência Prazer e beleza
    Modelo de relacionamentoCompetição Convivência e harmonia

    Fonte: Piageassou (1997).

    Unidade 3

    Piageaussou (1997) apresenta essa tendência como uma maneira inovadora de mediação desportiva que excede às tradicionais de competição e oposição. Costa (2000) examina que a opção por modalidades esportivas sob a visão ambientalista tem como motivação a superação de barreiras na busca do autoconhecimento, da autorrealização, do contentamento pessoal, nas quais são reinseridas as noções de jogo e de prazer, tais como a fantasia, o sonho, o desejo, o desafio e a vertigem.

    O esporte de aventura, de modo especial, é aquele materializado junto à natureza, simboliza mais uma probabilidade de união entre o indivíduo e o meio ambiente, devido ao intercâmbio com os elementos naturais e as suas diferenças, como sol, vento, monte, rios, vegetação virgem, densa ou desmatada, lua, chuva, tempestade, proporcionando atitudes de admiração, respeito e preservação. Seria ingenuidade acreditar que o contato simplório com a natureza significasse condição satisfatória para avaliar o indivíduo como defensor do meio ambiente.

    Esses temas são amplos e vêm merecendo grande destaque nos últimos tempos, particularmente por parte da mídia, o que pode ser compreendido como cooperação ou também como causador de problemas. A multiplicidade de ideias e de sugestões práticas é de extrema importância para o debate educacional e para a concretização da representação social da Educação Física.

    Explicando melhor com a pesquisa

    Sugerimos a leitura do artigo Educação Ambiental e Educação Física: possibilidades para a formação de professores. Este artigo está entre os que estudam a Educação Ambiental e a Educação Física. Através da análise teórica de documentos, livros e artigos buscam evidenciar no campo da Educação Ambiental os objetivos, os princípios e as diretrizes construídos historicamente e identificar na Formação de Professores em Educação Física os limites e as possibilidades para desenvolver o trabalho pedagógico de acordo com os princípios da Educação Ambiental.

    Recomendamos também o artigo Educação Física, Meio Ambiente e Aventura: um percurso por vias instigantes. O artigo propõe investigações sobre as relações entre a educação física e o meio ambiente. Com o objetivo de contribuir nesse debate, este texto apresenta reflexões que extrapolam a compreensão das atividades de aventura como mero processo esportivo formal ou como uma parcela de mercado de trabalho exclusiva e, por isso, excludente. Apontamos como é fértil a relação entre seres humanos e natureza mediada pela aventura, o que nos permite ressaltar a educação física como um campo do conhecimento que ocupa uma posição privilegiada para as mais diversas intervenções nesse segmento em plena emergência. Nesse contexto, dialogamos com a geografia e com a sociologia, buscando aproximações com esses outros saberes e áreas do conhecimento, destacando o importante papel da educação ambiental.

    Após a leitura dos artigos, faça um texto argumentativo elencando os pontos positivos e disponibilize na sala virtual.

    Leitura Obrigatória

    BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1997.

    Após a leitura do livro, faça um texto resumo do que você achou mais relevante e disponibilize na sala virtual.

    Pesquisando com a Internet

    Prezado acadêmico, as tecnologias de comunicação facilitam a aquisição dos conhecimentos historicamente acumulados, mas por sua vez, nota-se um desperdício de tempo e oportunidade de conhecer melhor temas ligados a nossa formação. Nesse sentido, propomos que você utilize a internet para pesquisar sobre os temas e debates relacionados abaixo:

    • Temática: Diferenças/semelhanças: ESPORTE DA NATUREZA X ESPORTE NA NATUREZA
    • Debate: Pensar nas atividades e nos esportes que são próprios da natureza, aqueles que causam mínimos impactos ambientais, chamados de “ECOSPORTS” esportes ecológicos, tendo como exemplo a ORIENTAÇÃO.
    • Temática: Uso irracional dos recursos naturais.
    • Debate: Num cenário de crise ambiental, cultivada nas entranhas de um modelo de desenvolvimento que vem examinando em uma velocidade assustadora os recursos naturais do planeta, com impactos negativos sobre a qualidade de vida da população.

    Após suas pesquisas, faça seus comentários sobre cada assunto pesquisado e disponibilize na sala virtual.

    Saiba Mais

    Propomos a leitura da entrevista sobre Educação Ambiental nas Escolas. Segundo a professora da Faculdade de Geografia da Universidade de São Paulo, Sueli Furlan, os Parâmetros Curriculares Nacionais abordam o tema transversal Meio Ambiente que já trazia uma introdução dessas questões ambientais. Nessa entrevista, ela fala dos novos temas que devem ser abordados em sala de aula e da importância de os gestores assumirem o desafio de transformar suas instituições em escolas sustentáveis.

    Após a leitura da entrevista, faça um texto expressando a sua percepção em relação ao tema e disponibilize na sala virtual.

    Vendo com os olhos de ver

    Sugerimos que assista ao filme Educação Física e educação ambiental (Esporte na escola).

    O vídeo mostra como trabalhar os conceitos básicos da educação ambiental de maneira interdisciplinar com o esporte. É um programa da série Esporte na escola que fala da educação ambiental, onde ajuda o estudante a refletir a importância do respeito à natureza e como o esporte está ligado à ecologia. A educação para o meio ambiente destaca a importância da proximidade da escola com a conscientização de preservação, o filme mostra atividades, caça ao tesouro para introduzir conceitos de ecologia e relacionar o esporte com a natureza.

    Propomos também que assista ao vídeo Da Caça ao Tesouro ao Esporte Orientação. A Orientação, como atividade, acompanha o homem desde sua origem. No entanto, como esporte, surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

    A vertente pedagógica corresponde ao conjunto de ações que visam colocar o desporto Orientação a serviço do estudante. Nesse caso, procura-se a melhor qualidade do ensino e a motivação do estudante, não importando a performance; mas, sim, a participação, visando a formação do indivíduo para o exercício da cidadania e para a prática do lazer.

    Conhecido como “Esporte da Natureza” pela sua interação com os espaços naturais e pela oportunidade de aproximar as pessoas com os problemas ambientais. Geralmente, praticada em meio à natureza, a atividade guarda semelhanças com o trekking e também um esporte de aventura.

    Após assistir aos vídeos, escolha um e faça um texto abordando a relação entre educação física e meio ambiente e disponibilize na sala virtual.

    Revisando

    É certo que tornar próximo as três realidades Educação Física, Meio Ambiente e Escola, todas em contínua atualização e transformação, requer algumas ousadias, mas sobretudo, cuidados. São temáticas que, de modo isolado, vêm se destacando nos meios de comunicação, mas todo zelo é necessário para que não se tenham visões equivocadas sobre o assunto.

    Na primeira unidade de estudo, abordamos os conceitos de Educação Física, Meio Ambiente e Sustentabilidade para entendermos as possibilidades de intervenções pedagógicas. Uma análise histórica da Educação Física escolar viabiliza estratégias didático-pedagógicas para a disciplina em sua relação com o tema transversal Meio Ambiente.

    Entendendo que a Educação Física e os temas transversais (Saúde, Meio Ambiente, Ética, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo) permitem uma transversalidade a partir da área de conhecimentos multidisciplinar e de intervenção didático-profissional que tem como objeto de estudo a cultura corporal de movimento tematizadas na ginástica, no jogo, no esporte, na dança e nas brincadeiras populares, na luta e outras manifestações.

    Quanto ao conceito de Meio Ambiente, trata-se do meio que condiciona a forma de vida da sociedade e que inclui valores naturais, sociais e culturais. É imprescindível preservá-lo para o desenvolvimento sustentável das gerações atuais e futuras.

    Quando falamos em Sustentabilidade, entendemos que são ações em vários setores: sociais, políticos e econômicos na conservação e gerenciamento dos recursos naturais, ou seja, um uso dos recursos naturais do planeta terra.

    O conceito de sustentabilidade está relacionado com uma nova mentalidade, nova atitude ou estratégia que seja ecologicamente correta.

    Na segunda unidade, abordamos as interfaces da Educação Física com o meio ambiente. As atividades na natureza se apresentam como ótimos caminhos para o desenvolvimento dos conceitos referentes ao meio ambiente, promovendo uma oportunidade para a mudança de hábitos e comportamentos.

    A Educação Física por meio de seus conteúdos (jogo, esporte, luta, ginástica, dança) possui condições e conhecimentos suficientes para abordar, relacionar, discutir e debater a questão ambiental, podendo até formular novos conhecimentos. Neste contexto, as atividades e os esportes de aventura viabilizam intervenções pedagógicas amplas na formação cidadã e no desenvolvimento das habilidades motoras específicas e espaços lúdicos.

    Na terceira unidade de estudo, destacamos o tema transversal “Meio Ambiente”, as atividades e os esportes de aventura (ecológicos) na construção de uma melhor consciência e atitudes ambientais. Bahia (2005) já preconizava a viabilidade dos esportes da natureza na formação de novas atitudes ambientais e sustentáveis. A Educação Física proporciona ao indivíduo participar de esportes de aventura praticados na natureza e, através dessa participação, desenvolve-se a conscientização ambiental e o respeito pelo meio ambiente.

    Autoavaliação

    1. Conceitue Educação Ambiental.
    2. Destaque e defina as classificações determinadas pela pesquisadora Lucy Sauvé.
    3. Na sua visão, o que é o meio ambiente e quais os fatores que o englobam? Explique.
    4. Defina ecossistema.
    5. Explique o que é Sustentabilidade.
    6. Qual a ajuda e conscientização que a escola pode dar a educação ambiental?
    7. Como a Disciplina de Educação Física pode contribuir com a conscientização de ajudar o meio ambiente?
    8. Quais os estilos de vida que podem contribuir com o equilíbrio do nosso planeta em relação ao meio ambiente?
    9. Destaque as atividades que podem ser realizadas e conscientizadas para uma boa preparação de educação ambiental?
    10. Para você quais as preocupações com os fatores ambientais e como podemos evitá-los?
    11. Quais atitudes ajudariam a diminuir os impactos negativos ocasionados pelos Fatores Climáticos?

    Bibliografia

    BAUMAN, Zygmunt. Ética Pós-Moderna. São Paulo: Paulus, 1997.

    BLANCO, Maurício; AMORIM, Érica; VEIGA, Aline. Um retrato da presença da Educação Ambiental no ensino fundamental brasileiro: o percurso de um processo acelerado de expansão. Brasília: Inep/MEC, 2005.

    BRASIL. Educação ambiental e a gestão para a sustentabilidade. Brasília: 2007a.

    ______. Educação ambiental: no consenso, um embate? Campinas: Papirus, 2000.

    ______. Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente. Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas – Com-vidas. Brasília: Secad/MEC, 2007b. Série Documentos Técnicos nº 10.

    ______. Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente. Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente – Processos e Produtos. Brasília: MEC/MMA, 2007c. Série Documentos Técnicos no 11.

    ______. Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente. Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental. Mapeamento da Educação Ambiental em Instituições Brasileiras de Educação Superior: elementos para políticas públicas. Brasília: Secad/MEC, 2007d. Série Documentos Técnicos nº 12.

    ______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Diversidade na Educação: o que fazem as escolas que dizem que fazem Educação Ambiental? Brasília: MEC, 2006.

    ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos Temas Transversais/ Secretaria de Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

    ______. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Sanciona a seguinte Lei da Educação Ambiental. Brasília, 27 de abril de 1999.

    ______. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA. Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental; Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. 3. Ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.

    CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Qual educação ambiental? Elementos para um debate sobre educação ambiental e extensão rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.2, n.2, abr./jun.2001.

    ______. Territorialidades em luta: uma análise dos discursos ecológicos. São Paulo: Instituto Florestal de São Paulo, 1991. Série Registros.

    CASTRO, R. S. de (Org.). Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. p. 109-142.

    COSTA, V. L. de M. Esportes de aventura e risco na montanha: Um mergulho no imaginário. Barueri: Manole, 2000.

    DA COSTA, L. P. Environment and Sport: an international overview. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade do Porto, Porto, Portugal, 1997.

    FREINET, Célestin. Para uma Escola do Povo: guia prático para a organização material, técnica e pedagógica da escola popular. Lisboa: Editorial Presença,1978.

    FREIRE, Paulo. Educação: o sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos R. (Org.). O Educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982.

    GADOTTI, M. Caminhos da ecopedagogia. Debates socioambientais, 2(7):19-21, 1997.

    GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. 10ª ed. São Paulo: Editora Papirus, 2010.

    IUCN. Education for sustainability: a pratical guide to preparing national strategies. Gland: IUCN, (Draft) 1993.

    LAYRARGUES, Philippe Pomier. A conjuntura da institucionalização da Política Nacional de Educação Ambiental. OLAM-Ciência & Tecnologia. Rio Claro, v. 2, n. 1, p. 1-14, 2002.

    ______. Educação no processo da gestão ambiental: criando vontades políticas, promovendo a mudança. In: ZAKRZEVSKI, S.B.B.; VALDUGA, A.T.; DEVILLA, I.A. (Orgs.) Anais do I Simpósio Sul-Brasileiro de Educação Ambiental. Erechim: EdiFAPES, 2002. p. 127-144.

    LIMA, G. Questão ambiental e educação: contribuições para o debate. Ambiente & Sociedade, 5(2): 135-153, 1999.

    ______. Crise ambiental, educação e cidadania: os desafios da sustentabilidade emancipatória. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. de. (Orgs.) Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002. p. 109-141.

    LOUREIRO, C. F.; LAYRARGUES, P. P. Educação ambiental nos anos 90. Mudou, mas nem tanto. Políticas Ambientais, 9(25):6-7, 2001.

    MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. 4ª ed. Tradução: Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. São Paulo: Cortez; Brasília: Unesco, 2001. 118p.

    MUTATIONS du sport et de son environnement: Evolution ou revolution? D'une aproche pragmatique à une reflexion antropologique, perspectives francaises. In: DA COSTA, L. P. Environment and Sport: an international overview. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade do Porto, Porto, Portugal, 1997.

    NEAL, P. Teaching sustainable development. Environmental Education, 50, 1995.

    O’RIORDAN, T. The challenge for environmentalism. In: PEET, R.; THRIFT, N. (Eds.) News models in geography, Vol. 1, London: Unwin Hyman, 1989. p. 77-102.

    ORR, D. Ecological literacy: education and the transition to a postmodern world. New York: Albany State University Press, 1992.

    PALMA, A. Educação Física, corpo e saúde: uma reflexão sobre outros modos de olhar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, n. 2, v. 22, p.23-39, 2001.

    PIGEAUSSOU, C. The various forms of environmentalist thinking within the field of sports activities: Fron the utopic to the realistic. In: DA COSTA, L. P. Environment and Sport: an international overview. Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade do Porto, Porto, Portugal, 1997.

    QUINTAS, J. S.; GUALDA, M. J. A formação do educador para atuar no processo de gestão ambiental. Brasília: Ibama, 1995.

    QUINTAS, J. S. (Org.) Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. Brasília: Ibama, 2000.

    ______. Por uma educação ambiental emancipatória: considerações sobre a formação do educador para atuar no processo de gestão ambiental. In: QUINTAS, J. S. (Org.). Pensando e praticando a educação ambiental na gestão do meio ambiente. Brasília: IBAMA, 2000. p. 11-19.

    SATO, M. (Orgs.) A contribuição da educação ambiental à esperança de Pandora. São Carlos: RIMA, 2001.

    SAUVÉ, L. Pour une éducation relative à l’environnement. 2e éd. Montréal: Guérin, 1997.

    SORRENTINO, M. Educação ambiental e universidade: um estudo de caso. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1995.

    VALDUGA, A. T.; DEVILLA, I. A. (Orgs.) Anais do I Simpósio Sul-Brasileiro de Educação Ambiental. Erechim: EdiFAPES, 2002. p. 127-144.

    Bibliografia Web

    BRASIL. Uma leitura dos diagnósticos da EA em 5 Estados e 1 bioma do Brasil. São Paulo: Rebea, 2004. Disponível em: < http://slideplayer.com.br/slide/10156051/>.

    BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília, 1997. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro091.pdf>.

    Conceito de Meio Ambiente. Disponível em: < http://conceito.de/meio-ambiente#ixzz46JsxWmAq>.

    DOMINGUES, Soraya Corrêa; KUNZ, Elenor; ARAÚJO, Lísia Costa Gonçalves. Educação Ambiental e Educação Física: possibilidades para formação de professores. In: Rev. Brasileira de Ciências do Esporte, Vol. 33, nº 3. Porto Alegre. July/Sept. 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892011000300003>.

    MARINHO, Alcyane; INÁCIO, Humberto Luís de Deus. Educação Física, Meio ambiente e Aventura: um percurso por vias instigantes. In: Rev. Brasileira de Ciências do Esporte, Vol. 28, nº 3, 2007. Disponível em: < http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/23/30>.

    SOAREZ, Junior. Conceito em Educação Física. Disponível em: < http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/conceito-educacao-fisica.htm>.

    Sustentabilidade e Educação Física. Disponível em: < http://www.aridesa.com.br/servicos/click_professor/eduardo_marques/sustentabilidade_e_ed_fisica.pdf >.

    TAKADA, Paula. Entrevista com Sueli Furlan sobre Educação Ambiental nas escolas. In: Nova Escola, 2010. Disponível em: < http://gestaoescolar.org.br/formacao/entrevista-sueli-furlan-educacao-ambiental-escolas-meio-ambiente-sustentabilidade-529870.shtml>.

    Vídeos

    Esporte na Escola – Orientação com a temática ambiental. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=C58Xn-2ZqxU>.

    Esporte na escola – A caça ao Tesouro. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=3om6leg9mrg>.

    Créditos

    Diretor Presidente das Faculdades INTA

    • Dr. Oscar Rodrigues Júnior

    Pró-Diretor de Inovação Pedagógica

    • Prof. PHD João José Saraiva da Fonseca

    Coordenadora Pedagógica e de Avaliação

    • Profª. Sonia Henrique Pereira da Fonseca

    Professores conteudistas

    • Adalberto Pereira da Silva
    • Sheila Moreira Alves
    • Stela Lopes Soares
    • Viviany Caetano Freire Aguiar

    Assessoria Pedagógica

    • Sonia Henrique Pereira da Fonseca

    Design Instrucional

    • Sonia Henrique Pereira da Fonseca

    Transposição Didática

    • Evaneide Dourado Martins
    • Cileya de Fátima Neves Moreira

    Revisora de Português

    • Neudiane Moreira Félix

    Revisora Crítica/ Analista de qualidade

    • Anaísa Alves de Moura

    Diagramadores

    • Fábio de Sousa Fernandes
    • Fernando Leal

    Diagramador Web

    • Luiz Henrique Barbosa Lima

    Produção Audiovisual

    Editor

    • Francisco Sidney Souza de Almeida

    Operador de Câmera

    • José Antônio Castro Braga

    Núcleo de Tecnologia da Informação Faculdades INTA

    • Desenvolvimento de Material Didático para a EAD e Objetos de Aprendizagem para Ensino Presencial

    Avalie nosso material didático

    Qual a importância da Educação Física com a preservação do meio ambiente?

    Os esportes que envolvem a natureza favoreceram a consciência da importância da atividade física à saúde, além de enfatizar a relevância dos recursos naturais a vida humana, e permite que sejam respeitados os espaços urbanos, compreendendo o valor dos espaços construídos e também os respeitando.

    Qual a importância do meio ambiente para a prática de atividade física?

    O contato com a natureza, associado aos benefícios da prática regular de exercícios,libera hormônios do bem-estar, como a dopamina, a endorfina e a serotonina, contribuindo, dessa forma, para o alívio do estresse, diminuindo a ansiedade, e até auxiliando a ter uma visão mais positiva dentro da rotina.