Como os nucleotídeos se ligam entre si para formar uma fita de DNA ou RNA?

 Os ácidos nucleicos são substâncias orgânicas ácidas descobertas inicialmente no núcleo celular. Essas moléculas podem ser de dois tipos: DNA ou RNA. DNA é a sigla usada para indicar o ácido desoxirribonucleico; RNA, por sua vez, é a sigla de ácido ribonucleico.

Os ácidos nucleicos são formados por nucleotídeos, que são compostos por um ácido fosfórico, um açúcar e uma base nitrogenada (observe esquema a seguir). Esses nucleotídeos estão unidos um ao outro por ligações fosfodiéster estabelecidas entre um açúcar e um fosfato.

Como os nucleotídeos se ligam entre si para formar uma fita de DNA ou RNA?

Observe o esquema de um nucleotídeo.

O DNA e o RNA diferenciam-se graças ao açúcar e às bases nitrogenadas encontradas em seus nucleotídeos. O ácido fosfórico, por sua vez, é igual nos dois ácidos nucleicos existentes.

O açúcar presente nos ácidos nucleicos é uma pentose, que pode ser uma desoxirribose ou uma ribose. A desoxirribose é a pentose presente no DNA, que, por isso, recebe o nome de ácido desoxirribonucleico. O RNA contém a ribose e, por isso, é denominado de ácido ribonucleico.

Outra diferença entre ácidos nucleicos são as bases nitrogenadas, que podem ser de cinco tipos diferentes: adenina, guanina, citosina, timina e uracila. A timina é uma base exclusiva do DNA, enquanto a uracila aparece apenas no RNA. As outras três bases (adenina, citosina e guanina) ocorrem em ambos os ácidos nucleicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como os nucleotídeos se ligam entre si para formar uma fita de DNA ou RNA?

Analise a estrutura das diferentes bases nitrogenadas.

Costuma-se dividir as bases nitrogenadas em dois grupos: as bases púricas (adenina e guanina) e as pirimídicas (citosina, timina e uracila). Essas últimas são formadas por apenas um anel de carbono e nitrogênio. Já as bases púricas apresentam dois anéis de carbono e nitrogênio. (Observe o esquema acima)

Além de todas essas diferenças em sua composição, o DNA e o RNA diferenciam-se por sua estrutura. Enquanto no DNA observamos uma dupla fita em hélice, no RNA observa-se apenas uma cadeia que pode enrolar-se sobre si mesma.

A respeito da síntese dos ácidos nucleicos, o DNA se destaca pela sua capacidade de autoduplicação. Esse processo é conhecido como replicação do DNA e se caracteriza por ser semiconservativo, pois o DNA formado nesse processo é composto por uma fita recém-formada e outra pertencente ao DNA usado no processo (conheça detalhadamente o processo de replicação de DNA clicando aqui!)

A síntese de RNA também ocorre a partir de uma molécula de DNA, que é usada como molde em um processo conhecido como transcrição. Nesse processo, a principal enzima responsável por desencadear a reação é a chamada RNA-polimerase.

Aprenda um pouco mais sobre o processo de transcrição clicando aqui!

Como os nucleotídeos se ligam entre si para formar uma fita de DNA ou RNA?

Como os nucleotídeos se ligam entre si para formar uma fita de DNA ou RNA Esquematize a ligação entre dois nucleotídeos?

Para que os nucleotídeos fiquem pareados, é necessário que essas duas cadeias sejam ligadas. As cadeias se ligam na parte interna da molécula por pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas de cada uma delas. ... Assim, o DNA se forma com o pareamento dos nucleotídeos que compõem as duas cadeias antiparalelas.

Quais são os componentes que constituem o DNA?

Os ácidos nucleicos, que podem ser DNA ou RNA, são constituídos por uma pentose, um ácido fosfórico e uma base nitrogenada. No caso do DNA, a pentose é do tipo desoxirribose e as bases nitrogenadas são adenina, citosina, guanina e timina.

Como é formado um nucleotídeo?

  • Um nucleotídeo é formado por três moléculas, as quais variam entre o DNA e o RNA: Base nitrogenada : Bases purinas adenina (A) e guanina (G) e as bases pirimidinas citosina (C), uracila (U) e timina (T).

Como os nucleotídeos se juntam?

  • Os nucleotídeos se juntam através de ligações fosfodiéster entre as extremidades dos carbonos 5 ‘e 3’ para formar ácidos nucleicos. O grupo 3 ‘-OH da pentose forma uma ligação com um dos oxigênios carregados negativamente do grupo fosfato ligado à extremidade 5’ de carbono da outra pentose.

Quais são os nucleotídeos dos ácidos nucléicos?

  • Os nucleotídeos constituintes dos ácidos nucléicos são monômeros compostos por três substâncias: 1 uma base nitrogenada; 2 uma pentose (glicídio composto por cinco carbonos); 3 uma (ou mais) molécula de fosfato. More ...

Como ocorre a ligação entre os ácidos nucleicos?

  • Nos ácidos nucleicos, os nucleotídeos estão unidos entre si formando um polinucleotídeo. A ligação ocorre entre o fosfato de um nucleotídeo e a pentose do nucleotídeo seguinte. Detalhadamente, a ligação se dá através da hidroxila (OH) presente no carbono 5 do grupo fosfato com a hidroxila do carbono 3 da pentose do outro nucleotídeo.

Como os nucleotídeos se ligam para formar uma fita de DNA?

Os nucleotídeos ligam-se por meio de ligações fosfodiéster, ou seja, um grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos. Essa ligação é responsável por formar um padrão de unidades de açúcar-fosfato.

Como os nucleotídeos se ligam no mesmo lado da fita de DNA ou no RNA?

Ligações fosfodiésteres: Os nucleotídeos sucessivos (em DNA/RNA) são ligados covalentemente por meio de pontes de grupos fosfato, em que o grupo 5'-hidroxila de uma unidade nucleotídica une-se ao grupo 3'-hidroxila do nucleotídeo seguinte por meio de ligação fosfodiéster; dessa forma, os esqueletos covalentes dos ...

Como ocorrem as ligações entre os nucleotídeos?

A ligação ocorre entre o fosfato de um nucleotídeo e a pentose do nucleotídeo seguinte. Detalhadamente, a ligação se dá através da hidroxila (OH) presente no carbono 5 do grupo fosfato com a hidroxila do carbono 3 da pentose do outro nucleotídeo. Dizemos que esta é uma ligação fosfodiéster.

Como ocorre a ligação entre nucleotídeos dentro de uma mesma fita e entre os nucleotídeos das duas fitas de DNA?

A ligação entre os nucleotídeos de uma fita é extremamente forte, enquanto a ligação entre as bases de duas fitas é fraca, feita através das chamadas pontes de hidrogênio, a mesma ligação química responsável por manter unidas as moléculas de água no estado líquido e sólido.