Como ocorrem as ligações entre as moléculas apolares?

Forças intermoleculares são as formas como as moléculas dos compostos (polares ou apolares) formados por ligações covalentes interagem ente si. Elas foram propostas no ano de 1873 pelo químico e físico holandês Diderik Van der Waals.

Índice

  • Como ocorrem as interações entre moléculas apolares?
  • Como são chamadas as forças de atração entre moléculas apolares?
  • Qual o nome da ligação intermolecular entre uma molécula polar e uma Apolar?
  • Qual e a força de interação existente entre duas moléculas apolares?

De acordo com Van der Waals, as moléculas podem interagir de forma diferente umas com as outras. Essas interações diferentes exercem uma grande influência sobre o ponto de fusão (PF) e ebulição (PE) das substâncias. Assim, a intensidade em que as moléculas interagem define o seu estado físico (sólido, líquido ou gasoso).

Perceber a existência das diferentes forças intermoleculares (interações) é simples, já que na natureza podemos encontrar uma mesma matéria em diferentes estados físicos. Conheça agora os três tipos de forças intermoleculares que podem existir entre as substâncias formadas por ligações covalentes:

→ Forças de London ou dipolo-induzido

É o tipo de força que ocorre entre moléculas apolares, ou seja, moléculas que não apresentam polos (positivo e negativo), pois os elétrons estão distribuídos de forma uniforme em sua eletrosfera, como na imagem abaixo:

Como ocorrem as ligações entre as moléculas apolares?


Distribuição uniforme dos elétrons em uma molécula apolar

Porém, em certo instante, os elétrons podem acumular-se em uma região de uma molécula, criando nela um polo negativo e outro positivo. Como essa molécula está próxima à outra, esse dipolo temporário acaba induzindo os elétrons da outra molécula a se agruparem em uma extremidade e assim sucessivamente:


Formação de um dipolo temporário em uma molécula apolar

Assim, as moléculas que eram apolares passam a ter um dipolo que foi induzido.


A interação de moléculas apolares ocorre de forma induzida

Alguns exemplos de substâncias cujas moléculas interagem por esse tipo de força são: gás carbônico (CO2), gás metano (CH4), gás etano (C2H6) e gás hidrogênio (H2).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Força dipolo permanente ou dipolo-dipolo

É um tipo de força intermolecular que ocorre entre moléculas polares (com exceção daquelas que apresentam o elemento hidrogênio ligado diretamente a flúor, oxigênio ou nitrogênio). Alguns exemplos de substâncias cujas moléculas interagem por dipolo-dipolo são o ácido clorídrico (HCl), dióxido de enxofre (SO2), ácido bromídrico (HBr) e ácido cianídrico (HCN).

Como as moléculas são polares (apresentam polos positivo e negativo), elas interagem de forma que o polo negativo de uma una-se ao polo positivo da outra e assim sucessivamente:


Representação do dipolo permanente entre moléculas do ácido clorídrico

Em virtude da presença do dipolo, já que as moléculas são polares, a interação dipolo-dipolo é mais intensa do que a dipolo induzido.

→ Ligações de hidrogênio

É um tipo de força intermolecular que também ocorre em moléculas polares, mas apenas se o átomo de hidrogênio estiver ligado diretamente a um dos três elementos químicos (Flúor, Oxigênio e Nitrogênio) mais eletronegativos da Tabela Periódica.

Alguns exemplos de moléculas que interagem por ligações de hidrogênio são: ácido fluorídrico (HF), amônia (NH3) e água (H2O).


Fórmulas estruturais as substâncias ácido fluorídrico, amônia e água

Como a ligação de hidrogênio ocorre em moléculas cuja diferença de eletronegatividade entre os átomos é muito grande, trata-se de uma força intermolecular de alta intensidade (maior que a dipolo-dipolo e a dipolo induzido).

Veja uma representação dessa interação:


Representação das ligações de hidrogênio entre moléculas de água


Por Me. Diogo Lopes Dias

Como ocorrem as interações entre moléculas apolares?

As interações intermoleculares presentes nas moléculas apolares são as dipolo-induzido, mas não ocorrem o tempo todo, a distribuição de elétrons na eletrosfera dessas moléculas é uniforme.

Como são chamadas as forças de atração entre moléculas apolares?

É o que chamamos de força intermolecular. Essas forças variam de intensidade, dependendo do tipo da molécula (polar ou apolar) e, no caso das polares, de quão polares elas são.

Qual o nome da ligação intermolecular entre uma molécula polar e uma Apolar?

O dipolo-dipolo ocorre entre as moléculas dos compostos polares e é considerada uma interação de força intermediária.

Qual e a força de interação existente entre duas moléculas apolares?

Essas forças foram percebidas pelo físico polonês Fritz London, que sugeriu que moléculas apolares poderiam se tornar dipolos temporários. Essas forças ficaram conhecidas como forças de dispersão ou forças de London.

Qual e a ligação que ocorre em moléculas apolares?

Dipolo-induzido Mas também pode ser chamada de forças de dispersão. Geralmente, a força dipolo-induzido ocorre em substâncias que contem moléculas apolares. As moléculas apolares são aquelas que não possuem nenhum polo, nem positivo nem negativo.

Como as moléculas apolares interagem?

Interagem entre si por forças de london ou dipolo induzido; Apresentam o vetor momento dipolar sempre igual a zero; Tendem a apresentar uma maior solubilidade em outros compostos cujas moléculas são apolares.

Quais são as ligações polares e apolares?

Uma ligação covalente é apolar quando apenas átomos de um mesmo elemento químico estão unidos; já quando são elementos diferentes, há diferença de eletronegatividade e a molécula é polar. A polaridade ocorre devido à formação de polos nas substâncias químicas, que são positivos e negativos de acordo com as cargas.

Qual e a única interação Intermolecular que ocorre nas substâncias apolares?

As interações ou forças de dipolo induzido são as únicas que ocorrem com as moléculas apolares e com os gases nobres. Elas representam o tipo de interação intermolecular mais fraco.