Como funciona a transmissão das ondas eletromagnéticas nos celulares?

Modelo e descrição qualitativa do funcionamento de comunicadores

1. Modelo qualitativo para transmissão de ondas eletromagnéticas

Ao nosso redor existe o tempo todo um enxame de ondas eletromagnéticas cruzando o ar. Se fosse possível visualizá-las, talvez não pudéssemos enxergar absolutamente mais nada. Abaixo mostramos um exemplo dessa transmissão para celulares:
 

Como funciona a transmissão das ondas eletromagnéticas nos celulares?


Todas as flechas pretas indicam transmissão por ondas eletromagnéticas, enquantoa flecha azul simboliza transmissão por cabo de cobre ou fibra óptica.

Quando um sinal é enviado por um celular, ele vai para uma estação rádio-base (ERB) nas proximidades. Ali o sinal é amplificado e enviado para uma central de comunicação (CCC).

Dependendo da proximidade ou não do destino há duas possibilidades: ou o sinal é enviado para um satélite e retransmitido para outra central de comunicação (CCC), ou é diretamente transmitido para outra estação rádio-base e em seguida para o celular de destino. O mesmo caminho de ida percorrido pelo sinal será o caminho de volta.

Pode-se notar na parte inferior do destino do sinal uma ligação com possíveis telefones fixos.

2. Descrição qualitativa do funcionamento de comunicadores (rádio, TV e telefones)


Atualmente a transmissão de ondas pode ser feitas de duas maneiras diferentes: por ondas analógicas ou por ondas digitais.

Abaixo mostramos um esquema da transmissão de ondas analógicas e digitais para transmissão de radio:

Como funciona a transmissão das ondas eletromagnéticas nos celulares?

Abaixo, o esquema da recepção:
 

Como funciona a transmissão das ondas eletromagnéticas nos celulares?


Enquanto na transmissão analógica o tipo de onda transmitida é a onda 1, na transmissão de ondas digitais o tipo de onda transmitida é a onda 2, também chamada de onda quadrada em que pulsos são emitidos e tratados como 0 ou 1.

No caso da transmissão da onda digital, o sinal analógico é transformado de analógico para digital (onda quadrada) conforme o esquema abaixo:

Como funciona a transmissão das ondas eletromagnéticas nos celulares?

Para o caso de uma transmissão de televisão, o sinal de áudio é transmitido separadamente do sinal de vídeo e reunido novamente no receptor.

Como funciona a transmissão de ondas para os celulares?

Na telefonia celular a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, não é necessário fio. O celular recebe esse nome porque as regiões servidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células.

Como os celulares recebem as ondas eletromagnéticas?

A radiação eletromagnética no celular é emitida pela antena acoplada ao aparelho, e essa tem uma frequência maior do que as utilizadas em rádio. O problema é que a radiação do celular está associada ao fato de usarmos muito próximo ao corpo, principalmente perto da cabeça.

Qual é a onda eletromagnética do celular?

As ondas de RF dos celulares são "uma forma de energia eletromagnética que está entre ondas de rádio FM e as microondas. E é uma forma de radiação não-ionizante", explica em seu site a Sociedade Americana Contra o Câncer (ACS, na sigla em inglês).

Como ocorre a transmissão das ondas eletromagnéticas?

A propagação da onda eletromagnética ocorre na direção perpendicular ao plano formado pelo campo magnético e pelo campo elétrico. Além disso, todas as ondas eletromagnéticas são capazes de viajar no vácuo na velocidade da luz, cerca de 300 mil quilômetros por segundo.