Como fica a Terra no inverno?

Como fica a Terra no inverno?
     

A Terra roda em torno de um eixo imagin�rio que liga o P�lo Norte ao P�lo Sul, e ao fim de 24 horas d� uma volta completa sobre si mesma. Assim, de 24 em 24 horas h� um dia e uma noite.

Como fica a Terra no inverno?

Durante o movimento de rota��o da Terra em torno do Sol, o eixo P�lo Norte-P�lo Sul mant�m-se a apontar na mesma direc��o.

Se fizesses uma viagem espacial para longe da Terra, do Sol e da Lua, verias, ao longo de um ano, a Terra a movimentar-se da seguinte maneira:

Como fica a Terra no inverno?

Se imaginares que a �rbita da Terra est� num plano - o plano da �rbita da Terra - ent�o o eixo norte-sul est� inclinado 23� e 30 minutos em rela��o a esse plano e aponta sempre na mesma direc��o. Como se v� na figura anterior, existe uma regi�o ao longo da �rbita da Terra em que o P�lo Norte n�o est� iluminado pela luz do Sol, enquanto que o P�lo Sul recebe luz. Nessas alturas � Inverno no hemisf�rio Norte e Ver�o no hemisf�rio Sul. Quando o P�lo Norte fica mais inclinado na direc��o do Sol come�a o Ver�o no hemisf�rio Norte: � o solst�cio de Junho, o dia com mais horas de luz no hemisf�rio Norte.

A Terra roda em torno do Sol e o seu eixo aponta sempre na mesma direc��o. S�o estes factos que fazem com que haja Ver�o e Inverno nas regi�es acima e abaixo dos tr�picos de C�ncer e Capric�rnio. Na regi�o equatorial, as diferen�as entre Ver�o e Inverno s�o menos acentuadas.

Se nos solst�cios olhasses para a Terra e para o Sol de uma nave espacial, ao n�vel do plano da �rbita da Terra, verias o seguinte:

Como fica a Terra no inverno?

A traject�ria do movimento da Terra em torno do Sol s� � aproximadamente circular. De facto, existe uma altura do ano em que a Terra est� mais pr�xima do Sol. � no dia 4 de Janeiro, em pleno Inverno no hemisf�rio Norte!

Actividade

  • Coloca um candeeiro em cima de uma mesa de modo a iluminar o teu globo terrestre. Roda o globo lentamente em torno do eixo imagin�rio que passa pelo P�lo Norte e pelo P�lo Sul.

  • Em que regi�es do globo terrestre � dia e em que regi�es � noite?

  • Tenta determinar aproximadamente as horas em v�rios s�tios das regi�es iluminadas e escuras do teu globo.

  • Anda � volta da mesa com o globo terrestre e tenta imitar o movimento da Terra em volta do Sol,mantendo o eixo norte-sul sempre na mesma direc��o. Quando � que � Ver�o ou Inverno em Lisboa?

  • Qual � a posi��o da Terra (globo) em rela��o ao Sol (candeeiro) quando � meio dia em Lisboa nos dias: 21 de Dezembro, 21 de Mar�o, 21 de Junho e 22 de Setembro.

Como fica a Terra no inverno?
 Freepik/Freepik

Publicidade

Publicidade

Nos livros de Ciências do tempo em que você ainda estava no primário, provavelmente havia uma ilustração bem bonita do Sistema Solar. Nela, os planetas pareciam girar em torno do Sol seguindo órbitas bem elípticas. Aí vinha a professora, com a melhor das intenções, e ensinava: “Quando um hemisfério está mais perto do Sol, é verão; quando fica mais longe, é inverno.”

Pode passar uma borracha e apagar toda essa besteira do passado. Hoje, já sabemos que a órbita da Terra não é tão “ovalada”. Na verdade, ela descreve em volta do Sol um trajeto praticamente circular.

O planeta permanece a uma média de 150 milhões de quilômetros do Sol ao longo de todo o ano, com variações muito pequenas. No Hemisfério Norte, a distância do Sol é até maior no verão que no inverno.

O que dá origem aos padrões climáticos que chamamos de estações é a inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol – 23,5 graus. Graças a ela, os raios solares incidem de forma diferente ao longo do ano.

No verão, o Sol está alto no céu. Os dias são mais longos e a incidência dos raios é quase perpendicular à superfície do planeta, deixando a energia mais concentrada. Já no inverno, quando o Sol está mais baixo no céu, eles incidem num ângulo mais agudo e se dispersam. Cada metro quadrado de Terra recebe menos calor. E por isso a temperatura cai.

Mancada geral

Em 1988, os cientistas americanos Matthew Schneps e Philip Sadler perguntaram a 23 professores e alunos de física da Universidade Harvard: “Por que é mais quente no verão que no inverno?”. Apenas dois acertaram.

Continua após a publicidade

Todos os outros responderam que era por causa da variação na distância entre a Terra e o Sol. A iniciativa fez parte do projeto Private Universe (“Universo Privado”), que auxilia educadores a esclarecer mitos ligados à ciência.

Como fica a Terra no inverno?
iStock | valio84sf

Não importa a distância

É a inclinação do eixo da Terra, de 23,5 graus, que provoca as estações. Por causa dela, os raios do Sol incidem sobre diferentes regiões do planeta com maior ou menor intensidade.

Como fica a Terra no inverno?
MarcelC

Inverno boreal – verão austral

Por causa da inclinação do eixo da Terra, os raios solares incidem quase perpendicularmente sobre o Hemisfério Sul entre os meses de dezembro e março, deixando a energia mais concentrada e proporcionando dias mais longos nessa metade do planeta. É o verão austral.

Como fica a Terra no inverno?
Creative Commons

Verão boreal – inverno austral

Entre os meses de junho e setembro, a inclinação do eixo da Terra provoca incidência mais intensa (perpendicular) de raios solares sobre o Hemisfério Norte e menos intensa sobre o Hemisfério Sul. É isso que explica o fato de ser verão na metade de cima do planeta e inverno na metade de baixo.

Como fica a Terra no inverno?

Continua após a publicidade

  • Curiosidades
  • Sistema solar
  • Sol

Como fica a Terra no inverno?

Estações do ano não têm a ver com distância entre o Sol e a Terra

Se você aprendeu na escola que é verão quando o Sol está mais perto da Terra, lamentamos informar: seu livro de Ciências estava redondamente enganado

Transforme sua curiosidade em conhecimento. Assine a Super e continue lendo

O que acontece com a Terra no inverno?

Ao longo do ano, diferentes partes da Terra recebem os raios mais diretos do Sol. Então, quando o Polo Norte se inclina em direção ao Sol, é verão no Hemisfério Norte. E quando o Polo Sul se inclina em direção ao Sol, é inverno no Hemisfério Norte.

Qual a posição da Terra no inverno?

A Terra passa por seu perihélio no início de janeiro, quando é verão no hemisfério sul e inverno no norte e passa por seu afélio no início de julho, quando é verão no hemisfério norte e inverno no sul.

O que acontece no inverno?

O inverno é a estação mais fria do ano. A principal característica do inverno: frio extremo. Além disso, é bastante comum a presença de geadas e nevascas. Quando a temperatura das nuvens está abaixo de 0 ºC, o vapor d'água se condensa, dando origens a cristais de gelo, que caem em forma de neve.

Qual a inclinação da Terra no inverno?

As estações do ano são: primavera, verão, outono e inverno. Essas diferentes estações acontecem em razão de a Terra ter seu eixo inclinado em aproximadamente 23,5º. Assim, o Sol não ilumina toda a Terra na mesma intensidade durante o ano inteiro.