Como fazer fogão a lenha com chapa de vidro?

A chapa vitrocerâmica é um material desenvolvido para o uso em diversos tipos de fogões. O material é submetido a um tratamento térmico especial transformando-o em uma chapa extremamente resistente e durável.

As chapas desse tipo são tendência em todo o mundo por serem muito mais eficientes e práticas.

Tudo que você precisa saber sobre o material é que ele transforma o fogão a lenha em um equipamento ainda melhor para cozinhar, aquecer e deixar o ambiente ainda mais confortável.

Leia também:
Como melhorar a experiência do cliente no varejo?
7 dicas para vender fogões a lenha na sua loja

Quais são as diferenças entre vidro temperado e vitrocerâmica?

O vidro temperado é cinco vezes mais resistente a choques térmicos que um vidro comum, sendo considerado um vidro de segurança.

Ele é comumente utilizado em fornos e micro-ondas já que o calor deve ficar isolado em seu interior para assar ou aquecer os alimentos.

Esse material possui a restrição de ser usado somente nestes eletrodomésticos pelo fato do vidro não poder ter contato direto com o fogo, correndo o risco de estourar caso isto aconteça.

Em contrapartida, a chapa vitrocerâmica é a opção ideal para fogões a lenha por não reter o calor e permitir o aquecimento do ambiente sem correr o risco de estourar em contato com a chama do fogo.

Portanto, as opções de fogão a lenha com chapa vitrocerâmica disponíveis no mercado são ideais para quem busca uma solução moderna e ao mesmo tempo funcional com aquecimento uniforme do ambiente.

Vantagens do fogão a lenha com chapa vitrocerâmica

Os materiais vitrocerâmicos são excelentes para a fabricação de fogões a lenha. Eles tornam o produto mais moderno e eficiente e ainda complementam a decoração.

Chegou a hora de entender por que o fogão a lenha com chapa vitrocerâmica é tão interessante para quem busca esse tipo de produto.

1. Melhor propagação de calor

O fogão a lenha é muito procurado por sua capacidade de aquecer ambientes. Nas estações frias do ano ter um fogão desse tipo faz toda a diferença, já que sua propagação de calor é ainda melhor que a de ar condicionados e aquecedores.

Os fogões tradicionais com chapa de ferro já são excelentes para o aquecimento. Os que possuem chapa vitrocerâmica são ainda mais indicados por proporcionar uma maior propagação de calor se comparados aos com chapa de ferro.  

A chapa vitrocerâmica espalha o calor rapidamente, esquentando melhor o ambiente e os alimentos. Esse material basicamente permite que as ondas de calor passem por ele sem obstáculos para conseguir chegar mais rápido no ambiente externo.

2. Durabilidade

O fogão a lenha com chapa vitrocerâmica é muito durável e super resistente. Primeiramente, ele não cria ferrugem como ocorre com as chapas de ferro comuns.

A chapa também sofre menos desgaste ao longo do tempo, especialmente quando é limpada da maneira correta. A durabilidade da chapa vitrocerâmica só é garantida quando o usuário a utiliza de forma correta. Panelas de alumínio ou cobre, por exemplo, deixam resíduos na chapa que não podem ser removidos com qualquer produto de limpeza.

Para evitar riscos e garantir que a chapa vitrocerâmica permanecerá em bom estado de uso como quando nova é importante evitar arrastar as panelas. Deve-se criar o hábito de sempre levantá-las para movimentar e evitar usar utensílios pontiagudos diretamente na chapa.

Quando comparada ao vidro temperado, a chapa vitrocerâmica é bem mais resistente a impactos. O material vitrocerâmico é tão resistente que também é utilizado na vidraça de ônibus espaciais.

Como resultado, o fogão dura mais tempo e o comprador consegue economizar com peças de reposição.

3. Facilidade de limpeza

A manutenção de uma chapa de ferro pode ser um pouco chata. Depois de utilizar é preciso raspar os restos de alimentos e ainda é necessário tirar o acúmulo de ferrugem que surge com o tempo. Para isso, o usuário precisa de lixas ou pedras de polir que ajudam a manter a beleza do material.  

Usar fogão a lenha com chapa vitrocerâmica é muito mais prático porque ele é simples de limpar.

Depois de cozinhar no fogão basta usar um paninho macio com água e sabão para a limpeza.

Caso o usuário cozinhe diretamente na chapa existe uma espátula especial para retirar a crosta de alimentos sem arranhar. Também há produtos que facilitam a limpeza das chapas e ainda melhoram sua vida útil. Muitas marcas produzem pastas de polir vitrocerâmica excelentes. Como a limpeza é fácil, a estética do fogão pode ser conservada por muito mais tempo.

4. Resistência a choque térmico

Uma das grandes vantagens da chapa vitrocerâmica é sua resistência ao choque térmico.

Derramar líquidos frios sobre a chapa quando ainda está quente ou colocar uma panela fria sobre ela é completamente seguro. Não existe risco de estourar por causa do choque térmico.

Ela inclusive é utilizada em modelos mais modernos, cuja limpeza é realizada jogando gelo sobre a chapa quente.

Sabe o que isso significa? Que o usuário de um fogão a lenha com chapa vitrocerâmica pode preparar seus alimentos com tranquilidade.

5. Economia de lenha

O fogão a lenha com chapa vitrocerâmica deixa que quase todo o calor da chama passe para o ambiente ou para as panelas. Portanto, todo o calor gerado pela lenha é utilizado ao invés de ser retido na chapa.

Quem está em busca de um produto econômico e eficiente não pode perder a oportunidade de ter um fogão a lenha com chapa vitrocerâmica.

Ele permite cozinhar ou aquecer ambientes com uma quantidade muito menor de lenha. É quase como utilizar um fogão sem chapa para cozinhar seus alimentos.

6. Facilidade para cozinhar

Existem algumas características do fogão a lenha com chapa vitrocerâmica que facilitam na hora de cozinhar.

Em primeiro lugar, a chapa distribui o calor por toda a área de cozimento. Como não há bocas ou suportes para panelas da forma que acontece em fogões tradicionais, o cozinheiro pode utilizar uma grande variedade de utensílios.

Além disso, a grande transmissão de calor entre a chapa e as panelas faz com que o cozimento seja bem mais rápido. É possível, inclusive, cozinhar os alimentos diretamente na chapa.

O fogão a lenha com chapa vitrocerâmica é excelente para preparar pinhões e polenta brustolada. Só é preciso ter cuidado com outros alimentos que podem manchar o material.

Alimentos com sucos que podem escorrer não devem ser preparados diretamente na chapa já que podem causar ferrugem no fogão. Açúcares ou plásticos também não devem entrar em contato com a chapa. Se por algum acidente caírem é importante remover imediatamente.

Como já mencionamos, é possível cozinhar sem medo de sujeira já que a limpeza é extremamente fácil.

7. Complemento da decoração

O fogão a lenha já deixou de ser um item exclusivamente rústico há muito tempo, mas o uso da chapa vitrocerâmica o deixa ainda mais moderno. Seu visual se encaixa em qualquer tipo de ambiente, não importa o estilo de decoração.

O visual é simples, moderno e complementa o espaço. Quando o fogo está aceso ele torna-se ainda mais bonito, já que é possível ver as labaredas por meio do vidro escuro.

Percebeu como o fogão a lenha com chapa vitrocerâmica é uma forte tendência para diversos espaços?

Ele é excelente para todos os tipos de consumidores, mesmo aqueles que não consideravam ter um fogão a lenha por causa da dificuldade de limpeza. Com tantas vantagens assim fica difícil não comprar!

Como fazer fogão a lenha com chapa de vidro?