Como é que se escreve o nome Silva?

Como é que se escreve o nome Silva?

Se for fazer uma pesquisa ao pé da letra, de qual sobrenome é mais popular no Brasil, vai dar “Silva” na cabeça.

Segundo um levantamento feito pela Lista Telefônica da capital de São Paulo, dos 4,6 milhões de nomes, “Da Silva”, é um sobrenome comum a 295 mil paulistanos.

É considerado um dos sobrenomes mais populares da língua portuguesa. Segundo uma pesquisa feita com 30 mil pessoas (estimativa populacional), 9,9% dos brasileiros agregam este sobrenome.

Mas, nem todos são de uma mesma família, pois agregar este sobrenome teve, durante muitos anos, inúmero e controversos motivos.

Segundo alguns genealogistas, um dos motivos mais aceitáveis, seria o batismo pelos padres da época do império, de milhares de escravos africanos com o sobrenome “Da Silva” o que facilitaria o modo como ele se espalhou pelo Brasil. Uma outra versão sobre este mesmo evento escravagista é que muitos escravos adotaram na sua Carta de Alforria o sobrenome do seu antigo “Senhor”.

É conhecido também que, muitos imigrantes portugueses ao virem para o Brasil, teriam adotado o sobrenome para darem inicio a uma nova vida e romperem seus laços com a família em Portugal.

O primeiro “Silva” a imigrar para o Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva em 1612.

Nossa pesquisa sobre este sobrenome em uma base de dados de 1,5 bilhão de perfis em MyHeritage chegou ao seguinte resultado:

Em MyHeritage existem 42.077 pessoas com o sobrenome DA SILVA e 154.375 com o sobrenome SILVA – Total de 196.452 usuários.

Veja os mapas separados:

Como é que se escreve o nome Silva?

Os DA SILVA pelo mundo (clique para ampliar)

Como é que se escreve o nome Silva?

Os SILVA pelo mundo (clique para ampliar)

Como é que se escreve o nome Silva?
Nomes mais comuns encontrados entre os usuários de MyHeritage que adotam os sobrenomes Da Silva e Silva.

Homens : Francisco, Antônio, Fernando, Manuel e Mario

Mulheres : Ana, Joaquina, Maria Olga e Rosa

O sobrenome tem origem latina e tem diversas variações entre os antigos romanos, assim, a origem seria Italiana. Existem variações deste sobrenome em nomes do senado romano como Silvano, Silvestre e Sílvio, nomes próprios variantes de Silva. Mesmo tendo no Brasil e Portugal seus maiores representantes, é um sobrenome também comum na Itália e Espanha. Suas origens etimológicas remontam ao latim silva, selva, mata ou floresta. A presença espanhola no sul da Itália (de Nápoles até a Sicília) no século XII e o controle do Ducado de Milão de 1535 a 1706, ajudou a penetração do sobrenome na Espanha. “Independente das influências ibéricas, este nome de família relembra o cidadão que habitava em áreas de selva e florestas ou que delas extraia a madeira, lenha ou riquezas comerciáveis. Eventualmente pode-se também refletir o culto às divindades dos bosques, tradição pagã ainda em vigor nos séculos VIII e XI (fortemente combatida pelo cristianismo, como comprovam textos medievais), segundo o qual a selva emanava energias e fluídos transcendentais por intervenção dos deuses. Convêm salientar que os antropônimos Silvano, Silvério Silvestre e Silvio são nomes próprios latinos derivados de silva e selva que surgiram também desse culto das divindades dos bosques e das florestas e a tradição onomástica os perpetuou sem atentar para o fato”. (Mioranza, Ciro, Filius Quondam, p. 212-213 – Editora Larousse. 2010).

Os Silvas famosos.

Procurador Lucius Flavius Silva foi o comandante do exercito que conquistou Massada (uma fortaleza no topo de uma montanha – ligada a rebelião judia contra o domínio romano), nos anos 73 DC.

Luiz Inácio Lulla da Silva, ex presidente do Brasil.

Fernanda Montenegro que seja chama Arlette Pinheiro Esteves da Silva – Atriz brasileira

Anderson da Silva – lutador de UFC.

Fausto Corrêa da Silva – O Faustão- Apresentador da Globo.

Algum outro conhecido Silva que omitimos?

Se você é Silva e não sabe como descobrir a sua ascendência, saiba que já existe um Projeto DNA Familiar para o sobrenome Silva em MyHeritage.

Como é que se escreve o nome Silva?

Testes de DNA - Clique ver os testes

Saiba mais sobre alguns sobrenomes. Já temos relacionado em nosso blog o sobrenome : LOMBARDI

Fontes consultadas:

Wikipédia, Mundo Estranho , Beth Shallom

Como se escreve o nome Silva?

Silva (ou da Silva) é um sobrenome toponímico, derivado do latim “silva”, de selva, floresta ou bosque.

Quantos nomes Silva existem?

São nada menos do que 6.762.149 pessoas que carregam o Silva em seus nomes — desses, 5.073.774 estão no Brasil, o que garante que a cada 40 brasileiros, um chama Silva.

Que significado de Silva?

O sobrenome “Silva” é de origem toponímica: vem do latim silva, que significa “selva, floresta ou bosque”.

Qual a diferença de Silva e Da Silva?

O sobrenome "da Silva" é um dos apelidos mais usados no Brasil e em Portugal. Durante o período colonial este sobrenome foi dado a milhares de escravos que chegaram ao Brasil.