Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre é a Linha do Equador a latitude B amplitude C longitude D projeção?

Exercícios sobre coordenadas geográficas permitirão medir os seus conhecimentos sobre essa importante ferramenta de orientação e localização no espaço.

Publicado por: Mateus Campos em Exercícios de Geografia

Questão 1

Como é chamado o conjunto de linhas imaginárias que permitem localizar qualquer ponto da superfície terrestre?

A) Legenda

B) Orientação

C) Escalas cartográficas

D) Coordenadas geográficas

E) Sensoriamento remoto

ver resposta


Questão 2

Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre e a Linha do Equador?

A) Latitude

B) Amplitude

C) Longitude

D) Azimute

E) Projeção

ver resposta


Questão 3

Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich?

A) Escala

B) Projeção

C) Latitude

D) Longitude

E) Paralelo

ver resposta


Questão 4

Complete corretamente a sequência seguinte:

A latitude varia de 0º a 90º para _________ ou para _______. Já a longitude varia de 0º a 180º para _________ ou para __________.

A) sul – norte – leste – oeste

B) sul – leste – norte – oeste

C) sudeste – sudoeste – nordeste – noroeste

D) sudeste – nordeste – noroeste – sudoeste

E) leste – oeste – sul – norte

ver resposta


Questão 5

As linhas imaginárias verticais que convergem para os polos do planeta são chamadas de

A) meridianos.

B) paralelos.

C) projeções geográficas.

D) trópicos.

E) zonas climáticas.

ver resposta


Questão 6

As linhas imaginárias cujo plano é perpendicular ao eixo de rotação da Terra são chamadas de

A) meridianos.

B) fusos horários.

C) Linha Internacional da Data.

D) projeções cartográficas.

E) paralelos.

ver resposta


Questão 7

Paralelos e meridianos são linhas imaginárias que se intercruzam na superfície terrestre. O principal paralelo e o principal meridiano do planeta são:

A) Linha da Data e Trópico de Câncer

B) Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer

C) Meridiano Polar e Linha da Data

D) Meridiano do Equador e Trópico de Capricórnio

E) Linha do Equador e Meridiano de Greenwich

ver resposta


Questão 8

É uma linha imaginária que corta a porção centro–sul do território brasileiro, mais precisamente na latitude de 23°27’S, sendo chamada de:

A) Círculo Polar Ártico

B) Meridiano de Greenwich

C) Trópico de Câncer

D) Trópico de Capricórnio

E) Linha do Equador

ver resposta


Questão 9

(UFRGS 2017) Um grupo de exploradores está pesquisando em um sítio arqueológico, localizado nas coordenadas geográficas 0° e 120° L. Sobre a localização desse sítio, é correto afirmar que se encontra no

A) hemisfério norte.

B) continente asiático.

C) continente americano.

D) hemisfério ocidental.

E) continente africano.

ver resposta


Questão 10

(Enem 2019)

Os moradores de Utqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão

Os habitantes desta pequena cidade no Alasca — o estado dos Estados Unidos mais ao norte — já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13h04 min (horário local).

Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 maio 2019 (adaptado).

O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela

A) continentalidade.

B) maritimidade.

C) longitude.

D) latitude.

E) altitude.

ver resposta


Questão 11

(Enem 2021) “Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por ai...” (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco) “... sim, deve ser mais ou menos essa a distância... mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?” (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes).

CARROLL. L. Aventuras de Alice: no País das Maravilhas. Através do Espelho e outros textos. São Paulo Summua. I960

O texto descreve uma confusão da personagem em relação

A) ao tipo de projeção cartográfica.

B) aos contornos dos fusos horários.

C) à localização do norte magnético.

D) aos referenciais de posição relativa.

E) às distorções das formas continentais.

ver resposta


Questão 12

(UCPEL) Em 1884, 25 países reunidos em Washington estabeleceram uma divisão do Globo em 24 fusos de uma hora, baseando-se no movimento de rotação da Terra. Com base nesse raciocínio, é possível deduzir que, se tivermos em uma cidade A às 19 horas e em uma cidade B às 9 horas do mesmo dia, a indicação correta da longitude da cidade B em relação à cidade A é de

A) 120º a leste.

B) 150º a oeste.

C) 180º a oeste.

D) 180º a leste.

E) 150º a leste.

ver resposta



Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa D. O conjunto de linhas imaginárias traçadas na superfície terrestre é chamado de coordenadas geográficas. Elas permitem a localização de qualquer ponto no espaço geográfico por meio de uma grade de coordenadas.

voltar a questão


Resposta Questão 2

Alternativa A. A latitude é a medida entre a Linha do Equador e um determinado ponto da superfície terrestre. Ela pode variar de 0º a 90º, nas direções norte e sul.

voltar a questão


Resposta Questão 3

Alternativa D. A longitude é a medida entre o Meridiano de Greenwich e um determinado ponto da superfície terrestre. Ela pode variar de 0º a 180º, nas direções leste e oeste.

voltar a questão


Resposta Questão 4

Alternativa A. A latitude é a medida entre um determinado ponto da superfície terrestre e a Linha do Equador. Ela varia de 0º a 90º, para o sul e ou para o norte. Já a longitude é a medida entre um determinado ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich. Ela varia de 0º a 180º, para leste ou para oeste.

voltar a questão


Resposta Questão 5

Alternativa A. As linhas imaginárias verticais que perpassam toda a superfície do planeta até os polos são chamadas de meridianos. O principal meridiano é o de Greenwich.

voltar a questão


Resposta Questão 6

Alternativa E. As linhas imaginárias horizontais perpendiculares ao eixo de rotação terrestre são chamadas de paralelos. O principal paralelo é a Linha do Equador.

voltar a questão


Resposta Questão 7

Alternativa E. O principal paralelo é a Linha do Equador, que possui 0º de latitude. Já o principal meridiano é o de Greenwich, que possui 0º de longitude.

voltar a questão


Resposta Questão 8

Alternativa D. A linha imaginária que está na posição 23°27’S é o paralelo Trópico de Capricórnio. No caso do Brasil, ela corta os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

voltar a questão


Resposta Questão 9

Alternativa B. Com base na coordenada apresentada na questão, infere-se que o ponto está situado na Linha do Equador (0º de latitude) e na porção leste do planeta (120º L de longitude). Desse modo, ele está localizado no continente asiático.

voltar a questão


Resposta Questão 10

Alternativa D. O texto apresenta uma característica das regiões localizadas no extremo norte do planeta, que, por estarem situadas em uma área de alta latitude, recebem menor radiação solar, em razão da inclinação do eixo terrestre.

voltar a questão


Resposta Questão 11

Alternativa D. O texto remete à dificuldade da personagem em estabelecer referências de posição relativa. Uma das ferramentas que poderiam ser utilizadas pela personagem é a orientação por meio das coordenadas geográficas, que permitem identificar a localização relativa de um objeto em qualquer ponto do planeta.

voltar a questão


Resposta Questão 12

Alternativa B. Com base nos dados apresentados no enunciado, pode-se inferir que cada fuso corresponde a 15º, já que o planeta possui uma circunferência de 360º e esta foi dividida por 24 fusos. Por esse raciocínio, estabelece-se que cada 15º correspondem a 1 hora. Desse modo, se a diferença entre as duas cidades é de 10 horas, a distância entre elas será de 150º.

voltar a questão


Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre é a Linha do Equador a latitude B amplitude C longitude D projeção?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre?

A latitude é a medida entre um determinado ponto da superfície terrestre e a Linha do Equador. Ela varia de 0º a 90º, para o sul e ou para o norte. Já a longitude é a medida entre um determinado ponto da superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich.

Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre é a Linha do Equador * a latitude B amplitude C longitude D projeção?

A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte(N) ou para Sul(S). A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador.

Como é chamada a distância entre o ponto da superfície terrestre a Linha do Equador?

A latitude é sempre a distância, em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. Essa linha imaginária é importante porque se encontra em exata distância entre os dois polos do nosso planeta.

Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre é a Linha do Equador * 1 ponto a latitude B paralelo C longitude d ponto antípoda é Meridiano?

Latitude – É à distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à Linha do Equador. São medidos em graus e vão de 0° na Linha do Equador até 90° ao norte ou ao sul.