Como deve atuar a coordenação pedagógica no desenvolvimento do PPP?

Sua escola conta com um coordenador pedagógico? Você sabe qual o papel do coordenador pedagógico na escola? Ou, então, entende os benefícios que ele pode gerar para uma instituição de ensino?

Neste artigo, você vai entender o papel do coordenador pedagógico na escola, quais são suas principais atribuições, qual é a formação ideal para o profissional e por que investir na contratação de alguém qualificado.

Interessou-se pelo assunto? Continue a leitura de nosso artigo!

Existem diversos atores que fazem parte do processo de aprendizagem dentro de uma escola, como: alunos, família, professores e direção. Nem sempre os profissionais conseguem se comunicar da maneira adequada e alinhar seus esforços em função de um mesmo objetivo.

Além disso, cada um costuma manter como foco principal suas tarefas diretas, podendo perder a noção do projeto pedagógico como um todo. E é exatamente aí que entra a figura do coordenador pedagógico.

Esse profissional tem a função de articular e manter todos os atores do processo de aprendizagem em torno de um único objetivo: colocar o projeto político pedagógico proposto em prática.

Ele também é o responsável por diagnosticar os principais problemas e gargalos do processo proposto na realidade escolar. Dessa forma, é possível realizar modificações com a finalidade de que a escola alcance suas principais metas propostas.

Como deve atuar a coordenação pedagógica no desenvolvimento do PPP?
Kit para ajudar a continuar as atividades de ensino e gestão da sua escola ou curso à distância durante a pandemia. É GRÁTIS!

Qual o papel do coordenador pedagógico na escola?

Acompanhar o desempenho dos alunos

O papel do coordenador pedagógico na realidade escolar é acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos da instituição de ensino, tanto individual quanto coletivamente. É esse profissional que tem a função de avaliar o rendimento escolar dos estudantes e buscar a causa de possíveis problemas.

Além disso, ele consegue ter uma visão do processo de aprendizagem na escola como um todo, avaliando o desempenho do conjunto de integrantes de uma turma.

  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS E PROFESSORES (Saiba mais sobre o assunto)

Selecionar os métodos e materiais a serem utilizados

Esse profissional é o responsável por selecionar as melhores estratégias de aprendizagem que serão utilizadas na instituição. Sua missão é levar o que há de mais novo para a escola, inovando nos métodos e materiais utilizados.

O papel do coordenador pedagógico na escola é também selecionar os livros e demais materiais didáticos que serão utilizados, de acordo com o projeto pedagógico do estabelecimento.

Monitorar o desempenho dos professores

O desempenho dos professores em sala de aula também deve ser monitorado, garantindo, assim, que os objetivos educacionais propostos sejam atingidos. Portanto, é papel do coordenador pedagógico acompanhar tais educadores.

O profissional avaliará as aulas ofertadas e as metodologias de ensino utilizadas para, dessa forma, identificar os pontos fortes e fracos em sua equipe docente.

Fazer a ponte de comunicação entre todos os envolvidos no processo educacional

O papel do coordenador pedagógico na escola também é fazer a ponte entre todos os agentes envolvidos no processo de aprendizagem dos alunos. Ele deve avaliar as necessidades e os interesses de cada um deles, além de atuar de forma a solucionar conflitos e alinhar expectativas em relação ao serviço oferecido pela escola.

Dessa maneira, o profissional consegue melhorar o ambiente educacional e potencializar a aprendizagem dos alunos.

Estruturar o projeto político-pedagógico da escola

O projeto político-pedagógico da escola é o que vai reger todas as atividades durante o ano letivo. E o papel do coordenador pedagógico na escola é articular um projeto que esteja o mais alinhado possível com as expectativas dos pais e alunos — sem deixar os valores da instituição de ensino e de seus professores de lado.

É ele que deve definir o método de avaliação a ser utilizado, a estrutura das aulas e o currículo exigido.

  • SAIBA O QUE É O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP) (Leitura altamente recomendada)

Qual deve ser a formação de um coordenador pedagógico?

Não existe uma formação pré-definida para o coordenador pedagógico de uma escola. Geralmente, esse profissional vem do curso de Pedagogia. Porém, qualquer outra pessoa com diploma de licenciatura ou experiência docente pode ser nomeada para tal cargo em uma instituição de ensino.

O que mais importa nessa situação é a formação adicional do profissional, além de suas competências técnicas e comportamentais. Portanto, para escolher um bom coordenador pedagógico para sua escola, estabeleça quais são as competências essenciais para a realização de um bom trabalho e promova um processo seletivo baseado nelas.

Por que contratar um bom profissional?

Aproximação entre família e escola

Por ser um facilitador da comunicação dentro e fora da escola, o coordenador pedagógico é capaz de aproximar os pais e responsáveis pelos alunos da instituição educacional. Isso traz vantagens como:

  • melhora do fluxo comunicativo;
  • alinhamento das expectativas;
  • aumento da satisfação da família com a escola;
  • aprimoramento do processo de aprendizagem dos alunos.

Resolução de conflitos

Podem ocorrer diversos conflitos entre os funcionários que compõem o quadro da escola. E o coordenador pedagógico atua na identificação desse tipo de problema, solucionando-o antes mesmo que ele possa prejudicar o funcionamento da instituição.

Ganho de inovação para a instituição

O coordenador pedagógico é aquele que está sempre por dentro do que há de mais novo no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, ele é capaz de trazer inovação para o ambiente escolar, potencializando o ensino oferecido a seus alunos.

Professores alinhados e focados

O coordenador pedagógico dá suporte para que os professores possam desenvolver suas atividades da melhor forma possível. Assim, você cria uma equipe docente alinhada aos objetivos da organização como um todo e focada em sua área de ensino específica, de forma a oferecer uma educação de qualidade para os estudantes.

  • FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (Leitura altamente recomendável)

Responsabilidade de colocar o projeto político-pedagógico em ação

O papel do coordenador pedagógico na escola também é colocar o projeto político-pedagógico em ação. É seu papel direcionar todos os esforços da equipe de acordo com esse objetivo. Assim, é possível cumprir o que foi proposto com excelência e atingir todas as metas estabelecidas de maneira eficiente.

  • GESTÃO FINANCEIRA ESCOLAR: O PROESC É ESPECIALISTA (Leitura recomendada)

Portanto, a figura desse profissional é central dentro de qualquer instituição de ensino. É imprescindível que você entenda o papel do coordenador pedagógico na escola. E, com isso, invista na contratação de alguém capacitado e alinhado aos objetivos de sua instituição.

Como deve atuar a coordenação pedagógica no desenvolvimento do PPP?

Assine a newsletter do Proesc

E então, nosso artigo foi útil para você? Quer receber dicas e todas as novidades do mundo educacional em primeira mão? Então assine a newsletter do Proesc e receba conteúdos mais atuais do blog do Proesc no seu e-mail.

Que tal ler os conteúdos a seguir:

Gestão pedagógica: tudo o que você precisa saber

Otimizar processos pedagógicos em escolas: veja 6 dicas!

Como avaliar os professores de forma eficaz

Aproveite também para curtir a página do Proesc no Facebook e seja o primeiro a receber as principais novidades e conteúdos educacionais. Para curtir é só clicar no botão Like Page a seguir.

Qual o papel do coordenador pedagógico na construção e desenvolvimento do PPP?

O coordenador pedagógico tem uma função essencial no planejamento escolar como articulador do diálogo e mediador das práticas pedagógicas. Por isso, ele deve estar atento às transformações que ocorrem no dia a dia, estabelecendo vínculos com a equipe.

Como o coordenador pedagógico deve atuar?

A função do coordenador pedagógico é basicamente gerenciar as atividades da escola junto com a direção, coordenar e supervisionar todas as atividades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem junto ao corpo docente, visando sempre à permanência do aluno no ambiente escolar.

Qual o envolvimento mais adequado do coordenador pedagógico com relação ao projeto político pedagógico da escola?

Qual alternativa apresenta o envolvimento mais adequado do coordenador pedagógico com relação ao projeto político pedagógico da escola? Cabe ao coordenador manter diálogo com os docentes para a construção de um trabalho cooperativo, o PPP.

Como deve ser a atuação do coordenador pedagógico aguardo sua participação?

Atuar junto ao professor para compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada; Participar da realização do Projeto Político Pedagógico da escola; Ajudar o professor a lidar com a dificuldade de aprendizagem dos alunos; Mediar conflitos entre alunos e professores.