Como cada tipo de onda interage com a matéria?

Ondas eletromagnéticas são aquelas que resultam da libertação das fontes de energia elétrica e magnética em conjunto. Elas são formadas pelo campo elétrico e o magnético, se propagando no vácuo à velocidade da luz, cerca de 300 000 km/s. Por esse motivo, recebe o nome de onda eletromagnética.

A velocidade de propagação das ondas eletromagnéticas depende do meio. Em meios que não o vácuo, estas ondas viajam a uma velocidade menor.

Como cada tipo de onda interage com a matéria?
As ondas eletromagnéticas são transversais, ou seja, direcionam-se perpendicularmente à direção da propagação.

Tipos de Ondas Eletromagnéticas

São 7 os tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e raios gama.

O que determina a sua classificação é a frequência e a oscilação com que as ondas são emitidas e também o seu comprimento. Quanto mais alta a frequência, menor o comprimento de uma onda.

As ondas são medidas pelo espectro eletromagnético. Através das faixas desse mecanismo é possível verificar a distribuição da intensidade do eletromagnetismo.

Como cada tipo de onda interage com a matéria?

Ondas de rádioAs ondas de rádio ficam na outra extremidade do espectro. São as mais baixas e, portanto, as mais compridas.
Micro-ondasAs frequências desse tipo de onda eletromagnética são bastante baixas.
InfravermelhoLocalizado ao lado da luz visível, a radiação infravermelha pode ser vista mediante a utilização de equipamentos, mas não a olho nu.
Luz VisívelLocaliza-se no centro do espectro eletromagnético. Tal como o nome indica, essa energia é visível a olho nu.
Raios UltravioletaA energia ultravioleta localiza-se ao lado da luz visível, que é o centro do espectro eletromagnético.
Raios xLocalizam-se logo a seguir aos raios gama na faixa do espectro eletromagnético. A radiação dos raios x são invisíveis a olho nu.
Raios GamaOs raios gama ficam numa das extremidades do espectro. É o tipo de onda que tem a frequência mais alta, logo, seu comprimento é minúsculo.

Onde elas estão?

As ondas eletromagnéticas propagam-se no vácuo a todo momento. Isso porque tudo o que existe tem eletromagnetismo.

A energia elétrica surge da agitação dos átomos que estão na formação de todos os corpos. O magnetismo surge da movimentação dessa carga elétrica e, como resultado, surgem as ondas eletromagnéticas.

Inúmeras coisas que utilizamos no dia a dia funcionam através das ondas eletromagnéticas. São exemplos: o rádio, a televisão, o celular, o micro-ondas, o controle remoto, a internet sem fios, o bluetooth, etc.

E o que são Ondas Mecânicas?

Enquanto as ondas eletromagnéticas não precisam de um meio material para se propagar, as ondas mecânicas necessariamente precisam.

É o caso, por exemplo, do telefone com fios. O fio é o meio utilizado para que a onda mecânica percorra o seu caminho e transporte energia.

Os celulares, por outro lado, não têm fios. Fazem uso das ondas eletromagnéticas.

Continue sua pesquisa. Leia também sobre:

  • Campo magnético
  • Força Magnética
  • Indução eletromagnética
  • Efeito fotoelétrico
  • Fórmulas de Física

Como cada tipo de onda interage com a matéria?

Professor de Matemática licenciado e pós-graduado em Ensino da Matemática e Física (Fundamental II e Médio), com formação em Magistério (Fundamental I). Engenheiro Mecânico pela UERJ, produtor e revisor de conteúdos educacionais.

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Como as ondas eletromagnéticas interagem com a matéria?

É importante observar que uma onda eletromagnética representa a variação no tempo dos campos elétrico e magnético. Tais campos sempre ocorrem juntos. Assim sendo, quando as ondas eletromagnéticas interagem com a matéria, o resultado desta interação dependerá das propriedades elétricas e magnéticas da matéria.

Como os diferentes tipos de radiação interagem com a matéria?

As radiações X e gama interagem com a matéria através de trêsefeitos principais: fotoelétrico,espalhamento Compton e produção de pares. O efeito fotoelétrico ocorre quando um raio X ou gama incide sobre um elétron, transferindo-lhe toda a sua energia e desse modo, arrancando-o do átomo e ganhando energia cinética.

Que tipo de ondas podem transmitir matéria?

Ondas mecânicas: Essas ondas não se propagam no vácuo, tratam-se de perturbações que só podem propagar-se em algum meio preenchido por matéria, como água, ar, metais e etc.

O que são ondas e quais os tipos de ondas existentes como essas ondas interagem com os meios de propagação?

As ondas mecânicas são perturbações que carregam energia e precisam de um meio para se propagar. Onda mecânica é uma perturbação que se propaga em um meio material e é capaz de transportar energia. As ondas mecânicas são vibrações ou perturbações no meio carregando energia.