Como as características genéticas são transmitidas de uma geração a outra?

Hereditariedade ou Herança Genética é o mecanismo biológico através do qual as características de cada ser vivo são transmitidas de uma geração para outra. Envolve processos genéticos, uma vez que o meio de transmissão das informações de um indivíduo a outro é o gene.

Genética e Hereditariedade

A Genética é a área científica que estuda os fenômenos biológicos relacionados com a herança biológica, ou seja, a forma como os filhos recebem características de seus pais e as transmitem para seus filhos. Desse modo, hereditariedade é um dos conceitos mais básicos da Genética.

Como as características genéticas são transmitidas de uma geração a outra?
Pai e filho albinos, essa condição é herdada geneticamente.

São apresentados a seguir os princípios básicos relacionados com a hereditariedade:

  • Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características;
  • Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração a outra.
  • Os gametas (espermatozoide ou óvulo) contém toda a informação genética da espécie a qual pertence;
  • Cada ser vivo contém pares de genes, originados no zigoto, quando o gameta feminino (óvulo) é fecundado pelo masculino (espermatozoide).
  • Cada gene oriundo de um dos progenitores (mãe ou pai) é denominado alelo. Os genes alelos não se misturam nos descendentes, formam os pares e se separam durante a formação dos gametas (gametogênese).

Leia mais sobre os gametas e a gametogênese.

Como as características genéticas são transmitidas de uma geração a outra?

Os filhos herdam dos pais as informações genéticas contidas nos genes e a partir disso desenvolvem suas características; Os genes são transmitidos através dos gametas (espermatozoides e óvulos), de uma geração a outra.

Como ocorre a transmissão de genes?

A transmissão dos genes depende do processo de duplicação do DNA. Esse processo ocorre por meio da mitose, em organismos que apresentam reprodução assexuada, e da meiose, em organismos com reprodução sexuada.

O que são as características genéticas?

Características genéticas: são as características que são passadas de pais para filhos através dos genes. Características congênitas: São as que estão com o indivíduo no momento do nascimento.

Como os genes são herdados?

Genes são copiados cada vez que uma célula se divide em duas novas células. O processo que copia DNA é chamado de replicação de DNA. É através de um processo similar que uma criança herda os genes de seus pais, quando uma cópia da mãe é misturada com uma cópia do pai.