Como a tecnologia e as redes de comunicação auxiliam no processo da globalização?

Globalização e tecnologias da informação e comunicações: a importância das políticas públicas

Globalization and information technology and communications: the importance of public policies

Resumo: Vivemos uma nova era histórica - economia baseada no conhecimento, economia do aprendizado, sociedade da informação - onde a economia esta mais direta e fortemente enraizada na produção, distribuição e uso do conhecimento. As tecnologias de informação e comunicações afetam e influenciam significativamente os processos de aprendizado fundamentais para a organização da informação que é, por sua vez, atividade básica para a geração de conhecimento. Tais processos são, ainda, diretamente relacionados ao chamado processo de globalização. A partir da qualificação do conceito de globalização e de uma discussão sobre as especificidades locacionais do processo de geração e difusão das tecnologias de informação e comunicações, o texto aborda as principais características das políticas industriais e tecnológicas implementadas pelos países da OCDE para a área e argumenta sobre a importância para o Brasil do estabelecimento de políticas.

Palavras-chave: Tecnologia da Comunicação. Tecnologia da Informação. Política Industrial e Tecnológica.


Abstract: We live in a new historical era - the knowledge economy, economy of learning, information society - where the economy is more deeply rooted in direct production, distribution and use of knowledge. The information and communications technologies affect and significantly influence the learning processes fundamental to the organization of information which is, in turn, basic activity for the generation of knowledge. Such processes are also directly related to the process called globalization. From defining the concept of globalization and a discussion of the specifics of the process of locational generation and dissemination of information and communications technologies, the text discusses the main features of industrial and technological policies implemented by OECD countries to the area and argues about the importance to Brazil´s political establishment.

Keywords: Communication Technology. Information Technology. Industrial and Technological Policy.


Como citar
CASSIOLATO, J. E. Globalização e tecnologias da informação e comunicações: a importância das políticas públicas. Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, v. 3, n. 1/2, 1997. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/41493. Acesso em: 08 ago. 2022.

Compartilhe

Como a tecnologia e as redes de comunicação auxiliam no processo da globalização?
Como a tecnologia e as redes de comunicação auxiliam no processo da globalização?
Como a tecnologia e as redes de comunicação auxiliam no processo da globalização?
Como a tecnologia e as redes de comunicação auxiliam no processo da globalização?
Como a tecnologia e as redes de comunicação auxiliam no processo da globalização?

A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e transcender as fronteiras nacionais.

Se buscarmos um ponto de partida para o processo de globalização, podemos destacar o advento das Grandes Navegações, quando ocorreu um incremento do comércio entre as mais diferentes partes do globo. Esse marco histórico foi seguido por uma necessidade de aumentar a escala de produção, o que culminou com a Revolução Industrial durante os séculos XVIII e XIX. Nesse período, as modificações na estrutura de produção substituíram gradualmente o trabalho artesanal e a manufatura, principalmente com a introdução da máquina a vapor e posteriormente a utilização da energia elétrica.

Já no século XX a expansão dos mercados financeiros e das empresas transnacionais correspondeu ao evento mais relevante no que diz respeito à ampliação dos fluxos de capitais e mercadorias no mundo globalizado. A partir da década de 1950 as empresas transnacionais começaram a direcionar suas filiais para os países subdesenvolvidos e, em pouco tempo, passaram a dominar o comércio internacional.

Quanto mais essas empresas foram crescendo, expandindo seus mercados, necessitaram de mais investimentos tecnológicos e da aplicação de novos métodos de produção. Esses métodos estabeleceram uma maior flexibilidade nos sistemas de inovação e fabricação dos produtos, a fim de atender mercados consumidores de localidades distintas e aproveitar da melhor maneira possível a utilização do espaço, das matérias-primas e da mão de obra. O setor de transportes precisou se adaptar às novas demandas para garantir uma distribuição eficiente e segura das mercadorias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O conjunto de modificações tecnológicas que ocorreram a partir da década de 1970 ficou conhecido como Revolução Técnico-Científica. Além de alterar a estrutura de produção e comercialização, essas transformações introduziram descobertas que conduziram ao atual modelo de telecomunicações. Entre essas descobertas, podemos identificar a robótica, a microeletrônica e os satélites. A Revolução Técnico-Científica contribuiu para o desenvolvimento de produtos que utilizamos em nosso cotidiano como os microcomputadores, smartphones e tablets, responsáveis pelo acesso às redes sociais e pela transmissão de grande quantidade de informações em tempo real. Essas ferramentas também determinaram a integração das bolsas de valores ao redor do mundo e permitiram um fluxo dinâmico e constante de informações, capitais e mercadorias.

Atualmente a globalização está em uma etapa de interações avançadas entre os países, o que está evidente nas crises cíclicas do sistema capitalista, que estão alcançando cada vez mais rapidamente as nações mais industrializadas. Outro fato marcante é que os países considerados emergentes estão começando a participar mais ativamente do sistema econômico-financeiro mundial, posto que a inserção desses países, até duas décadas atrás, estava limitada à periferia do capitalismo mundial e ao fornecimento de matérias-primas.


Júlio César Lázaro da Silva
Colaborador Brasil Escola
Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP
Mestre em Geografia Humana pela Universidade Estadual Paulista - UNESP

Como a tecnologia e as redes de comunicação auxiliam o processo de globalização?

As redes de comunicação nesse mundo globalizado, cada vez mais rápidas e eficientes, permitiram a comunicação e o acesso rápido a qualquer parte do globo de forma instantânea.

Qual a importância das tecnologias da informação e comunicação para o processo de globalização?

As tecnologias de informação e comunicações afetam e influenciam significativamente os processos de aprendizado fundamentais para a organização da informação que é, por sua vez, atividade básica para a geração de conhecimento. Tais processos são, ainda, diretamente relacionados ao chamado processo de globalização.

Qual a relação do desenvolvimento das redes de comunicação e a globalização?

Com o processo de Globalização, podemos dizer que as redes – ou, pelo menos, muitas delas – ganharam um maior alcance e abrangência no espaço geográfico mundial. Todavia, o acesso e o poder de difusão dessas redes dependem das diferentes hierarquias nas sociedades, constituídas pelo poder econômico ou político.

Qual o papel da tecnologia no processo de globalização?

Em um mundo globalizado, os avanços da tecnologia na internet tornam-se primordiais para alavancar os negócios, e para promover as organizações, visto que as mesmas estão deixando de ser materiais para se tornarem virtuais.