Coenzima q10 para que serve

A ubiquinona, comummente designada por coenzima Q10, está cada vez mais conhecida dada a sua utilização em alguns produtos de beleza e cosmética. Que substância é esta e quais são os seus benefícios? Existem estudos científicos que respondem a estas e outras questões.

Sabe-se que a coenzima Q10 é um antioxidante que se encontra nas células de forma natural, existindo em maior quantidade no cérebro, no fígado e no coração. Está diretamente envolvida na produção e renovação da energia celular, bem como na proteção das células. É sintetizada pelo nosso corpo até aos 20-30 anos, sendo que após esta faixa etária a produção endógena tende a diminuir devido ao processo natural de envelhecimento.

Complicações associadas ao défice de coenzima Q10?

Percebeu-se que níveis reduzidos desta coenzima estão associados a fadiga, a falta de força muscular, os problemas cardíacos e, dado o seu papel antioxidante, o seu défice associa-se também ao aumento do stresse oxidativo, acelerando o processo de envelhecimento e do aparecimento de patologias degenerativas. Quais os seus benefícios?

  • Melhora a produção de energia e a performance física;
  • Melhora a função cardiovascular;
  • Previne doenças periodontais, auxiliando na saúde das gengivas;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Retarda o processo de envelhecimento, sendo muito utilizada em cosméticos devido às suas propriedades regeneradoras da pele;
  • Importante para compensar o défice de Q10 causado pela toma de medicamentos como as estatinas (utilizadas para redução do colesterol).

Onde a podemos encontrar? 

Tal como referido anteriormente, a produção endógena desta coenzima tende a diminuir com o avançar da idade. Deste modo, torna-se importante que a mesma seja obtida de forma externa, nomeadamente através de determinadas fontes alimentares, de forma a compensar este défice. Conheça, então, alguns dos alimentos ricos em Q10:

  • Carnes em geral são a principal fonte desta vitamina. Contudo, e ainda que sem restrições, prefira carnes magras como o peru e o frango, tendo sempre em atenção a forma como as confeciona;
  • Peixes ricos em ácidos gordos, como o ómega 3 e o ómega 6, são essenciais para obter um bom aporte de Q10. Por isso, opte por peixe como a sardinha, o salmão, a cavala e o atum;
  • Amendoins, nozes, castanhas e castanha do maranhão são também uma boa escolha;
  • Pão integral e cereais integrais devem ser também incluídos na alimentação;
  • Vegetais de folha verde como brócolos e espinafres são excelentes opções. Contudo, saiba que deve optar pelos legumes frescos e da época e, sempre que possível, em cru;
  • Soja e derivados, bem como o tofu que é uma proteína 100% vegetal, e que podem ser inseridos em sopas, saladas e como opções proteicas no prato;
  • O abacate, para além de todos seus benefícios, contém também esta vitamina.

Qual a dose recomendada de coenzima Q10?

Até à data, recomenda-se um consumo seguro de Q10 em doses entre os 90 a 200mg/dia, dependendo da existência ou não de patologias associadas. É importante referir que a coenzima Q10 obtida pela alimentação pode não ser suficiente para suprir as necessidades do nosso organismo, por isso é interessante ponderar a suplementação de Q10, sempre com indicação e acompanhamento de um profissional de saúde.

search

Nenhum resultado encontrado

Verifique se não houve erro de digitação. Procure por um termo similar ou sinônimo. Tente procurar termos mais gerais e filtrar o resultado da busca.

Coenzima q10 para que serve

Se você está buscando uma vitamina que aumente sua energia para prática de atividades físicas a Coenzima Q10 é a vitamina certa para você!

E não é apenas isso, a Coenzima Q10 também pode te ajudar em muitos outros aspectos da sua saúde! Entenda mais sobre essa importante substancia em nosso post!


A Coenzima Q10 é uma substância que está presente em todas as células do nosso corpo. Ela participa de várias funções, inclusive no processo de produção de energia e na formação do ATP. Muitas pessoas também podem conhecer como CoQ10, vitamina Q10, ubidecarenona ou ubiquinona.

Ela é uma substância lipossolúvel, isso significa que ela é solúvel em gordura, é produzida pelo nosso organismo, mas também pode ser encontrada em alimentos e suplementos.

No nosso organismo a Coenzima Q10 é mais encontrada em órgãos como o coração, cérebro, rins e fígado.

Os principais alimentos em que são encontrados a Coenzima Q10 são:

Amendoim, amêndoas, soja e folhas verdes como o espinafre e no brócolis, na carne vermelha, de aves e em peixes como a sardinha que são fontes de ômega 3.

Outros alimentos com Coenzima Q10 são: abacate, centeio, cogumelo fresco, feijão azuki, damasco, gergelim, maçã, laranja, morango, trigo, pistache e nozes.

Mesmo mantendo uma alimentação rica nesses alimentos nosso corpo só consegue absorver 10% CoQ10. A partir dos 30 anos de idade a produção via endógena, que é a produção pelo nosso próprio organismo cai. E com isso, o consumo desses alimentos com essa substância, podem não ser o suficiente para nossas necessidades diárias, por isso, é importante realizar a suplementação.

Pessoas que tem problemas cardiovasculares, podem se beneficiar tomando a Coenzima Q10, já que ela melhor a contração muscular do coração.

Ela também tem ação antioxidante intracelular, ela protege as células da ação dos radicais livres, também estimula a biogênese mitocondrial.

Coenzima q10 para que serve

Para que serve Coenzima Q10?

Dentro do nosso organismo a Coenzima Q10 desempenha vários papeis importantes nas funções bioquímicas nas células. Uma das mais importantes é dentro das células das mitocôndrias, organelas celulares que são responsáveis pela produção de energia. Esse processo acontece no nosso organismo, quando há a transferência de elétrons dentro das células musculares. Ela também atua como um antioxidante dentro da membrana da mitocôndria.

De uma maneira geral a CoQ10 é a principal responsável pela produção de energia para que possamos realizar nossas atividades do dia a dia, assim como os treinos. A Coenzima Q10 impossibilita que aconteça a lipoperoxidação, já que ela combate as moléculas de radicais livres como a α-tocoferol e a α-tocoferoxil.

A Coenzima Q10 atua como um neutralizador dos radicais livres e os transforma em composto que não oferecem qualquer perigo ao organismo.

Muito utilizada na indústria de cosméticos para beleza a Coenzima Q10 tem propriedades hidratantes, ela tonifica a pele, dá mais brilho, maciez e firmeza para pele. A ação dela não é apenas superficial, ela também age nas camadas mais profundas, principalmente nas partes de alta concentração de colágeno.

Ela ainda serve para aumentar a oxigenação do cérebro, melhora a regeneração muscular e a pele, também protege o DNA. Pessoas que tem enxaqueca também podem se beneficiar com o uso da Coenzima Q10, já que ela atua nas mitocôndrias.


Fatores que podem reduzir a produção de Coenzima Q10

Nosso organismo produz a Coenzima Q10 naturalmente, mas alguns fatores podem influenciar a diminuição dessa produção, conheça alguns deles:

  • Situação de estresse exagerado;
  • Declínio natural após os 30 anos;
  • Tratamento utilizando estatinas;
  • Dieta com muito carboidrato simples;
  • Atividades físicas intensas.

Coenzima q10 para que serve

Benefícios da Coenzima Q10

Com muito benefícios a Coenzima Q10 pode melhorar vários aspectos da saúde e principalmente ajudar atletas a aumentar seu rendimento:


Controle do Colesterol, triglicérides e diabetes

Em uma pesquisa realizada em 2018, percebeu que o uso da Coenzima Q10, diminuiu a resistência da insulina, no colesterol total, no LDL e na ferritina, ela aumentou inclusive o colesterol HDL que é o bom. Os níveis de triglicérides também tiveram uma redução significativa.


Redução dos radicais livres

Um estudo realizado com atletas também em 2018, ofereceu uma dose diária de 200 mg de Coenzima Q10 a 21 atletas pelo período de 30 dias. Esses atletas foram submetidos a sessões de treinos intensos e os resultados mostraram que a CoQ10 causou uma redução nos radicais livres e preservou o DNA.

Ela também pode otimizar os treinos, através do aumento da energia e tem ação desintoxicante.


Melhora problemas emocionais e mentais

A suplementação da Coenzima Q10 pode melhorar doenças como transtorno bipolar e depressão. Pessoas que ingerem a CoQ10 por oito semanas, cerca de 200 mg ao dia, observaram melhora nos sintomas. Ela também ajuda a melhorar outros distúrbios neurológicos como o AVC, isquemia, Parkinson e Alzheimer.


Melhora o funcionamento do coração

O consumo de Coenzima Q10 pode regular os batimentos cardíacos, ela restaura o tecido cardiovascular, regula os movimentos do coração como contração e relaxamento. Também reduz a pressão sanguínea, tem propriedade vasodilatadora do endotélio, de uma forma geral ela deixa seu coração muito mais saudável!


Melhora a fertilidade das mulheres

A maioria das mulheres tem deixado para engravidar mais tarde, quando estão com uma vida financeira mais estável. Mas do ponto de vista biológico o organismo já não está tão produtivo. Os óvulos cada vez mais precisam de mais energia para que o processo de fecundação seja concluído. Mas com o passar do tempo as mitocôndrias perdem o poder de produzir essa energia.

Por isso, as mulheres que querem aumentar sua fecundidade, devem ingerir a Coenzima Q10, para ter mais energia para o processo de fecundação. A suplementação também evita má formação do feto e doenças congênitas.


Massa muscular e emagrecimento saudável

Para quem deseja emagrecer a Coenzima Q10 pode ser um excelente aliado, já que ela atua no processo metabólico que gera a lipólise, ou seja, a queima de gordura.

Durante a musculação a CoQ10 ajuda o corpo a ter mais energia, promove a vasodilatação, transportando mais nutrientes e oxigênio para os músculos. Melhorando a performance e o rendimento muscular do atleta, além de evitar a fadiga. Ela também auxilia na contração muscular, facilitando esse processo.


Melhora a aparência da pele

Com ela é rica em antioxidantes a Coenzima Q10 retarda o envelhecimento precoce, melhor as defesas das células contra a ação dos radicais livres. Mas ela ainda faz mais, melhora a proliferação dos fibroblastos que existem na derme. Eles são responsáveis pela produção das proteínas estruturais com a elastina e o colágeno, evitando o surgimento de rugas e da pele flácida.

Coenzima q10 para que serve

Outros benefícios da Coenzima Q10:


  • Atenua sintomas relacionados a fibromialgia;
  • Aumenta a produção de anticorpos;
  • Estimula a produção de linfócitos T;
  • Aumenta a energia;
  • Melhora o rendimento físico;
  • Reduz as lesões musculares em atletas;
  • Melhora o índice glicêmico;
  • Ação anti-inflamatória;
  • Aumenta os níveis de oxido nítrico;
  • Auxilia no metabolismo celular;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Previne o câncer e outras doenças degenerativas;
  • Acelera a recuperação pós cirúrgica.

Como tomar Coenzima Q10

A dose diária da Coenzima Q10 pode variar de acordo com vários fatores como idade, peso, altura e atividades físicas. A recomendação pode variar entre 30 a 400 mg por dia. Para saber a recomendação exata para você, o mais recomendado é buscar orientação médica.

Para atletas a recomendação que ela seja ingerida a noite para ajudar no reparo muscular.

O horário também pode variar, o melhor é sempre ingerir junto com as refeições, já que ela precisa da gordura para auxiliar na sua absorção. Ela pode ser ingerida duas vezes ao dia, indicada para maiores de 19 anos.

Ela não tem contraindicação, mas menores de 19 anos, lactantes e gestantes devem ter orientação médica para seu uso.


Qual é a melhor marca e aonde comprar a Coenzima Q10?

A melhor marca é aquela que se preocupa em levar um produto de alta qualidade para seus consumidores. Buscando sempre utilizar matérias primas de alta qualidade, além de processos de fabricação com alta tecnologia.

A Espartanos é uma loja de suplementos que busca a mais alta excelência em seus produtos. Nossa Coenzima Q10 esta entre as melhores do mercado e ela já vem com a dose recomendada para sua ingestão diária!

Por isso não perca mais tempo compre agora mesmo  sua CoQ10.

Quais são os benefícios da coenzima Q10?

Abaixo, confira alguns benefícios da coenzima Q10, que estiveram em estudo no último ano:.
Controle do colesterol e triglicérides. ... .
Redução dos radicais livres. ... .
Melhora nos sintomas da depressão em quem tem transtorno bipolar. ... .
Ação antioxidante..

O que é a coenzima Q10 e qual a sua principal função?

A coenzima Q10 é uma substância natural do nosso corpo. Ela está presente em praticamente todas as células e tem como principal função participar da geração de energia. É por isso que ela está presente em tecidos de grande demanda energética, como o coração, o cérebro, os rins e o fígado, além dos tecidos musculares.

Quem deve tomar coenzima Q10?

A Coenzima Q10 é recomenda para indivíduos que possuem problemas cardíacos, musculares ou que façam a prática de exercícios físicos.

Pode tomar coenzima Q10 todos os dias?

Embora 90 a 200 mg de CoQ10 por dia sejam tipicamente recomendados, as necessidades podem variar dependendo da pessoa e da condição a ser tratada. A pesquisa mostrou que a suplementação com CoQ10 reduz a dor muscular em pessoas que tomam estatinas.