Cite diferentes manifestações artísticas encontradas na tv segundo o texto

16 de agosto de 2021 - 12:12:51. Última atualização: 15 de fevereiro de 2022 - 10:44:19

Arte é expressão humana e está conosco desde os primórdios. Não existe sociedade sem artes, é por elas que nos expressamos, comunicamos e até registramos fatos. No século XVIII surgiu o conceito de “belas artes” para definir um determinado conjunto de suportes e manifestações artísticas, enquanto haveria também as “artes aplicadas” ou “artes secundárias. Foi no século XIX que o filósofo alemão Georg Hegel listou em ordem de “plenitude” seis artes: arquitetura, escultura, pintura, música, dança e poesia. Já em 1923, o intelectual italiano Ricciotto Canudo lança seu “Manifesto das Sete Artes e Estética da Sétima Arte” para incluir o cinema na lista.

Hoje, há algumas versões derivadas dessa lista, mas vamos falar um pouquinho sobre uma dessas possibilidades!

  1. Música (artes sonoras): é a arte que está mais presente no nosso cotidiano, mesmo desde a gestação. A música, a produção de sons, de ritmo, harmonia e melodia, tudo isso é praticamente indissociável da condição humana. Temos inúmeros gêneros musicais, para todos os gostos, e o Brasil é um grande responsável pela criação e exportação de vários deles e de consagrados músicos, compositores e intérpretes!
  2. Dança: outra das artes mais antigas, usada primeiro para conexão com divindades, celebrações e rituais. Geralmente, vem acompanhada de música e se usa o corpo para fazer gestos cadenciados com um ritmo. 
  3. Pintura: datadas da pré-história, as famosas pinturas rupestres são encontradas em paredes de cavernas e registram cenas de caça, dança, sexo e figuras de animais. Atravessando a história e as sociedades, a pintura é uma forma importante tanto de expressão, quanto de registro histórico. Alguns dos pintores mais famosos do Brasil são Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Caribé.
  4. Escultura: é a arte de modelar ou desgastar matérias brutas e convertê-las em objetos com significados, expressando ideias e sentimentos. São obras tridimensionais que também datam de períodos muito antigos. Dois escultores brasileiros muito famosos são Aleijadinho e Victor Brecheret.
  5. Teatro: é a linguagem artística em que atores e atrizes representam uma história para o público. A manifestação teatral mais antiga de que temos notícia e também mais próxima do que conhecemos no Ocidente surgiu na Grécia Antiga, no século VI a.C. Naquela época, só havia dois gêneros, comédia e tragédia, mas hoje há inúmeras formas e estilos teatrais, como o musical, a ópera, o teatro com fantoches ou de sombras, o teatro de palco ou de rua, o drama, a comédia, entre outros. No Brasil, podemos citar Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Bibi Ferreira e Raul Cortez como alguns nomes de destaque nesta arte, bem como o teatrólogo José Celso, formador do Teatro Oficina.
  6. Literatura: é a arte que usa a escrita como ferramenta de expressão. Desde a invenção da escrita, um dos acontecimentos mais importantes da humanidade, a literatura vem evoluindo e agregando em si muitos estilos e usos, como transmissão de ideias, sentimentos, reflexão, pensamentos ou narrativas da história. São muitas as maneiras de escrever e tipos de textos literários, como, por exemplo, a prosa, a ficção, o romance, a poesia e o cordel. Alguns dos escritores brasileiros mais importantes são: Machado de Assis, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, Clarice Lispector, Conceição Evaristo e Carolina Maria de Jesus.
  7. Cinema (artes audiovisuais): surgiu após a fotografia, como derivação dela, utilizando-se várias imagens projetadas muito rapidamente em uma tela para que enxerguemos essa sequência de fotos em movimento, isto é, um filme. A primeira projeção cinematográfica aconteceu na França em 1895 e foi executada pelos irmãos Auguste e Louis Lumière. O filme exibido, “A chegada do trem à estação de La Ciotat”, tinha 40 segundos de duração. O público ficou bastante surpreso e intrigado, algumas pessoas, inclusive, correram assustadas para o fundo da sala de projeção, com medo da movimentação do trem em direção à plateia. O Brasil tem proeminentes cineastas e várias obras premiadas internacionalmente.
  8. Fotografia: “foto” remete a luz, enquanto “grafia” exprime a noção de escrita, ou seja, fotografia seria algo como “escrever com a luz”. É a arte que usa máquinas para capturar imagens por meio de reações obtidas através da iluminação. A primeira fotografia reconhecida é do ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Niépce, e de lá para cá sofreu enormes avanços. No início, não foi considerada como arte, mas, sim, como aparato técnico/científico de registro, percebendo-se depois seu imenso potencial criativo. Um dos fotógrafos brasileiros mais importantes e reconhecidos mundialmente é Sebastião Salgado.
  9. História em quadrinhos: aqui talvez haja surpresa para alguns. “Então, quer dizer que um simples gibi é uma forma de arte?” Sim, claro que é! As histórias em quadrinhos (HQs) são compostas por uma sequência de desenhos feitos em quadros que, juntos, contam uma história e que podem estar acompanhados de balões e recordatórios dentro deles ou não. Antes considerada como “literatura de baixa qualidade”, hoje as HQs são um importante meio de comunicação de massa e podem ser publicados em livros, gibis, jornais e revistas. A franquia de HQs brasileira mais famosa, indiscutivelmente, é a “Turma da Mônica”, criada por Maurício de Souza em 1959.
  10. Jogos eletrônicos (videogames): aqui está outra surpresa para muitos, mas, sim, videogames são uma importante manifestação artística. Apresentados ao mundo na década de 1970, os jogos eletrônicos são programas nos quais as pessoas interagem com objetos virtualmente dispostos, tendo que ultrapassar desafios e cumprir metas. O primeiro console vendido foi o Atari, em 1977 nos EUA, que consistia numa máquina em que se podia jogar vários jogos diferentes, bastando trocar o cartucho do jogo. Hoje os videogames estão amplamente difundidos por meio de várias marcas de consoles e desenvolvedoras de jogos para PC, tablet e celular.
  11. Arte digital: é todo tipo de arte desenvolvida por meio de um computador, englobando muitas linguagens artísticas, como música, vídeo, fotografia, desenho, cinema e até mesmo a literatura. Desde a edição de uma imagem no Photoshop até a criação de um gif engraçado ou um meme, tudo pode ser contado como arte digital. É claro que há alguns exemplos mais portentosos e singulares deste tipo de arte, como a exposição sobre Van Gogh que aconteceu na Europa em 2019 e que chegou a ser exibida também no Brasil.

É importante citarmos também a arquitetura como uma forma de arte clássica, o que muitos podem estranhar. É considerada arte “devido à engenhosidade e ao uso da estética para criar edifícios que sejam harmônicos com o espaço e que perdurem no tempo”. Ainda hoje podemos ver edificações de antigas e importantes civilizações, como aquelas do Egito Antigo, Grécia Antiga, Maias, Incas, Astecas, dentre outros. Dois importantes nomes da arquitetura brasileira são Lina Bo Bardi (nascida em Roma e naturalizada brasileira) e Oscar Niemeyer.

As artes fazem parte do nosso cotidiano, como já dito, mesmo quando não pensamos muito nelas ou “desejemos” consumi-las. Quando mandamos memes e GIFs pelo WhatsApp, quando ouvimos uma música no YouTube, assistimos a uma série na Netflix ou lemos um livro, estamos interagindo com a arte. Até quando passeamos pela cidade e apreciamos a beleza das casas e dos prédios, estamos cercados por manifestações artísticas. A célebre citação do poeta brasileiro Ferreira Gullar sintetiza bastante essa ideia: “a arte existe porque a vida não basta”.

Quais são as manifestações artísticas encontradas na TV?

Através da TV encontramos várias manifestações de produções artísticas, como, por exemplo, telenovelas, seriados, filmes ou desenhos animados. Estes ligados diretamente às artes cênicas, porém utilizando mecanismo de representação imagética das artes visuais, como o vídeo.

Quais são as manifestações artísticas que você conhece?

Hoje considera-se que existam 11 tipos de arte, são eles: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, história em quadrinhos (HQ), jogos eletrônicos e arte digital.

São exemplos de manifestações artísticas?

Além da música, cinema, teatro, dança, literatura e escultura, citadas anteriormente, a lista de expressões artísticas também é composta por:.
Pintura;.
Fotografia;.
Histórias em quadrinhos;.
Jogos eletrônicos;.
Arte digital..

Quais são as 4 manifestações artísticas?

E os 7 tipos de arte?.
música..
dança..
pintura..
escultura..
teatro..
literatura..
cinema..