Caracterize o clima tropical sazonal predominante no cerrado brasileiro

O bioma Cerrado é considerado o segundo maior bioma brasileiro em extensão e a mais rica savana do mundo em biodiversidade.

Localização do Cerrado brasileiro

O Cerrado brasileiro abrange os estados: Amapá, Maranhão, Piauí, Rondônia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Bahia.

Localiza-se em três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) o que, de certa maneira, favorece sua biodiversidade.

Clima e Vegetação

O clima predominante no cerrado é tropical sazonal caracterizado por um clima quente com períodos chuvosos e de seca.

A vegetação é, em sua maior parte, semelhante à de savana, com árvores baixas, esparsas, troncos retorcidos, folhas grossas e raízes longas; gramíneas e arbustos.

Caracterize o clima tropical sazonal predominante no cerrado brasileiro
Imagem do Cerrado

Por ser muito extenso, o cerrado, dependendo de sua localização, apresenta mudanças no seu ecossistema. Nesse caso, os ecossistemas presentes no cerrado podem ser classificados como:

  • Cerradão
  • Cerrado campestre
  • Cerrado rupestre
  • Cerrado típico
  • Campo cerrado
  • Campo limpo de cerrado
  • Cerrado de matas
  • Cerrado de várzeas
  • Cerrado veredas.

Flora e Fauna do Cerrado

O Cerrado é considerado a maior savana do mundo em biodiversidade e compreende grande parte do território brasileiro, uma área de 2 milhões de km².

Por isso, o cerrado e os ecossistemas que o compõem possuem uma rica fauna e flora, sendo o habitat de muitas espécies de animais. Este é também um dos motivos deste bioma ser um dos mais afetados pelo tráfico de animais.

Exemplos de animais do cerrado

Jiboia, cascavel, jararaca, lagarto teiú, ema, seriema, curicaca, urubu comum, urubu caçador, urubu-rei, arara, tucano, papagaios, gaviões, tatu-peba, tatu-galinha, tatu-canastra, tatu-de-rabo-mole, anta, ariranha, gambá, cervo, onça-pintada, preá, cachorro-vinagre, lobo-guará, lontra, tamanduá-bandeira, tamanduá-mirim, gato-palheiro, gato-mourisco veado-mateiro, cachorro-do-mato, macaco-prego, quati, cateto, queixada, porco-espinho, capivara, tapiti, jaritataca.

Com aproximadamente 10.000 espécies diferentes, na flora presente no cerrado, encontram-se: babaçu, murici, mangaba, pequi, buriti, cagaita, baru, jerivá, gueroba, jatobá, macaúba, cajuzinho-do-cerrado, barbatimão, pau-santo, gabiroba, pequizeiro, araçá, sucupira, pau-terra, catuaba, indaiá, capim-flecha, matas ciliares.

Desmatamento do Cerrado

A despeito de apresentar uma rica grande biodiversidade esse bioma vem sofrendo muito com o desmatamento, principalmente ocasionados pela agricultura.

Hoje, o bioma conserva apenas 20% de sua área total, passando por um grande processo de descaracterização, ou seja, ocupado por grandes pastagens de gado e extensas plantações de soja, algodão, cana, eucalipto.

Além disso, grande parte do cerrado já foi destruída pelo desenfreado processo de urbanização.

O desmatamento e a caça ilegal, o contrabando de espécies e as queimadas, ameaçam o habitat de muitas espécies, levando, dessa maneira, a sua extinção.

Animais em risco de extinção no bioma Cerrado

Anta, onça-pintada, onça-parda, preá, paca, jaguatirica, cachorro-do-mato, calango, preguiça, teiú, cateto, gambá, lontra, tatu-bola, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, cobras (cascavel, coral verdadeira e falsa, jararaca, cipó, jiboia), queixada, guariba.

Curiosidade

O Dia do Cerrado é comemorado dia 11 de setembro

Veja mais:

  • O que é bioma?
  • Biomas Brasileiros
  • Vegetação do Brasil

Saiba mais sobre o cerrados e demais biomas brasileiros:

Teste seus conhecimentos com Exercícios sobre os Biomas Brasileiros.

Caracterize o clima tropical sazonal predominante no cerrado brasileiro

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Clima

O clima do Cerrado apresenta duas estações bem definidas: verões chuvosos e invernos secos. As precipitações (chuvas) tendem a ser semelhantes em todo bioma (NIMER, 1989), mas a temperatura é mais variável. Isto acontece porque o Cerrado cobre desde superfícies inferiores a 300 metros de altitude até as longas chapadas entre 900 m e 1.600 metro, bem como áreas de diferentes latitudes (Norte e Sul). O clima do Cerrado, segundo a classificação tradicional de Köppen, é Tropical Chuvoso (Aw) (RIBEIRO; WALTER, 1998), mas ao sul, em áreas de clima mais ameno, e nas regiões mais altas da região central, acima de 1.200 metros de altitude, pode ocorrer o clima Tropical de Altitude (Cwa) (EITEN, 1994).

Caracterize o clima tropical sazonal predominante no cerrado brasileiro

Estação Seca

O inverno é seco, sem geadas ou com geadas muito pouco freqüentes (EITEN, 1994). A estiagem normalmente é mais rigorosa nos meses de agosto e setembro, mas, em alguns locais, pode persistir até outubro e novembro. Vale ressaltar, que a partir de julho, o ambiente já fica sujeito às queimadas naturais e, principalmente, às ocasionadas por atividades humanas.

Caracterize o clima tropical sazonal predominante no cerrado brasileiro

Estação Chuvosa

A estação chuvosa ocorre entre outubro e março, meses de primavera e verão. Contudo, é nesta época que acontece o mês mais frio, mas cuja média é superior a 18oC. As chuvas (precipitações) variam entre 750 mm a 2.000 mm, apresentando média de 1.500 mm (ADÁMOLI et al., 1987), e tendem a ser semelhantes em todo bioma (NIMER, 1989).

Fontes:

EITEN, G. 1994. Vegetação do Cerrado. In: PINTO, M. N. (coord.). Cerrado: caracterização, ocupação e perspectives. (2a ed.) Brasília: UnB/Sematec. P.9-65.

NIMER, E. 1989. Climatologia do Brasil. Rio de janeiro: IBGE. 422p.

RIBEIRO, J. F., WALTER, B. M. T. 1998. Fitofisionomias do bioma Cerrado. p. 89-166. In: SANO, S. M., ALMEIDA, S. P. de. (ed.) Cerrado: ambiente e flora. Planaltina: Embrapa-CPAC. xii + 556p.

ADÁMOLI; J., MACEDO, J., AZEVEDO, L. G., NETTO, J. M. 1987. Caracterização da região dos cerrados. In: GOEDERT, W. J. (ed.) Solos dos cerrados: tecnologias e estratégias de manejo. (Planaltina: Embrapa/CPAC) São Paulo: Nobel. 339p.

Voltar

É a característica do clima tropical sazonal predominante no Cerrado brasileiro?

O clima predominante no Domínio do Cerrado é o Tropical sazonal, de inverno seco. A temperatura média anual fica em torno de 22-23ºC, sendo que as médias mensais apresentam pequena estacionalidade. As máximas absolutas mensais não variam muito ao longo dos meses do ano, podendo chegar a mais de 40ºC.

Qual a principal característica do clima tropical sazonal?

A principal característica desse clima está nas elevadas temperaturas, que variam entre 32ºC e 25ºC. É dividido entre clima tropical seco – de setembro a julho – e clima tropical úmido - entre junho e outubro. As estações do ano são observadas conforme a densidade pluviométrica. A seca é o Inverno, e a chuvosa, Verão.

O que significa o clima tropical sazonal?

O clima tropical sazonal pode ser encontrado no Cerrado, onde podemos observar a ocorrência de duas estações, que são bem marcadas. Estas são a seca, que ocorre entre maio e setembro, mas também podemo observar a chuvosa, que ocorre nos meses de outubro e abril.

Quais são as características do clima do Cerrado?

O clima do Cerrado, segundo a classificação tradicional de Köppen, é Tropical Chuvoso (Aw) (RIBEIRO; WALTER, 1998), mas ao sul, em áreas de clima mais ameno, e nas regiões mais altas da região central, acima de 1.200 metros de altitude, pode ocorrer o clima Tropical de Altitude (Cwa) (EITEN, 1994).