Candidiase é transmissivel para o homem

  • Homepage
  • Doenças
  • Candidíase
  • Gostaria De Saber Se Um Homem Que Manteve Relações Sexuais Sem Preservativo Com Uma Mulher Com Candidíase

2 respostas

Gostaria de saber se um homem que manteve relações sexuais sem preservativo com uma mulher com candidíase pode transmitir para outra mulher sem que antes tenha apresentado qualquer sintoma?

Olá. A candidíase vaginal é uma alteração da microbiota normal da vagina. A Candida é um fungo que normalmente é encontrada da vagina. Não é uma doença sexualmente transmissível mas pode ser transmitida a partir do contato sexual, principalmente oral-genital. Se o homem não tem sintomas ele não precisa ser tratado e não transmite a candidíase.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Candidiase é transmissivel para o homem

A vulvovaginites recorrentes , principalmente por Candidíase deve ser investigado colonização no intestino (Disbiose Intestinal) e se obtém bons resultados com ozonioterapia e reposição de lactobacilos.

  • Por que apos tomar a bezetacil pode causar candidate oral ou vaginal?
  • Após tomar uma dose de fluconazol posso fazer exame de sangue com quantos dias sem o remédio interferir no exame?
  • Posso tomar fluconazol e depôs aplicar pomada vaginal Tinidazol + nitrado de miconazol ou não?
  • Comecei a passar nitrato de miconazol, estou indo para o sétimo dia e formou uma "mancha" branca em partes da glande e prepúcio, sem nenhum outro efeito colateral. Isso é normal do medicamento? A parte branca irá descamar até o final do tratamento?
  • Minha cândida melhorou não tenho sintomas porém meu marido sempre volta a ter quando tem relação, oque fazer ??
  • Clotrimazol 1% para candidíase masculina deve ser utilizado por quantos dias? Já estou usando há 7 dias e aparentemente já curou completamente, mas sei que devo continuar por mais um tempo ainda assim.
  • Fiz sexo anal com a minha parceira e, no ato, senti um forte incômodo e paramos. Estou a uma semana com ardor ao urinar e com a região da glande um pouco avermelhada. Percebo também que quando bebo água, a sensação de ardor diminui. É mais provável que seja Candidíase ou Infecção urinária?
  • É normal durante o tratamento com o creme vaginal sair uma placas esbranquiçadas como se fossem uns grumos? Isso significa que quadro esta piorando?
  • Olá, meu parceiro tem candidíase a muitos anos e eu adquirir tbm, já buscamos vários médicos, mas os cremes vaginais e fluconazol não resolvem mais o problema, o que posso fazer?
  • Tive candidiase a um mês atrás. Agora estou com os sintomas novamente. Posso repetir o tratamento com uso de creme vacinal e o uso de flucanozal?

Nossos especialistas responderam a 426 perguntas sobre Candidíase

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

A candidíase masculina corresponde ao crescimento excessivo do fungo Candida no pênis, levando ao aparecimento de sintomas como dor e vermelhidão, ligeiro inchaço e coceira. A Candida é um fungo naturalmente presente na região genital e na pele de homens e mulheres, no entanto como consequência de alguma alteração no sistema imune, pode ter seu crescimento favorecido, resultando na candidíase.

A candidíase genital é mais comum nas mulheres, mas também pode acontecer nos homens principalmente quando não se realiza a higiene íntima adequadamente. Além de poder aparecer no pênis, a candidíase no homem também pode aparecer em outros locais do corpo, como entre os dedos do pé, virilha e interior da boca.

A candidíase é uma infecção que pode ser facilmente tratada desde que o tratamento recomendado pelo médico seja seguido, o que normalmente envolve o uso de pomadas e cremes, além de antifúngicos na forma de comprimidos, em alguns casos.

Sintomas de candidíase masculina

Os principais sinais e sintomas de candidíase no homem são:

  • Dor e vermelhidão local;
  • Aparecimento de placas avermelhadas e/ou esbranquiçadas no pênis;
  • Ressecamento da pele;
  • Presença de secreção esbranquiçada;
  • Sensação de queimação ao urinar;
  • Coceira local.

Estes sintomas surgem principalmente no pênis, mas também podem aparecer no saco escrotal ou atingir a virilha, por exemplo. Faça nosso teste online para saber quais as chances de estar com candidíase.

Qual médico consultar

O diagnóstico da candidíase genital masculina é confirmada pelo urologista a partir da observação dos sinais e sintomas apresentados pelo homem. Além disso, em casos recorrentes e atípicos, pode ser solicitado a realização de exames laboratoriais para confirmar a presença e a espécie do fungo.

No caso da candidíase masculina que não acomete a região genital, os sinais e sintomas devem ser avaliados por um dermatologista, que irá identificar o tratamento mais adequando.

Principais causas e como prevenir

A candidíase masculina está principalmente relacionada com alterações do sistema imune que acabam por favorecer o crescimento excessivo de espécies de Candida na região genital, na boca ou no corpo, por exemplo. Assim, situações como gripe, estresse, doenças crônicas, como diabetes descompensada ou não tratada, ou autoimunes, realização de quimioterapia ou tratamento com imunossupressores ou corticoides podem favorecer a proliferação de Candida sp.

Além disso, no caso da candidíase genital masculina, a falta de higiene da região genital e a umidade local também pode favorecer a proliferação fúngica. Assim, para prevenir a infecção, é importante realizar a higiene íntima diariamente e evitar usar roupas quentes, apertadas ou molhadas, já que também favorecem o crescimento fúngico.

Fortalecer o sistema imunológico é também uma forma de prevenir a infecção pelas espécies de Candida sp. e, por isso, é importante ter uma alimentação saudável e equilibrada e praticar atividade física diariamente.

Como tratar a candidíase

A candidíase tem cura e, na maior parte dos casos, o tratamento pode ser feito em casa com o uso de pomadas antifúngicas, como Miconazol, Imidazol, Clotrimazol ou Fluconazol e, nos casos mais graves, pode ser recomendado o uso de Antifúngicos via oral e Hidrocortisona. É importante que o tratamento da candidíase masculina seja feito de acordo com a recomendação médica, mesmo que não existam mais sintomas aparentes. Entenda como é feito o tratamento para candidíase masculina.

Uma outra estratégia que ajuda a curar a candidíase mais rápido é investir em alimentos como a salsinha e o limão que pode ser usados para temperar a salada ou espremido num pouco de água, sem adoçar. Veja outras receitas caseiras para tratar a candidíase.

O chá de gengibre e de poejo são outras ótimas opções para completar o tratamento médico. Veja mais dicas do que comer neste vídeo da nutricionista Tatiana Zanin:

Quem está com candidíase pode ter relação?

Por mais que a candidíase não seja uma doença sexualmente transmissível, não é recomendado transar durante o período agudo da enfermidade. “Toda vez que a mucosa vaginal ou vulvar está inflamada, ela aumenta riscos para outras infecções virais, como HPV, herpes, HIV, hepatite, entre outras”, conta o especialista.

Pode passar candidíase para o homem?

Apesar de não ser considerada doença sexualmente transmissível (DST), pode ser transmitida durante as relações sexuais. Mulheres e homens podem desenvolver a infecção, mas a candidíase não se dá por contaminação exclusivamente sexual. Geralmente, está associada à queda de imunidade.

O que causa a candidíase no homem?

Mas o que pode causar candidíase? Na maioria dos casos, não é uma doença transmitida por outras pessoas. A candidíase masculina costuma surgir porque o sistema imunológico está enfraquecido, perdendo a capacidade de controle da proliferação da Candida que comumente vive na nossa pele.

Quando a candidíase e transmissível?

Candidíase vaginal não é transmissível. Cândida é um fungo. Pode vir por uso de hormônios, estresse, gestação, uso de antibióticos, uso frequente de piscina, roupas sintéticas, uso de corticosteroides e também por questões ligadas à imunidade.