Bolhas de água no pé

As bolhas no pé podem surgir devido a fricção, queimadura, infecção ou uma pancada no local. Dependendo da região onde surgem, as bolhas podem interferir com várias atividades diárias e, por isso, podem tornar-se num grande incômodo, especialmente quando tornam mais difícil caminhar ou calçar o sapato.

Embora pareça que estourar a bolha seja a solução mais rápida e prática para aliviar o incômodo, essa nunca deve ser uma opção, pois quando se estoura a bolha, é criada uma pequena abertura na pele que permite a entrada de bactérias, podendo resultar em uma infecção. Por isso, a melhor forma de tratar uma bolha no pé, geralmente consiste em aliviar a pressão no local e tentar manter a bolha intacta, já que ela desaparece sozinha em poucos dias.

Dicas para tratar a bolha mais rápido

A melhor forma de tratar uma bolha no pé é reduzir a pressão no local e evitar que a bolha estoure. Assim, algumas dicas incluem:

  • Passar gel de babosa ou um creme à base de babosa no local, para diminuir a inflamação. No caso de sinal de infecção pode-se passar uma pomada antibiótica;
  • Colocar um band-aid sobre a bolha para evitar fricção, caso se precise usar um sapato fechado;
  • Não usar sapatos muito apertados;
  • Andar descalço sempre que possível, pois a meia pode causar fricção e piorar a dor.

Porém, caso a bolha seja muito grande e esteja causando muito desconforto, é possível drenar um pouco o líquido, no entanto, deve-se usar a técnica correta, para evitar uma infecção no local.

Como estourar uma bolha corretamente

A drenagem da bolha só deve ser utilizada nos casos em que os outros cuidados não ajudam a aliviar o desconforto e, idealmente, deve ser feita por um enfermeiro ou outro profissional de saúde.

O passo-a-passo para fazer a drenagem é:

  1. Lavar o pé e as mãos com água e sabão;
  2. Passar álcool na bolha com a ajuda de um pedaço de algodão;
  3. Pegar uma agulha esterilizada ou desinfectada com álcool;
  4. Fazer um pequeno furo na bolha, utilizando uma agulha esterilizada;
  5. Deixar o líquido sair da bolha, mas sem fazer pressão;
  6. Aplicar uma pomada com ácido fusídico ou outra substância antibacteriana sobre o local;
  7. Cobrir a bolha com uma gaze ou penso esterilizado.

 Após fazer a drenagem, é ainda mais importante manter os cuidados com a higiene, como manter o local sempre protegido com um penso esterilizado e evitar o acúmulo de líquido no curativo.

Porque não se deve estourar a bolha

Idealmente a bolha não deve ser estourada porque isso aumenta o risco de infecção da pele. Normalmente, a bolha é produzida pelo corpo para proteger os tecidos da pele que estão inflamados. Assim, a bolha evita pancadas no local e também protege contra a entrada de vírus e bactérias que podem causar uma infecção.

Como evitar o surgimento de bolhas

A maior parte das bolhas é causada por uma combinação entre pressão e fricção, assim deve-se evitar todos os fatores que possam contribuir para essa combinação. Algumas dicas simples que ajudam a evitar bolhas incluem:

  • Não usar sapatos muito apertados ou largos;
  • Evitar calçar meias de material sintético;
  • Não usar sapatos que não são próprios para atividades que levem a movimentos repetitivos dos pés, como correr;
  • Não calçar sapatos ou meias com os pés úmidos;
  • Evitar usar sapatos novos por muito tempo;
  • Hidratar bem os pés com creme, antes de dormir.

Ao seguir estes cuidados é possível não só evitar o surgimento de bolhas, mas também proteger os pés, o que ajuda a evitar a sensação de pés inchados e cansados no fim do dia. Mas fazer um bom escalda pé e uma massagem nos pés antes de dormir é uma boa ideia para melhorar a circulação sanguínea. 

Veja os passos para fazer uma ótima massagem nos pés no vídeo a seguir:

O que pode ser bolhas de água no pé?

A bolha nos pés, geralmente, surge pelo atrito repetitivo da pele com a meia ou com o sapato — sobretudo os mais novos e apertados. Essa fricção faz com que a primeira camada da pele (a epiderme) se desprenda da segunda (a derme), criando um bolsão de líquido incolor entre elas.

Como acabar com a disidrose rápido?

Corticoides Os corticoides, como mometasona ou betametasona, podem ser usados na forma de pomadas para ajudar a reduzir a inflamação e secar as bolhas na pele, acelerando o seu desaparecimento.

O que é Desidrose ver fotos?

A disidrose, também chamada de eczema disidrótico, é uma doença dermatológica caracterizada por lesões em forma de pequenas bolhas com líquido no interior (vesículas), que coçam bastante e costumam se localizar nas mãos e nas plantas dos pés.

O que fazer para acabar com as bolhas nos pés?

Os dermatologistas recomendam que a bolha seja estourada apenas se causar dor. O ideal é pegar uma agulha de seringa descartável, fazer um pequeno furo na base da bolha e drenar o líquido. Também é importante não retirar o teto (a pele), já que ele serve como curativo biológico e protege contra infecções.