Bebê com gases de madrugada

O gases no bebê são um problema muito comum e que normalmente surgem duas semanas após o nascimento, porque o sistema digestivo ainda está em processo de desenvolvimento. No entanto é possível evitar ou diminuir a formação de gases, prevenindo o surgimento das cólicas, que normalmente acompanham os gases. 

Para aliviar os gases do bebê é recomendado que a mãe tenha cuidado com a sua alimentação e faça uma massagem na barriga do bebê, por exemplo, assim é possível diminuir os gases e aliviar a dor e o desconforto.

Confira outras dicas que ajudam a diminuir os gases do bebê:

1. Massagear a barriga do bebê

Bebê com gases de madrugada
Para aliviar a dor causada pelos gases podemos flexionar a perna do bebê e fazer o movimento de “pedalar” uma bicicleta, isso facilita a eliminação dos gases.

Ainda assim, alguns bebês ocasionalmente apresentam um doloroso acumulo de gases. Você verá a barriga d seu filho distender-se e ele poderá puxar as pernas para cima e chorar ou gritar.

Felizmente, existem soluções. Para começar, coloque seu filho para arrotar com mais frequência durante as mamadas e massageie suavemente sua barriga da direita para a esquerda se ele ficar inchado. Você também pode tentar o “bloqueio de gás”. Segurando seu filho na horizontal de forma que ele fique voltado para longe de você e um pouco para baixo, coloque um de seus braços entre as pernas dele e cruze o corpo dele, com a mão apoiada levemente sob o queixo. Isso coloca uma leve pressão em seus intestinos, encorajando o ar reprimido a se mover. Ou coloque o bebê com a face para cima em uma superfície acolchoada, segure suavemente seus tornozelos e “pedale” nas pernas como se ele estivesse andando de bicicleta.

Se essas abordagens não funcionarem, fale com seu médico. Ele pode recomendar dar ao seu bebê algumas gotas de medicamento para gases. Seu princípio ativo, a simeticona, faz com que as bolhas de gás se juntem mais facilmente, o que permite a eliminação mais fácil do gás.

Você libera o que você come!

Se os gases de seu bebê são crônicos, você pode precisar reavalia como, ou mesmo o quê, ele está alimentando (ou a si mesma, s estiver amamentando). Embora você não deva fazer nada sem a aprovação do seu médico, aqui estão algumas táticas que você pode discutir e explorar.

Alimentos que causam gases em bebês: quais são?

  • Melhore a vedação que seu bebê faz no seu mamilo durante a amamentação. Peça sugestões de uma consultora de amamentação.
  • Se você estiver amamentando, altere sua dieta. Certos alimentos, como ervilhas e brócolis, contêm açúcares de difícil digestão  que são transmitidos ao bebê.
  • Se você estiver dando mamadeira, mude para um bico de baixo fluxo  para que seu filho engula menos ar enquanto mama.
  • Mude a fórmula que seu bebê está tomando. As vezes, os bebês têm dificuldade pare quebrar as proteínas de uma fórmula. Eles ficam constipados e o gás não consegue escapar. Seu médico pode aconselhar a mudança de uma fórmula a base de leite para uma fórmula a base de soja, ou para uma fórmula a base de leite que as proteínas foram quebradas parcialmente para facilitar a digestão.
  • Alimente seu filho com iogurte, ou outro produto que contenha culturas vivas, se ele teve uma infecção gastrointestinal ou tomou antibióticos recentemente.  Ambos podem perturbar temporariamente o equilíbrio das bactérias nos intestinos, o que, por sua vez, pode causar a produção de mais gás. As culturas no iogurte podem ajudar a repor as bactérias boas que ele perdeu. Quando seu filho começa a comer alimentos sólidos , elas também podem deixá-lo com gases, alguns purês de frutas podem ter alto teor de açúcar. Faça de seus primeiros alimentos aqueles que a maioria dos bebês digere bem, como abóbora, batata-doce e banana.

 Pode ser cólica?

Bebê com gases de madrugada
Precisamos saber diferenciar o incômodo do acumulo de gases da cólica já que a abordagem é diferente. Fique atenta e informe o seu pediatra.

É fácil culpar os gases se o seu filho costuma desenvolver uma distensão abdominal e parecer angustiado. Mas se o sue comportamento agitado ocorrer quase diariamente, especialmente em certas horas (ex: no início da noite), seu filho pode estar sofrendo de cólicas.

Um bebê com cólicas pode desenvolver uma barriga inchada e puxar as pernas para cima, como se estivesse com gases. Mas ele vai chorar tanto e por tanto tempo que você pode se perguntar se ele vai parar. Os médicos diagnosticam cólicas em um bebê se ele chorar três ou mais horas por dia, em três ou mais dias na semana, por pelo menos três semanas consecutivas.

Cólicas nos bebês: Como agir?

Ninguém sabe ao certo o que causa a cólica. A boa notícia é que a maioria das crianças a supera em 3 meses. Enquanto isso, converse com seu médico: muitas técnicas calmantes usadas para o gás podem ajudar.

Se o seu bebê chora durante as mamadas, ele também pode estar com refluxo, no qual os  fluidos estomacais ácidos fluem para o esôfago. Entre em contato com seu médico se um problema que parece relacionado a gases durar mais do que alguns dias ou se s bebê parecer muito angustiado (ou seja, chorar inconsolavelmente por horas seguidas).

LEIA MAIS:

  • Vírus comum na infância: o que devo saber?
  • 7 dicas para o uso seguro do Sling!
  • Dor na amamentação é normal?

Porque o bebê tem gases à noite?

Um excesso de gases no intestino é mais provável que seja proveniente da digestão que do ar deglutido. Quando o bebê não mama corretamente, porque está com a pega errada ou tem outra dificuldade, é possível que tome muita lactose e pouca gordura e a sobrecarga de lactose pode produzir um excesso de gases.

Como acabar com os gases do bebê a noite?

O que pode fazer para ajudar o seu bebé a eliminar os gases: Deite o bebé de barriga para cima e faça massagens ligeiras, com movimentos circulares com as suas palmas das mãos, em toda a zona abdominal.

Qual a melhor posição para o bebê dormir quando está com gases?

O bebê com cólicas deve seguir dormindo de barriga para cima, porém algumas dicas podem ajudá-lo a dormir melhor:.
Uma bolsa de água quente pode ajudar a aliviar os sintomas. ... .
Um sling que promova o contato pele a pele também pode ajudar a amenizar o desconforto, fazendo com que o bebê se acalme e adormeça..

Quando acaba a fase dos gases no bebê?

Fazer movimentos como se estivesse andando de bicicleta com as pernas do seu bebê e massagear sua barriga também pode ajudar, assim como eliminar alimentos que produzem gases, caso você esteja amamentando. E fique tranquila, a maioria dos bebês supera a fase dos gases, no mais tardar, aos 6 meses de idade.