Banho de assento com vinagre para candidíase

Banho de assento com vinagre para candidíase
Foto Shutterstock

No momento em que você sente que a candidíase está dando as caras – aquela coceira infernal, a ardência e o corrimento esbranquiçado – a única vontade é acabar de vez com o sofrimento. Então, a gente parte para a forma mais fácil de lidar com este problema: o tratamento caseiro para candidíase.

>> Siga a Go Outside no Instagram

A internet parece ter descoberto o novo herói do momento: o vinagre de maçã – que já é capaz de deixar a pele mais macia e o cabelo mais saudável… então por que não lá embaixo?

Como eu descubro se tenho candidíase?

A candidíase é causada por um fungo chamado Candida, que adora locais escuros e úmidos, como a boca, a garganta e (você adivinhou!) a vagina. Ele é totalmente inofensivo até que se multiplica – e é aí que começa o seu problema, de acordo com o Centers for Disease Control (EUA).

Se o material da sua calcinha não tem respirabilidade (algodão é sempre uma boa escolha, seda, não tanto) ou está tomando antibióticos que podem matar as bactérias que normalmente protegem sua vagina, por exemplo, a Candida pode se multiplicar, causando a infecção.

Os sintomas incluem coceira, sensação de queimação, vermelhidão, dor durante o sexo, ardência para urinar e um corrimento esbranquiçado, que lembra leite coalhado.

Mesmo que desconfortável, a candidíase é supercomum. A ciência diz que três em cada quatro mulheres terão, pelo menos, uma infecção por candidíase na vida.

O vinagre de maçã pode curar candidíase?

Algumas pessoas parecem acreditar nisso. Certas teorias na internet sugerem aplicar o vinagre diretamente no local ou colocar o líquido em um absorvente interno. Mas de acordo com os médicos, você não deve usá-lo como tratamento caseiro para a candidíase.

Mantenha o tempero distante de sua vagina (tanto diretamente no local quanto via tampão). O vinagre é ácido e aplicando-o nos genitais você apenas vai aumentar a irritação na vulva e no tecido vaginal. Não há nenhuma razão médica para isso. O vinagre pode, inclusive, acabar com todas as bactérias na sua vagina – até as boas.

Como trato a candidíase?

A boa notícia é que a candidíase é fácil de combater. Você pode tomar medicação antifúngica, que pode ser comprada diretamente na farmácia ou prescrita por um médico. Alguns são aplicados via vaginal, outros via oral, ou uma combinação dos dois métodos.

Porém, quase metade das vezes que as mulheres pensam ter candidíase, elas estão erradas. O problema pode ser algo mais sério. Se a pomada não resolver rapidamente, ou seja, se você ainda sente os incômodos, é possível que tenha alguma bactéria ou doença sexualmente transmissível (DST). Portanto, veja um ginecologista.

Dependendo do tipo de medicação que você usa ou o grau de candidíase, ela é curada em até 14 dias.

Se está sofrendo com o problema, tome um banho refrescante. Apesar de ele não tratar a candidíase, vai fazer você se sentir melhor. Isso porque a água fria ajuda a aliviar a coceira e a sensação de ardência.

-Publicidade-

Banho de assento com vinagre para candidíase

O banho de assento é um preparo antigo, passado de geração para geração como uma medida complementar para o alívio de sintomas (especialmente coceira) nas partes íntimas. Vale destacar, porém, que ele deve ser feito corretamente, preferencialmente sob orientação médica e não pode substituir a investigação e o tratamento adequado do problema de saúde que está gerando tais sintomas.

O que é o banho de assento?

Banho de assento com vinagre para candidíase

Fabiana Nakano (CRM 107.869), ginecologista da Medicina Reprodutiva Campinas, explica que banho de assento é ato de permanecer com a região perineal (parte íntima) imersa em água por alguns minutos.

De acordo com a ginecologista, essa prática pode ser utilizada como tratamento auxiliar para alívio de sintomas como coceira e irritação. “É um recurso que também pode ser utilizado para tratar sintomas em crianças, já que neste público não se utiliza medicação vaginal”, destaca.

Como preparar um banho de assento

  1. É recomendado que sempre se utilize água limpa, de preferência, fervida.
  2. Ferva de 3 a 4 litros de água;
  3. Deixe esfriar e, quando estiver morna ou natural, coloque o conteúdo em uma bacia, na altura suficiente para cobrir a parte íntima por alguns minutos;
  4. Permaneça de 2 a 3 minutos no banho de assento;
  5. Enxugue normalmente a região com uma toalha macia.

Em alguns casos, pode ser indicado fazer o banho com outros ingredientes além da água, porém, é importante sempre respeitar as orientações passadas pelo médico.

Tipos de banho de assento

Banho de assento com vinagre para candidíase

Dependendo do diagnóstico, o banho de assento poderá ser feito, por exemplo, com bicarbonato de sódio, camomila. Algumas indicações possíveis são:

Banho de assento com bicarbonato de sódio

“Como tratamento auxiliar, pode-se utilizar o banho de assento com bicarbonato de sódio que, por ter o pH alcalino, reduz a acidez da vagina e a deixa imprópria para a proliferação dos fungos, em especial da Candida”, esclarece Fabiana.

Banho de assento para candidíase

Além do bicarbonato de sódio, depois de confirmado o diagnóstico de candidíase, conforme destaca Fabiana, pode-se utilizar o banho com chá de camomila para alívio da coceira ou mesmo com benzidamina que, por ser anti-inflamatório, diminui o inchaço local (que pode incomodar muito).

Banho de assento com camomila

“A camomila é conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a coceira e a irritação causadas pela candidíase vaginal. Além disso, alivia também os sintomas de assaduras”, explica Fabiana.

A ginecologista acrescenta, porém, que o ideal é saber o porquê da coceira, mas pode-se utilizar o banho com camomila para aliviar esse sintoma.

Banho de assento para corrimento

Deve-se saber qual o agente causador do corrimento, explica Fabiana, mas pode-se utilizar banhos de assento com soluções antissépticas ou anti-inflamatórias enquanto não se faz o diagnóstico.

Banho de assento para hemorroida

“O ideal é que se utilize medicamentos com propriedades anti-inflamatórias e/ou cicatrizantes como o cloridrato de benzidamina, permanganato de potássio e o chá de camomila”, destaca Fabiana.

Banho de assento com vinagre de maçã

De acordo com Fabiana, existem estudos mostrando que vinagre de maçã tem ação antisséptica in vitro e poderia ser utilizado em alguns casos de corrimento causados por micro-organismos que se proliferam em meio alcalino.

Vale destacar que o banho de assento deverá ser indicado pelo médico, ou seja, não é recomendado fazer banho de assento (especialmente acrescido de outros ingredientes além da água) por contra própria.

Alertas e contraindicações

Fabiana explica que, para se fazer banho de assento, é importante sempre utilizar água limpa, de preferência fervida. “Outros cuidados importantes incluem observar a temperatura antes de sentar; utilizar recipientes limpos e observar a quantidade do componente e qual é o indicado para cada sintoma, sendo recomendado realizá-lo sempre sob orientação médica”, ressalta.

“O uso de tratamentos sem uma avaliação médica prévia pode atrasar o diagnóstico da doença e, portanto, a pessoa demorar para realizar o tratamento adequado”, acrescenta a ginecologista.

Por fim, Fabiana alerta: “o banho de assento é utilizado como tratamento complementar e para alívio de sintomas e não dispensa o acompanhamento médico”, conclui. Aproveite e conheça os riscos da ducha vaginal.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Escrito por Tais Romanelli em 17.03.20

https://www.dicasdemulher.com.br/banho-de-assento

Qual o melhor banho de assento para candidíase?

Os banhos de assento para candidíase, como de bicarbonato de sódio ou o de chá de camomila, possuem ação antifúngica e antimicrobiana, impedindo o crescimento excessivo do fungo causador da candidíase, a Candida albicans, e, por isso, ajudam a aliviar os sintomas de irritação, coceira, vermelhidão, inchaço ou ...

Como fazer banho de assento com vinagre para candidíase?

Para preparar o banho, basta misturar meia xícara de vinagre de maçã com água morna em uma bacia e sentar-se sobre ela por 5 minutos. O procedimento deve ser feito 2 ou 3 vezes por dia.

Pode lavar as partes íntimas com vinagre?

Não se deve fazer duchas vaginais com vinagre, não faça mais e procure um médico.

Pode fazer banho de assento com vinagre de álcool para candidíase?

Banho de assento com vinagre O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas, ajudando a combater os microrganismos causadores da candidíase, e também ajudando a aliviar os sintomas da cistite (infecção e/ou inflamação da bexiga). O vinagre é um grande aliado para promover o reequilíbrio do pH vaginal.