Babosa e aloe vera sao a mesma planta

De origem africana, a babosa pertence à família das Liliáceas e é parecida com o cacto. Existem aproximadamente 300 espécies de babosa, mas a Aloe vera é a mais conhecida.

A caraguatá, como também é chamada, é carnosa, firme e quebradiça, recheada com um líquido viscoso e macio. Possui espinhos em suas folhas, as quais podem medir até 50 cm de comprimento. É típica de clima quente e solo bem drenado.

Rica em lignina, minerais, cálcio, potássio, magnésio, zinco, sódio, cromo, cobre, cloro, ferro, manganês, betacaroteno (pró-vitamina A), vitaminas B6 (piridoxina), B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3, E (alfa tocoferol), C (ácido ascórbico), ácido fólico e colina, esta planta pode ser utilizada de diversas formas, para vários fins.

No tratamento de queimaduras, ferimentos, inflamações, queda de cabelo e espinhas, a babosa é utilizada em uso tópico. Sua polpa pode ser utilizada como vermífugo e digestivo em uso interno e sua resina - resultado de mucilagem, após secagem das folhas – pode ser utilizada como laxante. Ela auxilia, ainda, no fortalecimento do sistema imunológico e também no controle da diabetes, uma vez que tem capacidade de controlar os níveis de glicose sanguínea.

Curiosidades:

Alguns historiadores consideram que a babosa é o grande segredo de beleza utilizado por Cleópatra, no antigo Egito e que ela era transportada pelos soldados de Alexandre, o Grande, como medicamento de primeiros socorros.

Antigos grupos indígenas mexicanos e da América do Norte utilizavam esta planta para tratamento da pele, cabelos e problemas estomacais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Babosa e aloe vera sao a mesma planta

A planta tem um alto poder anti-inflamatório (Foto: Unsplash / Alexandra Tran / Creative Commons)

As babosas, também conhecidas como aloe vera, seu nome estrangeiro, são plantas que trazem inúmeros benefícios quando o assunto é paisagismo ou saúde. A designer de interiores Darci Hether afirma que a planta é uma das melhores espécies em relação à qualidade do ar.

As propriedades desintoxicantes e anti-inflamatórias da babosa ajudam a eliminar substâncias químicas presentes em produtos de limpeza, por exemplo. Extremamente fácil de cultivar, a babosa não precisa de rega constante, mas exige luz solar direta e é resistente a condições climáticas adversas.

Não é só para os amantes do paisagismo que a babosa pode ser uma grande aliada! A dermatologista Hadassa Barros explica: "A babosa é riquíssima em propriedades e funções, que servem como benefícios estéticos e medicinais, e por isso a maioria dos cosméticos naturais apresentam a aloe vera como um dos seus ativos principais."

Babosa e aloe vera sao a mesma planta

Quando aplicado na pele, o gel da babosa pode trazer muitos benefícios (Foto: Unsplash / Park Street / Creative Commons)

Muitos cosméticos naturais e pós-sol trazem a aloe vera na composição devido à poderosa ação regenerativa celular e hidratante da planta, que contribui com o processo de cicatrização, segundo Hadassa. "Além disso, a ação anti-infamatória e calmante é eficiente no combate às queimaduras do sol."

Já nos cabelos, a babosa ajuda a proteger como se fosse um "protetor solar", contra raios UV, e evita danos cotidianos causados pelo clima seco, vento, chuva e oleosidade. A aloe vera pode deixar as madeixas mais sedosas e brilhantes.

Babosa e aloe vera sao a mesma planta

Por ter um efeito calmante, o gel da babosa é indicado para tratar queimaduras de sol (Foto: Unsplash / FOODISM360 / Creative Commons)

A dermatologista explica que as principais propriedades da babosa ficam concentradas no interior das folhas. "Quando ela é cortada é possível ver a mucilagem, uma estrutura com concentração de 90% de água e 10% de fibra", comenta. Em seguida, vem o alerta: "A planta elimina um líquido viscoso de coloração amarela que é tóxica para o consumo e uso na pele. Dessa forma, o seu uso requer cuidado com a maneira de extraí-la da natureza e com a forma de retirar essa substância."

Para aproveitar o melhor da espécie, é necessário colher a planta, lavar as folhas e deixar secando em posição vertical, de um dia para o outro, para eliminar a substância tóxica amarela. Após isso, basta cortar as laterais e espinhos da babosa, para retirar a mucilagem.
Barros alerta ainda que a Anvisa não recomenda a ingestão da planta. Tendo os cuidados específicos com a remoção do gel, o uso tópico em cosméticos e uso externo está liberado, mas é importante que ambos sejam feitos com orientação médica.

Babosa e aloe vera sao a mesma planta

Além de trazer benefícios para a pele, a planta também é capaz de purificar o ar (Foto: Pexels / Cecília Tommasini / Creative Commons)

Confira abaixo 13 benefícios da aloe vera, indicados por Hadassa:

1. Ação hidratante para pele;
2. Ação rejuvenescedora;
3. Ação anti-inflamatória;
4. Ação cicatrizante;
5. Aliada contra acne;
6. Antioxidante;
7. Elimina as caspas;
8. Melhora a queda de cabelo e sua hidratação;
9. A babosa é nutritiva;
10. Benefícios sobre doenças de pele;
11. Pode ajudar com doenças respiratórias;
12. Pode reduzir dores;
13. Ajuda na digestão.

Qual a diferença entre a babosa é Aloe Vera?

Contudo, a diferença entre babosa e aloe vera não existe, afinal, são exatamente a mesma coisa. A planta é popularmente conhecida como babosa, nome que recebe por conta da “baba” extraída da sua folha, que é rica em propriedades benéficas para a saúde do corpo, pele e cabelo.

Quais são os três tipos de babosa?

Existem no mundo cerca de 400 tipos de Aloe. Aqui no Brasil encontramos 3 espécies predominantes: Aloe Vera (ou barbadensis), Aloe Maculata e a Aloe Arborescens.

O que significa aloe vera babosa?

Aloe vera é um vegetal que serve para cuidar naturalmente da beleza e saúde. A Aloe vera, conhecida como babosa, é uma planta conhecida por benefícios como efeito calmante, cicatrizante, anestésico, anti-térmico e anti-inflamatório, além de ser ótima para hidratar cabelos e pele, pois estimula a produção de colágeno.