As quatro primeiras estrofes do poema iniciam-se com a conjunção temporal quando

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Modernismo brasileiro. Jorge Amado pertence a 2ª geração do Modernismo brasileiro. d) O Texto 8 apresenta uma comparação entre a personagem Tereza Batista e o povo brasileiro, o qual, embora sofrido, não se deixa derrotar, em virtude da capacidade de resiliência. e) Tereza Batista e Gabriela são personagens que representam, na obra de Jorge Amado, a emancipação das mulheres brasileiras na luta por igualdade e pelo empoderamento feminino, conforme demonstram os Textos 7 e 8. Os textos 7 e 8 mostram as duas mulheres abatidas. Gabriela, por exemplo, está se lamentando e se culpando por apanhar do marido. Questão 8 O Texto 9 é composto por duas cenas, separadas visualmente por um traço. Considerando o tema global do texto, qual a principal diferença entre uma cena e outra? a) O aparecimento do texto verbal escrito na segunda cena. b) A introdução de um animal (gato) na segunda cena. c) O tamanho das personagens em cor preta nas duas cenas. d) A ausência da personagem masculina na segunda cena. e) A troca de papéis entre ameaçador e ameaçado nas cenas. Os Textos 10, 11 e 12 servem de base à Questão 09. Questão 9 Com base na leitura dos Textos 10, 11 e 12, e considerando as características do Concretismo na produção poética do Modernismo brasileiro, assinale a alternativa CORRETA. a) Os autores concretistas buscavam reforçar a tradição poética de movimentos literários anteriores ao Modernismo brasileiro, em sintonia com as características da poética parnasiana. Os autores concretistas buscavam acabar com a rigidez de forma e conteúdo. b) O poema intimista de Augusto de Campos (Texto 10) explora o real significado das palavras LUXO e LIXO na crítica do sujeito lírico à sociedade pós-moderna, preocupada com o consumismo sustentável. O poema é uma crítica à sociedade, marcada pelo consumismo exacerbado nas camadas mais abastadas. c) Em “Lua na água” (Texto 11), nota-se a articulação entre significante e significado, considerando-se o diálogo entre a disposição visual das palavras e a temática na composição do poema. d) O Texto 12 apresenta uma forte crítica às características da poesia concreta ao destacar que o Concretismo explorou versos livres, rimas e métrica fixa na organização estrutural dos poemas. O Concretismo é marcado pela ausência de forma ou conteúdo fixos. e) Os Textos 10 e 12 são exemplos da poesia concreta brasileira e enfatizam a subjetividade e as emoções do sujeito lírico, por meio da oposição à objetividade na organização estrutural dos poemas. A poesia concreta não é marcada pela sua subjetividade e demonstração de emoções, como podemos ver nos Textos 10 e 11. O Texto 13 serve de base à Questão 10. Questão 10 Analisando algumas relações lógico-semânticas presentes no Texto 13, assinale a alternativa CORRETA. a) No trecho: “As experiências concretistas não ficaram restritas à poesia, mas atingiram diversas áreas da sociedade”, o termo destacado tem valor concessivo. O termo destacado tem valor adversativo. b) O trecho “Assim, muitas das características do Movimento Concretista, recorrentes na poesia, também aparecem nas propagandas” é introduzido por um conectivo de valor temporal. Esse conectivo tem valor conclusivo. c) No trecho: “Tais influências são facilmente percebidas”, o segmento destacado se refere a ideias subsequentes, que ainda vão ser colocadas no texto. O segmento destacado se refere a ideias que já foram mencionadas no texto. d) No anúncio, os enunciados que se iniciam por “Se você for…” indicam causalidade, e a consequência aparece de maneira explícita: “suas amigas perdoam”. Esses enunciados têm valor condicional. e) No último enunciado do anúncio (“Agora, experimente ser magra.”), o conectivo “agora” não tem valor temporal, mas indica uma mudança na linha argumentativa do texto. Os Textos 14, 15, 16 e 17 servem de base às Questões 11 e 12. Questão 11 Com base na leitura dos Textos 14, 15, 16 e 17, e tendo em vista as características da obra de Ferreira Gullar, assinale a alternativa CORRETA. a) O poema “Não há vagas” (Texto 14) revela a ênfase no engajamento social e na poesia verbivocovisual, traços característicos do experimentalismo e do Concretismo na poética impressionista de Ferreira Gullar. b) No poema “Mar azul” (Texto 15), as características da poesia concreta e social de Ferreira Gullar evidenciam-se na disposição formal de versos e estrofes, com a utilização de substantivos, verbos, advérbios e adjetivos na composição da imagem visual de uma onda do mar. c) O Texto 16 representa a imagem idealizada do povo brasileiro em sua pluralidade cultural e étnica. Os Textos 16 e 17 configuram relações intertextuais parodísticas quanto à representação multicultural do brasileiro e à identidade entre o povo e a poesia. d) A principal característica da obra de Ferreira Gullar é a reflexão sobre a linguagem poética, como se nota nos Textos 14 e 16, nos quais a poesia é compreendida como trabalho árduo, racional, com destaque para a métrica fixa e rígida na organização estrutural dos poemas. e) Ferreira Gullar destacou-se no Modernismo brasileiro com sua poesia social. Os Textos 14 e 16 são exemplos da poesia social de Ferreira Gullar e exploram a utilização de versos livres e da metalinguagem. Questão 12 Acerca de alguns aspectos linguísticos do Texto 16 (Meu povo, meu poema), assinale a alternativa CORRETA. a) A conjunção “como” aparece nas quatro primeiras estrofes do poema para estabelecer, ao longo do texto, um sentido de contraste entre “povo” e “poema”. “Como” está sendo usada no sentido comparativo. b) No trecho ‘No povo meu poema vai nascendo/ como no canavial/ nasce verde o açúcar”, a forma verbal “vai nascendo” marca o sentido de “repentinamente”, “de súbito”, desse nascimento. “Vai nascendo” dá sentido de uma progressão, não de algo súbito. c) Releia os versos: “No povo meu poema vai nascendo”; “No povo meu poema está maduro”; “Meu povo em meu poema/ se reflete”. Em todas as ocorrências, a preposição “em” (destacada) denota identidade, unidade, entre os elementos “povo” e “poema”. d) Nos versos: “No povo meu poema está maduro/ como o sol/ na garganta do futuro”, há uma elipse que, explicitada, permite a seguinte leitura: “No povo meu poema está maduro/ como o sol se põe/ na garganta do futuro”. A elipse permite a seguinte leitura: “No povo meu poema está maduro/ como o sol está maduro/ na garganta do futuro” e) A falta de sinais de pontuação ao longo de todas as estrofes do poema exige do leitor, necessariamente, maior experiência de leitura e compreensão de texto. A falta de sinais de pontuação não compromete a leitura e interpretação do texto.

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